A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 570/73, de 31 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Adopta várias providências de carácter administrativo relativas às províncias ultramarinas.

Texto do documento

Decreto 570/73

de 31 de Outubro

Tornando-se necessário adoptar, em relação às províncias ultramarinas, medidas que permitam a resolução de diversos problemas de carácter urgente;

Tendo em vista o disposto no § 3.º do artigo 136.º da Constituição, por motivo de urgência;

Usando da faculdade conferida pelo § 1.º do artigo 136.º da Constituição e de acordo com o § 2.º do mesmo artigo, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei no ultramar, o seguinte:

I

Disposições especiais

A) Cabo Verde

Artigo 1.º É fixado em 6000$00 o quantitativo mensal a abonar, a título de despesas de representação, ao governador do distrito de Barlavento.

B) Angola

Art. 2.º - 1. No quadro comum dos Serviços de Indústria são criados seis lugares de técnico de 1.ª classe, com a categoria da letra F do § 1.º do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

2. O provimento dos novos lugares será feito por escolha do Ministro do Ultramar, em regra sob proposta do Governador-Geral, de entre licenciados por qualquer das Universidades portuguesas.

3. Aos lugares criados por este artigo é atribuída uma gratificação mensal de chefia e especial responsabilidade de funções, a fixar pele Governador-Geral, até ao máximo de 1500$00, 1360$00 e 1250$00, consoante os seus titulares chefiem os serviços centrais, divisões ou secções técnicas, respectivamente.

Art. 3.º No quadro comum dos Serviços de Comércio são criados dois lugares de técnico-director.

Art. 4.º A dotação dos lugares criados pelos artigos antecedentes fica condicionada à existência de disponibilidades orçamentais.

Art. 5.º O artigo 16.º do Decreto 422/70, de 4 de Setembro, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 16.º Os serviços poderão ser subdivididos em repartições, divisões e secções, técnicas ou administrativas, sendo as técnicas chefiadas por peritos industriais ou técnicos de 1.ª classe com os cursos adequados.

Art. 6.º - 1. A comparticipação do Instituto de Assistência Social nos encargos de que trata o artigo 1.º do Decreto 45605, de 9 de Março de 1964, é fixada, para o ano de 1974, em 6% das suas receitas orçamentais ordinárias, exceptuadas as consignadas.

2. A comparticipação a que se refere o número antecedente será fixada anualmente, a partir do ano de 1975, por decreto provincial, de acordo com as possibilidades financeiras do Instituto.

C) Moçambique

Art. 7.º O disposto no n.º 3 do artigo 5.º do Decreto 322/71, de 26 de Julho, é tornado extensivo aos dactilógrafos dos Serviços de Centralização e Coordenação de Informações que venham a ser providos nos lugares de processadores auxiliares do quadro do pessoal técnico de informações.

D) Macau

Art. 8.º - 1. No quadro de pessoal da Repartição do Gabinete do Governo da Província é criado um lugar de chefe de secção, com a categoria da letra J do § 1.º do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

2. O provimento será feito por escolha do Governador da província de entre os funcionários de categoria imediatamente inferior do referido quadro.

3. O actual primeiro-oficial poderá transitar para o cargo de chefe de secção criado por este artigo, mediante despacho do Governador da província, anotado pelo Tribunal Administrativo e publicado no Boletim Oficial.

II

Disposições comuns

Art. 9.º Sempre que por ausência ou impedimento legal não possa nenhum dos inspectores superiores de Fazenda fazer parte da comissão a que se refere o n.º 2 do artigo 14.º do Decreto 384/73, de 28 de Julho, será designado, em sua substituição, por despacho do Ministro do Ultramar, um director de finanças de 1.ª classe em serviço na Direcção-Geral de Fazenda ou nas províncias ultramarinas.

Art. 10.º Constituem receita própria do orçamento privativo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical:

a) As taxas devidas nos termos das tabelas legais por serviços prestados pelo Instituto;

b) Os saldos anuais de sua gestão orçamental.

Art. 11.º - 1. São extintos os fundos especiais a que se referem os artigos 8.º do Decreto 26288, de 28 de Janeiro de 1936, e 72.º do Decreto 38084, de 7 de Dezembro de 1950, e em sua substituição é criado, no Ministério do Ultramar, o Fundo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, para o qual imediatamente transitarão os saldos dos fundos extintos.

2. Passa a constituir receita do Fundo o produto do subsídio instituído pela base XVIII da Lei 1920, de 29 de Maio de 1935.

3. As receitas do Fundo serão depositadas no Banco Nacional Ultramarino à ordem do Ministro do Ultramar.

Art. 12.º - 1. O Ministro do Ultramar fixará, por despacho, de conta do Fundo criado pelo n.º 1 do artigo 11.º, a dotação anual a atribuir ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical em complemento da quotização das províncias ultramarinas.

2. Em caso de manifesta falta de outros recursos, e assegurada que seja a dotação referida no n.º 1, poderá o Ministro do Ultramar, mediante simples despacho, mandar aplicar disponibilidades do Fundo a despesas extraordinárias de segurança interna, de natureza civil, das províncias de governo simples.

3. Ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical é concedido, no corrente ano económico, de conta do Fundo, um subsídio de 7259 contos.

Art. 13.º Fica o Ministro do Ultramar autorizado a mandar aplicar, por despacho, disponibilidades do Fundo a que se refere o artigo 17.º do Decreto 44252, de 24 de Março de 1962, na abertura de um crédito especial de 3295000$00, destinado a reforçar a verba de «Equipamento de novas instalações e serviços» do orçamento privativo do Hospital do Ultramar em vigor.

Art. 14.º O n.º 1 do artigo 18.º do Decreto 442/73, de 4 de Setembro, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 18.º - 1. Em cada tribunal do ultramar o imposto de justiça, contado nos respectivos processos de qualquer jurisdição, terá o seguinte destino:

a) Na Relação, tribunais do trabalho, de execução das penas e julgados municipais de 1.ª classe:

... Percentagens Para o Estado ... 20 Para o Cofre Geral de Justiça ... 15 Participação emolumentar ... 65 b) Nos tribunais cíveis:

Para o Estado ... 35 Para o Cofre Geral de Justiça ... 10 Participação emolumentar ... 55 c) Nos tribunais administrativos:

Para o Estado ... 60 Para o Cofre Geral de Justiça ... 10 Participação emolumentar ... 30 d) Nos tribunais criminais e de menores de competência especializada:

... Percentagens Para o Estado ... 10 Para os Cofres Geral de Justiça e da Polícia Judiciária, nos termos do n.º 6 do artigo 26.º do Decreto 462/72, e em partes iguais ... 10 Participação emolumentar ... 80 e) Nos tribunais de comarca de competência comum:

... Percentagens Para o Estado ... 30 Para os Cofres Geral de Justiça e da Polícia Judiciária, nos termos do n.º 6 do artigo 26.º do Decreto 462/72, e em partes iguais ... 10 Participação emolumentar ... 60 Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Promulgado em 19 de Outubro de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado nos Boletins Oficiais de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/10/31/plain-230562.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/230562.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1935-05-29 - Lei 1920 - Ministério das Colónias

    Cria, em Lisboa, na dependência do Ministério das Colónias, o Instituto de Medicina Tropical, com funções de ensino, cultura e investigação das ciências ligadas à medicina tropical, e dispõe sobre a sua gestão administrativa e financeira, e bem assim como sobre os cursos a ministrar.

  • Tem documento Em vigor 1936-01-28 - Decreto 26288 - Ministério das Colónias - Direcção Geral de Fazenda das Colónias - 1.ª Repartição

    Distribui por todas as colónias os encargos com diversos organismos da administração colonial na metrópole. Cria o Fundo do Instituto de Medicina Tropical.

  • Tem documento Em vigor 1950-12-07 - Decreto 38084 - Ministério das Colónias - Direcção-Geral de Fazenda das Colónias - 1.ª Repartição

    Insere disposições de carácter legislativo aplicáveis às colónias de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Macau e Timor, e a diversos organismos dependentes do Ministério das Colónias.

  • Tem documento Em vigor 1962-03-24 - Decreto 44252 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas destinadas a promover a solução de problemas dependentes da administração pública das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1964-03-09 - Decreto 45605 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Considera obrigados os serviços autónomos, os organismos de coordenação económica e os fundos ou serviços especiais do Estado, mesmo quando subsidiados através do orçamento da província de Moçambique, a comparticipar nos encargos de que trata o artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 42559 (defesa nacional).

  • Tem documento Em vigor 1970-09-04 - Decreto 422/70 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Economia

    Cria na província de Angola a Direcção Provincial dos Serviços de Indústria - Introduz alterações e revoga as disposições do Decreto n.º 421/70 que contrariem o presente diploma na sua aplicação à província de Angola.

  • Tem documento Em vigor 1971-07-26 - Decreto 322/71 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Introduz alterações na orgânica e quadros dos Serviços de Centralização e Coordenação de Informações de Moçambique.

  • Tem documento Em vigor 1972-11-17 - Decreto 462/72 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Justiça

    Determina várias providências respeitantes aos serviços de justiça do ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1973-07-28 - Decreto 384/73 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Adopta várias providências de carácter administrativo relativas às províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1973-09-04 - Decreto 442/73 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Justiça

    Insere disposições relativas às secretarias judiciais, cartórios notariais, conservatórias e delegações do ultramar. Cria mais dois juízos criminais no Tribunal da Comarca de Lourenço Marques.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-12-10 - Portaria 866/73 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Abre um crédito especial para reforço de uma verba do orçamento da despesa do Hospital do Ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1975-09-27 - Decreto-Lei 537/75 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Descolonização

    Extingue o Fundo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, criado pelo artigo 11.º do Decreto n.º 570/73, de 31 de Outubro.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-21 - Decreto-Lei 576/76 - Ministérios da Cooperação e dos Assuntos Sociais

    Transfere o Instituto de Higiene e Medicina Tropical para a dependência da Secretaria de Estado da Saúde.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda