A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 643/87, de 22 de Julho

Partilhar:

Sumário

Extingue os cursos de licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais e em Ensino de Matemática e Desenho ministrados na Universidade de Évora e cria, em sua substituição, os cursos de licenciatura em Ensino de História, em Ensino de Matemática e em Matemática.

Texto do documento

Portaria 643/87
de 22 de Julho
Os cursos de licenciatura ministrados pela Universidade de Évora foram sendo criados por sucessivos diplomas legais, sem nunca terem sido aprovados os planos de estudos ou estruturas curriculares, a excepção dos cursos de licenciatura em Sociologia, cujo plano de estudos foi aprovado pela Portaria 663/79, de 10 de Dezembro, e em Engenharia Biofísica e Arquitectura Paisagista, cujas estruturas curriculares foram fixadas pela Portaria 340/81, de 14 de Abril, rectificada por avisos insertos no Diário da República, 1.ª série, de 23 de Maio de 1981 e 23 de Junho de 1981.

Em 1986-1987, estabilizada a situação na Universidade, foram aprovados pelas Portarias n.os 752/86, de 17 de Desembro, e 298/87, de 10 de Abril, e Despacho 18/SEES/87, de 14 de Abril, as estruturas curriculares e planos de estudos dos cursos de licenciatura em Engenharia Agrícola e Engenharia Zootécnica e de licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, de Física e Química, de História e Ciências Sociais, de Matemática e Desenho e de Português e Inglês, bem como os planos de estudos das licenciaturas em Economia, em Gestão de Empresas e em Ensino de Português e Francês.

Para 1987-1988 pretende a Universidade continuar a aprofundar a sua transformação, criando cursos e ramos e extinguindo cursos, organizando outros em regime de unidades de crédito e ainda alterando estruturas curriculares de cursos já organizados em regime de unidades de crédito.

Assim, propõe-se a Universidade de Évora:
a) Criar os cursos de licenciatura em Ensino de História e em Ensino da Matemática, em substituição dos cursos de licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais e em Ensino de Matemática e Desenho, que ministrava desde 1977-1978;

b) Criar o curso de licenciatura em Matemática, desdobrado nos ramos de Análise Matemática e de Probabilidades e Estatística;

c) Criar os ramos de Gestão da Empresa Agrícola e de Organização e Gestão no curso de licenciatura em Gestão de Empresas;

d) Organizar em regime de unidades de crédito os cursos de licenciatura em Economia, em Gestão de Empresas, em Ensino de Português e Francês e em Sociologia;

e) Alterar as estruturas curriculares dos cursos de licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, em Engenharia Biofísica, em Ensino de Física e Química e em Ensino de Português e Inglês.

Através da presente portaria aprovam-se as propostas formuladas e reúnem-se num único diploma todas as disposições relativas a cursos de licenciatura ministrados pela Universidade de Évora, por razões de economia processual e de racionalização de legislação, bem como de equilíbrio e uniformidade das estruturas curriculares.

Assim, sob proposta da Universidade de Évora;
Considerando o disposto nas Portarias 663/79, de 10 de Dezembro, 340/81, de 14 de Abril, 752/86, de 17 de Dezembro e 298/87, de 10 de Abril, e no Despacho 18/SEES/87, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 14 de Abril de 1987;

Ao abrigo do disposto no capítulo III do Decreto-Lei 316/83, de 2 de Julho, e no artigo 2.º do Decreto-Lei 173/80, de 29 de Maio:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação e Cultura, aprovar o seguinte:

1.º
Extinção de cursos
São extintos os cursos de licenciatura em:
a) Ensino de História e Ciências Sociais; e
b) Ensino de Matemática e Desenho,
ministrados pela Universidade de Évora.
2.º
Criação de cursos
A Universidade de Évora passa a conferir o grau de licenciado em:
a) Ensino de História;
b) Matemática, nos ramos de:
I) Análise Matemática;
II) Probabilidades e Estatística; e
c) Ensino de Matemática,
ministrando, em consequência, os respectivos cursos.
3.º
Curso de licenciatura em Gestão de Empresas
O curso de licenciatura em Gestão de Empresas passa a desdobrar-se nos seguintes ramos:

a) Gestão da Empresa Agrícola;
b) Organização e Gestão.
4.º
Organização cursos
1 - Os cursos de licenciatura em Ensino de História, em Matemática e em Ensino de Matemática organizam-se em regime de unidades de crédito.

2 - Os cursos de licenciatura em Economia, em Gestão de Empresas, em Ensino de Português e Francês e em Sociologia passam a organizar-se em regime de unidades de crédito.

5.º
Estrutura curricular
Os elementos a que se refere o n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 173/80, de 29 de Maio, referentes aos cursos indicados no n.º 4.º, são os constantes dos anexos à presente portaria.

6.º
Alteração de estruturas curriculares
Os elementos a que se refere o n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 173/80, referentes aos cursos de licenciatura em:

a) Arquitectura Paisagista;
b) Ensino de Biologia e Geologia;
c) Engenharia Agrícola;
d) Engenharia Biofísica;
e) Engenharia Zootécnica;
f) Ensino de Física e Química;
g) Ensino de Português e Inglês,
passam a ser os constantes dos anexos à presente portaria.
7.º
Planos de estudos
1 - Os planos de estudos dos cursos a que se refere a presente portaria serão fixados por despacho reitoral, a publicar no Diário da República, 2.ª série, nos termos dos artigos 4.º e 5.º do Decreto-Lei 173/80, salvo se se verificar a previsão do n.º 4 do artigo 4.º

2 - Do despacho a que refere o número anterior constarão os elementos a que se refere o n.º 2 do n.º 14.º da presente portaria.

8.º
Inscrição nos ramos - Regras gerais
1 - A inscrição nos ramos dos cursos de:
a) Engenharia Agrícola;
b) Engenharia Zootécnica;
c) Gestão de Empresas; e
d) Matemática
está sujeita a limitações quantitativas, máximas e mínimas.
2 - O limite mínimo é de quinze alunos para cada ramo.
3 - Em qualquer caso, funcionará sempre pelo menos um ramo.
4 - Os limites máximos e os critérios de selecção serão fixados por despacho do reitor, proferido sob proposta do conselho científico, ouvidas as respectivas comissões permanentes de curso, e publicado no Diário da República, 2.ª série.

5 - Podem candidatar-se à inscrição em cada ramo os alunos que satisfaçam às condições fixadas nos anexos à presente portaria.

6 - A selecção dos candidatos é da competência do conselho científico.
9.º
Língua estrangeira
Os alunos dos cursos a que se refere a presente portaria deverão prestar provas de conhecimento numa língua estrangeira, à sua escolha, dentro daquelas em que a Universidade oferece formação e nas condições por esta fixadas em regulamento a aprovar pelo reitor, sob proposta do conselho científico.

10.º
Educação Física
Os alunos inscritos nos cursos a que se refere a presente portaria deverão frequentar, com assiduidade, classes de Educação Física, nos termos de regulamento a aprovar pelo reitor, sob proposta do conselho científico.

11.º
Trabalhos do curso de Arquitectura Paisagista
1 - Para além do disposto no n.º 13.º, cada aluno deverá realizar e ver aceites três trabalhos de níveis de complexidade crescentes referentes a casos concretos e à resolução de problemas de arquitectura paisagista de entre um elenco fixado pelo reitor, sob proposta do conselho científico, ouvida a comissão permanente do respectivo curso.

2 - Os trabalhos serão apresentados a partir do 3.º ano de inscrição até ao final de cada ano lectivo.

12.º
Estágio das licenciaturas em ensino
O estágio das licenciaturas em ensino, bem como a admissão ao mesmo, é regulado pela Portaria 431/79, de 16 de Agosto, com a redacção que lhe foi dada pelas Portarias 791/80, de 6 de Outubro, 176/83, de 2 de Março e 494/84, de 23 de Julho.

13.º
Trabalho de fim de curso
1 - O último semestre dos cursos de licenciatura em Arquitectura Paisagista, Engenharia Agrícola, Engenharia Biofísica, Engenharia Zootécnica, Economia, Gestão de Empresas, Matemática e Sociologia é preenchido pelo trabalho de fim de curso.

2 - O trabalho de fim de curso é constituído pelo estudo de diversas matérias, orientado para a realização de uma tarefa específica e será objecto de apresentação e discussão de um relatório.

3 - O regulamento do trabalho de fim de curso será fixado por despacho do reitor da Universidade, sob proposta do conselho científico, ouvidas as respectivas comissões permanentes de curso.

14.º
Classificação final
1 - A classificação final dos cursos será a média aritmética ponderada, arredondada às unidades (considerando como unidade a fracção não inferior a cinco décimas), das classificações das disciplinas, seminários e projectos ou trabalho de fim do curso integrantes do respectivo plano de estudos.

2 - Os coeficientes de ponderação serão propostos pelo conselho científico, ouvidas as comissões permanentes de curso respectivas, e fixados nos termos do artigo 4.º do Decreto-Lei 173/80.

3 - A classificação final das licenciaturas em ensino é atribuída nos termos da Portaria 792/81, de 11 de Setembro.

15.º
Entrada em vigor das criações e extinções de cursos
1 - Os cursos de licenciatura em Ensino de História, em Matemática e em Ensino de Matemática entrarão em funcionamento progressivamente a partir do ano lectivo de 1987-1988.

2 - À medida que entrarem em funcionamento os planos de estudos dos cursos de licenciatura em Ensino de História e em Ensino de Matemática cessa a ministração dos planos de estudos dos cursos de licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais e em Ensino de Matemática e Desenho.

3 - Compete ao reitor, sob proposta do conselho científico, ouvidas as respectivas comissões permanentes de curso, determinar:

a) As regras e prazos da entrada em funcionamento e cessação da ministração;
b) O ano lectivo em que serão conferidos pela última vez os graus de licenciado em Ensino de História e Ciências Sociais e em Ensino de Matemática e Desenho.

4 - Os alunos que, por força da cessação da ministração dos cursos e planos de estudos em que hajam estado inscritos e da cessação da concessão de graus, não os possam concluir e obter serão integrados nos novos cursos e planos, mediante a fixação de um plano de estudos próprio, a definir pelo reitor, sob proposta do conselho científico, ouvidas as respectivas comissões permanentes de curso.

5 - A regra referida no n.º 4 aplica-se:
a) Aos alunos que não consigam acompanhar a cessação da ministração dos planos de estudos actualmente em vigor, nomeadamente por não transitarem de ano, ou àqueles que reingressem;

b) Aos alunos que actualmente frequentam os cursos agora extintos e pretendam transitar para os cursos ora criados.

16.º
Entrada em funcionamento das alterações curriculares
1 - O ano lectivo de entrada em funcionamento de cada uma das novas estruturas curriculares a que se referem o n.º 2 do n.º 4.º e o n.º 6.º e dos planos de estudos aprovados na sua sequência será decidido por despacho do reitor, a publicar no Diário da República, 2.ª série.

2 - O despacho a que se refere o número anterior incluirá o calendário de aplicação e as regras de transição a adoptar para os alunos que hajam estado inscritos nos actuais planos de estudos e será proferido sob proposta do conselho científico, ouvidas as respectivas comissões permanentes de curso.

17.º
Disposição revogatória e derrogatória
Sem prejuízo do disposto nos n.os 15.º e 16.º:
a) São revogadas as Portarias 340/81, de 14 de Abril, 752/86, de 17 de Dezembro e 298/87, de 10 de Abril;

b) É derrogada a Portaria 663/79, de 10 de Dezembro, no que diz respeito ao curso de Sociologia da Universidade de Évora.

18.º
Entrada em vigor
O disposto na presente portaria entra em vigor no dia imediato à sua publicação.

Ministério da Educação e Cultura.
Assinada em 16 de Junho de 1987.
Pelo Ministro da Educação e Cultura, Fernando Nunes Ferreira Real, Secretário de Estado do Ensino Superior.


ANEXO I
Licenciatura em Arquitectura Paisagista
1 - Área científica do curso:
Arquitectura Paisagista.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 131,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Arquitectura Paisagista ... 42,5
4.1.2 - Matemática, Física e Química ... 13,5
4.1.3 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 5
4.1.4 - Ciências Biológicas ... 22,5
4.1.5 - Formação Estética ... 13
4.1.6 - Geociências ... 13,5
4.1.7 - Fitotecnia ... 14,5
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Ciências Sociais ... 7
4.2.2 - Cálculo Automático ... 7

ANEXO II
Licenciatura em Economia
1 - Área científica do curso:
Economia.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 135 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Teoria Económica ... 19,5
4.1.2 - Políticas Económicas e Financeiras ... 17,5
4.1.3 - Planeamento e Desenvolvimento ... 18,5
4.1.4 - Ciências da Empresa ... 11
4.1.5 - Matemáticas Puras e Aplicadas ... 31
4.1.6 - Ciências Sociais e Jurídicas ... 20
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Teoria Económica ... 17,5
4.2.2 - Políticas Económicas e Financeiras ... 17,5
4.2.3 - Planeamento e Desenvolvimento ... 17,5
4.2.4 - Ciências da Empresa ... 17,5
4.2.5 - Ciências Sociais e Jurídicas ... 17,5
4.2.6 - Ciências Agrárias ... 17,5

ANEXO III
Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia
1 - Área científica do curso:
1.1 - Biologia;
1.2 - Geologia;
1.3 - Ciências da Educação.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 132 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no estágio pedagógico.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Áreas científicas obrigatórias:
4.1.1 - Biologia ... 42
4.1.2 - Geologia ... 35,5
4.1.3 - Ciências da Educação ... 32
4.1.4 - Matemática ... 6,5
4.1.5 - Química ... 8
4.1.6 - Física ... 3,5
4.1.7 - Ciências Sociais e Humanas ... 4,5

ANEXO IV
Licenciatura em Ensino de Física e Química
1 - Área científica do curso:
1.1 - Física;
1.2 - Química;
1.3 - Ciências da Educação.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 132,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no estágio pedagógico.
4 - Áreas científicas e distribuição de unidades de crédito:
4.1 - Áreas científicas obrigatórias:
4.1.1 - Física ... 42
4.1.2 - Química ... 41
4.1.3 - Ciências da Educação ... 32
4.1.4 - Matemática ... 13
4.1.5 - Ciências Sociais e Humanas ... 4,5

ANEXO V
Licenciatura em Ensino de História
1 - Área científica do curso:
a) História;
b) Ciências da Educação.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 127,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no estágio pedagógico.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - História ... 75
4.1.2 - Ciências da Educação ... 32
4.1.3 - Ciências Sociais ... 5,5
4.1.4 - Linguística ... 5
4.2 - Optativas:
4.2.1 - História ... 10
4.2.2 - Ciências Sociais ... 10
4.2.3 - Linguística ... 10
4.2.4 - Literatura ... 10

ANEXO VI
Licenciatura em Ensino de Matemática
1 - Área científica do curso:
a) Matemática;
b) Ciências da Educação.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 126 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no estágio pedagógico.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Matemática ... 48,5
4.1.2 - Probabilidades e Estatística ... 11,5
4.1.3 - Geometria ... 10,5
4.1.4 - Análise Numérica e Computação ... 12
4.1.5 - Ciências da Educação ... 32
4.1.6 - Física ... 3,5
4.1.7 - Ciências Sociais e Humanas ... 4,5
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Matemática ... 3,5
4.2.2 - Probabilidades e Estatística ... 3,5
4.2.3 - Investigação Operacional ... 3,5

ANEXO VII
Licenciatura em Ensino de Português e Francês
1 - Área científica do curso:
a) Português;
b) Francês;
c) Ciências da Educação.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 132,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no estágio pedagógico.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4 - Obrigatórias:
4.1.1 - Português ... 37,5
4.1.2 - Francês ... 30
4.1.3 - Ciências da Educação ... 32
4.1.4 - Linguística ... 7,5
4.1.5 - Literatura ... 10,5
4.1.6 - Latim ... 5
4.1.7 - Ciências Sociais e Humanas ... 3
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Linguística ... 2
4.2.2 - Literatura ... 2
4.2.3 - História ... 5
4.2.4 - Ciências Sociais e Humanas ... 5
4.2.5 - Inglês ... 5
4.2.6 - Literatura ... 5

ANEXO VIII
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês
1 - Área científica do curso:
a) Português;
b) Inglês;
c) Ciências da Educação.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 132,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no estágio pedagógico.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Português ... 37,5
4.1.2 - Inglês ... 30
4.1.3 - Ciências da Educação ... 32
4.1.4 - Linguística ... 7,5
4.1.5 - Literatura ... 10,5
4.1.6 - Latim ... 5
4.1.7 - Ciências Sociais e Humanas ... 3
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Linguística ... 2
4.2.2 - Literatura ... 2
4.2.3 - História ... 5
4.2.4 - Ciências Sociais e Humanas ... 5
4.2.5 - Francês ... 5
4.2.6 - Literatura ... 5

ANEXO IX
Licenciatura em Gestão de Empresas
1 - Área científica do curso:
Ciência da Empresa.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 135 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Comuns aos dois ramos:
4.1.1.1 - Contabilidade ... 13,5
4.1.1.2 - Finanças ... 7,5
4.1.1.3 - Gestão e Políticas da Empresa ... 13,5
4.1.1.4 - Informática ... 5
4.1.1.5 - Matemáticas Puras e Aplicadas ... 25
4.1.1.6 - Ciências Humanas e Sociais ... 14
4.1.1.7 - Ciências Económicas ... 13,5
4.1.1.8 - Ciências Jurídicas ... 10
4.1.2 - Ramo de Gestão da Empresa Agrícola:
4.1.2.1 - Contabilidade ... 2,5
4.1.2.2 - Gestão e Política da Empresa ... 7
4.1.2.3 - Ciências Humanas e Sociais ... 2
4.1.2.4 - Ciências Económicas ... 2,5
4.1.2.5 - Ciências Agrárias ... 8
4.1.3 - Ramo de Organização e Gestão:
4.1.3.1 - Contabilidade ... 2,5
4.1.3.2 - Gestão e Políticas da Empresa ... 12
4.1.3.3 - Informática ... 3
4.1.3.4 - Ciências Humanas e Sociais ... 2
4.1.3.5 - Finanças ... 2,5
4.2 - Optativas para os dois ramos:
4.2.1 - Ciências Económicas ... 11
4.2.2 - Ciências Jurídicas ... 11
4.2.3 - Ciências Agrárias ... 11
4.2.4 - Finanças ... 11
4.2.5 - Gestão e Políticas da Empresa ... 11
5 - Condições de candidatura aos ramos:
Obtenção de 40 unidades de crédito, sem prejuízo do que vier a ser definido quanto a precedências.


ANEXO X
Licenciatura em Matemática
Ramo de Análise Matemática
1 - Área científica do curso:
Matemática.
2 - Duração normal do curso:
Quatro anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 113 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Matemática ... 71,5
4.1.2 - Geometria ... 10,5
4.1.3 - Análise Numérica e Computação ... 12
4.1.4 - Probabilidades e Estatística ... 12,5
4.1.5 - Investigação Operacional ... 3,5
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Física ... 3
4.2.2 - Ciências Sociais e Humanas ... 3
5 - Condições de candidatura ao ramo:
Obtenção de 38 unidades de crédito, sem prejuízo do que vier a ser definido quanto a precedências.


ANEXO XI
Licenciatura em Matemática
Ramo de Probabilidades e Estatística
1 - Área científica do curso:
Matemática.
2 - Duração normal do curso:
Quatro anos lectivos.
3 - Condições necessárias a concessão do grau:
3.1 - 113 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Matemática ... 51
4.1.2 - Probabilidades e Estatística ... 29,5
4.1.3 - Investigação Operacional ... 3,5
4.1.4 - Análise Numérica e Computação ... 12
4.1.5 - Geometria ... 7
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Física ... 3
4.2.2 - Ciências Sociais e Humanas ... 3
4.2.3 - Matemática ... 3,5
4.2.4 - Geometria ... 3,5
4.2.5 - Probabilidades e Estatística ... 3,5
4.2.6 - Investigação Operacional ... 3,5
5 - Condições de candidatura ao ramo:
Obtenção de 38 unidades de crédito, sem prejuízo do que vier a ser definido quanto a precedências.


ANEXO XII
Licenciatura em Engenharia Agrícola Ramo de Extensão Rural
1 - Área científica do curso:
Extensão Rural.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 150,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação em trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Extensão Rural ... 14
4.1.2 - Fitotecnia ... 27
4.1.3 - Matemática, Física e Química ... 20,5
4.1.4 - Biologia ... 21
4.1.5 - Geociências ... 10
4.1.6 - Zootecnia ... 6,5
4.1.7 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 12,5
4.1.8 - Ciências Económicas ... 15,5
4.1.9 - Engenharia ... 16
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Extensão Rural ... 7,5
4.2.2 - Fitotecnia ... 7,5
4.2.3 - Zootecnia ... 7,5
4.2.4 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 7,5
4.2.5 - Engenharia Biofísica ... 7,5
5 - Condições de candidatura ao ramo:
Obtenção de 41 unidades de crédito, sem prejuízo do que vier a ser definido quanto a precedências.


ANEXO XIII
Licenciatura em Engenharia Agrícola
Ramo Científico-Tecnológico
1 - Área científica do curso:
Engenharia Agrícola.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 149,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação em trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Fitotecnia ... 41
4.1.2 - Matemática, Física e Química ... 20,5
4.1.3 - Biologia ... 23,5
4.1.4 - Geociências ... 10
4.1.5 - Zootecnia ... 6,5
4.1.6 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 5
4.1.7 - Ciências Económicas ... 15,5
4.1.8 - Engenharia ... 20
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Fitotecnia ... 7,5
4.2.2 - Zootecnia ... 7,5
4.2.3 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 7,5
4.2.4 - Ciências Económicas ... 7,5
4.2.6 - Engenharia ... 7,5
4.2.7 - Extensão Rural ... 7,5
5 - Condições de candidatura ao ramo:
Obtenção de 41 unidades de crédito, sem prejuízo do que vier a ser definido quanto a precedências.


ANEXO XIV
Licenciatura em Engenharia Biofísica
1 - Área científica do curso:
Engenharia Biofísica.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 136 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Matemática, Física e Química ... 32
4.1.2 - Engenharia ... 50,5
4.1.3 - Ciências Biológicas ... 30
4.1.4 - Geociências ... 11,5
4.1.5 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 4
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Fitotecnia ... 8
4.2.2 - Engenharia ... 8
4.2.3 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 8

ANEXO XV
Licenciatura em Engenharia Zootécnica
Ramo Científico-Tecnológico
1 - Área científica do curso:
Engenharia Zootécnica.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 152 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação em trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Zootecnia ... 38,5
4 1 2 - Matemática, Física e Química ... 20,5
4.1.3 - Biologia ... 22
4.1.4 - Geociências ... 7,5
4.1.5 - Fitotecnia ... 20
4.1.6 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 5
4.1.7 - Ciências Económicas ... 18
4.1.8 - Engenharia ... 13
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Zootecnia ... 7,5
4.2.2 - Fitotecnia ... 7,5
4.2.3 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 7,5
4.2.4 - Ciências Económicas ... 7,5
4.2.5 - Extensão Rural ... 7,5
5 - Condições de candidatura ao ramo:
Obtenção de 41 unidades de crédito, sem prejuízo do que vier a ser definido quanto a precedências.


ANEXO XVI
Licenciatura em Engenharia Zootécnica
Ramo de Extensão Rural
1 - Área científica do curso:
Extensão Rural.
2 - Duração normal do curso:
Cinco anos lectivos.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 151,5 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação em trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Extensão Rural ... 14
4.1.2 - Zootecnia ... 31,5
4.1.3 - Matemática, Física e Química ... 20,5
4.1.4 - Biologia ... 22
4.1.5 - Geociências ... 7,5
4.1.6 - Fitotecnia ... 10
4.1.7 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 12,5
4.1.8 - Ciências Económicas ... 18
4.1.9 - Engenharia ... 8
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Extensão Rural ... 7,5
4.2.2 - Zootecnia ... 7,5
4.2.3 - Fitotecnia ... 7,5
4.2.4 - Ciências Históricas, Sociais e Humanas ... 7,5
4.2.5 - Engenharia Biofísica ... 7,5
5 - Condições de candidatura ao ramo:
Obtenção de 41 unidades de crédito, sem prejuízo do que vier a ser definido quanto a precedências.


ANEXO XVII
Licenciatura em Sociologia
1 - Área científica do curso:
Sociologia.
2 - Duração normal do curso:
Quatro anos lectivos e meio.
3 - Condições necessárias à concessão do grau:
3.1 - 124 unidades de crédito;
3.2 - Aprovação no trabalho de fim de curso.
4 - Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:
4.1 - Obrigatórias:
4.1.1 - Sociologia Geral ... 9,5
4.1.2 - Metodologia e Técnicas de Investigação Social ... 27,5
4.1.3 - Sociologia do Planeamento e do Desenvolvimento ... 17,5
4.1.4 - Sociologia Política ... 5
4.1.5 - Sociologia da População e dos Recursos Humanos ... 9
4.1.6 - Sociologia da Cultura e da Comunicação ... 11
4.1.7 - História ... 7
4.1.8 - Ciências Económicas ... 12
4.1.9 - Ciências Jurídicas ... 10,5
4.2 - Optativas:
4.2.1 - Sociologia Geral ... 15
4.2.2 - Metodologia e Técnicas de Investigação Social ... 15
4.2.3 - Sociologia do Planeamento e do Desenvolvimento ... 15
4.2.4 - Sociologia Política ... 15
4.2.5 - Sociologia da População e dos Recursos Humanos ... 15
4.2.6 - Sociologia da Cultura e da Comunicação ... 15

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/172515.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-08-16 - Portaria 431/79 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Educação e Investigação Científica

    Estabelece as condições a que deverão obedecer os estágios pedagógicos do ramo de formação educacional das licenciaturas das Faculdades de Ciências.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-10 - Portaria 663/79 - Ministério da Educação

    Estabelece os planos de estudo dos cursos de licenciatura no domínio das ciências sociais.

  • Tem documento Em vigor 1980-05-29 - Decreto-Lei 173/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Institucionaliza o regime de créditos nas universidades.

  • Tem documento Em vigor 1980-10-06 - Portaria 791/80 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Educação e Ciência

    Introduz várias alterações à Portaria n.º 431/79, de 16 de Agosto (estabelece as condições a que deverão obedecer os estágios pedagógicos do ramo de formação educacional das licenciaturas das Faculdades de Ciências).

  • Tem documento Em vigor 1981-04-14 - Portaria 340/81 - Ministério da Educação e Ciência

    Aprova a estrutura curricular e o regime de estudos dos cursos das licenciaturas em Arquitectura Paisagística e em Engenharia Biofísica da Universidade de Évora.

  • Tem documento Em vigor 1981-09-11 - Portaria 792/81 - Ministério da Educação e Ciência

    Regulamenta a atribuição da classificação final das licenciaturas em ensino.

  • Tem documento Em vigor 1983-03-02 - Portaria 176/83 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Educação

    Altera a redacção do n.º 2 do n.º 13.º da Portaria n.º 431/79, de 16 de Agosto (estágios pedagógicos do ramo de formação educacional das licenciaturas das faculdades de ciências).

  • Tem documento Em vigor 1983-07-02 - Decreto-Lei 316/83 - Ministério da Educação

    Estabelece normas sobre a concessão de equivalências de habilitações nacionais de nível superior.

  • Tem documento Em vigor 1984-07-23 - Portaria 494/84 - Ministério da Educação

    Dá nova redacção ao n.º 1 do n.º 1.º da Portaria n.º 431/79, de 16 de Agosto, que estabelece as condições a que deverão obedecer os estágios pedagógicos do ramo de formação educacional das licenciaturas das faculdades de ciências e das licenciaturas em ensino.

  • Tem documento Em vigor 1986-12-17 - Portaria 752/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Aprova as estruturas curriculares que vêm sendo aplicadas nos cursos de licenciatura em Engenharia Agrícola, Engenharia Zootécnica, Ensino de Biologia e Geologia, Ensino de Física e Química, Ensino de História e Ciências Sociais e Ensino de Matemática e Desenho ministrados pela Universidade de Évora, os planos de estudos que vêm sendo ministrados nos cursos de licenciatura em Economia, Gestão de Empresas e Ensino de Português e Francês da Universidade de Évora e o regime de estudos que vem sendo aplicado no (...)

  • Tem documento Em vigor 1987-04-10 - Portaria 298/87 - Ministério da Educação e Cultura

    Aprova a estrutura curricular e o regime de estudos do curso de licenciatura em Ensino de Português e Inglês da Universidade de Évora.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-11-28 - Portaria 908/87 - Ministério da Educação

    Altera os n.os 7.º e 14.º da Portaria n.º 643/87, de 22 de Julho, que fixou os planos e regime de estudos dos cursos de licenciatura da Universidade de Évora.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda