Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 179/92, de 17 de Agosto

Partilhar:

Sumário

EXTINGUE O INSTITUTO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA, CRIADO PELO DECRETO LEI 402/86, DE 3 DE DEZEMBRO, ALTERADO PELO DECRETO LEI 400/90, DE 17 DE DEZEMBRO. TRANSFERE PARA O INSTITUTO DO COMERCIO EXTERNO DE PORTUGAL, CRIADO PELO DECRETO LEI 115/82, DE 14 DE ABRIL (COM AS ATRIBUIÇÕES E COMPETENCIAS ESTABELECIDAS PELO DECRETO LEI 388/86, DE 18 DE NOVEMBRO E ALTERADOS PELO DECRETO LEI 428/91, DE 31 DE OUTUBRO), AS ATRIBUIÇÕES E COMPETENCIAS COMETIDAS AO IPT. TRANSFERE AINDA PARA O INSTITUTO DO COMERCIO EXTERNO DE PORTUGAL OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DO INSTITUTO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA, BEM COMO OS EXERCIDOS AUTONOMAMENTE PELOS SEUS SERVIÇOS DESCONCENTRADOS.

Texto do documento

Decreto-Lei 179/92
de 17 de Agosto
Ao Instituto de Promoção Turística (IPT), criado pelo Decreto-Lei 402/86, de 3 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei 400/90, de 17 de Dezembro, competia executar a política de turismo em matéria de promoção, difundir a imagem de Portugal como destino turístico e orientar, coordenar e realizar as acções de promoção no País e no estrangeiro.

Os centros de turismo de Portugal (CTP) e outras representações do IPT no estrangeiro, como serviços desconcentrados externos daquele Instituto, vinham assegurando fundamentalmente a promoção externa da imagem de Portugal e do turismo português em geral.

Paralelamente, ao Instituto do Comércio Externo de Portugal (ICEP), igualmente tutelado pelo Ministro do Comércio e Turismo, vem competindo a promoção e divulgação dos produtos, equipamentos e serviços de origem portuguesa, do investimento nacional no estrangeiro e do investimento directo estrangeiro em Portugal.

Acresce que o presente enquadramento institucional determina uma duplicação de estruturas, com o consequente aumento de custos, do qual resulta uma deficiente utilização dos recursos financeiros disponíveis.

Por outro lado, é manifesto que a promoção da imagem geral do País e das principais vertentes que na área económica lhe dão corpo e substância, nomeadamente a exportação de bens e serviços, o investimento e o turismo, carecem de uma política e de medidas de intervenção coerentes e integradas no País e no estrangeiro, de modo a tornar possível um mais elevado grau de eficiência nas acções a realizar, optimizando-se a utilização dos meios técnicos, humanos e financeiros disponíveis.

O objectivo principal do IPT será, pois, prosseguido pelo ICEP, o qual procederá à reorganização da sua rede de delegações no exterior, de modo a integrar e a prestar os serviços até hoje proporcionados pelos CTP e outras representações do IPT.

Sob a tutela do Ministro do Comércio e Turismo passará uma única entidade a coordenar e executar a política de promoção do País no estrangeiro nos domínios do comércio externo, turismo e fluxos internacionais de investimento, com os benefícios daí decorrentes para a divulgação da imagem global do País.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º É extinto o Instituto de Promoção Turística (IPT), criado pelo Decreto-Lei 402/86, de 3 de Dezembro, e alterado pelo Decreto-Lei 400/90, de 17 de Dezembro.

Art. 2.º São transferidas para o Instituto do Comércio Externo de Portugal (ICEP), criado pelo Decreto-Lei 115/82, de 14 de Abril, com as atribuições e competências estabelecidas pelo Decreto-Lei 388/86, de 18 de Novembro, e alteradas pelo Decreto-Lei 428/91, de 31 de Outubro, as atribuições e competências cometidas ao IPT.

Art. 3.º - 1 - São transferidos para o ICEP os direitos e obrigações do IPT, bem como os exercidos autonomamente pelos seus serviços desconcentrados.

2 - O Ministro do Comércio e Turismo poderá determinar, no prazo de 60 dias, sob proposta do administrador liquidatário, quais os direitos e obrigações do IPT que não serão transmitidos para o ICEP e a que condições será sujeita a sua transmissão.

Art. 4.º O ICEP, através das suas delegações no estrangeiro e das representações até agora integradas no IPT, assegurará a promoção de Portugal como destino turístico privilegiado e apoiará a actuação das empresas portuguesas do sector do turismo, na sua actividade interna e externa, quando a mesma promova o turismo nacional.

Art. 5.º - 1 - A liquidação do património do IPT será realizada no prazo de seis meses a contar da data da entrada em vigor do presente diploma.

2 - Por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Comércio e Turismo será nomeado o administrador liquidatário.

3 - O administrador liquidatário goza de todos os poderes necessários à liquidação, competindo-lhe:

a) Assegurar a gestão do organismo extinto durante o processo de liquidação;
b) Representar o referido organismo em juízo ou fora dele, podendo confessar, desistir, transigir ou comprometer-se em arbitragem, nos termos legais;

c) Cobrar receitas e efectuar despesas dentro dos limites legais, bem como movimentar depósitos e encerrar contas;

d) Propor ao Ministro do Comércio e Turismo os termos da transmissão de quaisquer direitos ou obrigações que integrem o património do organismo extinto.

4 - A remuneração do administrador liquidatário corresponde ao índice 800 da escala indiciária para as carreiras de regime geral.

Art. 6.º - 1 - Os funcionários e agentes do Estado, dos institutos públicos e das autarquias locais que à data da entrada em vigor do presente diploma se encontrem a prestar serviço no IPT podem ser integrados no quadro de pessoal do ICEP, precedendo a sua anuência, de acordo com as seguintes regras:

a) A integração no quadro do ICEP implica a opção pelo regime do contrato individual de trabalho, com a consequente cessação do vínculo à função pública;

b) O pessoal que for integrado no ICEP será inscrito no regime geral da segurança social;

c) A integração do pessoal prevista no presente número deverá estar concretizada até ao termo do prazo referido no n.º 1 do artigo 5.º e será feita por lista nominativa proposta pelo conselho de administração do ICEP e homologada por despacho do ministro da tutela.

2 - Os funcionários e agentes do IPT que não sejam integrados nos termos do número anterior são constituídos em excedentes, nos termos da lei, podendo:

a) Ser integrados noutros quadros do Ministério do Comércio e Turismo, desde que se verifique existência de vaga;

b) Ser transferidos para qualquer outro serviço, nos termos do Decreto-Lei 427/89, de 7 de Dezembro, e demais legislação aplicável;

c) Ingressar nos quadros de efectivos interdepartamentais (QEI), nos termos da legislação em vigor.

3 - A integração a que alude a alínea a) do número anterior efectua-se de acordo com as seguintes regras:

a) Para a mesma carreira, categoria ou escalão que o funcionário ou agente já possui;

b) Para carreira e categoria que integre as funções efectivamente desempenhadas, em escalão a que corresponda o mesmo índice remuneratório ou, quando não se verifique coincidência de índice, em escalão a que corresponda o índice superior mais aproximado na estrutura da carreira para que se opera a transição, sem prejuízo das habilitações literárias exigíveis;

c) O tempo de serviço prestado na categoria que deu origem à transição conta, para todos os efeitos legais, como prestado na nova categoria e carreira.

4 - Os funcionários e agentes do IPT que se encontrem a exercer funções em regime de comissão de serviço nos centros de turismo de Portugal ou noutras representações do IPT no estrangeiro cessam as respectivas comissões no prazo máximo de 90 dias após a publicação do presente diploma, sendo abrangidos pelo disposto nos n.os 1 e 2.

5 - Os funcionários que se encontrem a prestar serviço no IPT em regime de comissão de serviço, requisição ou destacamento e que não ingressem no quadro do ICEP cessarão as suas funções no prazo de 90 dias após a entrada em vigor do presente diploma, regressando aos lugares de origem.

6 - Os funcionários em situação de licença sem vencimento de longa duração à data da entrada em vigor do presente diploma que, no momento do regresso à actividade, não sejam colocados no quadro do ICEP serão integrados no QEI.

7 - Não podem ser renovados os contratos de trabalho a termo certo celebrados pelo IPT segundo a legislação portuguesa em Portugal ou nos países em que se encontram instaladas as suas representações.

8 - Os contratos referidos no número anterior celebrados ao abrigo de legislação estrangeira cessarão igualmente, observando-se o que nela se dispuser para este efeito.

Art. 7.º São revogados os seguintes diplomas:
a) O Decreto-Lei 83/83, de 11 de Fevereiro;
b) O Decreto-Lei 199/83, de 19 de Maio;
c) O Decreto-Lei 402/86, de 3 de Dezembro;
d) O Decreto-Lei 446/89, de 30 de Dezembro;
e) O Decreto-Lei 400/90, de 17 de Dezembro;
f) O Decreto Regulamentar 44/82, de 24 de Julho.
Art. 8.º As referências feitas ao IPT em diplomas, contratos ou quaisquer outros actos serão entendidas como reportadas, para todos os efeitos, ao ICEP e seus serviços.

Art. 9.º O presente diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 25 de Junho de 1992. - Aníbal António Cavaco Silva - Jorge Braga de Macedo - Fernando Manuel Barbosa Faria de Oliveira.

Promulgado em 16 de Julho de 1992.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 21 de Julho de 1992.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/45697.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-04-14 - Decreto-Lei 115/82 - Ministérios das Finanças e do Plano, dos Negócios Estrangeiros, da Indústria, Energia e Exportação e da Reforma Administrativa

    Aprova o Estatuto do Instituto do Comércio Externo de Portugal, publicando em anexo o quadro de pessoal dirigente e de chefia.

  • Tem documento Em vigor 1982-07-24 - Decreto Regulamentar 44/82 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Indústria, Energia e Exportação

    Determina que os serviços da Direcção-Geral do Turismo no estrangeiro, quando assumam a forma de delegações funcionem integrados nas delegações do Instituto do Comércio Externo de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1983-02-11 - Decreto-Lei 83/83 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado do Turismo

    Altera o diploma que estabelece as normas a que obedece o preenchimento dos cargos de directores dos centros de turismo de Portugal no estrangeiro (Decreto-Lei n.º 545/74, de 19 de Outubro).

  • Tem documento Em vigor 1983-05-19 - Decreto-Lei 199/83 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado do Turismo

    Regula vários aspectos sobre os centros de turismo no estrangeiro, com o objectivo de desburocratizar o respectivo funcionamento.

  • Tem documento Em vigor 1986-11-18 - Decreto-Lei 388/86 - Ministério da Indústria e Comércio

    Aprova a orgânica do ICEP - Instituto do Comércio Externo de Portugal.

  • Tem documento Em vigor 1986-12-03 - Decreto-Lei 402/86 - Presidência do Conselho de Ministros

    Cria na Presidência do Conselho de Ministros o Instituto de Promoção Turística (IPT).

  • Tem documento Em vigor 1989-12-07 - Decreto-Lei 427/89 - Presidência do Conselho de Ministros

    Define o regime de constituição, modificação e extinção da relação jurídica de emprego na administração pública.

  • Tem documento Em vigor 1989-12-30 - Decreto-Lei 446/89 - Ministério do Comércio e Turismo

    Estabelece os serviços do Instituto de Promoção Turística no estrangeiro e define o respectivo regime.

  • Tem documento Em vigor 1990-12-17 - Decreto-Lei 400/90 - Ministério do Comércio e Turismo

    Altera o Decreto-Lei n.º 402/86, de 3 de Dezembro que cria na Presidência do Conselho de Ministros o Instituto de Promoção Turística (IPT).

  • Tem documento Em vigor 1991-10-31 - Decreto-Lei 428/91 - Ministério do Comércio e Turismo

    ALTERA OS ARTIGOS 1, 7 A 14, 23, 28, 31 E 33 E ADITA OS ARTIGOS 14-A E 14-B DO DECRETO LEI NUMERO 388/86, DE 18 DE NOVEMBRO QUE APROVOU A ORGÂNICA DO ICEP- INSTITUTO DO COMERCIO EXTERNO DE PORTUGAL.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1992-08-17 - Decreto-Lei 180/92 - Ministério do Comércio e Turismo

    ALTERA A DESIGNAÇÃO DO INSTITUTO DO COMERCIO EXTERNO DE PORTUGAL, CRIADO PELO DECRETO LEI NUMERO 115/82, DE 14 DE ABRIL E CUJA ORGÂNICA FOI APROVADA PELO DECRETO LEI NUMERO 388/86, DE 18 DE NOVEMBRO (POSTERIORMENTE ALTERADA), PARA ICEP-INVESTIMENTOS, COMERCIO E TURISMO DE PORTUGAL. ALTERA A LEI ORGÂNICA DO REFERIDO INSTITUTO, EM VIRTUDE DA EXTINÇÃO DO INSTITUTO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA E DA TRANSFERÊNCIA DE ATRIBUIÇÕES E COMPETENCIAS DESTE, PARA AQUELE ORGANISMO.

  • Tem documento Em vigor 1993-05-08 - Despacho Normativo 74/93 - Ministérios das Finanças e do Comércio e Turismo

    CRIA NO QUADRO DE PESSOAL DO EXTINTO INSTITUTO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA, CONSTANTE DO ANEXO I AO DECRETO REGULAMENTAR 28/88, DE 30 DE JULHO, UM LUGAR DE ASSESSOR, A EXTINGUIR QUANDO VAGAR. A CRIAÇÃO DO REFERIDO LUGAR PRODUZ EFEITOS DESDE 17 DE NOVEMBRO DE 1992.

  • Tem documento Em vigor 1993-05-18 - Despacho Normativo 77/93 - Ministérios das Finanças e do Comércio e Turismo

    CRIA NO QUADRO DE PESSOAL DO EXTINTO INSTITUTO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA, CONSTANTE DO ANEXO I AO DECRETO REGULAMENTAR 28/88, DE 30 DE JULHO, UM LUGAR DE ASSESSOR PRINCIPAL, A EXTINGUIR QUANDO VAGAR.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda