Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 539/74, de 12 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Define a orgânica geral do Ministério da Economia e das Secretarias de Estado nele compreendidas.

Texto do documento

Decreto-Lei 539/74

de 12 de Outubro

1. Os serviços que hoje estão afectos ao Ministério da Economia sofreram, nos últimos tempos, várias vicissitudes quanto ao seu enquadramento. Assim, o Ministério da Coordenação Económica, criado pelo Decreto-Lei 203/74, de 15 de Maio, englobou o Ministério das Finanças e da Coordenação Económica, o Ministério da Agricultura e do Comércio e o Ministério da Indústria e Energia, cuja criação datava apenas do Decreto-Lei 108/74, de 15 de Março anterior, e foi, por sua vez, substituído pelos das Finanças e da Economia, nos termos do Decreto-Lei 338/74, de 18 de Julho.

Concomitantemente com estas reformas, criaram-se várias Secretarias de Estado, que passaram, inclusivamente, a abranger serviços que pertenciam a Ministérios diferentes de qualquer dos já citados.

Estas circunstâncias, só por si, justificariam a publicação de um diploma específico para o Ministério da Economia que procedesse à distribuição e afectação dos vários serviços, quer pelo Ministro, quer pelos Secretários de Estado das cinco Secretarias de Estado que se integram agora neste Ministério: Agricultura, Indústria e Energia, Comércio Externo e Turismo, Abastecimento e Preços e Pescas.

2. Mas, para além desta preocupação de ordem sistemática, outras razões motivam, ainda, o presente diploma.

Os sectores produtivos atribuídos ao Ministério da Economia são daqueles que mais exigem uma reforma estrutural dos serviços respectivos. Com efeito, a evolução operada na vida económica não foi acompanhada, na maior parte dos casos, por correspondentes alterações na orgânica e no funcionamento dos serviços, o que ocasionou uma evidente falta de resposta destes às novas solicitações e exigências.

Por outro lado, as actuais perspectivas de ordem política não se coadunam com as concepções e métodos anteriormente aceites e utilizados, impondo-se iniciar uma reformulação completa de princípios e da orgânica da administração económica.

Acresce, ainda, o facto de existir toda uma complexa, pesada e cara máquina burocrática, pública e parapública, que, desde os serviços centrais aos regionais, implica funções, se demite de outras, carece de pessoal técnico a todos os níveis e possui quadros administrativos, por vezes, desproporcionados em relação às actuações a que os serviços são chamados.

3. Neste contexto se inserem algumas das alterações urgentes, desde já introduzidas ou, pelo menos, delineadas nos serviços do Ministério da Economia, na certeza de que será apenas um primeiro passo para a reforma mais generalizada e completa de competências, orgânica e quadros, especialmente daqueles que, funcionando ainda em moldes que foram tradicionais, carecem urgentemente de uma reestruturação de base que os torne mais descentralizados, aptos e actuantes, em função das necessidades de reconstrução e desenvolvimento económico que, com toda a premência, se fazem sentir.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 3.º, do artigo 16.º da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo Provisório decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

I

Orgânica geral do Ministério da Economia

Artigo 1.º O Ministério da Economia, a que se refere o artigo 4.º do Decreto-Lei 338/74, de 18 de Julho, compreende as seguintes Secretarias de Estado:

a) Da Agricultura;

b) Da Indústria e Energia;

c) Do Comércio Externo e Turismo;

d) Do Abastecimento e Preços;

e) Das Pescas.

Art. 2.º Ficam directamente dependentes do Ministro da Economia:

a) O Gabinete do Ministro;

b) O Conselho Superior de Economia;

c) A Comissão Interministerial de Cooperação Económica Externa;

d) A Secretaria-Geral.

Art. 3.º - 1. O Conselho Superior de Economia será presidido pelo Ministro da Economia.

2. Os Secretários de Estado terão assento no Conselho, podendo o Ministro da Economia delegar em qualquer deles a respectiva presidência.

Art. 4.º - 1. São membros efectivos do Conselho:

a) O vice-presidente;

b) Doze vogais, nomeados pelo Ministro da Economia, de entre funcionários de categoria não inferior à letra C do mapa do pessoal civil dos Ministérios civis anexo ao Decreto-Lei 49410, de 24 de Novembro de 1969;

c) Seis vogais representantes de associações sindicais e patronais;

d) Seis vogais, nomeados pelo Ministro da Ecomia, por períodos renováveis de três anos, de entre entidades de reconhecida competência.

2. Sempre que se mostre conveniente, em função do assunto a tratar, o presidente poderá convocar para tomar parte nas sessões do Conselho funcionários do Ministério da Economia e outros representantes de serviços de Ministérios ou de institutos públicos, sem direito de voto.

3. Enquanto não for reorganizado, o Conselho Superior de Economia continua a reger-se pelo disposto no Decreto-Lei 403/73, de 11 de Agosto, na parte não alterada por este diploma e outros entretanto publicados.

Art. 5.º - 1. A Secretaria-Geral compreenderá os serviços de interesse comum a todo o Ministério, designadamente, os seguintes:

a) Contencioso;

b) Inspecção;

c) Documentação e Estatística;

d) Pessoal;

e) Informação e Relações Públicas;

f) Secretariado.

2. As atribuições, organização e funcionamento da Secretaria-Geral, bem como o seu quadro de pessoal e formas de provimento, constarão de diploma referendado pelos Ministros das Finanças e da Economia.

Art. 6.º O Ministro da Economia poderá delegar no Secretário de Estado do Comércio Externo e Turismo a competência para o despacho corrente da Comissão Interministerial de Cooperação Económica Externa.

II

Órgãos da Secretaria de Estado da Agricultura

Art. 7.º A Secretaria de Estado da Agricultura compreende:

a) O Gabinete do Secretário de Estado;

b) O Gabinete do Planeamento;

c) A Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas;

d) A Direcção-Geral dos Serviços Pecuários;

e) A Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas;

f) A Junta de Hidráulica Agrícola;

g) O Fundo de Fomento Florestal.

Art. 8.º - 1. Na Secretaria de Estado da Agricultura é criado o Instituto de Reorganização Agrária, que integra a Junta de Colonização Interna.

2. As atribuições, organização e funcionamento do Instituto de Reorganização Agrária, bem como o seu quadro de pessoal e formas de provimento, constarão de diploma referendado pelos Ministros das Finanças e da Economia, continuando em vigor até à publicação deste diploma as disposições que respeitam à Junta de Colonização Interna.

Art. 9.º - 1. Na Secretaria de Estado da Agricultura é criado o Instituto Nacional de Investigação Agrária, que compreenderá todos os serviços de investigação ligados ao sector agrícola, ainda que dependam de outros departamentos da Secretaria de Estado.

2. As atribuições, organização e funcionamento do Instituto Nacional de Investigação Agrária, bem como o seu quadro de pessoal e formas de provimento, constarão de diploma referendado pelos Ministros das Finanças e da Economia.

III

Órgãos da Secretaria de Estado da Indústria e Energia

Art. 10.º - 1. A Secretaria de Estado da Indústria e Energia compreende:

a) O Gabinete do Secretário de Estado;

b) O Conselho dos Directores-Gerais;

c) O Gabinete de Estudos e Planeamento;

d) A Direcção dos Serviços Centrais;

e) A Comissão de Tecnologia Industrial;

f) A Direcção-Geral de Minas e Serviços Geológicos;

g) A Direcção-Geral da Indústria Transformadora;

h) A Direcção-Geral da Energia;

i) A Direcção-Geral da Qualidade e Segurança Industriais;

j) As delegações regionais;

l) O Fundo de Fomento Industrial;

m) O Instituto Português de Normalização;

n) A Junta de Energia Nuclear.

2. A orgânica referida neste artigo será posta em execução nos termos previstos no Decreto-Lei 632/73, de 28 de Novembro.

Art. 11.º A Junta de Energia Nuclear, integrada na Secretaria de Estado da Indústria e Energia, será reorganizada com vista a esta integração, continuando a reger-se pelos preceitos aplicáveis enquanto não for publicado o diploma competente.

IV

Órgãos da Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo

Art. 12.º A Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo compreende:

a) O Gabinete do Secretário de Estado;

b) O Fundo de Fomento de Exportação;

c) A Comissão de Contrôle do Comércio Externo;

d) O Conselho Nacional de Turismo;

e) A Direcção-Geral de Turismo;

f) O Fundo de Turismo;

g) O Centro Nacional de Formação Turística e Hoteleira;

h) O Conselho de Inspecção de Jogos.

Art. 13.º - 1. É criada, na Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo, a Direcção-Geral do Comércio Externo, que compreenderá os serviços anteriormente integrados no Gabinete de Planeamento, na Comissão de Coordenação Económica e na Repartição do Comércio Externo da Direcção-Geral do Comércio, da antiga Secretaria de Estado do Comércio.

2. As atribuições, organização e funcionamento da Direcção-Geral do Comércio Externo, bem como o seu quadro de pessoal e formas de provimento, constarão de diploma referendado pelos Ministros das Finanças e da Economia.

Art. 14.º - 1. Ficam subordinados à Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo, no que respeita ao exercício da competência relacionada com o comércio externo dos produtos sujeitos à sua disciplina, os seguintes organismos de coordenação económica:

a) O Instituto do Vinho do Porto;

b) O Instituto dos Produtos Florestais;

c) O Instituto dos Têxteis;

d) A Junta Nacional das Frutas;

e) A Junta Nacional do Vinho;

f) A Junta Nacional dos Produtos Pecuários.

2. Os organismos referidos nas alíneas a), b) e c) ficam ainda sujeitos à Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo no que se refere à sua orgânica e funcionamento.

3. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes depende da Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo quando esteja em causa o exercício de actividades relacionadas com o comércio externo.

V

Órgãos da Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços

Art. 15.º - 1. A Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços compreende:

a) O Gabinete do Secretário de Estado;

b) O Gabinete de Planeamento;

c) A Direcção-Geral de Preços;

d) A Direcção-Geral do Comércio Interno;

e) A Direcção-Geral da Fiscalização Económica.

2. As atribuições, organização e funcionamento do Gabinete de Planeamento, bem como o seu quadro de pessoal e formas de provimento, constarão de diploma referendado pelos Ministros das Finanças e da Economia.

Art. 16.º - 1. À Direcção-Geral de Preços e à Direcção-Geral do Comércio Interno caberão as funções desempenhadas pela Comissão de Coordenação Económica na parte que passa a situar-se no âmbito da competência daquelas Direcções-Gerais.

2. A competência legal da Repartição do Comércio e do Serviço de Marcas da Repartição da Propriedade Industrial da Direcção-Geral do Comércio são transferidas para a Direcção-Geral do Comércio Interno.

Art. 17.º - 1. Ficam subordinados à Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços, no que respeita ao exercício de competências relacionadas com a intervenção no mercado e à comercialização interna dos produtos sujeitos à sua disciplina, os seguintes organismos de coordenação económica:

a) O Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos;

b) O Instituto dos Cereais;

c) A Junta Nacional das Frutas;

d) A Junta Nacional do Vinho;

e) A Junta Nacional dos Produtos Pecuários;

f) A Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau;

g) A Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos;

h) O Instituto do Vinho do Porto;

i) O Instituto de Produtos Florestais;

j) O Instituto dos Têxteis.

2. Os organismos referidos nas alíneas a) a g) ficam ainda sujeitos à Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços no que se refere à sua orgânica e funcionamento.

Art. 18.º A Administração-Geral do Açúcar e do Álcool e a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes dependem também da Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços.

VI

Órgãos da Secretaria de Estado das Pescas

Art. 19.º - 1. A Secretaria de Estado das Pescas, criada pelo Decreto-Lei 240/74, de 5 de Junho, compreende:

a) O Gabinete do Secretário de Estado;

b) A Comissão Nacional das Pescas e Protecção dos Recursos e do Ambiente Aquático;

c) O Gabinete de Coordenação;

d) A Direcção-Geral da Administração-Geral das Pescas;

e) A Direcção-Geral do Planeamento e Fomento das Pescas;

f) A Direcção-Geral da Investigação e Protecção dos Recursos Vivos e do Ambiente Aquático.

2. As atribuições, organização e funcionamento da Comissão Nacional das Pescas e Protecção dos Recursos e do Ambiente Aquático e do Gabinete de Coordenação, bem como o seu quadro de pessoal e formas de provimento, constarão de diploma referendado pelos Ministros das Finanças e da Economia.

Art. 20.º Ficam subordinados à Secretaria de Estado das Pescas o Instituto Português das Conservas de Peixe, bem como a Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau, no âmbito da sua actividade abrangida pela competência da Secretaria de Estado das Pescas.

Art. 21.º Serão integrados na Secretaria de Estado das Pescas, nos termos constantes dos diplomas a publicar para o efeito, os serviços e organizações de outros Ministérios com funções relacionadas com as pescas e com os recursos e meio aquáticos.

VII

Disposições gerais

Art. 22.º O Conselho Nacional de Produtividade é extinto.

Art. 23.º A Junta de Colonização Interna é extinta, ficando as suas funções e pessoal integrados no Instituto de Reorganização Agrária, nos termos do artigo 8.º deste diploma.

Art. 24.º A Comissão Permanente da Indústria do Abate, a que se refere o Decreto-Lei 237/71, de 29 de Maio, é extinta, passando as suas funções a ser desempenhadas pela Direcção-Geral dos Serviços Pecuários e pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários, em termos a estabelecer por despacho do Ministro da Economia.

Art. 25.º A Direcção-Geral do Comércio, a Comissão de Coordenação Económica e o Gabinete de Planeamento da extinta Secretaria de Estado do Comércio serão extintos logo que se encontrem efectivadas as transferências de funções e de pessoal previstas neste decreto-lei e nos diplomas publicados em sua execução.

Art. 26.º Independentemente de quaisquer outros requisitos ou formalidades, o pessoal actualmente colocado em serviços do Ministério da Economia, cujas funções sejam transferidas para outros serviços, será distribuído pelos lugares dos quadros destes serviços, mediante lista ou listas nominativas, aprovadas por despacho do Ministro da Economia, anotadas pela Direcção-Geral do Tribunal de Contas e publicadas no Diário do Governo.

Art. 27.º As dúvidas que se suscitem na aplicação deste diploma são esclarecidas por despacho do Ministro da Economia.

Art. 28.º São revogados o Decreto-Lei 536/72, de 22 de Dezembro, bem como os n.os 1 e 2 do artigo 3.º e os n.os 1, 2 e 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei 403/73.

Art. 29.º Este diploma entra imediatamente em vigor.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - José da Silva Lopes - Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Promulgado em 30 de Setembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/10/12/plain-47007.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/47007.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-11-24 - Decreto-Lei 49410 - Presidência do Conselho e Ministério das Finanças

    Insere disposições diversas sobre vencimentos e regalias económico-sociais dos servidores do Estado, bem como sobre quadros e categorias.

  • Tem documento Em vigor 1971-05-29 - Decreto-Lei 237/71 - Ministério da Economia

    Fixa normas destinadas a definir uma política de matadouros industriais e a organizar as infra-estruturas de apoio aos circuitos de distribuição de carne e de outros produtos, contemplando simultâneamente o problema do armazenamento pelo frio. Cria a Comissão Nacional do Frio e a Comissão Permanente da Indústria de Abate, estabelecendo as respectivas composições e competências.

  • Tem documento Em vigor 1972-12-22 - Decreto-Lei 536/72 - Presidência do Conselho

    Cria o Conselho Nacional de Produtividade, na dependência da Presidência do Conselho, e estabelece as suas atribuições, composição e funcionamento, assim como o provimento dos seus membros.

  • Tem documento Em vigor 1973-08-11 - Decreto-Lei 403/73 - Ministério da Economia

    Reorganiza o Conselho Superior de Economia.

  • Tem documento Em vigor 1973-11-28 - Decreto-Lei 632/73 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Indústria

    Reorganiza os serviços da Secretaria de Estado da Indústria.

  • Tem documento Em vigor 1974-03-15 - Decreto-Lei 108/74 - Presidência do Conselho

    Extingue o Ministério da Economia e a Secretaria de Estado da Indústria, cria o Ministério da Agricultura e Comércio e o da Indústria e Energia. Altera a organização e competência de vários departamentos e serviços.

  • Tem documento Em vigor 1974-05-15 - Decreto-Lei 203/74 - Junta de Salvação Nacional

    Define o programa do Governo Provisório e estabelece a respectiva orgânica.

  • Tem documento Em vigor 1974-06-05 - Decreto-Lei 240/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Cria, no Ministério da Coordenação Económica, a Secretaria de Estado das Pescas, em substituição do lugar de Subsecretário de Estado das Pescas.

  • Tem documento Em vigor 1974-07-18 - Decreto-Lei 338/74 - Presidência do Conselho de Ministros

    Extingue o Ministério da Coordenação Económica, e cria os Ministérios das Finanças e da Economia, fixando a respectiva composição.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-06-27 - Decreto 318/75 - Ministério para o Planeamento e Coordenação Económica - Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços

    Estabelece várias disposições relativas ao pessoal da Direcção-Geral de Preços< Nota: Há desconformidade entre o número do diploma que consta no sumário e o que consta no texto respectivo.

  • Tem documento Em vigor 1975-06-27 - Decreto 317/75 - Ministério para o Planeamento e Coordenação Económica - Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços

    Estabelece várias disposições relativas ao pessoal da Direcção-Geral do Comércio Interno.

  • Tem documento Em vigor 1975-08-16 - Decreto 438/75 - Ministério para o Planeamento e Coordenação Económica - Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços

    Aprova a orgânica do Gabinete de Planeamento da Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços e define as suas atribuições.

  • Tem documento Em vigor 1975-11-15 - Decreto-Lei 645/75 - Ministério do Comércio Interno

    Aprova a estrutura do Ministério do Comércio Interno.

  • Tem documento Em vigor 1975-11-21 - Decreto 660/75 - Ministério do Comércio Interno

    Aprova a orgânica da Secretaria-Geral do Ministério do Comércio Interno.

  • Tem documento Em vigor 1976-02-17 - Decreto 134/76 - Ministério do Comércio Interno

    Dá nova redacção ao n.º 1 do artigo 8.º do Decreto n.º 318/75, de 27 de Junho (provimento dos lugares do quadro técnico e administrativo das Direcções-Gerais de Preços e do Comércio Interno).

  • Tem documento Em vigor 1976-03-18 - Despacho Ministerial - Ministério do Comércio Interno - Gabinete do Ministro

    Determina que as funções cometidas à Comissão de Coordenação Económica transitem para a Direcção-Geral do Comércio Interno

  • Tem documento Em vigor 1976-03-18 - DESPACHO MINISTERIAL DD81 - MINISTÉRIO DO COMÉRCIO INTERNO

    Determina que as funções cometidas à Comissão de Coordenação Económica transitem para a Direcção-Geral do Comércio Interno.

  • Tem documento Em vigor 1976-05-14 - Decreto-Lei 358/76 - Ministério da Indústria e Tecnologia

    Aprova a Lei Orgânica do Ministério da Indústria e Tecnologia.

  • Tem documento Em vigor 1977-06-07 - Despacho Normativo 141/77 - Ministérios das Finanças e da Agricultura e Pescas

    Prorroga e alarga o âmbito do Despacho Normativo n.º 53/77, de 31 de Dezembro de 1976 (realização de despesas destinadas à instalação e funcionamento do INIA).

  • Tem documento Em vigor 1979-07-31 - Decreto Regulamentar 39-A/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Agricultura e Pescas

    Aprova a Lei Orgânica do Instituto Nacional de Investigação Agrária - INIA.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-21 - Decreto-Lei 498-A/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e da Agricultura e Pescas

    Aprova a lei orgânica do Instituto de Gestão e Estruturação Fundiária, definindo as suas atribuições, órgãos e serviços e respectivas competências.

  • Tem documento Em vigor 1982-06-09 - Despacho Normativo 90/82 - Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas

    Determina que as atribuições da extinta Comissão Permanente da Indústria do Abate, sejam exercidas pela Direcção-Geral dos Serviços Veterinários e pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários.

  • Tem documento Em vigor 2011-06-16 - Decreto-Lei 70/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina, de forma expressa, no âmbito do programa SIMPLEGIS, que certos decretos-leis não se encontram em vigor, em razão de caducidade, revogação tácita anterior ou revogação efectuada pelo presente decreto-lei.

  • Tem documento Em vigor 2011-08-12 - Declaração de Rectificação 25/2011 - Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico

    Rectifica o Decreto-Lei n.º 70/2011, de 16 de Junho, da Presidência do Conselho de Ministros, que determina, de forma expressa, no âmbito do programa SIMPLEGIS, que certos decretos-leis não se encontram em vigor, em razão de caducidade, revogação tácita anterior ou revogação efectuada pelo presente decreto-lei.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda