A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 324/78, de 8 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece medidas destinadas ao saneamento financeiro da ADSE.

Texto do documento

Decreto-Lei 324/78

de 8 de Novembro

O acréscimo, sempre crescente, dos encargos da Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado tem determinado a necessidade de, todos os anos, serem reforçadas as dotações orçamentais que a ela se destinam; e, em contrapartida, a progressiva diminuição dos casos de tuberculose, consequentes da quase total erradicação da doença, tem permitido a acumulação de saldo já vultoso dos fundos da Assistência aos Funcionários Civis Tuberculosos.

Daqui a pretensão, desde há anos manifestada pela ADSE, de estes fundos poderem funcionar como contrapartida dos sempre pedidos reforços de dotações; e, porque do financiamento de despesas de saúde dos funcionários se trata em ambos os casos, parece adequada tal solução, que, assim, ora se consagra.

Porém, o facto de os contribuintes e beneficiários de uma e outra instituição não serem rigorosamente os mesmos aconselha a que, no intuito de se obter uma solução mais equitativa, se proceda a algumas alterações no regime de compensações à ADSE por parte das entidades cujos trabalhadores, não sendo servidores do Estado no sentido preciso do termo, todavia, podem ser inscritos como beneficiários daquela;

e, nesse sentido, estabelece-se que os corpos administrativos e os organismos autónomos deixem de reembolsar a ADSE pelas comparticipações desta em favor dos seus trabalhadores, oferecendo-se, no entanto, a possibilidade de, por intervenção dos Ministros competentes, se proceder à compensação do decréscimo de receitas que daí resultará para a assistência, mediante aumento da contribuição dessas entidades por beneficiário inscrito.

Por último, entendeu-se conveniente desobrigar a ADSE de proceder à entrega no Tesouro dos saldos de gerência, que, transitando para o ano económico seguinte, permitirão ao organismo, até porque autónomo, uma melhoria do seu processo de actuação.

Tudo ponderando:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Sempre que no decurso do ano económico se verifique a necessidade de reforçar a verba inscrita no orçamento do Ministério das Finanças e do Plano para fazer face às despesas da Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado (ADSE), poderá ser utilizado para sua cobertura o saldo da rubrica de operações de tesouraria «Assistência na tuberculose aos funcionários civis e seus familiares», na parte que exceder as despesas de manutenção do serviço de assistência aos funcionários civis tuberculosos, nos termos do artigo 35.º do Decreto-Lei 48369, de 27 de Abril de 1968.

2 - As importâncias respeitantes à cobertura dos reforços referidos no número anterior transitarão de operações de tesouraria para receita orçamental à medida que os respectivos levantamentos de fundos forem sendo autorizados.

Art. 2.º - 1 - Os encargos a pagar pela ADSE provenientes da assistência medicamentosa, de conta dos corpos administrativos e organismos autónomos com os quais tenha celebrado acordos, deixam, a partir de 1 de Janeiro de 1979, de ser por eles reembolsados.

2 - A regra do n.º 1 entende-se sem prejuízo do pagamento dos reembolsos que àquela data se encontrem em atraso.

Art. 3.º - 1 - O quantitativo anual devido pelos corpos administrativos à ADSE por cada funcionário nela inscrito será aumentado de montante a fixar por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Administração Interna.

2 - Também os quantitativos devidos por beneficiário inscrito pelos oragnismos autónomos serão aumentados identicamente, por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Tutela.

3 - O quantitativo dos aumentos referidos nos números anteriores, que se destina a compensar a ADSE da diminuição de receita advinda da dispensa de reembolsos estabelecida no artigo 2.º, será revisto sempre que o Ministro das Finanças e do Plano o entenda oportuno.

Art. 4.º - 1 - Passam a constituir receita privativa da ADSE as contribuições anuais dos corpos administrativos previstas no artigo 6.º do Decreto-Lei 49313, de 23 de Outubro de 1969.

2 - Igualmente constituirá receita privativa do serviço o montante do aumento que for fixado nos termos do n.º 1 do artigo anterior, bem como as suas eventuais actualizações.

Art. 5.º Os saldos de gerência da ADSE transitam para o ano económico seguinte.

Art. 6.º São revogados:

a) O artigo 2.º do Decreto-Lei 49313, referido, com a alteração introduzida pelo Decreto-Lei 372/73, de 24 de Julho, na parte em que dispõe sobre reembolsos;

b) O artigo 7.º do mesmo diploma;

c) O artigo 4.º do Decreto-Lei 45688, de 27 de Abril de 1964, na parte em que se refere a reembolso.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Alfredo Jorge Nobre da Costa - José da Silva Lopes - António Gonçalves Ribeiro - Acácio Manuel Pereira Magro.

Promulgado em 31 de Outubro de 1978.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1978/11/08/plain-211995.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/211995.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Diploma não vigente 1964-04-27 - DECRETO LEI 45688 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS;MINISTÉRIO DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA

    Promulga o Regulamento da Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado.

  • Tem documento Em vigor 1968-05-06 - Decreto-Lei 48369 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Economia

    Insere disposições destinadas a adaptar, sem prejuízo dos condicionalismos próprios das estruturas económicas ultramarinas, as várias inovações técnicas contidas nos Decretos-Leis nºs. 46492, 47910 e 47912 (Exercício da actividade bancária).

  • Tem documento Em vigor 1969-10-23 - Decreto-Lei 49313 - Ministérios do Interior e das Finanças

    Considera aplicáveis aos servidores das autarquias locais em qualquer das situações a que se refere o artigo 3.º do regulamento aprovado pelo Decreto n.º 45688 os benefícios da assistência na doença, nos mesmos termos que aos servidores civis do Estado.

  • Tem documento Em vigor 1973-07-24 - Decreto-Lei 372/73 - Ministérios do Interior e das Finanças

    Altera o Decreto-Lei n.º 49313, de 23 de Outubro de 1969, que considera aplicáveis aos servidores das autarquias locais em qualquer das situações a que se refere o artigo 3.º do regulamento aprovado pelo Decreto n.º 45688 os benefícios da assistência na doença, nos mesmos termos que aos servidores civis do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-06-09 - Decreto-Lei 183-L/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento

    Institucionaliza o desconto de 0,5% nos vencimentos dos funcionários e agentes dos serviços do Estado para a ADSE.

  • Tem documento Em vigor 1981-05-27 - Decreto-Lei 125/81 - Ministério das Finanças e do Plano

    Sujeita ao desconto de 1% os vencimentos dos funcionários e agentes dos serviços do Estado beneficiários da Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE).

  • Tem documento Em vigor 2019-05-29 - Lei 36/2019 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda