A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 218/85, de 2 de Julho

Partilhar:

Sumário

Institui um programa de cooperação técnica e financeira entre o Ministério do Equipamento Social e as câmaras municipais do Algarve a decorrer no presente ano, destinado à realização de obras de saneamento básico urgentes e indispensáveis ao correcto desenvolvimento da região.

Texto do documento

Decreto-Lei 218/85
de 2 de Julho
Considerando as graves insuficiências detectadas no Algarve no domínio do saneamento básico e reconhecendo que a amplitude e urgência das obras a efectuar sob a coordenação da Comissão do Saneamento Básico do Algarve (CSBA) ultrapassam em muito a capacidade de mobilização de recursos financeiros, próprios ou através da linha de crédito bonificado criada pelo Governo em 1981, por parte das câmaras municipais da região, e considerando, por outro lado, os graves inconvenientes que podem resultar para o País de uma interrupção da intervenção em curso, o Conselho de Ministros deliberou, por resolução de 7 de Março de 1985, viabilizar a continuidade dos trabalhos conduzidos pela CSBA atribuindo ao Ministério do Equipamento Social uma verba de 400000 contos, a integrar no PIDDAC do Ministério.

Tornando-se indispensável disponibilizar a referida verba dando cumprimento à referida resolução do Conselho de Ministros de 7 de Março de 1985, publicada no Diário da República, 2.ª série, de 19 de Março de 1985:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É instituído, na sequência da resolução do Conselho de Ministros de 7 de Março de 1985, e nos termos do artigo 27.º do Decreto-Lei 98/84, de 29 de Março, um programa de cooperação técnica e financeira entre o Ministério do Equipamento Social e as câmaras municipais do Algarve a decorrer no presente ano, destinado à realização de obras de saneamento básico urgentes e indispensáveis ao correcto desenvolvimento da região.

Art. 2.º - 1 - Compete à Comissão do Saneamento Básico do Algarve (CSBA) preparar, em íntima ligação com as câmaras municipais e com a Direcção-Geral do Saneamento Básico (DGSB), a elaboração do aludido programa e promover a sua execução, bem como efectuar a fiscalização das respectivas obras.

2 - Para efeitos do número anterior, a DGSB prestará à CSBA o apoio, nomeadamente técnico, que se tornar necessário.

Art. 3.º A cobertura dos encargos financeiros de 1985, estimados em 400000 contos, decorrentes do disposto nos números anteriores será assegurada por verba do mesmo montante a inscrever no capítulo 50 do Orçamento do Estado para 1985, «Ministério do Equipamento Social - Direcção-Geral do Saneamento Básico», tendo como contrapartida igual redução na dotação provisional inscrita no Ministério das Finanças e do Plano.

Art. 4.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 4 de Junho de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - Eduardo Ribeiro Pereira - Ernâni Rodrigues Lopes - Carlos Montez Melancia.

Promulgado em 21 de Junho de 1985.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 25 de Junho de 1985.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/14132.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-03-29 - Decreto-Lei 98/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Aprova o novo regime das finanças locais.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1986-05-31 - DECLARAÇÃO DD4743 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a declaração de 29 de Abril de 1986, de transferências de verbas do ex-Ministério do Equipamento Social, no montante de 156759 contos para o ano de 1985.

  • Tem documento Em vigor 1986-07-28 - Decreto-Lei 208/86 - Ministério do Plano e da Administração do Território

    Prorroga até à conclusão das obras que o integram o programa de cooperação técnica e financeira entre o Ministério do Plano e da Administração do Território e as câmaras municipais do Algarve, instituído pelo Decreto-Lei n.º 218/85, de 2 de Julho.

  • Tem documento Em vigor 1986-12-23 - Decreto-Lei 421/86 - Ministério do Plano e da Administração do Território

    Amplia o programa de coordenação técnica e financeira entre o Ministério do Plano e da Administração do Território e as câmaras municipais do Algarve, para compreender as obras de saneamento básico incluídas no Programa das Ajudas de Pré-Adesão à CEE.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

  • Tem documento Em vigor 2021-03-23 - Decreto-Lei 23/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda