Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43588, de 10 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria o lugar de adjunto do Director-Geral da Aeronáutica Civil e introduz alterações nos quadros do pessoal da respectiva Direcção-Geral.

Texto do documento

Decreto-Lei 43588

1. A Direcção-Geral da Aeronáutica Civil foi organizada pelos Decretos-Leis n.os 36319 e 36619, respectivamente de 2 de Junho e 24 de Novembro de 1947, data esta também em que o Decreto-Lei 36622 estendeu a sua competência ao ultramar.

De então para cá, porém, mercê do grande desenvolvimento da aviação civil e da importância crescente que esta vem tendo na economia tanto da metrópole como das províncias ultramarinas, os serviços a cargo da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil avolumaram-se extraordinàriamente, tornando-se patentes deficiências de orgânica e insuficiências de meios.

Cumpre, pois, num futuro tão próximo quanto possível, reorganizar a referida Direcção-Geral, sob pena de este departamento do Estado não poder corresponder aos seus fins; e para esse efeito estão a correr os necessários estudos e trabalhos preparatórios, esperando-se que o respectivo diploma legal possa ser publicado em prazo relativamente breve.

No entanto, e sem prejuízo da projectada reforma, torna-se indispensável resolver desde já certas questões urgentes.

É essa a finalidade do presente decreto-lei.

2. A intensificação e a sempre crescente expansão das actividades da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil trouxeram para o director-geral um aumento de trabalho tal que não lhe permite estudar e despachar devidamente os problemas que lhe são postos e ao mesmo tempo orientar e fiscalizar o funcionamento dos serviços.

Nestas condições, e dada não só a dispersão dos serviços externos como ainda a necessidade cada vez maior de coordenar as diversas e progressivas actividades aeronáuticas metropolitanas e ultramarinas, impõe-se a criação no quadro da Direcção-Geral de um corpo de inspectores superiores que coadjuvem o director-geral, realizando os estudos e fazendo as inspecções que forem convenientes.

Todavia, a delimitação desse quadro terá de fazer-se à luz de certos elementos que ainda se não possuem, e, por outro lado, depende da posição que se tomar em relação a determinadas questões postas pela reorganização da Direcção-Geral, designadamente a constituição de duas comissões consultivas - a comissão de transporte aéreo e a comissão de navegação aérea - prevista nos trabalhos preparatórios em curso e em cujo funcionamento os inspectores superiores serão chamados a ter papel preponderante.

Enquanto não for constituído o quadro de inspectores superiores antes referido, considera-se imperioso criar, desde já, um lugar de adjunto do director-geral, com o fim de libertar o director-geral de certo expediente e ocorrer a trabalhos e estudos urgentes.

3. Aproveita-se ainda a oportunidade para tomar certas medidas, também de carácter urgente, relativas aos quadros do pessoal.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É criado no quadro da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil um lugar de adjunto do director-geral, com a categoria e vencimentos correspondentes à letra C do artigo 1.º do Decreto-Lei 42046, de 23 de Dezembro de 1958.

§ único. O lugar referido no corpo deste artigo será provido por escolha entre funcionários de categoria igual ou superior à da letra F do citado artigo 1.º do Decreto-Lei 42046, em qualquer situação, que tenham prestado, pelo menos, seis anos de bom e efectivo serviço em lugares dessa categoria dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil.

Art. 2.º Compete ao adjunto do director-geral:

a) Realizar as inspecções e missões que forem ordenadas pelo director-geral;

b) Orientar a execução de trabalhos e serviços por determinação do director-geral;

c) Proceder a estudos, prestar informações e dar pareceres sobre assuntos que o director-geral lhe indicar;

d) Sugerir as providências que reputar convenientes para o bom funcionamento dos serviços;

e) Coadjuvar o director-geral e substituí-lo nas suas faltas e impedimentos.

Art. 3 º O director-geral da Aeronáutica Civil poderá delegar no adjunto do director-geral a competência que por lei lhe é conferida e em cada um dos directores de serviços, bem como nos chefes das repartições não integradas nas direcções de Serviço, aquela que diga respeito ao despacho corrente das mesmas.

Art. 4.º O lugar de engenheiro civil de 1.ª ou 2.ª classes, piloto aviador, previsto no quadro do pessoal técnico anexo ao Decreto-Lei 36319, de 2 de Junho de 1947, é substituído por um lugar de inspector de material de voo, com a categoria e vencimentos correspondentes à letra F do artigo 1.º do Decreto-Lei 42046, de 13 de Dezembro de 1958.

§ único. O lugar a que se refere este artigo será provido por escolha entre indivíduos habilitados com o curso de Engenharia que possuam os conhecimentos reputados necessários para o exercício do cargo.

Art. 5.º É eliminada a observação a) aos mapas I a V anexos ao Decreto-Lei 36619, de 24 de Novembro de 1947.

Art. 6.º Até à reorganização dos quadros a que se referem os artigos 7.º dos Decretos-Leis n.os 36319 e 36619, respectivamente de 2 de Junho e 24 de Novembro de 1947, poderá o Ministro das Comunicações, por despacho a publicar no Diário do Governo, alterar as dotações dos mesmos quadros, desde que das alterações não resulte aumento de unidades em cada categoria e classe, considerados aqueles quadros no seu conjunto.

§ único. Os ajustamentos orçamentais indispensáveis poderão efectuar-se por simples transferência de verbas autorizada por despacho do Ministro das Comunicações e publicada no Diário do Governo depois de obtida a concordância do Ministro das Finanças.

Art. 7.º Os encargos resultantes da execução dos artigos 1.º e 4.º do presente diploma serão suportados pelas disponibilidades da competente dotação do actual orçamento do Ministério das Comunicações, convenientemente reforçadas se vierem a mostrar-se insuficientes.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 10 de Abril de 1961. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1961/04/10/plain-241729.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/241729.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1947-06-02 - Decreto-Lei 36319 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Organiza a Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, criada pelo § 2.º do artigo 2.º do Dec Lei 36061, de 27 de Dezembro de 1946.

  • Tem documento Em vigor 1947-11-24 - Decreto-Lei 36619 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Procede a organização dos serviços externos da Direcção -Geral da Aeronáutia Civil os quais compreendem:aeródromos e aeroportos, centros de controle regional da navegação aérea e centros de coordenação de busca e salvamento. Dispõe sobre as atribuições dos referidos serviços, bem como sobre o regime do pessoal afecto aos mesmos.

  • Tem documento Em vigor 1947-11-24 - Decreto-Lei 36622 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Fixa as normas que devem presidir ao estabelecimento da rede nacional de aeródromos e das redes internas de aeródromos e aeroportos na metrópole e nas colónias.

  • Tem documento Em vigor 1958-12-23 - Decreto-Lei 42046 - Ministério das Finanças

    Promulga o reajustamento das condições de remuneração dos servidores do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1961-06-17 - DECLARAÇÃO DD12443 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Rectifica a forma como foi publicado o Decreto-Lei n.º 43588, que cria o lugar de adjunto do director-geral da Aeronáutica Civil.

  • Tem documento Em vigor 1961-06-17 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Rectifica a forma como foi publicado o Decreto-Lei n.º 43588, que cria o lugar de adjunto do director-geral da Aeronáutica Civil

  • Tem documento Em vigor 1964-04-24 - DESPACHO MINISTERIAL DD502 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Determina que se introduzam alterações nos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, referidos no artigo 7.º dos Decretos-Leis n.os 36319 e 36619, e se proceda aos necessários ajustamentos orçamentais.

  • Tem documento Em vigor 1964-04-24 - Despacho Ministerial - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Determina que se introduzam alterações nos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, referidos no artigo 7.º dos Decretos-Leis n.os 36319 e 36619, e se proceda aos necessários ajustamentos orçamentais

  • Tem documento Em vigor 1964-07-30 - Decreto-Lei 45839 - Ministério das Comunicações - Direcção-Geral da Aeronáutica Civil

    Concede os meios indispensáveis ao eficiente funcionamento do aeroporto de Faro e insere disposições relativas aos serviços centrais e aos serviços externos da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil.

  • Tem documento Em vigor 1965-07-17 - DESPACHO DD5566 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações em várias categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil.

  • Tem documento Em vigor 1965-07-17 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações em várias categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil

  • Tem documento Em vigor 1966-05-09 - DESPACHO MINISTERIAL DD386 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Determina que se introduzam alterações nos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e se proceda aos respectivos ajustamentos orçamentais.

  • Tem documento Em vigor 1966-05-09 - Despacho Ministerial - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Determina que se introduzam alterações nos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e se proceda aos respectivos ajustamentos orçamentais

  • Tem documento Em vigor 1968-08-29 - DESPACHO DD5371 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações em várias categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil.

  • Tem documento Em vigor 1968-08-29 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações em várias categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil

  • Tem documento Em vigor 1969-12-19 - DESPACHO DD5222 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nos quadros dos serviços centrais da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e do Centro de Contrôle Regional da Navegação Aérea dos Açores e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais.

  • Tem documento Em vigor 1970-07-04 - DESPACHO DD5194 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nos quadros dos Aeroportos de Ponta Delgada e de Santa Maria e dos serviços centrais da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais.

  • Tem documento Em vigor 1970-07-04 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nos quadros dos Aeroportos de Ponta Delgada e de Santa Maria e dos serviços centrais da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais

  • Tem documento Em vigor 1970-12-28 - DESPACHO MINISTERIAL DD208 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nos quadros de diversos serviços dependentes da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais.

  • Tem documento Em vigor 1970-12-28 - Despacho Ministerial - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nos quadros de diversos serviços dependentes da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais

  • Tem documento Em vigor 1971-09-08 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nos quadros dos serviços centrais da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, do Centro de Contrôle Regional da Navegação Aérea de Cabo Verde e dos Aeroportos de Ponta Delgada e de Santa Maria e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais

  • Tem documento Em vigor 1971-09-08 - DESPACHO DD5073 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nos quadros dos serviços centrais da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, do Centro de Contrôle Regional da Navegação Aérea de Cabo Verde e dos Aeroportos de Ponta Delgada e de Santa Maria e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais.

  • Tem documento Em vigor 1971-10-21 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nos quadros dos Centros de Contrôle Regional da Navegação Aérea do Continente, dos Açores e de Cabo Verde e dos Aeroportos de Ponta Delgada, do Porto, da Madeira e de Faro e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais

  • Tem documento Em vigor 1971-10-21 - DESPACHO DD5060 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nos quadros dos Centros de Contrôle Regional da Navegação Aérea do Continente, dos Açores e de Cabo Verde e dos Aeroportos de Ponta Delgada, do Porto, da Madeira e de Faro e procede ao ajustamento das respectivas dotações orçamentais.

  • Tem documento Em vigor 1972-07-12 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas dentro do orçamento do Ministério

  • Tem documento Em vigor 1972-07-12 - DESPACHO DD4990 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas dentro do orçamento do Ministério.

  • Tem documento Em vigor 1973-04-03 - DESPACHO DD5011 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nas dotações dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e transfere verbas no orçamento daquele organismo.

  • Tem documento Em vigor 1973-04-03 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nas dotações dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e transfere verbas no orçamento daquele organismo

  • Tem documento Em vigor 1973-07-06 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Repartição da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nas categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas no orçamento do Ministério

  • Tem documento Em vigor 1973-07-06 - DESPACHO DD4827 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nas categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas no orçamento do Ministério.

  • Tem documento Em vigor 1973-11-17 - DECLARAÇÃO DD9159 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    De terem sido autorizadas transferências de verbas no orçamento do Ministério.

  • Tem documento Em vigor 1974-03-30 - Despacho - Ministério das Comunicações - 12.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Altera as dotações dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas no orçamento do Ministério das Comunicações

  • Tem documento Em vigor 1974-03-30 - DESPACHO DD4939 - MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

    Altera as dotações dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas no orçamento do Ministério das Comunicações.

  • Tem documento Em vigor 1974-08-27 - Despacho - Ministério do Equipamento Social e do Ambiente - 12.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    Introduz alterações nas categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas no orçamento do Ministério

  • Tem documento Em vigor 1974-08-27 - DESPACHO DD4648 - MINISTÉRIO DO EQUIPAMENTO SOCIAL E DO AMBIENTE

    Introduz alterações nas categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas no orçamento do Ministério.

  • Tem documento Em vigor 1975-08-27 - DESPACHO DD4496 - MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

    Introduz alterações nas categorias e classes dos quadros da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil e autoriza transferências de verbas no orçamento do Ministério.

  • Tem documento Em vigor 1976-04-29 - Decreto-Lei 315/76 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações

    Regula a forma de provimento do lugar de adjunto do director-geral da Aeronáutica Civil.

  • Tem documento Em vigor 1976-08-03 - Decreto 658/76 - Ministério dos Transportes e Comunicações - Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações - Direcção-Geral da Aeronáutica Civil

    Extingue o lugar de adjunto do director-geral e cria no quadro da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil dois lugares de subdirector-geral.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda