A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 587/72, de 30 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Altera a estrutura de vários organismos do Ministério das Corporações e Previdência Social.

Texto do documento

Decreto-Lei 587/72

de 30 de Dezembro

O Decreto-Lei 283/72, de 11 de Agosto, que criou no Ministério das Obras Públicas a Secretaria de Estado de Urbanismo e Habitação, estabeleceu que para este novo departamento transitavam os serviços da Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, na parte a determinar pelo Governo, com a respectiva competência.

Em obediência ao disposto naquele diploma efectiva-se agora a transferência dos referidos serviços relativos às matérias de habitação integrados na Direcção de Serviços da Habitação Económica.

Por outro lado, extingue-se a Habitações Económicas - Federação de Caixas de Previdência, transferindo-se o respectivo pessoal para a Caixa Nacional de Pensões - entidade proprietária de mais de 13000 fogos da categoria casas de renda económica - e para os serviços da Comissão dos Edifícios de Organismos Dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social, entretanto criada.

Esta transferência de pessoal para os dois citados organismos justifica-se não só pela permanente necessidade de obras de conservação daquele largo património imobiliário, como ainda pelo amplo programa de construção, já em fase executiva, de Casas do Povo e centros de formação profissional, bem como de postos clínicos e sedes das instituições de previdência. Acresce que, não se encontrando aquele pessoal abrangido pelas disposições aplicáveis aos funcionários públicos, a sua integração num departamento oficial suscitava especiais dificuldades, designadamente no que se refere à idade máxima para admissão em cargos públicos e à equiparação de categorias e de vencimentos.

Do exposto resulta òbviamente a necessidade de se reorganizarem os serviços da actual Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, que passa a designar-se Direcção-Geral da Previdência.

Este novo condicionalismo implica ainda um reajustamento no Conselho Superior da Acção Social, com a consequente extinção da Subsecção 5.ª da 3.ª Secção, designada precisamente Habitação Económica, destinada ao estudo dos problemas habitacionais, e de que faz parte, entre outros, como vogal, o presidente do Fundo de Fomento da Habitação.

Nestes termos;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Passa a denominar-se Direcção-Geral da Previdência a Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, criada pelo Decreto-Lei 37444, de 27 de Dezembro de 1948.

2. Os serviços da Direcção-Geral da Previdência serão reorganizados no prazo máximo de sessenta dias a contar da data da publicação deste diploma.

Art. 2.º - 1. É extinta a Direcção de Serviços da Habitação Económica da Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas, criada pelo Decreto-Lei 47193, de 10 de Setembro de 1966, transitando para o Fundo de Fomento da Habitação, dependente da Secretaria de Estado de Urbanismo e Habitação, os seguintes serviços:

a) O Serviço de Inquéritos Habitacionais;

b) O Serviço Social das Casas Económicas;

c) Os serviços da 2.ª Repartição, compreendendo os da 4.ª e 8.ª Secções, o Serviço Médico e os de Inspecção e de Fiscalização de Bairros de Casas Económicas;

d) Os serviços da 3.ª Repartição, na parte respeitante à administração do Fundo das Casas Económicas.

2. A transferência referida no número anterior compreende os lugares do quadro do Fundo das Casas Económicas incluídos no mapa anexo a este diploma.

3. O pessoal provido nos lugares do quadro indicado no número anterior passa para o Fundo de Fomento da Habitação, sem prejuízo dos seus anteriores direitos e regalias.

4. Até se proceder à reorganização de serviços prevista no n.º 2 do artigo 1.º mantém-se a situação dos servidores da Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas que continuem no Ministério das Corporações e Previdência Social, devendo as suas retribuições ser satisfeitas nos termos actualmente em vigor.

5. Cessa a competência notarial para a celebração de actos de transmissão de propriedade de casas económicas conferida no chefe do serviço do Contencioso e Notariado em relação ao distrito de Lisboa e aos delegados do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência nos restantes distritos.

Art. 3.º - 1. É extinta a Habitações Económicas - Federação de Caixas de Previdência, criada ao abrigo do disposto no § 3.º do artigo 11.º do Decreto-Lei 35611, de 25 de Abril de 1946, por portaria publicada no Diário do Governo, 2.ª série, n.º 137, de 15 de Junho do mesmo ano.

2. O pessoal da Federação será transferido, nos termos a definir por despacho do Ministro das Corporações e Previdência Social, para os quadros da Caixa Nacional de Pensões e da Comissão dos Edifícios Dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social.

3. A transferência prevista no n.º 2 far-se-á sem prejuízo dos anteriores direitos e regalias dos empregados.

Art. 4.º - 1. É extinta no Conselho Superior da Acção Social, criado pelo Decreto-Lei 446/70, de 23 de Setembro, a 5.ª Subsecção - Habitação Económica - da 3.ª Secção, referida na alínea d) do artigo 2.º daquele diploma.

2. A actual 6.ª Subsecção da 3.ª Secção passa a designar-se «5.ª Subsecção - Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário».

Art. 5.º As dúvidas suscitadas na execução deste diploma serão resolvidas por despacho conjunto dos Ministros das Obras Públicas e das Corporações e Previdência Social.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Rui Alves da Silva Sanches - Baltasar Leite Rebelo de Sousa.

Promulgado em 29 de Dezembro de 1972.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Mapa a que se refere o 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 587/72 (ver documento original) O Ministro das Corporações e Previdência Social, Baltasar Leite Rebelo de Sousa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/12/30/plain-221794.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/221794.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1946-04-25 - Decreto-Lei 35611 - Presidência do Conselho - Subsecretariado de Estado das Corporações e Previdência Social

    Insere disposições relativas à cooperação das instituições de previdência na resolução do problema da habitação.

  • Tem documento Em vigor 1949-06-09 - Decreto-Lei 37444 - Ministério das Finanças - Direcção-Geral das Alfândegas

    Altera as taxas dos direitos de importação de determinadas mercadorias.

  • Tem documento Em vigor 1966-09-10 - Decreto-Lei 47193 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Cria na Direcção-Geral do Trabalho e Corporações as Direcções dos Serviços do Trabalho e da Organização Corporativa e na Direcção-Geral da Previdência e Habitações Económicas as Direcções dos Serviços da Previdência Social e da Habitação Económica.

  • Tem documento Em vigor 1970-09-23 - Decreto-Lei 446/70 - Ministérios das Corporações e Previdência Social e da Saúde e Assistência

    Cria o Conselho Superior da Acção Social.

  • Tem documento Em vigor 1972-08-11 - Decreto-Lei 283/72 - Presidência do Conselho

    Cria Secretarias de Estado nos Ministérios das Obras Públicas, do Ultramar e da Educação Nacional; cria na Presidência do Conselho a Inspecção de Gestão das Participações do Estado, definindo a sua competência, e introduz diversas alterações nos organismos de coordenação económica.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-01-27 - Portaria 53/73 - Ministério das Corporações e Previdência Social

    Regula o destino do património da Habitações Económicas - Federação de Caixas de Previdência, extinta pelo n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 587/72, de 30 de Dezembro.

  • Tem documento Em vigor 1973-05-09 - Decreto 214/73 - Ministério das Obras Públicas - Secretaria de Estado do Urbanismo e Habitação

    Reorganiza o Fundo de Fomento da Habitação.

  • Tem documento Em vigor 1973-05-12 - Decreto-Lei 228/73 - Ministério das Corporações e Previdência Social

    Reorganiza os serviços da Direcção-Geral da Previdência.

  • Tem documento Em vigor 1974-06-27 - Portaria 388/74 - Ministérios do Equipamento Social e do Ambiente e dos Assuntos Sociais

    Transfere para o Fundo de Fomento da Habitação os direitos e obrigações emergentes dos contratos celebrados entre a Habitações Económicas - Federação de Caixas de Previdência e as câmaras municipais dos concelhos onde se situem os empreendimentos de casas de renda económica não adjudicados à data de 30 de Dezembro de 1972.

  • Tem documento Em vigor 1978-09-06 - Portaria 520/78 - Ministérios dos Assuntos Sociais e da Habitação e Obras Públicas

    Transfere para o Fundo de Fomento da Habitação os direitos e obrigações emergentes do contrato celebrado entre a Habitações Económicas - Federação de Caixas de Previdência e a Câmara Municipal de Setúbal, respeitante à construção de fogos do Bairro de Casas de Renda Económica de Setúbal.

  • Tem documento Em vigor 1979-08-21 - Portaria 441/79 - Gabinete do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira e Ministério dos Assuntos Sociais

    Transfere para o Governo Regional da Madeira a propriedade plena e a posse do terreno para construção urbana que constitui o prédio sito ao Caminho Velho da Ajuda.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda