Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Acórdão 8/95, de 29 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

O contrato de avença tem por objecto uma aquisição de serviços e não pode produzir quaisquer efeitos antes do visto do Tribunal de Contas, por força do n.º 1 do art. 4º do Decreto-Lei n.º 146-C/80, de 22 de Maio, sendo-lhe inaplicável o regime da urgente conveniência de serviço do art. 3º do mesmo diploma. Se o valor da aquisição de serviços for superior a 800 contos, deverá ser precedido de concurso, nos termos da al. b) do n.º 4 do art. 5º do Decreto-Lei n.º 211/79, de 12 de Julho, vigente até à entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 55/95, de 29 de Março, por força do n.º 1 do art. 17º do Decreto-Lei n.º 41/84 de 3 de Fevereiro.

Texto do documento

Acórdão - Recurso extraordinário n.º 8/95

(Decisão n.º 7282194)

O Sr. Ministro da Saúde vem interpor recurso extraordinário, ao abrigo do artigo 6.º da Lei 8/82, de 26 de Maio, da decisão em epígrafei que recusou o visto ao contrato de avença celebrado entre a Maternidade de Júlio Dinis e Maria Celeste Gomes Oliveira.

Funda o recurso na oposição dessa decisão com ouira que concedeu o visto em 16 de Junho de 1994 ao contrato de avença celebrado com Antônio Manuel Ribeiro Ahneida Tavares.

Oposição de decisões quanto à mesma questão funda,mental, no domínio da mesma legislação, razão por que pede a procedência do recurso e a concessão do visto ao respectivo contrato de avença.

2 - Admitido liminarmente o recurso e cumprido o n.º 2 do artigo 9.º da Lei n.o 8/82, apenas o representante do Ministério tomou posição quanto ao fundo da questão, concluindo o seu douto parecer com a proposta do seguinte acórdão de fixação de jurisprudência:

Nos termos do artigo 3.º, n.º 2, do Decreto-Lei 146-C/80, a urgente conveniência de serviço só pode ser declarada em relação a diplomas ou despachos relativos a admissões de pessoal na função pública ou em relação a diplomas ou despachos relativos a situações de que resulte a mudança jurídico-funcional desse mesmo pessoal.

Corridos os vistos legais, impõe-se, antes do mais, verificar a existência dos pressupostos de prolação de acórdão de fixação de jurisprudência [artigo 24.º, alínea g), da Lei 86/89, de 8 de Setembro, na redacção da Lei 7/94, de 7 de Abril].

3 - A decisão de 29 de Dezembro de 1994, ora recorrida (processo 97 110/94), assentou na seguinte factualidade:

Contrato de avença para prestação de serviços de consultadoria jurídica, compreendendo o patrocínio judiciário, com honorários de 80000$ mensais;

Início da produção de efeitos por urgente conveniência de serviço

desde 29 de Setembro de 1994;

Celebração do contrato por ajuste directo em 3 de Outubro de 1994 e entrado no Tribunal em 10 de Novembro de 1994.

3.1 - A recusa do visto fundamentou-se, em síntese:

Tratando-se de um contrato de prestação de serviços e não de trabalho, o regime aplicável é não o do artigo 3.º mas sim o do artigo 4.º do Decreto-Lei 146-C/80, de 22 de Maio, pelo que a invocação da urgente conveniência de serviço e a consequente produção de efeitos antes do visto são ilegais;

Atento o valor anual do contrato, deveria, nos termos do artigo 5.º, n.º 1, alínea b), do Decreto-Lei 211/79, de 12 de Julho, aplicável por força do artigo 17.º, n.º 1, do Decreto-Lei 41/84, de 3 de Fevereiro, ter sido antecedido de concurso, sendo ilegal o ajuste directo.

3.2 - Por seu turno, a decisão de concessão do visto, pretendida em oposição com a ora recorrida, tirada em sessão diária de 16 de Junho de 1994 (processo n.' 49 039), assentou na seguinte factualidade:

Contrato de avença para prestação de serviços de consultadoria jurídica, compreendendo o patrocínio judiciário, com honorários de 80 000$ mensais e pelo prazo de um ano renovável; Início da produção de efeitos por urgente conveniência de serviço a partir de 3 de Maio de 1994;

Celebração do contrato em 5 de Maio de 1994 e entrada no Tribunal em

19 de Maio de 1994;

Não comprovação da precedência de concurso.

Todavia, a decisão que concedeu o visto afirmou a conformidade legal do contrato.

3.3 - Verificam-se assim os pressupostos que viabilizam a fixação de jurisprudência, uma vez que, tendo transitado a decisão que concedeu o visto, há oposição entre ela e a ora recorrida quanto a duas questões fundamentais de direito, ambas foram proferidas no domínio da mesma legislação (Decretos-Leis n.º 41/84, 146-C/80 e 211/79) e perante idêntica situação factual (cf. Assento 1/87, Diário da República, 1.ª série, de 26 de Março de 1987).

A primeira questão fundamental de direito consubstancia-se na possibilidade de o contrato de avença poder produzir efeitos antes do visto por via da declaração da urgente conveniência de serviço, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei 146-C/80.

3.4 - O contrato de avença, nos termos do artigo 17.º, n.º 1 e 3, do Decreto-Lei 41/84, está sujeito «ao regime previsto na lei geral quanto a despesas públicas em matéria de aquisição de serviços» e «tem por objecto prestações sucessivas no exercício de profissão liberal».

É manifesto, face àquela disposição legal, que o contrato de avença tem por objecto uma aquisição de ser- viços.

Na aquisição de serviços o prestador organiza (a sua actividade intelectual ou técnica) com autonomia, sem subordinação jurídica à direcção, ordens ou fiscalização da adquirente, obrigando-se perante este apenas a dar-lhe o resultado dessa actividade (cf. artigo 1154.º do Código Civil; Monteiro Fernandes, Noções Fundamentais de Direito do Trabalho, p. 49; Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 17 de Fevereiro de 1994, in Acórdãos Doutrinais do Supremo Tribunal Administrativo, n.º 391, p. 901).

O conceito de serviços é muito amplo e de definição residual por contraposição à aquisição de produtos, à empreitada e ao trabalho subordinado (cf. artigo 3.º, n.º 1, do Decreto-Lei 211/79, de 12 de Julho;

considerandos da Directiva n.º 92/50/CEE, de 18 de Junho, onde se afirma que «a melhor forma de descrever o domínio dos serviços é subdividi-lo em categorias»).

O conceito de trabalho independente, integrável naquele, é mais restrito, conforme decorre do artigo 5.º do Decreto-Lei 328/93, de 25 de Setembro.

Mais restrito ainda é o conceito de profissão liberal,integrável naqueles dois outros.

Numa primeira aproximação, em princípio, a profissão liberal implica uma actividade autónoma e independente «por conta própria», de carácter científico, artístico ou técnico, no âmbito de profissões cujo exercício pressupõe uma habilitação específica.

É o que decorre do artigo 3.º, n.º 1, alínea a), e 2, em contraposição com o n.º 4 do artigo 3.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares e lista anexa.

Na verdade, todas as profissões constantes desta lista têm em comum o seu carácter técnico, artístico ou intelectual, para além do seu exercício «por conta própria».

Em contrapartida, e como categoria diversa, embora integrada no «trabalho independente», o n.º 4 daquele normativo reporta-se ao «exercício, por conta própria, de uma actividade exclusivamente de prestação de serviços não compreendida noutras categorias, sempre que o sujeito passivo não tenha nenhum empregado ou colaborador ao seu serviço».

Estas duas categorias de «trabalho independente» subsumem-se nos conceitos de «profissão liberal» e outras prestações de serviço por pessoas individuais.

Embora elaboradas para efeitos fiscais, aquelas categorias não podem deixar de constituir significativos subsídios para o recorte jurídico do conceito de «profissão liberal» como elemento integrante de contrato de avença para efeitos financeiros, tal como vem definido nos artigos 17.0 do Decreto-Lei 41/84 e 7.º do Decreto-Lei 409/91.

3.5 - Por contraposição, no contrato de trabalho subordinado a termo certo, um dos três modos típicos da constituição da relação jurídica de emprego na Administração Pública (artigos 5.º e 9.º do Decreto-Lei 184/89, de 2 de Julho, e 14., n.º 2, 18.º, n.º 1, e 43.º, n.º 1 , do Decreto-Lei 427/89, de 7 de Dezembro), o objecto é a própria actividade do trabalhador, a exercer sob a autoridade e direcção do empregador, numa relação de dependência integradora na -organização e cadeia hierárquica da empresa, e do organismo ou serviço da Administração Pública.

Segundo o Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 17 de Fevereiro de 1994, in Acórdãos Doutrinais do Supremo Tribunal 4dministrativo, n.º 391, p.

901, são índices dessa subordinação jurídica:

A vinculação do trabalhador a horário de trabalho;

A existência de local de trabalho nas instalações do empregador ou

em local por ele designado;

A retribuição certa, à hora, dia, semana ou mês;

A exclusividade da actividade laborativa em bene fício de uma só

entidade;

O regime fiscal e de segurança social.

3.6 - Decorre do artigo 3.º do Decreto-Lei 146-C/80 que nenhum diploma ou despacho pode produzir efeitos antes do visto do Tribunal de Contas, salvo se implicam a admissão ou mudança da situ jurídico-funcional do pessoal e tiver sido declarada urgente conveniência de serviço.

Por seu turno, o artigo 4.º estabelece que «nenhum contrato pode produzir efeitos em data anterior à do Visto».

Estes normativos têm de ser lidos consignadamente com as alíneas d) e g) do n.º 1 do artigo 1.º, que sujeitam a visto «os contratos de qualquer natureza ou valor» e «os diplomas ou despachos que envolvam abonos de qualquer espécie».

Estas duas alíneas com igual redacção constavam já do antecedente Decreto-Lei 22 257, de 25 de Fevereiro de 1933 [artigo 6.º, n.º 2, alíneas e) e g)], e mesmo dos diplomas que o precederam.

3.7 - A doutrina e jurisprudência pacífíca (cf. Trindade Pereira, O Tribunal de Contas, p. 115; Joaquim Delgado, Legislação do Tribunal de Contas, 2.ª ed., pp. 42 e 43) era no sentido que as expressões «diplomas e despachos» compreendiam as colocações, con-iissões retribuídas e

«contratos

individuais para o exercício de alguma função», isto é, «todas as formas usadas na lei para o provimento de cargos públicos».

Eram também por isso os contratos de pessoal, por contraposição aos contratos de material - obras, aquisição de bens e serviços -, sujeitos a visto, por força da outra alínea citada.

Face ao artigo 13.º, n.º 1, alíneas b) e j), da Lei 86/89, esse mesmo entendimento foi mantido pelo acórdão proferido no A. R. n.º 38/89, publicado na Revista do Tribunal de Contas, n.º 516, p. 183.

Que o contrato de trabalho a termo certo é uma forma de admissão de pessoal resulta igualmente claro do artigo 23.º do Decreto-Lei 247/92, de 7 de Novembro.

Impõe-se por isso concluir que o contrato de avença:

É um contrato de aquisição de serviços inerentes a uma profissão

liberal;

Como tal, está sujeito a visto, nos termos do artigo 13.º, n.º 1, alínea b),

da Lei 86/89;

Daí que só possa produzir quaisquer efeitos jurídico-financeiros após o visto, por imperativo do artigo 4.,º n.º 1, do Decreto-Lei 146-C/80;

Consequentemente, não é um contrato de trabalho, logo não é um «diploma ou despacho» de admissão de pessoal (artigos 14.º, n.º 2, 18.º, n.º 1, e 43.º, n.º 1, do Decreto-Lei 427/89), pelo que não lhe é aplicável o regime da urgente conveniência de serviço do artigo 3.º do Decreto-Lei 146-C/80.

4 - O artigo 17.º, n.º 1, do Decreto-Lei 41/84, ao mandar aplicar aos contratos de avença o regime da lei geral quanto a despesas públicas em matéria de aquisição de serviços, remete necessariamente para o regime do Decreto-Lei 211/79, de 12 de Julho (hoje, Decreto-Lei 55/95, de 29 de Março).

Diploma que, no seu artigo 5.º, n.º 1, alíneas b), e 2, alínea b), obrigava a concurso limitado as aquisições de serviços de valor superior a 800 contos e inferior a 4000 contos.

Ora, o valor anual do contrato era de 960 contos, pelo que deveria ter sido precedido daquela forma de concurso, com a tramitarão adaptada do Decreto-Lei 405/93, então vigente (hoje, Decreto-Lei 55/95, por se tratar de aquisição de serviços).

Não o tendo sido, é também por isso ilegal o contrato, como bem se decidiu.

4.1 - Pelo que se deixa expandido, procedem inteiramente os vícios que fundamentaram a recusa de visto ao contrato de avença constante da decisão ora recorrida.

Vícios esses que também ocorreram no contrato de avença com Antônio Manuel Almeida Tavares (processo 49 039), cujo termo, aliás, deu origem à celebração do contrato a que foi recusado o visto.

Não obstante, aquele contrato foi visado pela decisão n.º 3152/94.

Não pode deixar-se passar em claro que o novo regime consagrado pela Reforma do Tribunal de Contas (Lei 86/89) no n.º 3 do artigo 25.º possibilita tais contradições de julgados.

Com efeito, ao arrepio do anterior regime (artigo 19.º, § 1.º, do Decreto 18 962, de 25 de Outubro de 1910; artigos 52.º, § 2.º, e 58.º, § 2.º, do Decreto 1831, de 17 de Agosto de 1915), em que a recusa do visto só tinha lugar em sessão plenária do Tribunal por deliberação majoritária, aquele normativo viabiliza tal decisão em sessão diária desde que os dois juizes de turno estejam de acordo.

A quantidade cada vez maior dos processos submetidos a sessão diária de visto e a diversidade da composição dos turnos de juizes propiciam contradições de julgados como a ora em apreço.

O que torna mais frequentes os recursos extraordinários para fixação de jurisprudência.

O regime anterior - recusa de visto, por maioria do plenário do Tribunal (hoje da 1.ª Secção) - possibilitava uma jurisprudência uniformizadora e estável de grande utilidade não só para a Administração Pública como para os próprios serviços de apoio do Tribunal.

4.2 - Não merecendo reparo a legalidade da decisão recorrida e estando ela em contradição, quanto às mesmas questões de direito, com a anterior, impõe-se decidir e fixar jurisprudência.

Termos em que acordam os juizes do plenário geral do Tribunal de Contas em:

a) Julgar improcedente o recurso e manter a decisão n.º 7262/94, que recusou o visto ao contrato de avença com Maria Celeste Gomes Oliveira;

b) Fixar a seguinte jurisprudência:

1 - O contrato de avença tem por objecto uma aquisição de serviços e não pode produzir quaisquer efeitos antes do visto do Tribunal de Contas, por força do artigo 4.º, n.º 1, do Decreto-Lei 146-C/80, de 22 de Maio, sendo-lhe inaplicável o regime da urgente conveniência de serviço do artigo 3.º do mesmo diploma.

2 - Se o valor da aquisição de serviços for superior a 800 contos, deverá ser precedido de concurso, nos termos do artigo 5.º, n.º 4, alínea b), do Decreto-Lei 211/79, de 12 de Julho, vigente até à entrada em vigor do Decreto-Lei 55/95, de 29 de Março, por força do artigo 17.º, n.º 1, do Decreto-Lei 41/84, de 3 de Fevereiro.

Cumpra-se o disposto no artigo 11.º da Lei 8/82, de 26 de Maio.

Lisboa, 16 de Outubro de 1995. - João Pinto Ribeiro, Presidente em exercício - Alfredo José de Sousa (relator) - Ernesto Luís Rosa Laurentino da Cunha - Carlos Manuel Botelheiro Moreno -Jjosé de Oliveira Moita - Alípío Duarte Calheiros - José AIves Cardoso (votei o acórdão nos termos da declaração de voto anexa) - João Manuel Fernandes Neto - Manuel António Maduro - Manuel Cruz Pestana de Gouveia - Arlindo Ferreira Lopes de Almeida Maria Adelina de Sá Carvalho - José Faustino de Sousa - Fernando José de Carvalho Sousa - Alfredo Jaime Menéres Correia Barbosa - José Manuel Peixe Pelica - Manuel Raminhos Alves de Meio - José AIfredo Mexia Simões Manaía. - Fui presente. José Manuel da Silva Pereira Bártolo.

Declaração de voto

Votei o acórdão, aplaudindo a decisão nele implícita de se reconàiecer a oposição de julgados e, consequentemente, se ter conhecido de mérito.

Com efeito, era bem menos evidente neste caso do que em outros (como o do 'recurso extraordinário n.º 6/94 julgado nesta mesma sessão) que as decisões implícitas na decisão fundamento (a decisão n.º 3152) - de aceitar a produção de efeitos antes do visto e de admitir o regime da urgente conveniência de serviço em processos de avença - «se puseram» ao tribunal para chegar àquela decisão.

Na verdade, no processo relativo à referida decisão fundamento, a Contadoria limitou-se a suscitar a dúvida da necessidade ou não da documentação da precedência de concurso e o texto integral da decisão é apenas o seguinte:

Decidido em s. d. v. visar o presente contrato, por se encontrar em termos.

No tocante à redacção do assento, omitiria, no seu n.º 1, a referência à não produção de efeitos antes do visto, por se tratar de mera consequência legal da inaplicabilidade do regime da urgente conveniência de serviço.

José Alves Cardoso.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1995/12/29/plain-93051.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/93051.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1915-08-17 - Decreto 1831 - Ministério das Finanças - Secretaria Geral

    Aprova o regimento do Conselho Superior de Administração Financeira do Estado, publicado em anexo. Define a organização, categoria, jurisdição, competência e atribuições do conselho, órgão independente do Poder Executivo, ao qual compete a fiscalização de legalidade das despesas públicas.

  • Tem documento Em vigor 1930-10-25 - Decreto 18962 - Ministério das Finanças - Secretaria Geral

    CRIA O TRIBUNAL DE CONTAS, PARA O QUAL PASSAM OS SERVIÇOS DO CONSELHO SUPERIOR DE FINANÇAS, QUE FICA EXTINTO.

  • Tem documento Em vigor 1979-07-12 - Decreto-Lei 211/79 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento

    Regula a realização de despesas com obras e aquisição de bens e serviços para os organismos do Estado.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-22 - Decreto-Lei 146-C/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado das Finanças

    Regula o visto do Tribunal de Contas.

  • Tem documento Em vigor 1982-05-26 - Lei 8/82 - Assembleia da República

    Reapreciação dos actos pelo Tribunal de Contas, no caso de recusa de visto.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-03 - Decreto-Lei 41/84 - Presidência do Conselho de Ministros

    Simplifica o processo de apresentação e apreciação de diplomas relacionados com estruturas orgânicas e quadros de pessoal e aprova instrumentos de mobilidade nos serviços da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 1987-03-26 - Assento 1/87 - Tribunal de Contas

    Nos estabelecimentos em regime de instalação previsto no artigo 2º, nºs 1 e 2, do Decreto-Lei nº 129/72, de 27 de Abril, ou equiparados, enquanto não forem publicados os respectivos quadros definitivos ou provisórios, não são admissíveis promoções nem concursos de acesso para funcionários ou agentes neles providos por contrato, ainda que possuam os requisitos gerais e especiais para ascenderem à categoria superior da carreira correspondente ao respectivo conteúdo funcional. (REC.EXTRAORD. 1/86)

  • Tem documento Em vigor 1989-06-02 - Decreto-Lei 184/89 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece principios gerais de salários e gestão de pessoal da Função Pública.

  • Tem documento Em vigor 1989-09-08 - Lei 86/89 - Assembleia da República

    Reforma o Tribunal de Contas. Fixa a respectiva jurisdição e vários poderes de controlo financeiro atribuídos, no âmbito de toda a ordem jurídica portuguesa, tanto em território nacional como no estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 1989-12-07 - Decreto-Lei 427/89 - Presidência do Conselho de Ministros

    Define o regime de constituição, modificação e extinção da relação jurídica de emprego na administração pública.

  • Tem documento Em vigor 1991-10-17 - Decreto-Lei 409/91 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Procede à aplicação à administração local autárquica do Decreto-Lei n.º 427/89, de 7 de Dezembro, o qual define o regime de constituição, modificação e extinção da relação jurídica de emprego na Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 1992-11-07 - Decreto-Lei 247/92 - Ministério das Finanças

    Racionaliza o emprego dos recursos humanos da administração pública, estabelecendo critérios de identificação e gestão do pessoal disponível. comete a Direcção Geral da Administração Pública, cuja orgânica e aprovada pelo Decreto Regulamentar 40/87, de 2 de Junho (posteriormente alterado) a responsabilidade da gestão técnica e administrativa do quadro de efectivos interdepartamentais. Transfere para o quadro de pessoal da DGAP os meios humanos afectos a gestão administrativa do quadro de efectivos interdepa (...)

  • Tem documento Em vigor 1993-09-25 - Decreto-Lei 328/93 - Ministério do Emprego e da Segurança Social

    Revê o regime de segurança social dos trabalhadores independentes.

  • Tem documento Em vigor 1993-12-10 - Decreto-Lei 405/93 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova o novo regime de empreitada de obras públicas, promovidas pela administração estadual, directa ou indirecta, e administração regional e local, transpondo assim para a ordem jurídica interna o disposto na Directiva 89/440/CEE (EUR-Lex), do Conselho, de 18 de Julho. Define os diversos tipos de empreitadas, bem como diversas normas sobre a formação e celebração do contrato e seus requisitos sobre o concurso público, seus procedimentos e formas e sobre o ajuste directo. Dispõe de igual modo sobre os conc (...)

  • Tem documento Em vigor 1994-04-07 - Lei 7/94 - Assembleia da República

    ALTERA A LEI 86/89, DE 8 DE SETEMBRO (REFORMA DO TRIBUNAL DE CONTAS). DISPOE, V.G., SOBRE MATÉRIAS RELATIVAS A JURISDIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS, AS SUAS DECISÕES, COMPETENCIA, FISCALIZAÇÃO (PREVIA E ISENCOES), COMPETENCIA DO PLENÁRIO GERAL, COMPETENCIA DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL, AUDIÇÃO DOS RESPONSÁVEIS, INCOMPATIBILIDADES, MONTANTE DAS MULTAS E INFRACÇÕES E AINDA PODERES ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS DO PRESIDENTE E PUBLICAÇÃO DAS DECISÕES.

  • Tem documento Em vigor 1995-03-29 - Decreto-Lei 55/95 - Ministério das Finanças

    Estabelece o regime da realização de despesas públicas com locação, empreitadas de obras públicas, prestação de serviços e aquisição de bens, bem como o da contratação pública relativa a prestação de serviços, locação e aquisição de bens móveis. Este regime aplica-se ao estado, aos organismos dotados de autonomia administrativa e financeira, que não revistam natureza, forma e designação de empresa pública, designados por serviços e fundos autónomos, as regiões autónomas, as autarquias locais e as associaçõe (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda