Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 324/78, de 8 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece medidas destinadas ao saneamento financeiro da ADSE.

Texto do documento

Decreto-Lei 324/78

de 8 de Novembro

O acréscimo, sempre crescente, dos encargos da Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado tem determinado a necessidade de, todos os anos, serem reforçadas as dotações orçamentais que a ela se destinam; e, em contrapartida, a progressiva diminuição dos casos de tuberculose, consequentes da quase total erradicação da doença, tem permitido a acumulação de saldo já vultoso dos fundos da Assistência aos Funcionários Civis Tuberculosos.

Daqui a pretensão, desde há anos manifestada pela ADSE, de estes fundos poderem funcionar como contrapartida dos sempre pedidos reforços de dotações; e, porque do financiamento de despesas de saúde dos funcionários se trata em ambos os casos, parece adequada tal solução, que, assim, ora se consagra.

Porém, o facto de os contribuintes e beneficiários de uma e outra instituição não serem rigorosamente os mesmos aconselha a que, no intuito de se obter uma solução mais equitativa, se proceda a algumas alterações no regime de compensações à ADSE por parte das entidades cujos trabalhadores, não sendo servidores do Estado no sentido preciso do termo, todavia, podem ser inscritos como beneficiários daquela;

e, nesse sentido, estabelece-se que os corpos administrativos e os organismos autónomos deixem de reembolsar a ADSE pelas comparticipações desta em favor dos seus trabalhadores, oferecendo-se, no entanto, a possibilidade de, por intervenção dos Ministros competentes, se proceder à compensação do decréscimo de receitas que daí resultará para a assistência, mediante aumento da contribuição dessas entidades por beneficiário inscrito.

Por último, entendeu-se conveniente desobrigar a ADSE de proceder à entrega no Tesouro dos saldos de gerência, que, transitando para o ano económico seguinte, permitirão ao organismo, até porque autónomo, uma melhoria do seu processo de actuação.

Tudo ponderando:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Sempre que no decurso do ano económico se verifique a necessidade de reforçar a verba inscrita no orçamento do Ministério das Finanças e do Plano para fazer face às despesas da Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado (ADSE), poderá ser utilizado para sua cobertura o saldo da rubrica de operações de tesouraria «Assistência na tuberculose aos funcionários civis e seus familiares», na parte que exceder as despesas de manutenção do serviço de assistência aos funcionários civis tuberculosos, nos termos do artigo 35.º do Decreto-Lei 48369, de 27 de Abril de 1968.

2 - As importâncias respeitantes à cobertura dos reforços referidos no número anterior transitarão de operações de tesouraria para receita orçamental à medida que os respectivos levantamentos de fundos forem sendo autorizados.

Art. 2.º - 1 - Os encargos a pagar pela ADSE provenientes da assistência medicamentosa, de conta dos corpos administrativos e organismos autónomos com os quais tenha celebrado acordos, deixam, a partir de 1 de Janeiro de 1979, de ser por eles reembolsados.

2 - A regra do n.º 1 entende-se sem prejuízo do pagamento dos reembolsos que àquela data se encontrem em atraso.

Art. 3.º - 1 - O quantitativo anual devido pelos corpos administrativos à ADSE por cada funcionário nela inscrito será aumentado de montante a fixar por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Administração Interna.

2 - Também os quantitativos devidos por beneficiário inscrito pelos oragnismos autónomos serão aumentados identicamente, por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Tutela.

3 - O quantitativo dos aumentos referidos nos números anteriores, que se destina a compensar a ADSE da diminuição de receita advinda da dispensa de reembolsos estabelecida no artigo 2.º, será revisto sempre que o Ministro das Finanças e do Plano o entenda oportuno.

Art. 4.º - 1 - Passam a constituir receita privativa da ADSE as contribuições anuais dos corpos administrativos previstas no artigo 6.º do Decreto-Lei 49313, de 23 de Outubro de 1969.

2 - Igualmente constituirá receita privativa do serviço o montante do aumento que for fixado nos termos do n.º 1 do artigo anterior, bem como as suas eventuais actualizações.

Art. 5.º Os saldos de gerência da ADSE transitam para o ano económico seguinte.

Art. 6.º São revogados:

a) O artigo 2.º do Decreto-Lei 49313, referido, com a alteração introduzida pelo Decreto-Lei 372/73, de 24 de Julho, na parte em que dispõe sobre reembolsos;

b) O artigo 7.º do mesmo diploma;

c) O artigo 4.º do Decreto-Lei 45688, de 27 de Abril de 1964, na parte em que se refere a reembolso.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Alfredo Jorge Nobre da Costa - José da Silva Lopes - António Gonçalves Ribeiro - Acácio Manuel Pereira Magro.

Promulgado em 31 de Outubro de 1978.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/11/08/plain-211995.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/211995.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Diploma não vigente 1964-04-27 - DECRETO LEI 45688 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS;MINISTÉRIO DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA

    Promulga o Regulamento da Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado.

  • Tem documento Em vigor 1968-05-06 - Decreto-Lei 48369 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Economia

    Insere disposições destinadas a adaptar, sem prejuízo dos condicionalismos próprios das estruturas económicas ultramarinas, as várias inovações técnicas contidas nos Decretos-Leis nºs. 46492, 47910 e 47912 (Exercício da actividade bancária).

  • Tem documento Em vigor 1969-10-23 - Decreto-Lei 49313 - Ministérios do Interior e das Finanças

    Considera aplicáveis aos servidores das autarquias locais em qualquer das situações a que se refere o artigo 3.º do regulamento aprovado pelo Decreto n.º 45688 os benefícios da assistência na doença, nos mesmos termos que aos servidores civis do Estado.

  • Tem documento Em vigor 1973-07-24 - Decreto-Lei 372/73 - Ministérios do Interior e das Finanças

    Altera o Decreto-Lei n.º 49313, de 23 de Outubro de 1969, que considera aplicáveis aos servidores das autarquias locais em qualquer das situações a que se refere o artigo 3.º do regulamento aprovado pelo Decreto n.º 45688 os benefícios da assistência na doença, nos mesmos termos que aos servidores civis do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-06-09 - Decreto-Lei 183-L/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento

    Institucionaliza o desconto de 0,5% nos vencimentos dos funcionários e agentes dos serviços do Estado para a ADSE.

  • Tem documento Em vigor 1981-05-27 - Decreto-Lei 125/81 - Ministério das Finanças e do Plano

    Sujeita ao desconto de 1% os vencimentos dos funcionários e agentes dos serviços do Estado beneficiários da Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE).

  • Tem documento Em vigor 2019-05-29 - Lei 36/2019 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda