A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 45222, de 30 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Cria a Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica, destinada a coordenar a acção das comissões previstas no n.º IV da base LXIX da Lei Orgânica do Ultramar.

Texto do documento

Decreto-Lei 45222
A Lei Orgânica do Ultramar Português, recentemente publicada, cria, na sequência do que já dispunha o artigo 51.º do Decreto-Lei 44652, de 27 de Outubro do ano findo, em cada província ultramarina uma comissão técnica de planeamento e integração económica. Como a sua decisão claramente indica, estas comissões terão a missão de orientar e fiscalizar a execução dos respectivos planos de desenvolvimento territorial e regional e as demais medidas de natureza económica, monetária e fiscal indispensáveis à expansão da economia de cada território, a determinar não só em função das suas possibilidades próprias mas também da capacidade de todo o espaço económico nacional. Por isso, o planeamento do desenvolvimento e a política económica de cada território deverão integrar-se em planos e em políticas definidos, à escala do espaço português, pelo Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos. Dispõe este Conselho para a preparação das suas decisões de um serviço - o Secretariado Técnico da Presidência do Conselho - e de um órgão de consulta - a Comissão Consultiva de Política Económica. Tanto no Secretariado Técnico como na Comissão Consultiva terão de estar presentes os departamentos e serviços responsáveis pela política económica no espaço nacional e aqueles que, dentro desse espaço, melhor representem a actividade privada e os seus legítimos interesses.

A ligação entre as comissões técnicas de planeamento e de integração económica, próprias de cada província, e o serviço central e geral que é o Secretariado Técnico da Presidência do Conselho poderia ser feita ou directamente ou por intermédio dos serviços competentes do Ministério do Ultramar, como se previu no Decreto-Lei 44652. Adoptada esta solução, a especialidade dos problemas de integração e do planeamento aconselha que para se conseguir maior ritmo na actuação daqueles serviços se crie um órgão capaz de assegurar a ligação entre o Secretariado Técnico da Presidência do Conselho e as comissões técnicas de cada província e que possa também auxiliar e orientar essas comissões na tarefa que lhes cabe e que é da mais alta importância, tanto no domínio dos interesses de cada território como no dos interesses gerais da Nação.

Com efeito, como observou o Conselho Ultramarino, os actuais serviços do Ministério do Ultramar não podem ser sobrecarregados com todo o trabalho resultante da organização de um esquema desta natureza, muito embora se continue a exigir à Direcção-Geral de Economia a sua activa colaboração no estudo e preparação das medidas integradoras dos mercados, na sequência da actividade que nesse domínio vem desenvolvendo.

Espera-se, deste modo, contribuir eficazmente para a boa execução dos diplomas que estruturaram e condicionaram o espaço económico e monetário português, dentro dos prazos e requisitos legais.

Nestes termos:
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. É criado no Ministério do Ultramar um organismo destinado a coordenar a acção das comissões previstas no n.º IV da base LXIX da Lei Orgânica do Ultramar.

2. Esse organismo denominar-se-á Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica e funcionará junto do Gabinete do Ministro sob a presidência deste ou do Subsecretário de Estado do Fomento Ultramarino, conforme o Ministro decidir por simples despacho.

3. A Comissão terá um vice-presidente, nomeado por despacho do Ministro do Ultramar, em regra, de entre os vogais que a constituírem, podendo nele ser delegadas as funções da presidência.

4. O vice-presidente poderá corresponder-se com todos os serviços e organismos dependentes do Ministério do Ultramar, governos provinciais e, por intermédio destes, também com as comissões técnicas de planeamento e integração económica das províncias ultramarinas e outros departamentos.

Art. 2.º - 1. A organização da Comissão será definida por decreto a publicar pelo Ministério do Ultramar, nela devendo estar representados os serviços e organismos deste Ministério que o Ministro designe por simples despacho. A Direcção-Geral de Economia estará sempre representada na Comissão.

2. O mandato dos vogais da Comissão será exercido, em regra, por um período de dois anos, renovável.

3. Nos trabalhos da Comissão podem participar, sem voto, quaisquer entidades cuja colaboração o Ministro do Ultramar considere útil.

Art. 3.º Os vogais da Comissão e os membros das comissões técnicas de planeamento e integração económica das províncias ultramarinas quando, respectivamente, se encontrem em exercício de funções no ultramar ou na metrópole participarão nos trabalhos destes organismos por direito próprio.

Art. 4.º A Comissão poderá funcionar em plenário ou por secções.
Art. 5.º - 1. O apoio técnico e burocrático à Comissão será assegurado pelo Gabinete de Planeamento e Integração Económica.

2. O Gabinete compreenderá os serviços especializados e administrativos que sejam necessários ao seu regular funcionamento e será chefiado por um director, que servirá de secretário da Comissão.

Art. 6.º Independentemente do provimento dos cargos permanentes, poderão ser contratadas, nos termos do disposto no § 2.º do artigo 45.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino, pessoas nacionais ou estrangeiras de alta ou especializada competência para o desempenho de missões ou de trabalhos determinados.

Art. 7.º A direcção administrativa da Comissão estará especialmente a cargo de uma comissão executiva, constituída pelo vice-presidente, o director do Gabinete e o mais categorizado funcionário dos serviços administrativos do mesmo Gabinete.

Art. 8.º A remuneração dos membros da Comissão, a categoria e forma de provimento do pessoal do Gabinete e suas funções, deveres e direitos constarão do decreto a que se refere o artigo 2.º

Art. 9.º Compete à Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica:

1.º Apreciar e informar os projectos dos planos de fomento territoriais elaborados pelos governos das províncias ultramarinas;

2.º Realizar ou promover os estudos e trabalhos necessários ao planeamento e tudo o mais que for julgado conveniente para realizar a integração económica das províncias ultramarinas no quadro geral do espaço económico português, propondo ao Ministro as providências que julgar convenientes;

3.º Colaborar activamente com as comissões técnicas de planeamento e integração económica das províncias ultramarinas em todos os domínios da competência destas e, particularmente, na elaboração dos programas gerais de desenvolvimento económico;

4.º Centralizar e coordenar as informações e estudos previstos no n.º 2.º deste artigo, de acordo com a orientação que for estabelecida pelo Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos;

5.º Assegurar a ligação entre os serviços de planeamento e de integração económica de cada província ultramarina e o Secretariado Técnico da Presidência do Conselho;

6.º Coordenar e acompanhar a execução dos planos de fomento para o ultramar, propondo as correcções e revisões necessárias;

7.º Emitir parecer sobre todos os assuntos que lhe sejam submetidos pelo Ministro ou pelos Subsecretários de Estado do Ultramar.

Art. 10.º O estudo dos assuntos decorrentes da progressiva integração económica do espaço português terá a efectiva colaboração dos serviços competentes da Direcção-Geral de Economia do Ministério do Ultramar, nos termos a definir no decreto a que se refere o artigo 2.º

Art. 11.º - 1. As despesas derivadas da criação e funcionamento da Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica e respectivo Gabinete constituem encargo das províncias ultramarinas, nos termos da alínea f) do n.º II da base LXI da Lei Orgânica do Ultramar Português.

2. Anualmente o Ministro do Ultramar fixará a necessária dotação com contrapartida nas verbas inscritas para esse efeito nos orçamentos gerais das províncias ultramarinas.

3. As verbas atribuídas nos termos do número anterior à Comissão e respectivo Gabinete serão administradas directamente pelo Ministro do Ultramar, segundo orçamento próprio aprovado por simples portaria, correndo todo o expediente pelo referido Gabinete. Os orçamentos suplementares, quando necessários, serão aprovados também por simples portaria.

4. A Direcção-Geral de Fazenda autorizará o pagamento das correspondentes folhas de despesa, depois de visadas pelo Ministro do Ultramar, sem dependência de quaisquer outras formalidades.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 30 de Agosto de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - António Augusto Peixoto Correia - Inocêncio Galvão Teles - Luís Maria Teixeira Pinto - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Pedro Mário Soares Martinez.


Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Peixoto Correia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16745.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1962-10-27 - Decreto-Lei 44652 - Presidência do Conselho - Gabinete do Presidente

    Promulga disposições destinadas a fomentar o crescimento económico e social das regiões desenvolvidas do território português. Introduz algumas alterações na orgânica dos Conselhos de Ministros especializados que têm a seu cargo os problemas económicos e dos serviços que na Presidência do Conselho asseguram o funcionamento daqueles conselhos. Cria o conselho de Ministros para os Assuntos Económicos e determina a criação como órgão de estudo, informação e execução das decisões do Conselho de Ministros para o (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-21 - Decreto 45258 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Define a organização da Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica, criada pelo Decreto-lei nº 45222 de 30 de Agosto de 1963.

  • Tem documento Em vigor 1963-10-07 - Portaria 20098 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Abre créditos nas províncias ultramarinas da Guiné, S. Tomé e Príncipe, Moçambique e Macau destinados a custear os encargos, durante o corrente ano, com a Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica.

  • Tem documento Em vigor 1963-10-07 - Portaria 20099 - Ministério do Ultramar - Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica

    Aprova o orçamento da receita e despesa da Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica para o ano de 1963.

  • Tem documento Em vigor 1963-10-23 - Portaria 20137 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Abre um crédito na província ultramarina de Angola destinado a custear os encargos, durante o corrente ano, com a Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica, criada pelo Decreto-Lei n.º 45222, de 30 de Agosto de 1963.

  • Tem documento Em vigor 1963-12-07 - Portaria 20229 - Ministério do Ultramar - Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica

    Aprova o orçamento da receita e despesa da Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica para o ano de 1964.

  • Tem documento Em vigor 1963-12-07 - Decreto-Lei 45411 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Introduz alterações nos quadros do pessoal dos diversos serviços dependentes do Ministério - Substitui a redacção dos artigos 7.º e 11.º do Decreto-Lei n.º 45222, que cria a Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica.

  • Tem documento Em vigor 1964-02-15 - Portaria 20372 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Reforça uma verba inscrita na tabela de despesa do orçamento privativo em vigor da Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica e Gabinete de Planeamento e Integração Económica e abre um crédito, a adicionar à referida tabela de despesa, destinado a fazer face aos encargos com o pessoal eventual a admitir conforme as necessidades do serviço, de acordo com o n.º 4 do artigo 6.º do Decreto n.º 45258.

  • Tem documento Em vigor 1964-09-17 - Decreto 45930 - Ministério do Ultramar - Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica

    Promulga a orgânica e define os princípios orientadores do funcionamento das Comissões Técnicas de Planeamento e Integração Económica das províncias ultramarinas de Angola e Moçambique, criadas pelo Decreto n.º 45259.

  • Tem documento Em vigor 1964-12-07 - Portaria 20954 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Aprova os orçamentos de receita e despesa do Conselho Ultramarino, Instituto de Medicina Tropical, Hospital do Ultramar, Jardim e Museu Agrícola do Ultramar, Agência-Geral do Ultramar, Núcleo de Documentação Técnica e Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica para o ano de 1965.

  • Tem documento Em vigor 1965-12-07 - Portaria 21708 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Aprova os orçamentos de receita e despesa do Conselho Ultramarino, Instituto de Medicina Tropical, Hospital do Ultramar, Jardim e Museu Agrícola do Ultramar, Agência-Geral do Ultramar, Núcleo de Documentação Técnica, Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica e Gabinete de Planeamento e Integração Económica para o ano de 1966.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-18 - Decreto-Lei 486/79 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Estabelece a orgânica da Direcção-Geral de Cooperação.

  • Tem documento Em vigor 1980-09-10 - Decreto-Lei 367/80 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Extingue a Direcção-Geral de Economia, a Comissão Interministerial do Café e o Fundo de Fomento e de Propaganda do Café, o Gabinete de Planeamento e Integração Económica, o Fundo de Fomento Mineiro Ultramarino, a Inspecção-Geral de Minas e o Gabinete do Plano do Zambeze.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda