A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 110/81, de 24 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., a emitir um empréstimo até ao montante de 3750000 contos.

Texto do documento

Portaria 110/81

da 24 de Janeiro

Nos termos do Decreto-Lei 146/78, de 19 de Junho, e das Portarias n.os 416/78 e 26-Z/80, de 27 de Julho e 9 de Janeiro, respectivamente, e considerando o protocolo financeiro celebrado em 31 de Dezembro de 1980 entre a Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., e as instituições de crédito nacionais suas credoras:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia, em conformidade com o n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 146/78, de 19 de Junho, o seguinte:

1.º - 1 - É autorizada a Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., a emitir um empréstimo por obrigações para saneamento financeiro até ao montante de 3750000 contos, conforme previsto no aludido protocolo financeiro.

2 - Atendendo à situação financeira da empresa, e ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 146/78, é concedida a faculdade de os juros vencidos pelo empréstimo obrigacionista, deduzidos da bonificação prevista no n.º 5, nos anos de 1981, 1982 e 1983, serem pagos por meio de obrigações para saneamento financeiro a emitir nas mesmas condições.

2.º A primeira emissão correspondente aos créditos vencidos até 31 de Dezembro de 1980 será reportada a 1 de Janeiro de 1981. A emissão dos montantes relativos aos créditos a vencer em 1981 processar-se-á na data do respectivo vencimento.

3.º O empréstimo referido no n.º 1 do n.º 1.º, independentemente da data de emissão das obrigações, será amortizado em sete anuidades iguais, vencendo-se a primeira em 15 de Dezembro de 1990. O montante de cada anuidade de amortização será dividido pelas instituições de crédito subscritoras, na proporção dos montantes totais subscritos por cada uma.

4.º - 1 - Nos termos dos n.os 1 e 2 do n.º 2.º da Portaria 416/78, de 27 de Julho, as obrigações cuja emissão é agora autorizada proporcionarão juros contados diariamente a uma taxa igual, em cada momento, à taxa básica de desconto do Banco de Portugal, pagos anualmente em 15 de Dezembro de cada ano.

2 - Os primeiros juros serão pagos em 15 de Dezembro de 1981 e corresponderão ao período que decorrer desde a data da emissão das obrigações.

5.º - 1 - Nos termos do n.º 1 do n.º 1.º da Portaria 416/78, à Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., será concedida uma bonificação de taxa de juro de 5%, a qual será anualmente entregue aos bancos em 15 de Dezembro.

2 - Em relação aos anos futuros e de acordo com o n.º 3 do n.º 1.º da citada portaria, se as condições gerais de exploração da empresa aconselharem a rever o quantitativo fixado no número anterior, o Ministro das Finanças e do Plano fixará, por despacho, a bonificação a conceder.

6.º - 1 - Nos termos do n.º 1.º da Portaria 416/78, de 27 de Julho, pelas instituições de crédito subscritoras do empréstimo obrigacionista a que se refere a presente portaria é devida uma comissão de garantia fixada em 10% do valor dos créditos liquidados pelo referido empréstimo obrigacionista, a reverter para crédito da conta especial para o efeito criada na Direcção-Geral do Tesouro.

2 - Não são passíveis de pagamento da comissão referida no número anterior as parcelas do empréstimo obrigacionista utilizadas na liquidação de créditos beneficiando de garantias reais.

3 - De acordo com a Portaria 26-Z/80, de 9 de Janeiro, a importância devida pelas instituições de crédito a título de comissão de garantia será paga, diferidamente, em três prestações de 25%, 50% e 25%, que se vencerão, respectivamente, nos dias 30 de Novembro de 1981, 1982 e 1983.

7.º Nos termos do artigo 11.º do Decreto-Lei 146/78, o pagamento do serviço da dívida do empréstimo obrigacionista será considerado pela empresa como objectivo de equilíbrio financeiro no âmbito do acordo de saneamento económico-financeiro previsto no n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 398/80, de 28 de Novembro.

8.º Eventuais dúvidas e lacunas serão interpretadas ou integradas, respectivamente, por despacho do Ministro das Finanças e do Plano.

9.º Em anexo publica-se um resumo do protocolo financeiro celebrado em 31 de Dezembro de 1980 entre a Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., e as instituições de crédito nacionais suas credoras, que constitui parte integrante da presente portaria.

Ministérios das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia, 2 de Janeiro de 1981. - O Ministro das Finanças e do Plano, Aníbal António Cavaco Silva. - Pelo Ministro da Indústria e Energia, Ricardo Manuel Simões Bayão Horta, Secretário de Estado da Indústria Transformadora.

Resumo do protocolo financeiro

1 - Entre a Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., e as instituições de crédito nacionais suas credoras é acordada a liquidação, através da subscrição de um empréstimo obrigacionista, até ao montante de 3750000 contos, dos créditos detidos pelos bancos segundo discriminação constante do quadro anexo.

2 - a) Os valores que figuram no quadro anexo poderão ser ajustados, no prazo de trinta dias, para correcção de eventuais erros e omissões.

b) Findo aquele prazo, os valores que não forem objecto de correcção consideram-se definitivos, sem prejuízo de, relativamente aos montantes correspondentes aos créditos a converter em obrigações no decurso de 1981, o seu apuramento final ser determinado na altura do respectivo vencimento.

3 - Para efeitos do disposto no artigo 9.º do Decreto-Lei 146/78, a Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., compromete-se a inscrever nos seus orçamentos anuais, a elaborar nos termos do artigo 24.º do Decreto-Lei 260/76, de 8 de Abril, e demais legislação aplicável, as verbas necessárias ao pagamento dos juros e amortizações do empréstimo obrigacionista.

4 - A empresa compromete-se a submeter semestralmente à apreciação dos bancos, através do Banco Totta & Açores, mapas demonstrativos da sua situação económica e financeira. Igualmente, compromete-se a remeter à Inspecção-Geral de Finanças, com a periodicidade definida na lei, os elementos nela mencionados.

ANEXO

Participação dos bancos no empréstimo obrigacionista

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/01/24/plain-197999.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/197999.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-08 - Decreto-Lei 260/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Planeamento

    Estabelece as bases gerais das empresas públicas.

  • Tem documento Em vigor 1978-06-19 - Decreto-Lei 146/78 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Planeamento

    Estabelece as condições a observar pelas empresas públicas na emissão de obrigações, visando o seu saneamento financeiro.

  • Tem documento Em vigor 1978-07-27 - Portaria 416/78 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Planeamento

    Concede às empresas autorizadas a emitir obrigações para saneamento financeiro uma bonificação de taxa de juros de 5%, a qual será anualmente entregue em 15 de Dezembro.

  • Tem documento Em vigor 1980-01-09 - Portaria 26-Z/80 - Ministério das Finanças

    Altera a redacção do n.º 2 do § 3.º da Portaria n.º 416/78, de 27 de Julho (bonificação de taxas de juro).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-02-20 - DECLARAÇÃO DD6339 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a Portaria n.º 110/81, de 24 de Janeiro, que autoriza a Setenave - Estaleiros Navais de Setúbal, E.P., a emitir um empréstimo até ao montante de 3750000 contos.

  • Tem documento Em vigor 1984-07-25 - Portaria 501/84 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia

    Autoriza a SETENAVE - Estaleiros Navais de Setúbal, E. P., a emitir um empréstimo por obrigações para saneamento financeiro no montante de 1348474 contos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda