Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 93/86, de 10 de Maio

Partilhar:

Sumário

Estabelece medidas relativas à alteração da designação dos estabelecimentos de ensino preparatório, preparatório e secundário (C + S) e secundário.

Texto do documento

Decreto-Lei 93/86
de 10 de Maio
Considerando que o Decreto-Lei 219/79, de 17 de Julho, embora apresentasse vantagens na época em que foi publicado, não se mostra adequado à realidade actual, uma vez que importa criar na escola uma identidade própria e que para tal contribui, indubitavelmente, a sua designação pelo nome de um patrono;

Considerando que tem havido numerosos casos de conselhos directivos ou e de autarquias locais que solicitaram a atribuição do nome de um patrono a estabelecimentos dos ensinos preparatório e secundário;

Considerando finalmente que a denominação dos estabelecimentos de ensino pelo nome de um patrono é um dos factores de inserção da escola no meio:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Sem prejuízo de os estabelecimentos de ensino poderem vir a ser designados pelo nome de um patrono, nos termos do disposto no presente diploma, nas localidades onde exista uma única escola preparatória, ou uma única escola preparatória e secundária (C + S) ou ainda uma única escola secundária estas são designadas pelo nome da localidade onde se situam, seguido do nome do concelho, se a localidade não for sede do concelho.

2 - Nas localidades onde exista mais de uma escola do mesmo nível estas serão designadas pelo nome de um patrono, seguido do nome da localidade e do nome do concelho, se a localidade não for sede de concelho.

Art. 2.º O nome do patrono será fixado por portaria do Ministro da Educação e Cultura, elaborada mediante proposta do respectivo conselho directivo ou de quem as suas vezes fizer, após parecer da respectiva autarquia local, devendo ser uma personalidade de reconhecido valor que, nomeadamente, se tenha distinguido na sua região no âmbito da cultura e da educação.

Art. 3.º Para os estabelecimentos dos ensinos preparatório, preparatório e secundário e secundário já criados à data da entrada em vigor do presente diploma proceder-se-á da seguinte forma:

a) Se na localidade existir uma única escola do mesmo nível de ensino, será designada nos termos do n.º 1 do artigo 1.º do presente diploma, salvo se o conselho directivo, de harmonia com o disposto no artigo anterior, sugerir a designação de um patrono;

b) Se na localidade existir mais de uma escola do mesmo nível de ensino, estas serão designadas nos termos do n.º 2 do artigo 1.º do presente diploma.

Art. 4.º Mantém-se o nome do patrono dos estabelecimentos de ensino preparatório e secundário que lhes foi atribuído no respectivo diploma de criação ou em diploma posterior.

Art. 5.º Para efeitos de aplicação do disposto no presente diploma os conselhos directivos, ou quem as suas vezes fizer, apresentarão, no prazo de 90 dias a contar da data de entrada em vigor do presente diploma ou da data de entrada em funcionamento, para os estabelecimentos de ensino a criar, a proposta a que se refere o artigo 2.º do presente diploma.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 3 de Abril de 1986. - Aníbal António Cavaco Silva - João de Deus Rogado Salvador Pinheiro.

Promulgado em 22 de Abril de 1986.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 28 de Abril de 1986.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/42424.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-04-02 - Portaria 261/87 - Ministério da Educação e Cultura

    Dá nova designação a várias escolas dos ensinos preparatório e secundário.

  • Tem documento Em vigor 1987-06-17 - Portaria 496/87 - Ministério da Educação e Cultura

    Altera o nome da Escola preparatória e Secundária (C + S) de Recarei, Paredes, para Escola Preparatória e Secundaria (C + S) de Sobreira, Paredes.

  • Tem documento Em vigor 1987-07-09 - Portaria 588/87 - Ministério da Educação e Cultura

    Altera a designação de algumas escolas preparatórias, secundárias e preparatórias e secundárias, nos distritos de Braga, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal.

  • Tem documento Em vigor 1987-10-26 - Portaria 841/87 - Ministério da Educação

    Altera a designação da Escola Preparatória e Secundária (C + S) de Recarei, Paredes, para Escola Preparatória e Secundária (C + S) de Sobreira, Paredes.

  • Tem documento Em vigor 1988-09-29 - Portaria 658/88 - Ministério da Educação

    Altera a designação da Escola Preparatória e Secundária (C + S) localizada em Bias do Sul, Moncarapacho, para Escola Preparatória e Secundária (C + S) do Dr. João Lúcio, Bias do Sul-Olhão.

  • Tem documento Em vigor 1989-06-17 - Portaria 452/89 - Ministério da Educação

    Altera a designação de diversos estabelecimentos de ensino preparatório e secundário.

  • Tem documento Em vigor 1990-12-10 - Decreto-Lei 387/90 - Ministério da Educação

    Estabelece normas relativas à denominação dos estabelecimentos de educação ou ensino públicos.

  • Tem documento Em vigor 1997-11-15 - Decreto-Lei 314/97 - Ministério da Educação

    Altera o Decreto-Lei nº 387/90, de 10 de Dezembro (que define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, bem como à adopção do respectivo símbolo identificativo), que é republicado em anexo na sua nova versão.

  • Tem documento Em vigor 2007-08-22 - Decreto-Lei 299/2007 - Ministério da Educação

    Altera (segunda alteração) o Decreto-Lei n.º 387/90, de 10 de Dezembro, que define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação e ensino não superior públicos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda