A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 209/90, de 27 de Junho

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações ao imposto de compensação e especial sobre veículos ligeiros de passageiros, motociclos, barcos e aeronaves.

Texto do documento

Decreto-Lei 209/90
de 27 de Junho
Pelo presente diploma são excluídos da incidência do imposto especial sobre veículos ligeiros de passageiros, motociclos, barcos e aeronaves, criado pela Lei 34/83, de 21 de Outubro, os veículos automóveis ligeiros de passageiros e mistos, tendo em vista a harmonização do imposto com os princípios consagrados no Tratado de Roma/CEE.

Por outro lado, e com o objectivo de desburocratizar a tramitação processual dos pedidos de isenção do imposto especial sobre motociclos, barcos de recreio e aeronaves, bem como do imposto sobre veículos, é atribuída ao director-geral das Contribuições e Impostos competência para a resolução dos mesmos, obtendo-se, assim, uma celeridade acrescida na concessão daquele benefício e, simultaneamente, a desejável uniformidade com o sistema para o efeito previsto no imposto de compensação.

Finalmente, o depósito de documentos para efeitos de não sujeição ao imposto de compensação, que tradicionalmente tinha lugar em seis serviços receptores da Direcção-Geral dos Transportes Terrestres, passa a efectuar-se nas repartições de finanças, excepto no que respeita aos documentos de veículos automóveis simultaneamente sujeitos àquele imposto e ao imposto de circulação, com as evidentes vantagens para o contribuinte, que, assim, terá significativamente simplificadas as operações de depósito e levantamento de documentos.

Assim:
No uso da autorização legislativa concedida pela alínea a) do artigo 38.º da Lei 101/89, de 29 de Dezembro, e nos termos das alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º O imposto especial criado pela Lei 34/83, de 21 de Outubro, passa a designar-se por imposto especial sobre motociclos, barcos de recreio aeronaves.

Art. 2.º O artigo 3.º e o artigo 6.º da Lei 34/83, de 21 de Outubro, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 3.º - 1 - Ficam isentos do imposto previsto no artigo 1.º:
a) ...
b) ...
c) As pessoas colectivas de utilidade pública administrativa;
d) ...
e) ...
f) ...
g) As aeronaves de instrução e treino, quando propriedade de escolas e aeroclubes, cujo funcionamento esteja autorizado pela Direcção-Geral de Aeronáutica Civil;

h) As aeronaves cuja utilização se destina exclusivamente a fins agrícolas ou silvícolas.

2 - As isenções a que se referem as alíneas c), d), e) e f) do número anterior serão concedidas mediante despacho do director-geral das Contribuições e Impostos sobre requerimento das entidades interessadas, devidamente documentado, sendo dispensado este condicionalismo relativamente às isenções reconhecidas em anos anteriores.

Art. 6.º O imposto será liquidado e pago nos prazos previstos no artigo 9.º do Regulamento do Imposto sobre Veículos, aprovado pelo Decreto-Lei 143/78, de 12 de Junho, por meio de guia modelo n.º 5.

Art. 3.º O artigo 5.º do Regulamento do Imposto sobre Veículos, aprovado pelo Decreto-Lei 143/78, de 12 de Junho, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 5.º - 1 - ...
2 - As isenções a que se referem as alíneas c), d), e) e f) do número anterior serão reconhecidas mediante despacho do director-geral das Contribuições e Impostos sobre requerimento das entidades interessadas, devidamente documentado, sendo dispensado este condicionalismo relativamente às isenções reconhecidas em anos anteriores.

3 - ...
Art. 4.º O artigo 4.º do Regulamento do Imposto de Compensação, aprovado pelo Decreto-Lei 354-A/82, de 4 de Setembro, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 4.º - 1 - Os veículos furtados ou cuja documentação tenha sido apreendida ou voluntariamente depositada não serão sujeitos ao imposto de compensação relativamente aos trimestres durante os quais se mantenha o furto, a apreensão ou o depósito, com observância do disposto no n.º 3 do artigo 2.º

2 - O depósito a que se refere o número anterior tem lugar na repartição de finanças da área da residência ou sede do contribuinte, salvo tratando-se de veículos também sujeitos a imposto de circulação, caso em que deve ser efectuado na Direcção-Geral de Transportes Terrestres.

3 - Para os efeitos previstos no n.º 1, considera-se ocorrido o furto na data da sua participação às entidades oficiais competentes.

4 - Tratando-se de depósito a efectuar na repartição de finanças, a apresentação será feita através da guia modelo n.º 1, em duplicado, destinando-se o original ao serviço receptor e o duplicado, devidamente averbado de recibo, ao contribuinte.

5 - A apresentação dos documentos, para fins de depósito, na Direcção-Geral de Transportes Terrestres será companhada da guia modelo n.º 1, em triplicado, destinando-se o original àqueles serviços e o duplicado, devidamente averbado de recibo, ao contribuinte, sendo o triplicado remetido à repartição de finanças da área da residência ou sede daquele.

6 - Não estão sujeitos a imposto de compensação os veículos destinados a venda registados a favor de empresas sujeitas a imposto sobre rendimento pelo exercício do comércio ou indústria de veículos automóveis durante o período de 90 dias a contar da data da matrícula.

Art. 5.º São eliminadas a alínea a) do artigo 1.º e as alíneas a) e b) do artigo 5.º da Lei 34/83, de 21 de Outubro, com a redacção que lhe foi dada pelos Decretos-Leis 94/84, de 26 de Março, 131/86, de 12 de Junho e 154/89, de 11 de Maio.

Art. 6.º O disposto no artigo 4.º do presente diploma produz efeitos a partir de 1 de Julho de 1990.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 3 de Maio de 1990. - Aníbal António Cavaco Silva - Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza - Joaquim Martins Ferreira do Amaral.

Promulgado em 11 de Junho de 1990.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 18 de Junho de 1990.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/20881.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-06-12 - Decreto-Lei 143/78 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento - Direcção-Geral das Contribuições e Impostos

    Aprova o novo Regulamento do Imposto sobre Veículos.

  • Tem documento Em vigor 1982-09-04 - Decreto-Lei 354-A/82 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento

    Aprova o Regulamento do Imposto de Compensação.

  • Tem documento Em vigor 1983-10-21 - Lei 34/83 - Assembleia da República

    Imposto especial sobre veículos ligeiros de passageiros, motociclos, barcos de recreio e aeronaves.

  • Tem documento Em vigor 1984-03-26 - Decreto-Lei 94/84 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento

    Dá nova redacção aos artigos 1.º e 5.º da Lei n.º 34/83, de 21 de Outubro (imposto especial sobre veículos ligeiros de passageiros, motociclos, barcos de recreio e aeronaves).

  • Tem documento Em vigor 1986-06-12 - Decreto-Lei 131/86 - Ministério das Finanças

    Altera o artigo 1.º da Lei n.º 34/83, de 21 de Outubro, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 94/84, de 26 de Março (imposto especial sobre veículos).

  • Tem documento Em vigor 1989-05-11 - Decreto-Lei 154/89 - Ministério das Finanças

    Altera o imposto especial sobre veículos, o imposto de compensação e o imposto sobre veículos.

  • Tem documento Em vigor 1989-12-29 - Lei 101/89 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 1990.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2021-05-18 - Lei 28/2021 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda