Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 374-H/79, de 10 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Sujeita à disciplina económica da Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos (CRPQF) alguns produtos incluídos nas posições e subposições da Pauta de Importação e define a incidência das taxas que constituem a sua receita.

Texto do documento

Decreto-Lei 374-H/79

de 10 de Setembro

A evolução institucional da Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos como organismo de coordenação económica e a necessidade de fazer acompanhar a transformação da estrutura e da conjuntura do mercado dos produtos químicos e farmacêuticos determinam que seja revisto o regime jurídico das taxas que incidem sobre alguns daqueles bens.

Assim, o Governo, no uso da autorização legislativa constante do artigo 6.º da Lei 43/79, de 7 de Setembro, decreta, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição da República Portuguesa, o seguinte:

Artigo 1.º Estão sujeitos à disciplina económica da Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos (CRPQF) os produtos incluídos nas posições e subposições da Pauta de Importação que constam da relação A anexa ao presente diploma.

Art. 2.º - 1 - Constituem receita da CRPQF os quantitativos das taxas que incidem sobre os produtos produzidos e importados referidos na relação B anexa a este diploma.

2 - A base de incidência das taxas será o preço de venda praticado pelo produtor ou pelo importador, com excepção dos medicamentos especializados, em relação aos quais a base de incidência será o preço de venda ao público.

3 - Para os produtos importados para consumo próprio, a base da incidência das taxas é o preço CIF, acrescido dos direitos de importação e de 20% sobre a soma destes dois valores.

Art. 3.º - 1 - Ficam isentos do pagamento de taxa:

a) Os produtos exportados;

b) Os produtos que sejam utilizados no fabrico de outros passíveis de taxas para a CRPQF.

2 - O direito à isenção deverá ser comprovado pelo interessado perante a CRPQF.

Art. 4.º A Comissão Reguladora poderá restituir as importâncias correspondentes às taxas que tenha cobrado sobre produtos incorporados noutros que passem a estar sujeitos a taxa nos termos deste diploma, competindo ao interessado fazer a prova devida.

Art. 5.º A competência para a liquidação pertence:

a) Aos produtores e importadores com base em declarações mensais de venda, nos termos e com os elementos que a CRPQF estabelecer;

b) À CRPQF para os produtos importados para consumo próprio, com base nos manifestos a que se refere o n.º 2 do artigo 2.º do Decreto 305/73, de 12 de Junho.

Art. 6.º - 1 - As importâncias liquidadas nos termos do artigo anterior deverão ser depositadas, pelos produtores nacionais e pelos importadores, na Caixa Geral de Depósitos, no prazo de trinta dias a contar correio, cheque ou à boca do cofre da Comissão Reguladora.

2 - Exceptuam-se do disposto no n.º 1 deste artigo as importâncias de montante inferior a 1000$00, as quais poderão ser pagas directamente por vale de correio, cheque ou à boca do Cofre da Comissão Reguladora.

Art. 7.º A falta de entrega ou a entrega fora de prazo das declarações de venda e outros elementos necessários à cobrança das taxas, bem como as inexactidões ou omissões que nos mesmos se verifiquem, constituem infracção disciplinar, punível nos termos do artigo 48.º do Decreto-Lei 41204, de 24 de Junho de 1957.

Art. 8.º O presente diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 7 de Setembro de 1979. - Maria de Lourdes Ruivo da Silva Matos Pintasilgo - Acácio Manuel Pereira Magro.

Promulgado em 10 de Setembro de 1979.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Relação A

(ver documento original)

Relação B

Relação dos produtos e das taxas ad valorem a que se refere o n.º 2.º da

Portaria 417/73.

Taxas de 0,4% Medicamentos (produtos farmacêuticos apresentados no mercado como especialidades farmacêuticas).

Taxas de 0,5% Desinfectantes e pesticidas.

Pastas dentífricas, talco perfumado ou não, desodorizantes para uso corporal, aparelhos e outros artefactos destinados à prótese dentária e ortopédica, algodão hidrófilo, catguts e Outros artefactos esterilizados para suturas cirúrgicas e laminárias, cimentos para obturação dentária, cera para dentistas, crina de Florença e imitações de catgut para fins medicinais, adesivos cirúrgicos, pastas (ouates) para higiene feminina, produtos para limpeza e aderência de dentaduras, tecidos de malha elástica para higiene feminina, estojos de farmácia, pastas de celulose para higiene feminina, amálgamas, clorofórmio e cloreto de etilo e éter.

Colas, tintas de escrever e artísticas, cargas ara extintores de incêndios, gases raros, produtos para conservação e limpeza, reveladores, fixadores, reforçadores, enfraquecedores e outros produtos para fotografia.

Taxas de 1% Tintas preparadas, vernizes e produtos afins.

Taxas de 2% Cosméticos.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/09/10/plain-6441.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6441.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1957-07-24 - Decreto-Lei 41204 - Ministérios do Interior, da Justiça, da Economia e das Corporações e Previdência Social

    Insere disposições relativas às infracções contra a saúde pública e contra a economia nacional.

  • Tem documento Em vigor 1973-06-12 - Decreto 305/73 - Ministérios das Finanças e da Economia

    Revê o regime financeiro da Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos.

  • Tem documento Em vigor 1973-06-12 - Portaria 417/73 - Ministérios das Finanças e da Economia

    Aprova a relação das posições e subposições da Pauta de Importação relativas aos produtos sujeitos à disciplina económica da Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos e os quantitativos das taxas que incidem sobre os mesmos produtos.

  • Tem documento Em vigor 1979-09-07 - Lei 43/79 - Assembleia da República

    Altera a Lei do Orçamento Geral do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-10-24 - DECLARAÇÃO DD7161 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 374-H/79, de 10 de Setembro, que sujeita à disciplina económica da Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos (CRPQF) alguns produtos incluídos nas posições e subposições da Pauta de Importação e define a incidência das taxas que constituem a sua receita.

  • Tem documento Em vigor 1979-10-24 - Declaração - Ministério das Finanças - 2.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    De ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 374-H/79, publicado no suplemento ao Diário da República, 1.ª série, n.º 209, de 10 de Setembro de 1979

  • Tem documento Em vigor 1982-09-02 - Resolução 159/82 - Conselho da Revolução

    Não declara a inconstitucionalidade do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 374-H/79, de 10 de Setembro, referente às receitas da Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos.

  • Tem documento Em vigor 1988-12-15 - Decreto-Lei 466/88 - Ministério do Comércio e Turismo

    Extingue a Comissão Reguladora dos Produtos Químicos e Farmacêuticos, o Instituto dos Produtos Florestais e o Instituto dos Têxteis.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda