Aviso 5548/2001 (2.ª série). - Concurso interno geral de ingresso na carreira técnica profissional, área de biblioteca e documentação. - 1 - Nos termos do artigo 28.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, e por despacho de 20 de Março de 2001 do coordenador sub-regional de Saúde de Leiria, no âmbito de competências delegadas pelo presidente do conselho de administração da Administração Regional de Saúde do Centro, torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 15 dias úteis a contar da publicação deste aviso no Diário da República, concurso interno geral de ingresso para o preenchimento de uma vaga e das que eventualmente venham a surgir no prazo de validade do concurso de técnico profissional de 2.ª classe da carreira técnica profissional, área de biblioteca e documentação, do quadro de pessoal dos serviços de âmbito sub-regional, aprovado pela Portaria 772-B/96, de 31 de Dezembro.
2 - Local, condições de trabalho e regalias sociais - o local de trabalho situa-se na sede da Sub-Região de Saúde de Leiria, sendo a remuneração a correspondente ao escalão e índice fixados nos termos do sistema retributivo da função pública, prevista no Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 404-A/98, de 18 Dezembro, e do Decreto-Lei 247/91, de 10 de Julho, e legislação complementar. As condições de trabalho e as regalias sociais são as genericamente vigentes para a função pública.
3 - Prazo de validade - o concurso é válido pelo período máximo de um ano contado da data de publicação da lista de classificação final.
4 - Legislação aplicável:
Decreto-Lei 353-A/89, de 16 de Outubro;
Decreto-Lei 427/89, de 7 de Dezembro, e suas alterações;
Decreto-Lei 247/91, de 10 de Julho, na redacção introduzida pelo Decreto-Lei 276/95, de 25 de Outubro;
Decreto-Lei 276/95, de 25 de Outubro;
Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho;
Decreto-Lei 404-A/98, de 18 Dezembro;
5 - Conteúdo funcional - ao técnico profissional de 2.ª classe de BD incumbe genericamente, utilizando sistemas manuais ou automatizados, realizar tarefas relacionadas com a aquisição, o registo, a catalogação, a cotação, o armazenamento de espécies documentais, a gestão de catálogos e os serviços de atendimento, de empréstimos e de pesquisa bibliográfica, assim como a preparação de instrumentos de difusão, aplicando normas de funcionamento de bibliotecas e serviços de documentação, de acordo com métodos e procedimentos previamente estabelecidos.
6 - Requisitos de admissão ao concurso:
6.1 - Requisitos gerais - os estabelecidos no artigo 29.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
6.2 - Um dos seguintes requisitos especiais:
6.2.1 - Curso de formação tecnológica na área de biblioteca e documentação de duração não inferior a três anos, para além de nove anos de escolaridade (n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei 247/91, de 10 de Julho); ou
6.2.2 - 11.º ano de escolaridade e ser detentor de curso de formação nas áreas de biblioteca e documentação, ministrado por serviços públicos ou pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, nos termos do n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei 247/91, de 10 de Julho, com a nova redacção dada pelo Decreto-Lei 276/95, de 25 de Outubro; ou
6.2.3 - 11.º ano de escolaridade com formação na área de biblioteca, arquivo e documentação, ministrado pelas escolas profissionais reconhecidas pelo Ministério da Educação (n.º 2 do artigo 10.º do Decreto-Lei 247/95, de 25 de Outubro).
7 - Métodos de selecção:
a) Prova de conhecimentos gerais e específicos;
b) Avaliação curricular;
c) Entrevista profissional de selecção.
7.1 - A prova de conhecimentos gerais e específicos, de acordo com os artigos 20.º e 21.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, consiste numa prova escrita com a duração de duas horas:
7.1.1 - Conhecimentos gerais de acordo com o programa aprovado pelo despacho 13 381/99, da DGAP, de 1 de Julho, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 162, de 14 de Julho de 1999, conforme o programa anexo.
7.1.2 - Conhecimentos específicos que se reportam a serviços de documentação do Serviço Nacional de Saúde:
a) Tarefas de circuito documental - aquisição, registo, catalogação e armazenamento;
b) Serviços de atendimento, empréstimos e pesquisa bibliográfica;
c) Utilização de novas tecnologias no tratamento, processamento e transmissão e informação.
7.2 - A avaliação curricular será efectuada nos termos do artigo 22.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
Na avaliação curricular serão ponderados os seguintes factores: experiência profissional, formação profissional e habilitação académica de base.
7.3 - Entrevista profissional de selecção - a realizar nos termos do artigo 23.º do mesmo decreto-lei.
Na entrevista profissional de selecção avaliar-se-ão, numa relação interpessoal de forma objectiva e sistemática, as aptidões profissionais e pessoais dos candidatos, apreciando-se os seguintes factores:
Comunicação verbal;
Experiência profissional;
Motivação.
7.4 - Os métodos de selecção utilizados serão classificados, cada um por si, de 0 a 20 valores.
8 - A classificação final dos candidatos resultará da aplicação da seguinte fórmula:
CF=(PC+AC+E)/3
em que:
CF=classificação final;
PC=provas de conhecimentos;
AC=avaliação curricular;
E=entrevista profissional de selecção.
9 - Em caso de igualdade de classificação, a ordenação dos candidatos resultará da aplicação dos critérios de preferência constantes do n.º 1 do artigo 37.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
10 - Os candidatos serão notificados de acordo com o artigo 35.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
11 - Formalização das candidaturas - as candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao coordenador da Sub-Região de Saúde de Leiria. a entregar pessoalmente na Secretaria durante as horas normais de expediente, ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, para a Avenida dos Heróis de Angola, 59, 1.º, 2400 Leiria, considerando-se, neste caso, apresentado dentro do prazo se o mesmo tiver sido expedido até ao termo do prazo fixado no aviso de abertura.
12 - Dos requerimentos deverão constar os seguintes elementos:
a) Identificação completa (nome, filiação, naturalidade, data de nascimento, situação militar, número e data do bilhete de identidade e serviço de identificação que o emitiu, residência, código postal e número de telefone);
b) Habilitações literárias e profissionais;
c) Categoria profissional, serviço a que pertence e natureza do vínculo;
d) Identificação do concurso mediante referência ao número e data do Diário da República em que se encontra publicado o presente aviso;
e) Especificação de outros elementos ou circunstâncias que os candidatos entendam susceptíveis de influir na apreciação do seu mérito;
f) Menção dos documentos que anexa.
12.1 - Os requerimentos devem ser acompanhados, sob pena de exclusão, dos seguintes documentos:
a) Original ou fotocópia autenticada do documento comprovativo das habilitações literárias e profissionais;
b) Três exemplares do curriculum vitae;
c) Declaração emitida pelo serviço a que o candidato pertence, comprovativa da existência e natureza do vínculo, do tempo de serviço na categoria, na carreira e na função pública;
d) Fotocópia do bilhete de identidade.
13 - O júri terá a seguinte composição:
Presidente - Maria Aline Oliveira Salgueiro Andrade Gomes, chefe de divisão da Sub-Região de Saúde de Leiria.
Vogais efectivos:
Maria Dulce Rosário Correia, técnica superior de 1.ª classe de biblioteca e documentação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Maria Teresa Vieira Oliveira Santos Ferreira Patrício, técnica especialista de biblioteca e documentação da Sub-Região de Saúde de Leiria.
Vogais suplentes:
Ângela Maria Ramiro Salgueiro Pereira, técnica superior principal de biblioteca e documentação da Biblioteca Municipal de Leiria.
Margarida Isabel Vilela Quintela Bonita, técnica especialista de biblioteca e documentação da Escola Superior de Educação de Leiria.
14 - O 1.º vogal efectivo substituirá o presidente nas suas eventuais faltas ou impedimentos.
23 de Março de 2001. - O Coordenador, Hélder José Ferreira.
ANEXO
Programa da prova de conhecimentos gerais para ingresso nas carreiras/categorias dos grupos de pessoal técnico-profissional, administrativo e auxiliar.
1 - Conhecimentos ao nível de habilitações exigidas para ingresso na respectiva carreira, fazendo apelo aos conhecimentos adquiridos no âmbito escolar, designadamente nas áreas de português e de matemática, e aos resultantes da vivência do cidadão comum.
2 - Direitos e deveres da função pública e deontologia profissional:
2.1 - Regime de férias, faltas e licenças;
2.2 - Estatuto remuneratório dos funcionários e agentes da Administração Pública;
2.3 - Estatuto Disciplinar dos Funcionários e Agentes da Administração Pública;
2.4 - Deontologia do serviço público - serviço para o qual é aberto concurso.
3 - Orgânica do Ministério da Saúde:
3.1 - Orgânica da Administração Regional de Saúde;
3.2 - Lei de Bases da Saúde;
3.3 - Estatuto do Serviço Nacional de Saúde.
Legislação aconselhável para a prova de conhecimentos gerais:
Decreto-Lei 100/99, de 31 de Março;
Decreto-Lei 24/84, de 16 de Janeiro;
Decreto-Lei 404-A/98, de 18 Dezembro;