Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12876-C/2024, de 29 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Estabelece novas disposições relativas ao setor convencionado do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e simplifica os procedimentos aplicáveis às alterações dos termos das convenções com o SNS.

Texto do documento

Despacho 12876-C/2024



A garantia constitucional de acesso universal aos cuidados de saúde deve ser cumprida com recurso a todos os meios públicos, privados e sociais existentes e devidamente articulados, num sistema que premeia a eficiência e a qualidade da resposta de saúde aos cidadãos, sendo um desígnio do XXIV Governo Constitucional o combate às desigualdades no acesso aos serviços de saúde, ao desperdício, identificando e eliminando ineficiências no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Programa do XXIV Governo Constitucional também define que o sistema de prestação de cuidados de saúde hospitalar deve ser organizado de modo a garantir a maximização da resposta assistencial.

Com a reorganização do Serviço Nacional de Saúde, operada pelo Decreto-Lei 102/2023, de 7 de novembro, foi identificada, no âmbito do setor convencionado, uma ineficiência que urge eliminar, a saber, o facto de uma instituição prestadora de cuidados de saúde verticalmente integrada apenas poder utilizar o setor convencionado num dos seus âmbitos de resposta.

Por outro lado, simplificam-se os procedimentos aplicáveis às alterações dos termos das convenções com o SNS e facilita-se a interação do cidadão com este setor, atenta a necessidade de promoção de eficiência da Administração Pública e a evolução tecnológica e do mercado.

Assim, nos termos dos artigos 6.º, 7.º e 12.º e do n.º 4 do artigo 16.º do Decreto-Lei 139/2013, de 9 de outubro, conjugados com o disposto no artigo 21.º do Decreto-Lei 32/2024, de 10 de maio, e nas alíneas a), d), i) e j) do n.º 2 do Despacho 5884-A/2024, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 100, de 23 de maio de 2024, determino:

1 - O presente despacho aprova:

a) As condições em que as unidades locais de saúde e os institutos portugueses de oncologia (ULS/IPO) podem requisitar meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) ao setor convencionado;

b) A disponibilização de novos meios de marcação e gestão de marcações de MCDT no setor convencionado;

c) A classificação de atos para efeitos de pagamento e faturação e o preço a pagar, no âmbito das convenções no SNS, doravante convenções;

d) Os procedimentos aplicáveis às alterações dos termos das convenções;

e) A prorrogação das convenções vigentes.

2 - As ULS/IPO podem recorrer à requisição de MCDT, ao setor convencionado, nos seguintes termos, sem prejuízo do desenvolvimento de estratégias de aumento de eficiência por parte das instituições:

a) No âmbito dos cuidados de saúde primários;

b) No âmbito dos cuidados de saúde hospitalares, nas situações em que inexista capacidade de resposta interna na instituição.

3 - Considera-se que não existe capacidade de resposta interna no âmbito dos cuidados de saúde hospitalares quando não for possível realizar o MCDT até ao dia a que corresponda 85 % do tempo máximo de resposta garantida (TMRG) ou, na sua inexistência, até ao dia a que corresponda 85 % do tempo clinicamente aceitável (TCA), incluindo-se, para esse cálculo, as disponibilidades de agenda no âmbito das prestações realizadas em produção adicional, nos termos do anexo ii da Portaria 207/2017, de 11 de julho, na sua redação atual.

4 - A SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. (SPMS, E. P. E.), é responsável por assegurar às ULS/IPO o acesso e a disponibilização das soluções tecnológicas que permitam o cumprimento do disposto no n.º 2, nomeadamente através da plataforma Prescrição Eletrónica Médica (PEM), bem como o necessário suporte digital.

5 - A Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS, I. P.), informa, regularmente, a SPMS, E. P. E., relativamente aos locais de prescrição onde é permitida a requisição de MCDT nos termos do n.º 2.

6 - Nos casos em que não seja possível assegurar a realização dos MCDT no SNS ou no setor convencionado, as ULS/IPO devem, em observância aos princípios da transparência, igualdade e concorrência, promover o recurso à subcontratação de entidades externas, independentemente do setor de enquadramento das mesmas, utilizando como referência a tabela de preços em vigor no SNS.

7 - É vedada às unidades convencionadas de hemodiálise, hospitais privados e médicos no exercício de medicina privada a utilização de requisições de prescrição de MCDT para as entidades com convenção.

8 - A responsabilidade financeira pelos encargos com os MCDT realizados nos termos do n.º 2 é assumida pela ULS/IPO requisitante, independentemente da ULS de inscrição do cidadão.

9 - O disposto no n.º 2 não prejudica o direito de escolha por parte do cidadão, relativamente ao local de prestação do MCDT.

10 - O cidadão pode agendar os MCDT requisitados pelo SNS ao setor convencionado através:

a) Dos canais digitais disponibilizados pelo SNS;

b) Do atendimento administrativo presencial em qualquer ULS/IPO;

c) De contacto direto com a entidade onde pretende realizar o MCDT.

11 - Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior, as ULS/IPO permitem a marcação dos MCDT requisitados ao setor convencionado em qualquer unidade funcional dos cuidados de saúde primários em que exista atendimento administrativo, bem como nas unidades hospitalares, independentemente do local de inscrição do cidadão.

12 - De modo a garantir o previsto nas alíneas a) e b) do n.º 10, a SPMS, E. P. E., em articulação com a ACSS, I. P., desenvolve e implementa, até 30 de junho de 2025, a solução tecnológica necessária que permita ao cidadão solicitar pedidos de marcação para os MCDT requisitados pelas ULS/IPO nas entidades do setor convencionado.

13 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, a SPMS, E. P. E., em articulação com a ACSS, I. P., desenvolve e implementa, até 1 de janeiro de 2026, a solução tecnológica necessária que permita ao cidadão agendar diretamente os MCDT requisitados pelas ULS/IPO nas entidades do setor convencionado.

14 - A ACSS, I. P., atualiza e disponibiliza continuamente informação relativa às entidades com convenções com o SNS, nomeadamente dados de contacto, localização geográfica e MCDT disponibilizados.

15 - As entidades com convenções com o SNS disponibilizam, com 90 dias de calendário de antecedência, através de solução tecnológica desenvolvida pela SPMS, E. P. E., as janelas horárias que se encontram disponíveis para prestação dos MCDT requisitados, por MCDT, por dia, bem como a duração prevista para cada MCDT.

16 - A classificação de atos para efeitos de pagamento e faturação e o preço a pagar, no âmbito das convenções no SNS, consta dos anexos ao presente despacho, do qual fazem parte integrante, nomeadamente:

a) Do anexo i, para as convenções na área da endoscopia gastrenterológica;

b) Do anexo ii, para as convenções na área de medicina nuclear;

c) Do anexo iii, para as convenções na área da anatomia patológica;

d) Do anexo iv, para as convenções a que se referem os n.os 1, 2 e 3 do artigo 16.º do Decreto-Lei 139/2013, de 9 de outubro;

e) Do anexo v, para as convenções na área da diálise.

17 - Os procedimentos aplicáveis às alterações dos termos das convenções para prestação de cuidados de saúde no âmbito do SNS são os constantes do anexo vi do presente despacho, do qual faz parte integrante.

18 - São revogados:

a) O anexo i do Despacho 7001/2002, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 79, de 4 de abril de 2002;

b) O Despacho 22598-A/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 198, de 13 de outubro de 2009;

c) O Despacho 10430/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 158, de 18 de agosto de 2011;

d) Os n.os 1 e 2 do Despacho 10569/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 161, de 23 de agosto de 2011;

e) O anexo iii do Despacho 726-D/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 15, de 22 de janeiro de 2015;

f) O Despacho 3668-D/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 83, de 28 de abril de 2017;

g) O Despacho 3668-I/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 83, de 28 de abril de 2017;

h) O Despacho 4424/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 99, de 23 de maio de 2017;

i) O Despacho 11267/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 214, de 6 de novembro de 2023;

j) O Despacho 10466-C/2024, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 171, de 4 de setembro de 2024.

19 - Todas as referências feitas aos despachos revogados pelo número anterior consideram-se feitas ao presente despacho.

20 - As unidades de saúde do SNS não podem recusar-se a prestar cuidados de saúde ou a prosseguir a prestação dos mesmos a cidadãos que, em simultâneo com o acompanhamento assegurado pelo SNS, são seguidos em estabelecimento ou por médicos não integrados no Serviço Nacional de Saúde.

21 - É prorrogado até 31 de dezembro de 2026 o prazo de vigência dos contratos a que se referem os n.os 1, 2 e 3 do artigo 16.º do Decreto-Lei 139/2013, de 9 de outubro.

22 - O regime previsto no anexo vi aplica-se aos pedidos pendentes na ACSS, I. P., contando-se o prazo de decisão a partir da entrada em vigor do presente despacho, sem prejuízo de eventual pedido de elementos adicionais.

23 - Até à implementação do disposto no n.º 13, as entidades com convenções com o SNS efetuam a marcação dos MCDT cujos pedidos venham a ser submetidos através da solução tecnológica referida no n.º 12, nas mesmas condições aplicáveis aos pedidos efetuados mediante contacto direto com essas entidades.

24 - Após a implementação da solução tecnológica referida no n.º 13, as entidades com convenções com o SNS devem assegurar a existência de uma agenda única para a marcação de cada MCDT, independentemente do canal de contacto utilizado pelo cidadão para esse efeito.

25 - Sem prejuízo do disposto no n.º 15, a SPMS, E. P. E., define, para os primeiros 90 dias de funcionamento da solução tecnológica prevista no n.º 13, os termos da disponibilização, por parte das entidades com convenções com o SNS, das janelas horárias que se encontram disponíveis para prestação dos MCDT, por MCDT, por dia, bem como a duração prevista para cada MCDT.

26 - O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

27 - Produz efeitos a:

a) 1 de novembro de 2024, o disposto no n.º 21;

b) 1 de janeiro de 2025, o disposto nos n.os 2, 3, 6, 7, 8, 16, 17, 18, 19 e 20;

c) 1 de julho de 2025, no que respeita aos n.os 10 e 11;

d) 1 de janeiro de 2026, no que respeita ao n.º 15.

27 de outubro de 2024. - A Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Alexandra Rodrigues da Cruz Vaz Tomé.

ANEXO I

[a que se refere a alínea a) do n.º 16]

Tabela da Área F - Endoscopia gastrenterológica

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Serviços de Gastrenterologia

Técnicas endoscópicas complementares

Todos os códigos deste capítulo são adicionáveis ao procedimento endoscópico (um ou mais códigos) e correspondem a uma sessão

52175

030.2

Biopsias transendoscópicas (acresce ao valor da endoscopia)

7,50

52071

N/D

Pesquisa de Helicobacter pylori na biopsia (Teste de Urease)

a)

50115

N/D

Sedação efetuada por gastrenterologista

a)

51120

N/D

Tatuagem cólica

a)

Técnicas terapêuticas endoscópicas complementares

Códigos a adicionar ao procedimento endoscópico

52155

N/D

Aplicação de "clips" (cada sessão)

a)

52210

N/D

Injeção endoscópica de fármacos

a)

52220

028.0

Polipectomia, por sessão (a adicionar ao exame endoscópico)

32,27

52230

N/D

Terapêutica por Argon Plasma

a)

Serviços de Endoscopia

51280

009.4

Anuscopia

5,09

100.7

Colonoscopia, pacote de procedimentos (pode incluir um ou mais dos códigos seguintes 101.5 a 108.2; os códigos 101.5 e 102.3 são mutuamente exclusivos)

87,23

101.5

Colonoscopia total

102.3

Colonoscopia esquerda

104.0

Biopsias transendoscópicas

105.8

Polipectomia, por sessão

106.6

Aplicação de "clips" (cada sessão)

107.4

Injeção endoscópica de fármacos

108.2

Tatuagem cólica

O código 109.0 acresce ao pacote de colonoscopia se efetuado. A entidade convencionada regista este código apenas no caso de prescrição do código 100.7, no local reservado a procedimentos efetuados e não prescritos.

109.0

Sedar/analgesiar (sedação superficial ou profunda)

77,60

52125

002.7

Endoscopia alta

42,28

52130

008.6

Retoscopia rígida

13,86

52270

007.8

Retosigmoidoscopia flexível

33,96



a) A entrada em vigor deste código carece de elaboração de norma de orientação clínica da Direção-Geral da Saúde.

N/D - Não disponível.

ANEXO II

[a que se refere a alínea b) do n.º 16]

Tabela da Área D - Medicina nuclear

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

I - EXAMES

Aparelho Cardiovascular

58015

039.6

Cintigrafia miocárdica de perfusão em esforço/stress farmacológico

179,85

58020

040.0

Cintigrafia miocárdica de perfusão em repouso

123,44

Sistema Nervoso Central

58050

018.3

Tomografia cerebral com 99mTc-HMPAO

209,99

Aparelho Digestivo

58100

025.6

Pesquisa de hemorragia digestiva

85,19

58105

005.1

Cintigrafia das glândulas salivares

50,08

58115

006.0

Cintigrafia hepatobiliar

70,74

58120

007.8

Cintigrafia hepatobiliar com estimulação vesicular

118,11

58125

033.7

Cintigrafia hepática com glóbulos vermelhos marcados

80,48

58130

024.8

Pesquisa de divertículo Meckel

42,30

Sistema Musculoesquelético

58150

009.4

Cintigrafia óssea corpo inteiro

76,47

Osteodensitometria da coluna lombar (ver tabela de Radiologia, código 1500.2)

21,51

Osteodensitometria do colo femoral (ver tabela de Radiologia, código 1501.0)

19,17

Osteodensitometria do punho (ver tabela de Radiologia, código 1502.9)

19,17

Osteodensitometria da coluna lombar e do colo femoral (ver tabela de Radiologia, código 1503.7)

23,22

Aparelho Respiratório

58200

011.6

Cintigrafia pulmonar de perfusão

56,12

58205

N/D

Cintigrafia pulmonar ventilação/inalação

a)

Glândulas Endócrinas

58260

012.4

Cintigrafia da tiroideia

32,84

Aparelho Urinário

58305

027.2

Renograma

53,10

58319

028.0

Intervenção farmacológica - prova diurética (acresce ao renograma)

7,56

58324

029.9

Intervenção farmacológica - prova de captopril (acresce ao renograma)

28,77

58330

N/D

Cistocintigrafia direta

a)



a) A entrada em vigor deste código carece de elaboração de norma de orientação clínica da Direção-Geral da Saúde

N/D - Não disponível.

Nota. - O preço inclui o radiofármaco/produto administrado.

ANEXO III

[a que se refere a alínea c) do n.º 16]

Tabela da Área B - Anatomia patológica

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Para aplicação desta tabela deve consultar-se a Circular Normativa da ACSS a propósito em vigor.

Anatomia Patológica

Diagnóstico por Citopatologia

30510

008.6

Exame citológico cervico-vaginal

5,42

30517

009.4

Exame de citologia esfoliativa não cervico-vaginal

9,21

30597

010.8

Aspiração com agulha fina guiada por palpação com preparação de esfregaços e exame citológico do produto obtido

0,00

30630

011.6

Processamento e exame citológico de aspirado de agulha fina

0,00

30650

012.4

Exame citológico cervico-vaginal com processamento automatizado em camada fina

0,00

30677

013.2

Exame citológico não cervico-vaginal, com processamento automatizado em camada fina

0,00

Diagnóstico por Histopatologia

31037

014.0

Exame histológico, fragmentos de biopsia com processamento rápido

11,90

31057

015.9

Exame macroscópico e histológico de produto de biopsia incisional ou excisional, raspagem, curetagem ou de eliminação espontânea

12,75

31077

016.7

Exame macroscópico e histológico de peça de ressecção cirúrgica ou de feto com 11 semanas ou menos

0,00

31097

017.5

Exame macroscópico e histológico de peça de ressecção cirúrgica com dissecção ganglionar e/ou avaliação da margem circunferencial e/ou mapeamento

0,00

31107

005.1

Exame extemporâneo

22,28

Exames Especiais

31565

007.8

Imunocito(histo)química, cada anticorpo

32,01

31590

006.0

Exame por microscopia eletrónica

46,05



Os códigos com preço igual a zero consideram-se suspensos. O preço está em estudo.

ANEXO IV

[a que se refere a alínea d) do n.º 16]

Tabela da Área A - Análises clínicas

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Bioquímica

21175

684.0

17 alfa-hidroxiprogesterona, s

7,40

21443

1025.6

17-cetosteroides, u

6,90

22187

1050.7

17-hidroxicorticosteróides (17-OHCS), u

6,31

22511

569.0

5’-nucleotidase, s

3,10

21086

651.3

Ácido 5-hidroxindolacético (5 HIAA), doseamento, u

10,20

21101

338.7

Ácido úrico, s/u/l

1,40

21107

653.0

Ácido vanilmandélico (VMA), u

14,80

21141

1318.2

Albumina de baixa concentração, l/u/LCR

6,20

21140

1008.6

Albumina, s

1,27

21156

356.5

Aldolase, s

1,80

21161

1009.4

Aldosterona, s

8,20

21162

1010.8

Aldosterona, u

9,80

21178

359.0

Alfa1-quimotripsina, s

6,26

21169

1011.6

Alfa-fetoproteína, s/l

7,80

21186

361.1

Alumínio, s/l

12,00

21196

1012.4

Amilase, s/u/l

1,90

21217

524.0

Aminotransferase da alanina (ALT), s

1,40

21220

523.1

Aminotransferase do aspartato (AST), s

1,40

21230

369.7

Amónia, s

5,47

21242

1015.9

Angiotensina I, s

8,80

21243

1016.7

Angiotensina II, s

8,80

21258

202.0

Antigénio carcinembrionário (CEA), s

8,90

21262

1018.3

Antigénio específico da próstata (PSA) livre, s

9,50

21261

1017.5

Antigénio específico da próstata (PSA) total, s

9,50

21264

1311.5

Apolipoproteínas A1 e B, cada, s

4,80

21263

1312.3

Apolipoproteínas C2 e C3, cada, s

4,80

21272

N/D

Apolipoproteínas Lp(a), cada, s

a)

21280

N/D

Avaliação de cálculo de risco para cromossopatias

a)

21321

383.2

Beta2-microglobulina, s/u/l

11,20

21344

1313.1

Bilirrubina direta, s/l

1,90

21340

1314.0

Bilirrubina total, s/l

1,90

21372

209.7

CA 125

10,70

21369

1301.8

CA 15-3

10,90

21370

208.9

CA 19-9

10,70

21393

1022.1

Cálcio ionizado, s

9,99

21396

390.5

Cálcio total, s/u

1,40

21401

661.0

Calcitonina, s

12,90

21412

1023.0

Cálculo, exame químico

4,31

21425

396.4

Carbamazepina, s

11,00

21435

1024.8

Catecolaminas, frações (adrenalina, noradrenalina, dopamina), s

15,08

21438

663.7

Catecolaminas, total, u

14,60

21448

1026.4

Chumbo, s/u

19,97

21482

N/D

Citrato, u

a)

21516

919.9

Cloretos, estimulação por pilocarpina, suor

10,84

21513

1027.2

Cloretos, s/u/l

1,30

21529

408.1

Cobre, doseamento químico

3,41

21539

412.0

Colesterol da fração HDL, s

1,90

21545

542.8

Colesterol da fração LDL, s

3,00

21554

1029.9

Colesterol total, s/l

1,40

21589

1315.8

Cortisol livre, u

11,24

21587

1032.9

Cortisol, s

9,30

21609

423.5

Creatinaquinase (CK), s

1,80

21623

428.6

Creatinina, prova de depuração

4,20

21620

427.8

Creatinina, s/u

1,30

21646

670.0

Delta4-androstenediona, s

9,24

21665

1036.1

Desidrogenase láctica (LDH), s/u/l

1,40

21638

668.8

DHEA, Dehidroepiandrosterona, s/u/l

6,95

21641

669.6

DHEA-S, Dehidroepiandrosterona sulfato, s/l

9,24

21724

462.6

Digoxina, s

11,40

21775

1038.8

Drogas de abuso, pesquisa, cada, s/u

2,32

21777

1039.6

Drogas terapêuticas, outras, doseamento, cada, s

11,00

21240

606.8

Enzima de conversão da Angiotensina (ECA), s/l

7,60

21794

673.4

Eritropoietina, s

6,20

21809

1041.8

Estradiol (17ß), E2, s

6,00

Equilíbrio ácido-base (pH, pCO2, pO2, SatO2, CO2, ...), s (ver código 21789 - Gasimetria…)

21875

533.9

Fenitoína, s

12,50

21895

483.9

Ferritina, s

6,50

21906

486.3

Ferro, capacidade de fixação, s

1,90

21900

484.7

Ferro, s

1,90

21074

329.8

Folatos, s

10,50

21932

491.0

Fosfatase ácida total, s

2,47

21929

1045.0

Fosfatase ácida, fração prostática (PAP), (mét. imunológico), s

7,00

21935

493.6

Fosfatase alcalina, s

1,50

21976

499.5

Fosfato, s/u

1,70

22035

507.0

Gamaglutamil transferase (γGT)

1,60

21789

1523.1

Gasimetria (pH, pCO2, pO2, SatO2, CO2, ...), s

13,20

22076

1270.4

Glucose, doseamento, s/u/l

1,20

22116

1049.3

Gonadotrofina coriónica (HCG), s

7,60

22114

526.6

Gonadotrofina coriónica (teste imunológico de gravidez), u

2,86

22121

N/D

Gonadotrofina coriónica, subunidade Beta, fração livre (Fß HCG), s

a)

22125

525.8

Grau de digestão de alimentos, fezes

2,86

22140

1317.4

Haptoglobina, s

6,26

22151

531.2

Hemoglobina A1c (glicada)

7,30

22154

529.0

Hemoglobina, pesquisa, u

0,87

22213

N/D

Homocisteína, s

a)

22220

1051.5

Hormona adrenocorticotrópica (ACTH), s

8,10

22223

730.7

Hormona antidiurética (ADH), s

27,10

22226

716.1

Hormona do crescimento (HGH), s

8,40

22238

681.5

Hormona folículo-estimulante (FSH), s

6,00

22244

686.6

Hormona luteínica (LH), s

6,00

22250

692.0

Hormona paratiroideia (PTH), s

8,50

22253

1053.1

Hormona tirostimulante (TSH), s

5,00

22280

688.2

Insulina, s

6,40

22271

535.5

Ionograma (Na, K, Cl), s/u

1,60

22298

333.6

Lactato (ácido láctico), s/l

5,31

22329

547.9

Lipase, s/u

2,90

22340

1055.8

Lipoproteínas (eletroforese), s

4,20

21835

1042.6

Líquido seminal, estudo morfológico

3,80

22347

552.5

Lítio, s

3,41

22357

553.3

Magnésio, s/u

2,10

22400

557.6

Mercúrio, doseamento, s/u

19,97

22413

690.4

Metanefrinas (total), s/u

14,50

22410

672.6

Metanefrinas fracionadas, s/u

25,30

22461

106.6

Mioglobina, s/u

1,87

Morfina (ver código 21775 - Drogas de abuso, pesquisa, cada, s/u)

22508

N/D

NSE (Neuro enolase específica), s/l

a)

22521

572.0

Osmolalidade, s/u/l

5,31

22581

577.0

Peptídeo C, s/u

7,60

22578

1327.3

Peptídeo natriurético (tipo B), s

29,60

22608

631.9

Porfirinas, doseamento, u

11,11

22612

589.4

Porfobilinogénio, doseamento, s/u/fezes

8,30

22617

591.6

Potássio, s/u

1,20

22642

696.3

Progesterona (PRG), s

7,40

22647

697.1

Prolactina (PRL), s

6,00

22606

N/D

Proteína A plasmática associada à gravidez (PAPP-A)

a)

22671

292.5

Proteína C reativa Ultrassensível, s

8,10

22669

291.7

Proteína C reativa, s

2,63

22673

715.3

Proteína de transporte das hormonas sexuais (SHBG), s

6,30

22682

470.7

Proteínas (total) e eletroforese, s

4,80

22685

471.5

Proteínas (total) e eletroforese após concentração, u/l

7,75

22679

596.7

Proteínas (total), s/u/l

1,43

22999

639.4

Prova de D - Xilose, s/u

10,20

22715

703.0

Prova de sobrecarga glucídica, cada doseamento de glucose e de HGH

13,34

22718

710.2

Prova de tolerância à glucose, doseamentos de insulina e glucose, cada doseamento

7,13

22085

1048.5

Prova tolerância à glucose, cada doseamento

1,20

22752

713.7

Renina, s

15,08

22768

607.6

Sangue oculto nas fezes, fezes

3,00

22793

616.5

Sódio, s/u

1,30

22795

729.3

Somatomedina C (IGF1)

20,00

22823

368.9

Teofilina/aminofilina, s

11,40

22836

725.0

Testosterona livre, s

10,20

22839

724.2

Testosterona total, s

7,10

22879

727.7

Tiroglobulina, s

8,40

22897

721.8

Tiroxina livre (FT4), s

5,90

22900

720.0

Tiroxina total (T4), s

5,00

22907

619.0

Transferrina, s

3,70

22920

620.3

Triglicéridos, s/u/l

1,90

22925

718.8

Triiodotironina livre (FT3), s

5,90

22928

717.0

Triiodotironina total (T3), s

4,75

22946

N/D

Troponina T, I, s, cada

a)

22949

625.4

Ureia, s/u

1,30

22960

1064.7

Urina, análise quantitativa do sedimento (contagem por minuto)

2,74

22954

627.0

Urina, análise sumária (inclui análise do sedimento)

2,90

21104

339.5

Valproato, s

11,00

21458

634.3

Vitamina B12 (cianocobalamina)

8,20

22992

1302.6

Vitamina D (calcifediol, calciferol e outras), cada, s

28,56

Hematologia

24337

1083.3

Coloração naftil AS-D acetato esterase (NASDA) sem flúor, s/medula

5,31

24410

757.9

Eosinófilos, pesquisa, exsudados nasais/u

1,50

24145

1077.9

Fragilidade osmótica dos eritrócitos, após incubação, s

3,36

24142

1076.0

Fragilidade osmótica dos eritrócitos, imediata, s

3,01

24163

1079.5

Glucose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD), eritrócitos, doseamento, s

10,20

24184

084.1

Hemoglobina A2, doseamento, (Microcolunas), s

8,47

24187

085.0

Hemoglobina F, doseamento, outros métodos, s

5,56

24390

090.6

Hemoglobinas anormais (S ou outras), doseamento, s

8,00

24197

037.0

Hemoglobinas, eletroforese, (pH alcalino), s

13,17

24201

1303.4

Hemoglobinas, separação e doseamento (Cromatografia LPLC/HPLC), s

10,20

24209

1080.9

Hemograma com fórmula leucocitária (eritrograma, contagem de leucócitos, contagem de plaquetas, fórmula leucocitária e morfologia), s

5,00

24415

N/D

Parasitas (Plasmodium, Leishmania, outros), pesquisa, s/medula

a)

24316

133.3

Reticulócitos, s

2,20

24030

025.6

Teste de falciformação, s

1,87

24380

161.9

Velocidade de sedimentação, s

0,95

Hemostase

24011

016.7

Anticoagulante tipo lúpico, pesquisa (a pesquisa inclui a realização de dois testes com duas metodologias diferentes)

18,10

24023

1067.1

Antitrombina: funcional, s

5,31

24055

1304.2

Dímeros-D (DD), s

14,29

24043

1070.1

Fator de von Willebrand: Ag (antigénico), s

11,85

24077

1073.6

Fibrinogénio: funcional (método de Clauss), s

3,36

24101

052.3

FIX: C, s

15,03

24092

049.3

FVIII: C, s

9,31

24260

N/D

Plaquetas, avaliação da função plaquetária (em sistema de alta pressão - PFA-100) sob elevada tensão de cisalhamento (sangue total), cada, s

a)

24295

965.2

Proteína C: funcional, s

27,16

24297

1081.7

Proteína S livre: Ag (antigénico), s

22,26

24298

1082.5

Proteína S: funcional, s

25,62

24347

1086.8

Tempo de protrombina (TP, Quick, INR)

3,29

24359

1087.6

Tempo de tromboplastina parcial ativado (APTT) (tempo de cefalina-ativador), s

3,22

Imunologia

25023

1097.3

Anticorpos anti-ADN nativo (dsDNA)

8,19

25424

N/D

Anticorpos anticardiolipina, cada isotipo

a)

25017

180.5

Anticorpos anticélulas parietais gástricas (APCA)

13,00

25019

1093.0

Anticorpos anticitoplasma do neutrófilo (ANCA) (imunofluorescência)

13,00

25357

N/D

Anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico (GAD)

a)

25033

N/D

Anticorpos antifator intrínseco

a)

25041

185.6

Anticorpos anti-ilhéus pancreáticos (ICA)

11,17

25050

N/D

Anticorpos anti-LKM (imunofluorescência)

a)

25048

188.0

Anticorpos antimitocôndrias (AMA) (imunofluorescência)

9,59

25054

190.2

Anticorpos antimúsculo liso (ASMA) (imunofluorescência)

13,00

25057

191.0

Anticorpos antinucleares e citoplasmáticos (ANA) (imunofluorescência)

13,17

25520

182.1

Anticorpos antinucleares e citoplasmáticos (anti-Sm, RNP, SSA/Ro52, SSA/Ro60, SSB/La, Jo1, Scl70), identificação, todos

11,34

25440

1305.0

Anticorpos antipeptídeos citrulinados (CCP)

15,96

25550

N/D

Anticorpos antirrecetor da TSH (TRAB)

a)

25071

1104.0

Anticorpos antitiroideus, peroxidase (TPO)

6,23

25070

1103.1

Anticorpos antitiroideus, tiroglobulina (TG)

6,23

25075

1310.7

Anticorpos antitransglutaminase, cada isotipo

7,77

25207

295.0

Anticorpos IgE específicos para antigénios isolados (inalantes, alimentares ou outros), cada antigénio

13,58

25206

1107.4

Anticorpos IgE específicos para misturas de antigénios (inalantes, alimentares ou outros), cada mistura

15,12

25083

357.3

Antitripsina alfa 1

4,90

25247

1109.0

Caracterização de componentes monoclonais (imunofixação/imunosubtração)

28,38

25250

1110.4

Caracterização de componentes monoclonais (imunofixação), após concentração

37,64

25096

398.0

Ceruloplasmina

4,13

25119

1106.6

Complemento (C3)

3,64

25120

221.6

Complemento (C4)

3,64

25571

1114.7

Complemento, atividade hemolítica via clássica (CH50)

6,23

25137

229.1

Crioglobulinas, caracterização

8,46

25185

296.8

Fator reumatoide (nefelometria/turbidimetria)

2,32

25270

251.8

Imunoglobulina A (IgA)

3,71

25258

257.7

Imunoglobulina E

6,30

25271

252.6

Imunoglobulina G (IgG)

3,71

25272

253.4

Imunoglobulina M (IgM)

3,71

25262

1306.9

Imunoglobulinas (A/G/M), baixa concentração, cada

12,40

25263

N/D

Imunoglobulinas, cadeias leves, (kappa, lambda), s, cada

a)

25265

N/D

Imunoglobulinas, cadeias leves, (kappa, lambda), u, cada

a)

25275

1111.2

Inibidor da esterase C’1

13,37

Citometria de Fluxo

O estudo por citometria de fluxo é um estudo de carácter interpretativo, que pode exigir uma abordagem sequencial. Assim, em alguns casos, foi contemplada a possibilidade de dois tipos de estudo que podem ser efetuados sequencialmente na mesma amostra em caso de necessidade: um primeiro estudo, designado por estudo inicial, e um segundo, designado por estudo complementar.

Anticorpos, pesquisa em células e em soro

25701

1116.3

Anticorpos antilinfócito ou antineutrófilo ou antiplaqueta, pesquisa em células, cada isotipo, citometria de fluxo

15,38

25702

1117.1

Anticorpos antilinfócito ou antineutrófilo ou antiplaqueta, pesquisa em soro, cada isotipo, citometria de fluxo

26,21

Doenças linfoproliferativas, imunofenotipagem

25704

1307.7

Doenças linfoproliferativas B, quantificação e caracterização do perfil fenotípico dos linfócitos B, estudo inicial, citometria de fluxo

110,88

Imunodeficiências e doenças autoimunes, caracterização de distúrbios da imunidade

25312

1112.0

HLA B27, avaliação da expressão, citometria de fluxo

35,13

Microbiologia

Serologia

Os códigos que não explicitem o agente infeccioso só poderão ser utilizados se não existir um código mais específico

26041

1240.2

Anticorpos para agente infeccioso IgA - inclui titulação

15,12

26045

1125.2

Anticorpos para agente infeccioso IgG - inclui titulação

15,12

26047

1126.0

Anticorpos para agente infeccioso IgM - inclui titulação

15,12

26076

1135.0

Anticorpos para CMV - teste de avidez

14,07

26074

1133.3

Anticorpos para CMV IgG

8,05

26075

1134.1

Anticorpos para CMV IgM

8,05

26429

N/D

Anticorpos para EBV - EBNA IgG

a)

26431

N/D

Anticorpos para EBV - VCA IgG

a)

26433

N/D

Anticorpos para EBV - VCA IgM

a)

26479

1159.7

Anticorpos para Rickettsia conorii - IgG

13,51

26481

1160.0

Anticorpos para Rickettsia conorii - IgM

13,51

26483

1161.9

Anticorpos para Rubéola - IgG

10,00

26485

1162.7

Anticorpos para Rubéola - IgM

11,30

26486

1261.5

Anticorpos para Rubéola - teste de avidez

14,07

26489

1164.3

Anticorpos para Toxoplasma gondii - IgG

9,66

26491

1165.1

Anticorpos para Toxoplasma gondii - IgM

11,00

26487

1163.5

Anticorpos para Toxoplasma gondii - teste de avidez

22,89

26170

874.5

Anticorpos para Treponema pallidum (TPHA)

2,87

26040

837.0

Anticorpos para Treponema pallidum, FTA-ABs (I.F.)

20,31

26006

1308.5

Anticorpos para VIH 1 e 2 (inclui confirmação)

13,75

26019

1122.8

Anticorpos para vírus Hepatite A IgG

10,92

26022

1123.6

Anticorpos para vírus Hepatite A IgM

13,58

26010

1120.1

Anticorpos para vírus Hepatite B - anti HBc IgG ou total

11,20

26012

811.7

Anticorpos para vírus Hepatite B - anti HBc IgM

12,04

26013

1121.0

Anticorpos para vírus Hepatite B - anti Hbe

12,74

26025

1124.4

Anticorpos para vírus Hepatite B - anti Hbs

10,92

26031

1271.2

Anticorpos para vírus Hepatite C - anti HCV

9,35

26033

1272.0

Anticorpos para vírus Hepatite C - anti HCV confirmatório

51,45

26032

1273.9

Anticorpos para vírus Hepatite C - anti HCV IgM

8,60

26059

1129.5

Mononucleose infecciosa (teste rápido)

4,48

26005

753.6

Reação de Rosa Bengala

3,17

26271

875.3

Reação de VDRL com titulação

2,03

26265

879.6

Reação de Widal-Felix

3,01

26268

1146.5

Reação de Wright/Huddleson

1,96

26276

871.0

RPR (Rapid Plasma Reagin)

1,40

26298

853.2

Título de antiestreptolisina O

4,34

Antigénios

26252

N/D

Antigénio de Legionella pneumophila na urina (método imunocromatográfico)

a)

26223

1132.5

Antigénio de rotavírus nas fezes

4,90

26066

856.7

Antigénio de vírus da Hepatite B - Hbe

13,17

26069

1130.9

Antigénio de vírus da Hepatite B - Hbs

13,00

Bacteriologia

26507

1321.2

Amostras respiratórias (expetoração, aspirado endotraqueal e aspirado brônquico) - exame direto - Gram - e exame cultural, identificação e TSA

14,91

26508

1322.0

Amostras respiratórias (lavado broncoalveolar, escovado brônquico) - exame direto - Gram - e exame cultural (qualitativo e quantitativo), identificação e TSA

14,91

26179

N/D

Chlamydia trachomatis - pesquisa no exsudado endocervical, uretral e ocular por técnicas de ácidos nucleicos

a)

26183

1526.1

Chlamydia trachomatis/Neisseria gonorrhoeae - pesquisa no exsudado endocervical, uretral, ocular, anal e urina, por técnicas de ácidos nucleicos, cada amostra biológica

46,70

26307

1527.1

Chlamydia trachomatis - identificação de serovar (genovar) L1, L2 ou L3

86,60

26110

1199.6

Exsudado auricular - exame cultural, identificação e TSA

8,33

26513

1323.9

Exsudado conjuntival - exame cultural, identificação e TSA

9,31

26125

1204.6

Exsudado endocervical - pesquisa de Neisseria gonorrhoeae, exame cultural, identificação e TSA

9,65

26136

1309.3

Exsudado endocervical/uretral - pesquisa de Mycoplasmas genitais, exame cultural, identificação e TSA

14,29

26111

746.3

Exsudado faríngeo - pesquisa de Corynebacterium diphtheriae, exame cultural e identificação

4,31

26135

1201.1

Exsudado faríngeo - pesquisa de Neisseria gonorrhoeae, exame cultural, identificação e TSA

5,95

26134

1213.5

Exsudado faríngeo - pesquisa Streptococcus beta-hemolíticos, exame cultural e identificação

5,95

26133

N/D

Exsudado nasal - rastreio de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, exame cultural

a)

26511

1263.1

Exsudado nasofaríngeo - pesquisa de Neisseria meningitidis, exame cultural

5,95

26519

1326.3

Exsudado purulento (colheita por aspiração) - exame direto, cultural em aerobiose, identificação e TSA

15,68

26120

1254.2

Exsudado purulento superficial - exame cultural, identificação e TSA

11,83

26127

1212.7

Exsudado uretral - exame bacteriológico, micológico e parasitológico, identificação e TSA

20,09

26124

1211.9

Exsudado vaginal - exame bacteriológico, micológico e parasitológico, identificação e TSA

15,82

26095

756.0

Fezes - pesquisa de Salmonella, Shigella e Campylobacter, exame cultural, identificação e TSA

21,84

26269

N/D

Helicobacter pylori - pesquisa em biopsia gástrica - exame direto e cultural

a)

26172

1223.2

Hemocultura/mielocultura - em aerobiose, identificação e TSA

8,20

26516

1325.5

Humor vítreo/humor aquoso - exame direto e cultural para bactérias aeróbias, anaeróbios, identificação e TSA

9,31

26108

1222.4

Líquidos de cavidades naturais - exame direto, cultural, identificação e TSA

15,10

26514

1324.7

Raspados da córnea - exame direto e cultural, identificação e TSA

9,31

26177

1214.3

Streptococcus do grupo B - deteção em exsudado vaginal/retal em grávidas

4,06

26498

1265.8

Urina - exame direto, cultural, identificação e TSA (urocultura)

14,91

Micobacteriologia

26145

1226.7

Amostras respiratórias para pesquisa de Micobactérias - exame direto e cultural em meios sólidos

8,78

26139

1138.4

Micobactérias - exame direto (procedimento isolado)

1,80

26274

N/D

Micobactérias - pesquisa por técnicas de ácidos nucleicos

a)

Micologia

26153

772.2

Fungos - pesquisa em exame direto, procedimento isolado

2,12

26151

1139.2

Fungos leveduriformes - exame micológico cultural

3,50

26152

1140.6

Fungos não leveduriformes - exame micológico cultural

4,83

Parasitologia

26165

773.0

Exame parasitológico direto, com concentração

7,47

Imunohemoterapia/Medicina Transfusional

Análises

55057

1169.4

Anticorpos irregulares, antieritrocitários, pesquisa em meio de antiglobulina humana (em doentes)

3,07

55137

032.9

Crioaglutininas, pesquisa

3,01

55020

1300.0

D fraco, pesquisa

3,26

55015

062.0

Fenotipagem eritrocitária Rh

6,26

55045

027.2

Teste de anti-globulina humana direto (Coombs direto)

3,01

55010

079.5

Tipagem AB0 e Rh (D)

5,27



a) A entrada em vigor deste código carece de elaboração de norma de orientação clínica da Direção-Geral da Saúde.

N/D - Não disponível.

Tabela da Área C - Cardiologia

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Todos os atos de cardiologia só estão completos se considerarem registo de imagem (sempre que implícito), interpretação médica e relatório médico

Atos Diagnósticos

I - Eletrocardiologia

40301

002.7

ECG simples de 12 derivações

3,87

40315

003.5

Prova de esforço em bicicleta ergométrica ou em tapete rolante com monitorização eletrocardiográfica contínua, registo de ECG em cada estadio

27,55

40405

006.0

Registo de Holter até 24 horas com análise interativa do perfil rítmico e do segmento ST, podendo incluir variabilidade da frequência cardíaca

34,65

II - Ecocardiografia

40560

1530.4

Ecocardiograma transtorácico bidimensional (sem doppler)

38,80

40550

1541.3

Ecocardiograma transtorácico bidimensional (com doppler)

53,20

40655

1542.3

Ecocardiografia transtorácica de sobrecarga com exercício, sem recurso a fármacos

211,20

40551

1548.3

Ecocardiograma com estudo doppler tecidular

60,70

17290

356.5

Doppler dos vasos do pescoço (Ver tabela radiologia, código 356.5)

23,17

V - Outros Estudos

41020

025.6

Análise eletrónica e programação de sistema pacemaker permanente

6,00

41010

1543.3

Monitorização da pressão arterial durante 24 horas, incluindo gravação e análise por scanning

59,20



Tabela da Área E - Eletroencefalografia

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Eletroencefalografia

63010

019.1

EEG de rotina (inclui canal de ECG, prova de hiperpneia e ELI)

26,98

63011

005.1

EEG de rotina, fora do laboratório

59,89

63017

022.1

Cartografia de EEG (adicional ao registo)

72,00

63020

002.7

EEG de rotina com prova de sono

29,30





Tabela da Área G - Medicina física e de reabilitação

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Atos complementares de diagnóstico

002.7

Primeira consulta em medicina física e de reabilitação

13,87

003.5

Consulta subsequente em medicina física e de reabilitação

b)

004.3

Consulta de avaliação final em medicina física e de reabilitação

13,87

Estudos específicos

60181

1535.5

Estudo da marcha com plataforma elétrica e registo

10,85

60200

201.1

Exame muscular com registo gráfico

5,40

60301

202.0

Goniometria elétrica

4,91

60310

011.6

Raquimetria

4,00

Provas funcionais respiratórias

Espirometria, incluindo gráficos, curva débito volume, capacidade vital, volume expiratório máximo no 1.º segundo, débito expiratório máximo e médio e ventilação voluntária máxima por minuto (ver tabela de Pneumologia, código 1504.5)

Capacidade residual funcional ou volume residual (hélio/azoto) (ver tabela de Pneumologia, código 1505.3)

Estudo da resistência das vias aéreas e volume de gás intratorácico por pletismografia corporal (ver tabela de Pneumologia, código 1506.1)

Prova de broncodilatação (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1507.0)

Prova de broncoconstrição com água destilada/soluto hipertónico (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1508.8)

Prova de broncoconstrição de esforço, com bicicleta ou tapete rolante (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1510.0)

Prova de broncoconstrição com metacolina (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1512.6)

Prova de broncoconstrição específica com alergénios (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 026.4)

Capacidade de difusão do CO por respiração única (ver tabela de Pneumologia, código 1514.2)

Capacidade de difusão do CO por equilíbrio estável (ver tabela de Pneumologia, código 1515.0)

Prova de exercício com avaliação de parâmetros cardiorrespiratórios em tapete rolante ou bicicleta ergonómica (ver tabela de Pneumologia, código 1517.7)

Eletroterapia

60792

028.0

Iontoforese

1,50

60800

026.4

Corrente contínua

1,50

60801

204.6

Corrente de baixa frequência

1,50

60802

205.4

Corrente de média frequência

1,50

60644

029.9

Corrente de alta frequência (micro-ondas)

1,40

60624

030.2

Corrente de alta frequência (ondas curtas)

1,80

60771

023.0

Estimulação elétrica neuromuscular, por grupo muscular

1,60

60666

034.5

Magnetoterapia

1,30

Vibroterapia

60750

206.2

Ultrassonoterapia

1,30

Fototerapia

60708

040.0

Radiações infravermelhas

1,21

60729

041.8

Radiações ultravioletas

1,21

Termoterapia

60550

047.7

Crioterapia

1,21

60555

045.0

Terapia por calor húmido

1,21

60583

049.3

Parafinoterapia

1,63

60584

048.5

Parafangoterapia

1,63

Hidrocinesibalneoterapia

60962

056.6

Hidrocinesiterapia individual em piscina

2,00

60961

061.2

Hidrocinesiterapia coletiva em piscina

1,63

60930

057.4

Hidromassagem

1,63

60887

073.6

Banho de contraste

1,40

60929

077.9

Banho de turbilhão

1,63

60910

208.9

Banhos especiais

2,17

60908

209.7

Duches

1,55

60982

062.0

Hidrocinesiterapia individual em tanque

2,50

60985

063.9

Treino em tanque de marcha

1,63

Massoterapia

60222

108.2

Massagem manual de uma região

1,30

60233

107.4

Massagem manual de mais de uma região

1,80

60940

059.0

Massagem subaquática

1,60

61175

211.9

Vibromassagem

1,30

Cinesiterapia

60430

1528.2

Cinesiterapia respiratória

2,17

60375

102.3

Cinesiterapia vertebral

2,17

60380

099.0

Cinesiterapia corretiva postural

2,17

61090

100.7

Cinesiterapia pré e pós-parto, em grupo

2,17

61102

213.5

Fortalecimento muscular manual

2,00

60290

109.0

Mobilização articular manual

1,50

60377

113.9

Técnicas especiais de cinesiterapia

2,71

60404

114.7

Treino de equilíbrio e marcha

1,40

60376

110.4

Cinesiterapia em grupo

1,21

60401

111.2

Reeducação funcional de cada membro

1,80

60435

103.1

Drenagem postural

3,00

Ventiloterapia

60438

1524.0

Aerossóis

1,50

60437

1525.8

Aerossóis ultrassónicos

1,50

61137

1526.6

Mobilização de secreções com flutter

3,50

99030

1537.1

Oxigenoterapia

1,84

Mecanoterapia

60845

122.8

Tração vertebral mecânica

1,60

60866

120.1

Tração vertebral motorizada

2,00

60824

125.2

Pressões intermitentes

1,35

60825

222.4

Pressões intermitentes sequenciais

4,34

61104

218.6

Fortalecimento muscular/mobilização articular

2,00

Treinos terapêuticos

61002

220.8

Treino de utilização de prótese do membro inferior

2,00

61004

221.6

Treino de utilização de prótese do membro superior

2,00

61024

115.5

Treino de utilização de ortótese

1,35

61087

130.9

Treino em atividades de vida diária

4,00

Terapia da fala

61061

1518.5

Terapia da fala

3,97

61062

1519.3

Qualquer dos códigos de terapia da fala quando em grupo

3,61

Terapia ocupacional

61066

131.7

Terapia ocupacional

4,00

Técnicas terapêuticas médicas

60349

106.6

Manipulação

4,00



b) Este código é registado apenas para efeitos estatísticos.

Tabela da Área H - Otorrinolaringologia

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Audiometria

78005

001.9

Audiograma tonal simples

4,35

78010

004.3

Audiograma vocal

4,35

78028

137.6

Acufenometria

4,35

78024

103.1

Audiometria tonal até 5 anos de idade

6,00

78026

104.0

Audiometria vocal até 10 anos de idade

7,00

Impedanciometria

78030

012.4

Timpanograma

4,35

78035

013.2

Pesquisa de reflexos acústicos ipsi-laterais ou contra-laterais

3,42

78036

014.0

Pesquisa do "Decay" do reflexo bilateral

4,35

78037

015.9

Pesquisa de reflexos não acústicos

4,35

78038

017.5

Estudo timpanométrico do funcionamento da trompa auditiva

4,35

78039

019.1

Estudo impedanciométrico completo (inclui os códigos 012.4, 013.2, 014.0 e outras provas suplementares)

11,97

Audiometria de respostas elétricas evocadas, inclui traçado e relatório

78045

030.2

Eletrococleografia (Ecog)

64,90

78050

031.0

Respostas de tronco cerebral (PEA)

56,45

78052

032.9

Respostas semiprecoces

56,45

Potenciais de longa latência (P 300 ou outros) (ver tabela de Neurofisiologia, código 1540.1)

Reabilitação auditiva

78029

073.6

Otimização de ganho auditivo (performance eletroacústica das próteses auditivas "in situ")

6,56

Vestibulometria, com traçado e relatório

78090

064.7

Testes calóricos vestibulares

6,56

Estudo da marcha com plataforma elétrica e registo (ver tabela de Medicina Física e de Reabilitação, código 1535.5)

78108

062.0

Exame vestibular completo por ENG ou VNG computorizada (inclui nistagmo espontâneo e posicional, provas calóricas, optocinéticas, rotatórias e de perseguição)

17,11

Endoscopia

78125

097.3

Endoscopia nasal

8,55

78130

098.1

Sinusoscopia

9,30

78175

099.0

Nasofaringolaringoscopia

12,46

Laringologia

78185

090.6

Estroboscopia (inclui laringoscopia)

5,00

78200

051.5

Análise computorizada da voz

5,39

Terapia da fala (ver tabela de MFR, código 1518.5)

Qualquer dos códigos de terapia da fala quando em grupo (ver tabela de MFR, código 1519.3)

Rinologia

78230

126.0

Rinometria computorizada

8,09

78231

127.9

Rinometria computorizada com provas de provocação nasal

8,09

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, com um mínimo de 15 extratos alergénicos, incluindo controlo positivo e diluente (ver tabela de Imunoalergologia, código 1520.7)

Outros exames

78235

128.7

Eletroneuronografia computorizada (três avaliações sucessivas)

29,37

Estudo eletromiográfico dos membros superiores ou dos membros inferiores ou de um território específico (inclui estimulação repetitiva), no laboratório (ver tabela de Neurofisiologia, código 1538.0)

Estudo eletromiográfico dos membros superiores e dos membros inferiores, no laboratório (ver tabela de Neurofisiologia, código 1539.8)

78240

070.1

Eletrogustometria

6,56

Outros procedimentos

081.7

Exames/atos realizados sob anestesia geral

25,00

78312

130.9

Biopsia ganglionar

3,00

78313

131.7

Biopsia com pinça ou agulha, gengival

3,00

78314

132.5

Biopsia de tecidos moles

4,50

78316

133.3

Biopsia com pinça ou agulha, orofaringe

4,15

78317

134.1

Biopsia com pinça ou agulha, nasofaringe

5,00

78318

135.0

Biopsia com pinça ou agulha, laringe

5,18

78319

136.8

Biopsia com pinça ou agulha, nariz

3,00

100.7

Microcirurgia laríngea convencional (lesões congénitas e lesões minor da laringe)

3,36



Tabela da Área I - Tabela de Pneumologia e tabela de Imunoalergologia

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Tabela de Pneumologia

1. Fisiopatologia respiratória

80010

1504.5

Espirometria, incluindo curva débito volume

17,48

80040

1505.3

Capacidade residual funcional ou volume residual (hélio/azoto)

16,63

80100

1506.1

Pletismografia corporal: estudo da resistência das vias aéreas e volume de gás intratorácico

19,23

80110

1507.0

Prova de broncodilatação (acresce à prova basal)

23,40

80115

1508.8

Prova de broncoconstrição com água destilada/soluto hipertónico (acresce à prova basal)

25,96

80117

1510.0

Prova de broncoconstrição de esforço, com bicicleta ou tapete rolante (acresce à prova basal)

25,96

80121

1512.6

Prova de broncoconstrição com metacolina (acresce à prova basal)

25,96

80130

1513.4

Prova de broncoconstrição específica com alergénios (acresce à prova basal)

19,23

80160

1514.2

Capacidade de difusão do CO por respiração única

20,39

80170

1515.0

Capacidade de difusão do CO por equilíbrio estável

22,43

80200

1517.7

Prova de exercício com avaliação de parâmetros cardiorrespiratórios em tapete rolante ou bicicleta ergonómica

37,76

Gasimetria (pH, pCO2, pO2, SatO2, CO2, ...), ver tabela de Análises Clínicas, Bioquímica, código 1523.1

2. Ventilação não invasiva

81261

168.6

Ventilação com pressão positiva contínua (CPAP), por cada dia (inclui oximetria)

6,00

81262

169.4

Ventilação com pressão positiva contínua (binível ou outra modalidade), por cada dia (inclui oximetria)

10,00

81263

170.8

Adaptação e aferição a ventilação com pressão positiva contínua (CPAP) (inclui oximetria e gasimetria)

5,00

81264

171.6

Adaptação e aferição a ventilação com pressão positiva contínua (binível ou outra modalidade) (inclui oximetria e gasimetria)

12,00

3. Terapêutica inalatória

Aerossóis (ver tabela de MFR, código 1524.0)

Aerossóis ultrassónicos (ver tabela de MFR, código 1525.8)

4. Técnicas endoscópicas

4.1. Técnicas endoscópicas diagnósticas

As biopsias acrescem às técnicas base

81920

154.6

Broncoscopia rígida

24,92

81925

155.4

Broncofibroscopia

24,92

81927

156.2

Videobroncofibroscopia

24,92

81900

043.8

Toracoscopia

21,60

044.2

Mediastinoscopia cervical

21,60

81957

160.0

Biopsia pulmonar transbrônquica

12,96

81971

161.9

Biopsia pulmonar por toracoscopia

12,96

81099

162.7

Biopsia por punção - tru-cut (acresce apoio de fluoroscopia, ecografia, tomografia - ver tabela de Radiologia)

12,96

81972

164.3

Biopsia pleural por toracoscopia

5,18

165.1

Biopsia endoscópica (acresce ao valor da endoscopia)

2,36

4.2. Técnicas endoscópicas terapêuticas

81987

011.6

Extração de corpo estranho

32,08

81915

149.0

Terapêutica com LASER

35,28

81982

150.3

Terapêutica com eletrocautério

35,28

5. Técnicas não endoscópicas

81931

166.0

Toracocentese diagnóstica

11,00

81932

167.8

Toracocentese evacuadora

11,00

81935

101.5

Toracostomia com drenagem subaquática

15,00

81933

163.5

Biopsia pleural (acresce a toracocentese)

5,18

81976

008.6

Lavagem pleural

15,00

6. Reabilitação respiratória

Mobilização de secreções com flutter (ver tabela de MFR, código 1526.6)

Oxigenoterapia (ver tabela de MFR, código 1537.1)

Cinesiterapia respiratória (ver tabela de MFR, código 1528.2)

8. Alergologia respiratória

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, com um mínimo de 15 extratos alergénicos, incluindo controlo positivo e diluente (ver tabela de Imunoalergologia, código 1520.7)

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, desdobramento de alergenos. Cada série de 10 alergenos, incluindo controlo positivo e diluente (ver tabela de Imunoalergologia, código 1521.5)

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, método Prick-Prick, alimentos frescos, incluindo controlo positivo e diluente (ver tabela de Imunoalergologia, código 1522.3)

Tabela de Imunoalergologia

Provas de Sensibilidade Cutânea

Testes por picada

95005

1520.7

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, com um mínimo de 15 extratos alergénicos, incluindo controlo positivo e diluente

6,22

95010

1521.5

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, desdobramento de alergenos. Cada série de 10 alergenos, incluindo controlo positivo e diluente

6,22

95015

1522.3

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, método Prick-Prick, alimentos frescos, incluindo controlo positivo e diluente

6,22

95020

704.8

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, venenos

6,22

95025

705.6

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, frações alergénicas de medicamentos

6,22

95030

706.4

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, produtos biológicos ou outros medicamentos, incluindo controlo positivo e diluente

6,22

Testes intradérmicos

95035

707.2

Testes intradérmicos - reação de hipersensibilidade imediata a venenos

4,14

95040

708.0

Testes intradérmicos - reação de hipersensibilidade imediata, a frações alergénicas de medicamentos

4,14

95045

709.9

Testes intradérmicos - reação de hipersensibilidade imediata, outros medicamentos e produtos biológicos incluindo controlo positivo e diluente

4,14

95050

710.2

Testes intradérmicos - reação de hipersensibilidade imediata, com extratos alergénicos, cada série de 8 alergenos incluindo controlo positivo e diluente

4,14

Provas de Provocação Oftálmica

95150

711.0

Testes de provocação oftálmica - cada alergeno

4,00

Provas de Função Respiratória

Espirometria incluindo curva débito volume (ver tabela de Pneumologia, código 1504.5)

Capacidade residual funcional ou volume residual (hélio/azoto) (ver tabela de Pneumologia, código 1505.3)

Pletismografia corporal: estudo da resistência das vias aéreas e volume de gás intratorácico (ver tabela de Pneumologia, código 1506.1)

Prova de broncodilatação (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1507.0)

Prova de broncoconstrição com água destilada/soluto hipertónico (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1508.8)

Prova de broncoconstrição de esforço, com bicicleta ou tapete rolante (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1510.0)

Prova de broncoconstrição com metacolina (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1512.6)

Prova de broncoconstrição específica com alergénios (acresce à prova basal) (ver tabela de Pneumologia, código 1513.4)

Imunoterapia

95500

713.7

Aplicação de uma injeção de extratos alergénicos - monitorização e vigilância

2,07

95505

714.5

Aplicação de duas ou mais injeções de extratos alergénicos

3,00

95510

715.3

Aplicação de uma injeção de veneno de himenóptero

2,50

95515

716.1

Aplicação de duas injeções de veneno de himenóptero

4,00

95520

717.0

Aplicação de extratos de aeroalergenos por método de "rush" - mínimo de 4 injeções em concentrações crescentes

17,50

95525

718.8

Dessensibilização rápida a medicamentos - cada hora

4,00

Aerossol terapêutico

Aerossóis (ver tabela de MFR, código 1524.0)

Aerossóis ultrassónicos (ver tabela de MFR, código 1525.8)





Tabela da Área J - Urologia

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

URETER (acresce apoio imagiológico e contraste)

90113

1529.0

Colocação endoscópica retrógrada de tutor/cateter ureteral (unilateral)

130,62

Bexiga e Uretra

90403

010.8

Uretrocistoscopia

60,48

Ecografia

Ecografia renal e suprarrenal (ver tabela de Radiologia, código 1531.2)

20,16

Ecografia prostática e das vesículas seminais, por via endocavitária (ver tabela de Radiologia, código 1532.0)

23,47

Ecografia escrotal (ver tabela de Radiologia, código 1533.9)

12,82

Urodinâmica

90900

002.7

Cistometria

62,65

90967

003.5

Perfilometria uretral

52,99

90985

001.9

Urofluxometria

19,25



Tabela da Área L - Neurofisiologia

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Potenciais Evocados Somatossensitivos e Sensoriais

63285

015.9

Potenciais evocados somatossensitivos, dos membros superiores e dos membros inferiores, no laboratório

62,10

63305

042.6

Potenciais evocados auditivos do tronco cerebral adultos

56,45

63307

043.4

Potenciais evocados auditivos em crianças

62,10

63310

044.2

Potenciais evocados visuais ("flash" ou padrão)

56,45

63315

045.0

Potenciais evocados visuais, em crianças

62,10

63330

1540.1

Potenciais de longa latência (P 300 ou outros)

56,45

63340

012.4

Potenciais evocados, com cartografia

79,20

Eletromiografia

63401

1538.0

Estudo eletromiográfico dos membros superiores ou dos membros inferiores ou de um território específico (inclui estimulação repetitiva), no laboratório

21,27

63403

1539.8

Estudo eletromiográfico dos membros superiores e dos membros inferiores, no laboratório

21,27

Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória

63472

007.8

Monitorização neurofisiológica intraoperatória, com eletroencefalografia

8,09



Tabela da Área M - Tabela de Radiologia

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Tabela de Radiologia

Radiologia Convencional

Cabeça e Pescoço

10004

700.5

Crânio, uma incidência

5,50

10005

084.1

Crânio, duas incidências

6,00

10010

109.0

Sela turca

3,00

10024

094.9

Mastoides, uma incidência

4,70

10025

401.4

Mastoides, duas incidências

7,84

10060

067.1

Buracos ópticos

5,00

10070

402.2

Órbita, duas incidências

5,00

10075

151.1

Globo ocular, deteção de corpo estranho

8,00

10103

701.3

Seios perinasais, uma incidência

5,00

10100

107.4

Seios perinasais, duas incidências

5,00

10111

407.3

Ossos da face, duas incidências

7,00

10123

408.1

Arcadas zigomáticas, uma incidência unilateral

7,00

10120

409.0

Arcadas zigomáticas, uma incidência bilateral simultânea

7,00

10130

099.0

Ossos próprios do nariz

3,00

10135

702.1

Articulações temporo-maxilares boca aberta e fechada, unilateral

8,00

10140

064.7

Articulações temporo-maxilares boca aberta e fechada bilateral

9,10

10150

092.2

Mandíbula, uma incidência

3,00

10151

411.1

Mandíbula, duas incidências

5,16

10170

166.0

Ortopantomografia

11,00

10190

146.5

Glândulas salivares para deteção de cálculos, uma incidência

5,50

10220

003.5

Cavum faríngeo, uma incidência

4,00

10225

022.1

Pescoço, partes moles, uma incidência

4,00

10230

023.0

Pescoço, partes moles, duas incidências

7,00

10270

413.8

Exames de cabeça e pescoço, cada incidência a mais

2,50

Exames especiais de cabeça e pescoço

10090

414.6

Dacriocistografia

50,00

10203

415.4

Sialografia, cada glândula

50,00

Coluna Vertebral e Bacia

10505

419.7

Charneira craniovertebral, duas incidências

7,53

10520

421.9

Coluna cervical, duas incidências

6,00

10521

422.7

Coluna cervical, quatro incidências

10,50

10523

423.5

Coluna cervical, inclinações laterais

5,00

10524

424.3

Coluna cervical, hiperflexão e hiperextensão

5,00

10525

073.6

Transição cervico-torácica, duas incidências

4,80

10535

075.2

Coluna dorsal, duas incidências

8,00

10545

076.0

Coluna lombar, duas incidências

7,00

10546

703.0

Coluna lombar, quatro incidências

9,00

10550

077.9

Charneira lombo-sagrada, duas incidências

7,00

10552

427.8

Coluna lombo-sagrada, inclinações laterais

5,04

10553

428.6

Coluna lombo-sagrada, hiperflexão e hiperextensão

5,04

10555

429.4

Coluna lombo-sagrada em carga, duas incidências

6,00

10600

065.5

Bacia

5,00

10602

730.7

Bacia em carga

5,50

10592

105.8

Articulações sacro-ilíacas, uma incidência unilateral

3,50

10589

106.6

Articulações sacro-ilíacas, uma incidência bilateral

5,20

10570

074.4

Sacro e cóccix, duas incidências

5,00

10584

731.5

Radiografia da coluna, filme extralongo, uma incidência

9,10

10585

732.3

Radiografia da coluna, filme extralongo, duas incidências

10,90

10599

435.9

Exames de coluna, cada incidência a mais

4,00

Tórax

10405

030.2

Tórax, uma incidência

5,00

10406

031.0

Tórax, duas incidências

9,00

10425

706.4

Grelha costal, uma incidência

5,50

10430

081.7

Grelha costal, duas incidências

7,50

10442

707.2

Esterno, uma incidência

4,00

10440

088.4

Esterno, duas incidências

6,00

10450

089.2

Articulações esterno-claviculares, duas incidências

7,00

10470

445.6

Exames de tórax, cada incidência a mais (incidências complementares aos exames deste capítulo)

3,40

Mama

13100

446.4

Mamografia bilateral, duas incidências por mama

20,50

13105

447.2

Mamografia unilateral, duas incidências

20,90

13110

708.0

Mamografia, cada incidência a mais

3,00

13120

115.5

Galactografia

38,03

13127

N/D

Estereotaxia, apoio a gestos de intervenção

a)

Abdómen e Trato Digestivo

Abdómen e pélvis

11010

001.9

Abdómen simples, uma incidência

5,00

11015

450.2

Abdómen simples, cada incidência mais

3,50

Trato digestivo

11110

011.6

Faringografia

6,00

11130

008.6

Trânsito esofágico

14,00

11140

009.4

Trânsito gastroduodenal monocontraste (com ou sem pesquisa de hérnia do hiato)

18,50

11150

010.8

Trânsito gastroduodenal duplo contraste (com ou sem pesquisa de hérnia do hiato)

29,50

11170

014.0

Trânsito do intestino delgado (por ingestão)

37,49

11200

015.9

Clister opaco

23,00

11210

017.5

Clister com duplo contraste

37,76

11213

N/D

Clister por estoma cutâneo

a)

Aparelho Genito-Urinário

11410

040.0

Radiografia simples da pélvis

3,00

11495

055.8

Uretrocistografia ascendente com estudo pós-miccional (inclui contraste)

42,02

11500

N/D

Cistografia retrógrada com estudo de refluxo vesico-ureteral e estudo per-miccional (inclui contraste)

a)

Esqueleto Apendicular

Membros superiores

10705

070.1

Clavícula, uma incidência

4,00

10706

460.0

Clavícula, duas incidências

7,29

10711

461.8

Omoplata, duas incidências

6,84

10720

096.5

Ombro, uma incidência

3,80

10721

462.6

Ombro, duas incidências

6,84

10730

709.9

Articulação acromio-clavicular, cada incidência

3,42

10731

710.2

Articulação acromio-clavicular, bilateral

6,84

10740

066.3

Braço, duas incidências

4,50

10745

082.5

Cotovelo, duas incidências

3,50

10760

062.0

Antebraço, duas incidências

4,50

10765

103.1

Punho, duas incidências

3,70

10781

093.0

Mão, duas incidências

4,00

10785

465.0

Dedos da mão, duas incidências

2,00

10787

711.0

Membro superior de criança, mínimo duas incidências

4,02

10790

104.0

Idade óssea (mão e punho)

5,50

10795

467.7

Membros superiores, cada incidência a mais

2,50

Membros inferiores

10805

060.4

Anca unilateral, uma incidência

4,00

10806

061.2

Anca unilateral, duas incidências

7,50

10808

733.1

Anca unilateral em carga, uma incidência

5,50

10810

712.9

Anca bilateral, uma incidência

3,66

10811

713.7

Anca bilateral, duas incidências

7,58

10813

734.0

Anca bilateral em carga, uma incidência

5,50

10825

083.3

Coxa, duas incidências

7,00

10830

469.3

Joelho, duas incidências

4,00

10838

735.8

Radiografia dos joelhos em carga, duas incidências

7,84

10840

471.5

Estudo axial da rótula, uma incidência

3,00

10841

472.3

Estudo axial da rótula, três incidências

4,66

10850

102.3

Perna, duas incidências

6,00

10855

110.4

Tornozelo, duas incidências

4,00

10857

736.6

Tornozelo em carga, duas incidências

5,50

10865

100.7

Pé, duas incidências

4,00

10870

737.4

Pé em carga, duas incidências

5,50

10875

068.0

Calcâneo, duas incidências

4,00

10880

473.1

Dedos do pé, duas incidências

2,00

10886

715.3

Membros inferiores de criança, duas incidências

9,10

10890

738.2

Radiografia dos membros inferiores em filme extralongo

10,00

10895

156.2

Radiometria dos membros inferiores por segmentos articulares

8,98

10900

477.4

Membros inferiores, cada incidência a mais

3,00

Exames especiais membros

10909

086.8

Esqueleto (criança)

5,50

10913

087.6

Esqueleto (adulto) (considera as seguintes incidências indicativas: crânio, coluna cervical, dorsal e lombar - duas incidências; bacia, braços, antebraços, mãos, fémures, pernas e pés - uma incidência)

23,00

10725

478.2

Artrografia do ombro

37,26

Tomografias Clássicas (Convencionais)

12001

739.0

Tomografia, cada plano

8,87

Ecografia

Cabeça e pescoço

17040

748.0

Ecografia da tiroide

14,30

17060

274.7

Ecografia cervical (partes moles)

14,30

17050

289.5

Ecografia das glândulas salivares

9,44

Mama

17105

277.1

Ecografia mamária

14,50

Abdómen e pélvis

17130

270.4

Ecografia do abdómen superior

20,12

17135

1531.2

Ecografia renal e suprarrenal

20,16

17281

740.4

Ecografia ginecológica por via endocavitária (inclui avaliação pélvica via suprapúbica)

19,31

17150

1532.0

Ecografia prostática e das vesículas seminais, por via endocavitária

23,47

17170

282.8

Ecografia vesical via suprapúbica

13,85

17165

N/D

Ecografia pós-miccional com cálculo do resíduo urinário

a)

17155

487.1

Ecografia pélvica por via supra púbica

19,31

17211

1533.9

Ecografia escrotal

12,82

17143

N/D

Ecografia peniana

a)

17190

490.1

Ecografia obstétrica 1.º trimestre (idealmente realizada entre as 11 e as 13 semanas e seis dias)

70,00

17193

N/D

Ecografia obstétrica 1.º trimestre, via endovaginal

a)

17195

291.7

Ecografia obstétrica 2.º trimestre, morfológica (idealmente realizada entre as 20 e as 22 semanas)

120,00

17197

492.8

Ecografia obstétrica 3.º trimestre (idealmente realizada entre as 30 e as 32 semanas)

70,00

Nota explicativa 1: Em gravidez múltipla, nas ecografias dos 2.º e 3.º trimestres, por cada feto é registado um exame.

Nota explicativa 2: Para os códigos 17190, 17195 e 17197 é obrigatório que o médico que executa o exame detenha a competência em ecografia obstétrica diferenciada.

Sistema musculoesquelético

17185

285.2

Ecografia de partes moles

9,29

17230

1546.3

Ecografia articular

9,29

Estudos por doppler (duplex ou triplex)

17290

356.5

Doppler dos vasos do pescoço

23,17

17200

357.3

Doppler das veias subclávias

23,17

Ecocardiograma transtorácico bidimensional (sem doppler) (ver tabela de Cardiologia, código 1530.4)

38,80

Ecocardiograma transtorácico bidimensional (com doppler) (ver tabela de Cardiologia, código 1541.3)

53,20

Ecocardiograma com estudo doppler tecidular (ver tabela de Cardiologia, código 1548.3)

60,70

Ecocardiografia transtorácico de sobrecarga com exercício, sem recurso a fármacos (ver tabela de Cardiologia, código 1542.3)

211,20

17205

716.1

Doppler abdominal, cada víscera ou território vascular

23,17

17294

717.0

Doppler do sector arterial dos membros inferiores, cada membro

23,17

17298

718.8

Doppler do sector venoso dos membros inferiores, cada membro

23,87

17299

719.6

Doppler (adicional a qualquer dos exames de ecografia, exceto código 1530.4, 1541.3 e 1548.3)

20,93

Exames especiais

17405

N/D

Ecografia, apoio a gestos de intervenção

a)

Tomografia Computorizada (TC)

Considerando os exames de tomografia computorizada (TC) listados, clarifica-se que os códigos são referentes a exames sem produto de contraste e com uma posição de estudo. Os códigos Suplementos e Exames Especiais são códigos adicionais aos restantes deste capítulo, quando aplicável. A realização de um exame com produto de contraste endovenoso implica o registo de um código TC e do código de produto de contraste.

Cabeça e pescoço

16010

295.0

TC do crânio

74,18

16020

720.0

TC maxilofacial

72,78

16030

721.8

TC do pescoço (partes moles)

74,88

16210

722.6

TC da sela turca

67,59

16220

296.8

TC das órbitas

70,79

16230

723.4

TC dos seios perinasais

71,08

16240

724.2

TC dos ouvidos

69,98

16270

725.0

TC da faringe

69,29

Coluna vertebral e bacia

16041

741.2

TC da coluna cervical

77,67

16042

742.0

TC da coluna dorsal

77,67

16043

743.9

TC da coluna lombar

77,67

16044

744.7

TC da coluna sacro-coccígea

77,67

16045

745.5

TC da bacia

77,67

Tórax

16060

301.8

TC do tórax

80,87

16064

1544.3

TC cardíaca (angio-TC)

196,60

16062

1545.3

TC cardíaca, score de cálcio

88,70

Abdómen e pélvis

16070

598.3

TC do abdómen superior

90,00

16080

601.7

TC pélvica

61,59

16085

N/D

TC, colonografia (colonoscopia virtual)

a)

Membros

16101

746.3

TC do membro superior (cada segmento anatómico)

65,00

16102

747.1

TC dos membros inferiores (cada segmento anatómico)

65,00

16110

N/D

TC articular, cada articulação

a)

Suplementos e exames especiais

16325

519.3

TC, suplemento de contraste endovenoso

12,00

16330

520.7

TC, contraste oral

1,30

16340

521.5

TC, contraste retal

3,00

16350

N/D

TC, adicional de angio-TC

a)

16351

N/D

TC, adicional de estudo de perfusão

a)

16352

N/D

TC, adicional de injeção intratecal (mielo-TC)

a)

16353

N/D

TC, adicional de artrografia (artro-TC)

a)

Procedimentos de Intervenção

Os preços não incluem apoio imagiológico e anestesia, cuja faturação é adicional.

Não vasculares

15812

602.5

Biopsia percutânea guiada por técnica de imagem

20,00

15813

603.3

Punção aspirativa para citologia guiada por técnica de imagem

20,00

15814

N/D

Drenagem de coleção ou abcesso guiada por técnica de imagem

a)

Procedimentos específicos de cada região

Mama

15161

596.7

Punção para citologia

20,00

15171

597.5

Punção para histologia

50,00

Osteodensitometria

10920

1500.2

Osteodensitometria da coluna lombar

21,51

10930

1501.0

Osteodensitometria do colo femoral

19,17

10935

1502.9

Osteodensitometria do punho

19,17

10955

1503.7

Osteodensitometria da coluna lombar e do colo femoral

23,22

Diversos

32070

727.7

Anestesiar sem qualquer fator de risco

25,00

32080

728.5

Anestesiar com 1 fator de risco

35,00

32090

729.3

Anestesiar com 2 ou mais fatores de risco

35,00



a) A entrada em vigor deste código carece de elaboração de norma de orientação clínica da Direção-Geral da Saúde.

N/D - Não disponível.

Tabela da Área N - Especialidades médico-cirúrgicas (consultas)

Código

Designação

Preço

001.9

Primeira consulta em psiquiatria

7,75

002.7

Outras consultas em psiquiatria

7,75

003.5

Primeira consulta em cardiologia

7,75

004.3

Outras consultas em cardiologia

7,75

005.1

Primeira consulta em cardiologia pediátrica

7,75

006.0

Outras consultas em cardiologia pediátrica

7,75

007.8

Primeira consulta em cirurgia geral

7,75

008.6

Outras consultas em cirurgia geral

7,75

009.4

Primeira consulta em cirurgia pediátrica

7,75

010.8

Outras consultas em cirurgia pediátrica

7,75

011.6

Primeira consulta em cirurgia plástica reconstrutiva

7,75

012.4

Outras consultas em cirurgia plástica reconstrutiva

7,75

013.2

Primeira consulta em cirurgia torácica

7,75

014.0

Outras consultas em cirurgia torácica

7,75

015.9

Primeira consulta em cirurgia vascular

7,75

016.7

Outras consultas em cirurgia vascular

7,75

017.5

Primeira consulta em dermatovenereologia

7,75

018.3

Outras consultas em dermatovenereologia

7,75

019.1

Primeira consulta em endocrinologia

7,75

020.5

Outras consultas em endocrinologia

7,75

021.3

Primeira consulta em gastrenterologia

7,75

022.1

Outras consultas em gastrenterologia

7,75

023.0

Primeira consulta em ginecologia/obstetrícia

7,75

024.8

Outras consultas em ginecologia/obstetrícia

7,75

025.6

Primeira consulta em hematologia clínica

7,75

026.4

Outras consultas em hematologia clínica

7,75

027.2

Primeira consulta em imunoalergologia

7,75

028.0

Outras consultas em imunoalergologia

7,75

031.0

Primeira consulta em medicina interna

7,75

032.9

Outras consultas em medicina interna

7,75

033.7

Primeira consulta em medicina nuclear

7,75

034.5

Outras consultas em medicina nuclear

7,75

035.3

Primeira consulta em nefrologia

7,75

036.1

Outras consultas em nefrologia

7,75

037.0

Primeira consulta em neurocirurgia

7,75

038.8

Outras consultas em neurocirurgia

7,75

039.6

Primeira consulta em neurologia

7,75

040.0

Outras consultas em neurologia

7,75

041.8

Primeira consulta em oftalmologia

7,75

042.6

Outras consultas em oftalmologia

7,75

043.4

Primeira consulta em ortopedia

7,75

044.2

Outras consultas em ortopedia

7,75

045.0

Primeira consulta em otorrinolaringologia

7,75

046.9

Outras consultas em otorrinolaringologia

7,75

047.7

Primeira consulta em pediatria

7,75

048.5

Outras consultas em pediatria

7,75

049.3

Primeira consulta em pedopsiquiatria

7,75

050.7

Outras consultas em pedopsiquiatria

7,75

051.5

Primeira consulta em pneumologia

7,75

052.3

Outras consultas em pneumologia

7,75

053.1

Primeira consulta em reumatologia

7,75

054.0

Outras consultas em reumatologia

7,75

055.8

Primeira consulta em urologia

7,75

056.6

Outras consultas em urologia

7,75

060.4

Primeira consulta em psiquiatria (IPSS)

7,75

061.2

Outras consultas em psiquiatria (IPSS)

7,75

062.0

Primeira consulta em cardiologia (IPSS)

7,75

063.9

Outras consultas em cardiologia (IPSS)

7,75

064.7

Primeira consulta em cardiologia pediátrica (IPSS)

7,75

065.5

Outras consultas em cardiologia pediátrica (IPSS)

7,75

066.3

Primeira consulta em cirurgia geral (IPSS)

7,75

067.1

Outras consultas em cirurgia geral (IPSS)

7,75

068.0

Primeira consulta em cirurgia pediátrica (IPSS)

7,75

069.8

Outras consultas em cirurgia pediátrica (IPSS)

7,75

070.1

Primeira consulta em cirurgia plast. reconstrutiva (IPSS)

7,75

071.0

Outras consultas em cirurgia plast. reconstrutiva (IPSS)

7,75

072.8

Primeira consulta em cirurgia torácica (IPSS)

7,75

073.6

Outras consultas em cirurgia torácica (IPSS)

7,75

074.4

Primeira consulta em cirurgia vascular (IPSS)

7,75

075.2

Outras consultas em cirurgia vascular (IPSS)

7,75

076.0

Primeira consulta em dermatovenereologia (IPSS)

7,75

077.9

Outras consultas em dermatovenereologia (IPSS)

7,75

078.7

Primeira consulta em endocrinologia (IPSS)

7,75

079.5

Outras consultas em endocrinologia (IPSS)

7,75

080.9

Primeira consulta em gastrenterologia (IPSS)

7,75

081.7

Outras consultas em gastrenterologia (IPSS)

7,75

082.5

Primeira consulta em ginecologia/obstetrícia (IPSS)

7,75

083.3

Outras consultas em ginecologia/obstetrícia (IPSS)

7,75

084.1

Primeira consulta em hematologia clínica (IPSS)

7,75

085.0

Outras consultas em hematologia clínica (IPSS)

7,75

086.8

Primeira consulta em imunoalergologia (IPSS)

7,75

087.6

Outras consultas em imunoalergologia (IPSS)

7,75

090.6

Primeira consulta em medicina interna (IPSS)

7,75

091.4

Outras consultas em medicina interna (IPSS)

7,75

092.2

Primeira consulta em medicina nuclear (IPSS)

7,75

093.0

Outras consultas em medicina nuclear (IPSS)

7,75

094.9

Primeira consulta em nefrologia (IPSS)

7,75

095.7

Outras consultas em nefrologia (IPSS)

7,75

096.5

Primeira consulta em neurocirurgia (IPSS)

7,75

097.3

Outras consultas em neurocirurgia (IPSS)

7,75

098.1

Primeira consulta em neurologia (IPSS)

7,75

099.0

Outras consultas em neurologia (IPSS)

7,75

100.7

Primeira consulta em oftalmologia (IPSS)

7,75

101.5

Outras consultas em oftalmologia (IPSS)

7,75

102.3

Primeira consulta em ortopedia (IPSS)

7,75

103.1

Outras consultas em ortopedia (IPSS)

7,75

104.0

Primeira consulta em otorrinolaringologia (IPSS)

7,75

105.8

Outras consultas em otorrinolaringologia (IPSS)

7,75

106.6

Primeira consulta em pediatria (IPSS)

7,75

107.4

Outras consultas em pediatria (IPSS)

7,75

108.2

Primeira consulta em pedopsiquiatria (IPSS)

7,75

109.0

Outras consultas em pedopsiquiatria (IPSS)

7,75

110.4

Primeira consulta em pneumologia (IPSS)

7,75

111.2

Outras consultas em pneumologia (IPSS)

7,75

112.0

Primeira consulta em reumatologia (IPSS)

7,75

113.9

Outras consultas em reumatologia (IPSS)

7,75

114.7

Primeira consulta em urologia (IPSS)

7,75

115.5

Outras consultas em urologia (IPSS)

7,75



Tabela da Área O - Psicologia

Código

Designação

Preço

001.9

Consultas

4,00

002.7

Teste Wechsler

1,89

003.5

Teste Rorschach

2,83

004.3

Exame completo

5,66



Tabela da Área Z - Exames comuns

Esta tabela destina-se às situações de exames que podem ser efetuados por várias especialidades. A área onde está localizado o exame tem código e preço mas todas faturam pela área Z.

Códigos

Nomenclatura comum OM/SNS/Convencionados

Preço

SNS

Conv.

Osteodensitometria

Estes exames localizam-se na área M - Radiologia mas também podem ser efetuados pela área D - Medicina Nuclear

10920

1500.2

Osteodensitometria da coluna lombar

21,51

10930

1501.0

Osteodensitometria do colo femoral

19,17

10935

1502.9

Osteodensitometria do punho

19,17

10955

1503.7

Osteodensitometria da coluna lombar e do colo femoral

23,22

Provas de função respiratória

Estes exames localizam-se na área I - Pneumologia mas também podem ser efetuados pela área G - Medicina Física e de Reabilitação e pela área I2 - Imunoalergologia

80010

1504.5

Espirometria, incluindo curva débito volume

17,48

80040

1505.3

Capacidade residual funcional ou volume residual (hélio/azoto)

16,63

80100

1506.1

Pletismografia corporal: estudo da resistência das vias aéreas e volume de gás intratorácico

19,23

80110

1507.0

Prova de broncodilatação (acresce à prova basal)

23,40

80115

1508.8

Prova de broncoconstrição com água destilada/soluto hipertónico (acresce à prova basal)

25,96

80117

1510.0

Prova de broncoconstrição de esforço, com bicicleta ou tapete rolante (acresce à prova basal)

25,96

80121

1512.6

Prova de broncoconstrição com metacolina (acresce à prova basal)

25,96

80130

1513.4

Prova de broncoconstrição específica com alergénios (acresce à prova basal)

19,23

80160

1514.2

Capacidade de difusão do CO por respiração única

20,39

80170

1515.0

Capacidade de difusão do CO por equilíbrio estável

22,43

80200

1517.7

Prova de exercício com avaliação de parâmetros cardiorrespiratórios em tapete rolante ou bicicleta ergonómica

37,76

Terapia da fala

Estes exames localizam-se na área G - Medicina Física e de Reabilitação mas também podem ser efetuados pela área H - ORL

61061

1518.5

Terapia da fala

3,97

61062

1519.3

Qualquer dos códigos de terapia da fala quando em grupo

3,61

Provas de Sensibilidade Cutânea

Testes por picada

Estes exames localizam-se na área I2 - Imunoalergologia mas também podem ser efetuados pela área H - ORL (1520.7) e I - Pneumologia (todos)

95005

1520.7

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, com um mínimo de 15 extratos alergénicos, incluindo controlo positivo e diluente

6,22

95010

1521.5

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, desdobramento de alergenos. Cada série de 10 alergenos, incluindo controlo positivo e diluente

6,22

95015

1522.3

Testes por picada (Prick) - reação de hipersensibilidade imediata, método Prick-Prick, alimentos frescos, incluindo controlo positivo e diluente

6,22

Análises Clínicas - Bioquímica

Esta análise localiza-se na área A - Análises Clínicas mas também pode ser faturada pela I - Pneumologia

21789

1523.1

Gasimetria (pH, pCO2, pO2, SatO2, CO2, ...), s

13,20

Ventiloterapia

Estes exames localizam-se na área G - Medicina Física e de Reabilitação mas também podem ser efetuados pela área I - Pneumologia e pela área I2 - Imunoalergologia (Aerossóis e Aerossóis ultra-sónicos)

60438

1524.0

Aerossóis

1,50

60437

1525.8

Aerossóis ultrassónicos

1,50

61137

1526.6

Mobilização de secreções com flutter

3,50

99030

1537.1

Oxigenoterapia

1,84

Cinesiterapia

Este exame localiza-se na área G - Medicina Física e de Reabilitação mas também pode ser faturado pela área I - Pneumologia

60430

1528.2

Cinesiterapia respiratória

2,17

Ecocardiografia

Este exame localiza-se na área C - Cardiologia mas também pode ser faturado pela área M - Radiologia

40560

1530.4

Ecocardiograma transtorácico bidimensional (sem doppler)

38,80

40550

1541.3

Ecocardiograma transtorácico bidimensional (com doppler)

53,20

40551

1548.3

Ecocardiograma com estudo doppler tecidular

60,70

40655

1542.3

Ecocardiografia transtorácica de sobrecarga com exercício, sem recurso a fármacos

211,20

Doppler dos Vasos do Pescoço

Este exame localiza-se na área M - Radiologia mas também podem ser faturados pela área C - Cardiologia

17290

356.5

Doppler dos vasos do pescoço

23,17

Ecotomografia (Ecografia)

Estes exames localiza-se na área M - Radiologia mas também podem ser faturados pela área J - Urologia

17135

1531.2

Ecografia renal e suprarrenal

20,16

17150

1532.0

Ecografia prostática e das vesículas seminais, por via endocavitária

23,47

17211

1533.9

Ecografia escrotal

12,82

Estudos específicos (de medicina física e de reabilitação)

Este exame localiza-se na área G - Medicina Física e de Reabilitação mas também pode ser efetuado pela área H - ORL

60181

1535.5

Estudo da marcha com plataforma elétrica e registo

10,85

Eletromiografia

Este exame localiza-se na área L - Neurofisiologia mas também pode ser efetuado pela área H - ORL

63401

1538.0

Estudo eletromiográfico dos membros superiores ou dos membros inferiores ou de um território específico (inclui estimulação repetitiva), no laboratório

21,27

63403

1539.8

Estudo eletromiográfico dos membros superiores e dos membros inferiores, no laboratório

21,27

63330

1540.1

Potenciais de longa latência (P 300 ou outros)

56,45



ANEXO V

[a que se refere a alínea e) do n.º 16]

Hemodiálise

Modalidade:

a) Preço por sessão de diálise: 114,79 €;

b) Preço compreensivo:

i) Sem acessos vasculares: 450,68 €, por doente/semana;

ii) Com acessos vasculares: 470,09 €, por doente/semana.

ANEXO VI

(a que se refere o n.º 17)

Procedimentos aplicáveis às alterações dos termos das convenções para prestação de cuidados de saúde no âmbito do SNS

1 - As alterações dos termos de uma convenção implicam sempre a atualização, pela entidade convencionada, junto da entidade pública contratante, dos correspondentes campos da ficha técnica.

2 - Sem prejuízo do disposto nos n.os 3 e 4, as alterações dos termos de uma convenção, relacionados com a entidade convencionada e com os meios afetos ao cumprimento do contratado, dependem de mera notificação à entidade contratante, assinada sob compromisso de honra, quanto ao cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, acompanhada do(s) campo(s) da ficha técnica atualizado(s), bem como a abertura de postos de colheita de análises clínicas, não dependendo a respetiva implementação de decisão da entidade pública contratante.

3 - Estão sujeitas a pedido junto da entidade pública contratante, e a autorização desta, as seguintes alterações dos termos de uma convenção:

a) Transmissão ou cessão da posição contratual, por força do artigo 55.º do Código dos Contratos Públicos;

b) Mudança das instalações onde são prestados os serviços convencionados;

c) Alargamento do âmbito contratual, nomeadamente a novos exames ou valências;

d) Suspensão, reativação ou denúncia do contrato.

4 - A autorização prevista no número anterior considera-se tacitamente deferida caso a entidade pública contratante nada diga no prazo de 30 dias após a apresentação do pedido.

5 - As falsas, incompletas ou inexatas declarações comunicadas na notificação prevista no n.º 2, ou no pedido previsto nos n.os 3 e 4, além de constituírem crime, constituem fundamento para resolução ou redução unilateral da convenção por parte da entidade contratante.

6 - Para o efeito previsto no número anterior, pode a entidade pública contratante realizar, diretamente ou por interposta entidade, as auditorias que tiver por convenientes, obrigando-se a entidade convencionada a facultar à equipa auditora o acesso às suas instalações e aos documentos que pela mesma forem considerados pertinentes.

7 - O encerramento de instalações onde funciona uma entidade convencionada com o SNS deve ser comunicado à entidade pública contratante com 60 dias de antecedência.

8 - Para efeitos do disposto no n.º 3, não se considera alargamento da convenção, o pedido de inclusão de um novo estabelecimento, independente do estabelecimento convencionado.

9 - As notificações e os pedidos são apresentados, eletronicamente, junto da entidade pública contratante.

10 - A entidade pública contratante, após análise do pedido ou decorrido o prazo previsto no n.º 4, comunica à entidade convencionada, bem como ao Centro de Controlo e Monitorização do SNS, as alterações consideradas autorizadas, de entre as previstas no n.º 3.

11 - A entidade convencionada não pode implementar a alteração antes da receção da comunicação previsto número anterior.

12 - O prazo previsto no n.º 4 suspende-se sempre que, antes de expirado, a entidade pública contratante solicite ao requerente qualquer informação, esclarecimento, elemento ou documento.

13 - As entidades públicas contratantes disponibilizam, em local apropriado das suas páginas eletrónicas, os formulários a utilizar para notificação ou apresentação de pedidos de alterações.

318285251

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5948134.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2013-10-09 - Decreto-Lei 139/2013 - Ministério da Saúde

    Estabelece o regime jurídico das convenções que tenham por objeto a realização de prestações de saúde aos utentes do Serviço Nacional de Saúde no âmbito da rede nacional de prestação de cuidados de saúde.

  • Tem documento Em vigor 2023-11-07 - Decreto-Lei 102/2023 - Presidência do Conselho de Ministros

    Procede à criação, com natureza de entidades públicas empresariais, de unidades locais de saúde

  • Tem documento Em vigor 2024-05-10 - Decreto-Lei 32/2024 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIV Governo Constitucional.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda