Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 2/86, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições relativas às operações de crédito e suas sobretaxas de juro. Revoga o aviso n.º 4/85, de 17 de Abril.

Texto do documento

Aviso 2/86
O Banco de Portugal, sob a orientação do Ministro das Finanças, no uso da competência que lhe é atribuída pelos artigos 16.º e 26.º da sua Lei Orgânica e em regulamentação do estatuído no artigo 28.º, alínea b), dessa mesma Lei Orgânica, determina o seguinte:

1.º O n.º 1.º do aviso 2/82, de 31 de Março, publicado no Diário da República, 1.ª série, de 14 de Abril de 1982, passa a ter a seguinte redacção:

1.º - 1 - Nas operações de crédito ao consumo que tenham subjacentes vendas a prestações de bens não contemplados no n.º 4.º deste aviso as taxas aplicáveis pelas instituições de crédito só podem ser acrescidas de:

Sobretaxa de juro de 4,25%, para o Fundo de Compensação;
Taxa única de serviço de 4,25%, aplicável para cobertura de despesas de cobrança e demais encargos.

2 - Quando da aplicação da sobretaxa de 4,25%, repercutida pelo vendedor sobre o comprador, possa resultar para este uma taxa anual superior ao limite fixado no n.º 2 do n.º 4.º da Portaria 602/79, de 21 de Novembro, com a redacção que lhe deu a Portaria 62/80, de 27 de Fevereiro, as instituições de crédito reduzirão a referida sobretaxa em valor correspondente ao do excesso verificado.

2.º Os n.os 1.º e 2.º do aviso 3/82, de 31 de Março, publicado no Diário da República, 1.ª série, de 14 de Abril de 1982, passam a ter a seguinte redacção:

1.º - 1 - Salvo quanto ao disposto nos números seguintes, as instituições de crédito e parabancárias aplicarão nas suas operações activas uma sobretaxa de 0,5%, cobrada dos mutuários, e que constituirá receita do Fundo de Compensação, criado pelo Decreto-Lei 124/77, de 1 de Abril.

2 - Nas operações de factoring a sobretaxa será cobrada às empresas suas beneficiárias por acréscimo aos juros de crédito concedido.

2.º - 1 - Tratando-se de operações de crédito ao consumo, será de 9,25% a sobretaxa que reverte para o mesmo Fundo.

2 - Nas operações de crédito ao consumo que tenham subjacentes vendas a prestações o Banco de Portugal divulgará, por aviso, a sobretaxa de juro e as condições em que deverá ser aplicada.

3 - Nas operações resultantes da utilização de cartões de crédito emitidos por instituições de crédito ou por instituições parabancárias, a sobretaxa de 9,25% referida no n.º 1 incidirá sobre os montantes em dívida sujeitos à taxa de penalização.

3.º O disposto na presente determinação do Banco de Portugal será aplicado às operações de crédito efectuadas a partir da data da publicação do presente aviso ou, quando se trate de operações anteriores, a partir do primeiro período de contagem de juros subsequente à mesma data.

4.º Fica revogado o aviso 4/85, de 26 de Março, publicado no Diário da República, 1.ª série, de 17 de Abril de 1985.

Ministério das Finanças, 9 de Abril de 1986. - O Ministro das Finanças, Miguel José Ribeiro Cadilhe.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/69465.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-04-01 - Decreto-Lei 124/77 - Ministérios do Plano e Coordenação Económica, das Finanças, da Agricultura e Pescas, da Indústria e Tecnologia e dos Assuntos Sociais

    Regulamenta a celebração de contratos de viabilização.

  • Tem documento Em vigor 1979-11-21 - Portaria 602/79 - Ministério das Finanças

    Estabelece o regime de vendas a prestações, publicando em anexo o mapa de bens e serviços sujeitos a este tipo de vendas bem como os prazos de pagamento e a percentagem mínima de desembolso inicial.

  • Tem documento Em vigor 1982-04-14 - Aviso 3/82 - Ministério das Finanças e do Plano - Gabinete do Ministro

    Sistematiza num único diploma disposições diversas relativas ao Banco de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1982-04-14 - Aviso 2/82 - Ministério das Finanças e do Plano - Gabinete do Ministro

    Sistematiza num único diploma diversas disposições que regulam as operações de crédito ao consumo que tenham subjacentes vendas a prestações de determinados bens.

  • Tem documento Em vigor 1985-04-17 - Aviso 4/85 - Ministério das Finanças e do Plano - Gabinete do Ministro

    Introduz alterações ao Aviso n.º 3/82, de 14 de Abril, que sistematiza num único diploma disposições diversas relativas ao Banco de Portugal.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-10-16 - Aviso 14/87 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Determina que as instituições de crédito e parabancárias apliquem nas suas operações activas uma sobretaxa de 1,5%, cobrada dos mutuários, e que constituirá receita do Fundo de Compensação, criado pelo Decreto-Lei n.º 124/77, de 1 de Abril.

  • Tem documento Em vigor 1987-10-16 - Aviso 13/87 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Estabelece disposições relativas às operações de crédito e suas sobretaxas de juro aplicáveis nas vendas a prestações.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda