A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 572-E/80, de 26 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Altera o quadro do pessoal do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes (CSOPT).

Texto do documento

Decreto-Lei 572-E/80

de 26 de Dezembro

1. Do quadro actual do pessoal do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes (CSOPT), aprovado pelo Decreto-Lei 488/71, de 9 de Novembro, faz parte pessoal dirigente das seguintes categorias: presidente, vice-presidente, inspectores-gerais (incluindo presidentes de secção) e inspectores superiores de obras públicas (engenheiros e arquitectos), secretário do Conselho e secretário da Comissão de Inscrição e Classificação dos Empreiteiros de Obras Públicas e dos Industriais da Construção Civil (CICEOPICC), com os vencimentos indicados no mapa 1 anexo a este diploma.

Nem o Decreto-Lei 191-C/79, de 25 de Junho, que procurou uniformizar as carreiras de pessoal técnico, nem o Decreto-Lei 204-A/79, de 3 de Julho que fixou o vencimento do pessoal dirigente abrangido pela coluna de designações do mapa anexo ao Decreto-Lei 191-F/79, de 26 de Junho, consideraram o pessoal dirigente do CSOPT, do que resultou uma desprestigiante situação para os inspectores de obras públicas face ao pessoal técnico superior dos Ministérios da Habitação e Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações.

2. Com o presente diploma visa o Governo recolocar o pessoal dirigente do Conselho - organismo horizontal de cúpula - no nível de vencimentos que lhe consagre e assegure a posição hierárquica, que sempre lhe competiu, correspondente ao exercício das suas elevadas funções de assessoria do Governo e, também, não desmotivar o pessoal técnico superior dos diferentes serviços dos referidos Ministérios da legítima aspiração, e da expectativa, de ascender ao CSOPT.

Por outro lado, e com o mesmo objectivo de dignificar uma função que deve corresponder ao topo da carreira técnica dos dois Ministérios, exclui-se qualquer outra forma de acesso ao CSOPT que não seja a de concurso e reunificam-se as categorias de inspectores-gerais e superiores, que passam a ter a designação de inspectores-gerais de obras públicas e transportes.

Também se considera oportuno criar no CSOPT uma Repartição dos Serviços Administrativos, cuja necessidade tem vindo a acentuar-se nos últimos anos.

3. Assim:

Considerando estar actualmente em adiantado estudo o projecto da futura lei orgânica do CSOPT, que, dada a sua especificidade e a complexidade das suas implicações, é tarefa necessariamente morosa;

Considerando ainda que a não publicação imediata daquela lei orgânica protelará a correcção das anomalias apontadas, que se entende não deverem subsistir por mais tempo;

Considerando, finalmente, que a natureza das funções do pessoal em causa aconselha e impõe que se tomem medidas susceptíveis de conferirem a dignidade e o prestígio compatíveis com o elevado grau de responsabilidade próprio do seu eficiente desempenho:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - O pessoal dirigente, conselheiro e técnico superior do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes (CSOPT) passa a ser o que figura no mapa anexo n.º 1.

2 - O vencimento do presidente do CSOPT será fixado com base no da letra A, acrescido de 25%.

3 - O vice-presidente do CSOPT e os presidentes de secção têm vencimentos correspondentes ao da letra A, acrescidos de 10%.

4 - O secretário do Conselho tem vencimento correspondente ao de director de serviços.

5 - Por força dos artigos 4.º e 12.º do Decreto-Lei 191-F/79, de 26 de Junho, o pessoal dirigente referido no n.º 1 deste artigo, com excepção do chefe de repartição, passa ao regime de comissão de serviço e é-lhe assegurado o direito ao provimento definitivo na categoria indicada no mapa anexo n.º 2.

Art. 2.º - 1 - As categorias de engenheiro inspector-geral de obras públicas, engenheiro inspector superior de obras públicas, engenheiro inspector superior electrotécnico e arquitecto inspector superior de obras públicas do quadro do pessoal do CSOPT passam a ter a designação única de inspector-geral de obras públicas e transportes.

2 - O número de lugares de presidente de secção acrescido do de inspectores-gerais de obras públicas e transportes é o correspondente ao dos lugares actualmente existentes para as categorias referidas no n.º 1 deste artigo, de acordo com o mapa I anexo ao Decreto-Lei 488/71, de 9 de Novembro.

3 - Em consequência do disposto no artigo 5.º do presente diploma, é criado no CSOPT um lugar de chefe de repartição, que acrescerá ao mapa I anexo ao Decreto-Lei 488/71, de 9 de Novembro.

Art. 3.º O actual pessoal referido no mapa anexo n.º 1 transita para as categorias nele indicadas, através de diplomas de provimento aprovados pelos Ministros da Habitação e Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações, com dispensa de quaisquer outras formalidades, salvo o visto ou anotação do Tribunal de Contas.

Art. 4.º - 1 - O recrutamento do pessoal do CSOPT, a que se refere o mapa anexo n.º 1, far-se-á, até à publicação da nova lei orgânica, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente: o artigo 1.º do Decreto-Lei 99/71, de 24 de Março, os n.os 2 e 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei 488/71, de 9 de Novembro, e o Decreto-Lei 183/80, de 4 de Junho.

2 - Os lugares de presidente de secção serão preenchidos por despacho conjunto dos Ministros da Habitação e Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações entre os inspectores-gerais de obras públicas e transportes, por proposta do presidente do CSOPT, ouvidos estes.

3 - O secretário do conselho será recrutado de entre chefes de divisão e assessores dos quadros de pessoal dos Ministérios da Habitação e Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações com licenciatura em Engenharia Civil, nos termos da lei geral. Finda a comissão de serviço, regressará ao quadro de origem.

Art. 5.º - 1 - É criada no CSOPT uma Repartição dos Serviços Administrativos, com as secções de:

a) Expediente, Pessoal e Arquivo;

b) Contabilidade e Património;

onde ficará integrado todo o pessoal técnico-profissional, administrativo e auxiliar.

2 - Compete, especialmente, à Repartição dos Serviços Administrativos:

a) Assegurar o expediente geral, a gestão do pessoal e o arquivo geral;

b) Realizar a contabilização das verbas e das despesas realizadas, de acordo com os princípios que regem a contabilidade pública;

c) Assegurar o aprovisionamento.

3 - À Secção de Expediente, Pessoal e Arquivo cabe, nomeadamente:

a) Assegurar a entrada, circulação e expedição de documentos e a execução de todo o expediente;

b) Assegurar todas as acções relativas ao pessoal, designadamente quanto a admissão, provimento, promoção, situação e aposentação;

c) Organizar e manter devidamente ordenado e classificado o arquivo geral.

4 - À Secção de Contabilidade e Património cabe, nomeadamente:

a) Preparar o orçamento, organizar as contas e executar a respectiva escrita, por forma que traduza clara e integralmente todos os actos de administração;

b) Tratar de todos os assuntos respeitantes aos serviços de contabilidade, em harmonia com as disposições legais em vigor, e promover o respectivo expediente;

c) Assegurar, nos aspectos da sua utilização, conservação, vigilância e segurança, a gestão das instalações, dos equipamentos electromecânicos, dos telefones e das viaturas;

d) Promover a aquisição de bens necessários ao funcionamento do CSOPT e à sua inventariação, velando pelo bom aproveitamento e conservação dos mesmos.

Art. 6.º Os encargos com o pessoal emergentes da publicação deste diploma poderão ser satisfeitos, durante o corrente ano, pelas disponibilidades das dotações orçamentais consignadas ao pagamento de remunerações certas e permanentes do pessoal do quadro do CSOPT.

Art. 7.º As dúvidas que se suscitarem na aplicação deste diploma serão resolvidas por despacho conjunto dos Ministros da Habitação e Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações e do membro do Governo responsável pela função pública e também, quando envolverem matéria da sua competência, do Ministro das Finanças e do Plano.

Art. 8.º São revogadas todas as disposições legais em vigor que contrariem o que no presente diploma se contém.

Art. 9.º O presente diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 13 de Novembro de 1980. - Diogo Pinto de Freitas do Amaral.

Promulgado em 26 de Dezembro de 1980.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

MAPA ANEXO N.º 1

(ver documento original)

MAPA ANEXO N.º 2

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/12/26/plain-13735.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/13735.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-03-24 - Decreto-Lei 99/71 - Ministério das Obras Públicas - Gabinete do Ministro

    Determina que seja dotada a Comissão de Inscrição e Classificação dos Empreiteiros de Obras Públicas e dos Industriais da Construção Civil do pessoal necessário ao exercício das funções atribuídas pelo Decreto-Lei n.º 582/70, que regulamentou a actividade da indústria de construção civil nas obras particulares.

  • Tem documento Em vigor 1971-11-09 - Decreto-Lei 488/71 - Ministérios das Obras Públicas e das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Alarga a competência do Conselho Superior de Obras Públicas às questões de transportes e cria a Direcção Geral de Viação que absorverá as atribuições relativas à circulação rodoviária hoje conferidas à Direcção Geral de Transportes Terrestres.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-25 - Decreto-Lei 191-C/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Procede à reestruturação de carreiras e a correcção de anomalias na administração pública.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-26 - Decreto-Lei 191-F/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Estabelece o regime jurídico e condições de exercício das funções de direcção e chefia.

  • Tem documento Em vigor 1979-07-03 - Decreto-Lei 204-A/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Aprova a tabela de vencimentos da função pública, bem como os valores dos demais benefícios e remunerações.

  • Tem documento Em vigor 1980-06-04 - Decreto-Lei 183/80 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Aprova o Regime de Pessoal dos Serviços do Ministério da Habitação e Obras Públicas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-11-20 - Portaria 994/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Habitação, Obras Públicas e Transportes e da Reforma Administrativa

    Cria 2 lugares de técnico superior principal no quadro de pessoal do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes e extingue os lugares de secretário do Conselho e de secretário da Comissão de Inscrição e Classificação dos Empreiteiros de Obras Públicas e Transportes e dos Industriais da Construção Civil.

  • Tem documento Em vigor 1982-04-16 - Despacho Normativo 47/82 - Ministérios da Habitação, Obras Públicas e Transportes e da Reforma Administrativa

    Esclarece dúvidas sobre o cálculo da antiguidade na categoria de inspector-geral de obras públicas e transportes.

  • Tem documento Em vigor 1986-03-14 - Decreto-Lei 52/86 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes

    Estabelece disposições relativas à contagem da antiguidade dos inspectores-gerais de obras públicas e transportes.

  • Tem documento Em vigor 2007-05-29 - Decreto Regulamentar 62/2007 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova a orgânica do Conselho Consultivo de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda