Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 3/79, de 24 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Cria como pessoas colectivas de direito público, que ficam em regime de instalação, o Centro Hospitalar de Aveiro/Norte, constituído pelo Hospital de Oliveira de Azeméis, Hospital de S. João da Madeira e Hospital de Vila da feira (ora criado), assim como o Centro Hospitalar de Aveiro/Sul, constituído pelo Hospital de Aveiro e Hospital de Águeda.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 3/79

de 24 de Fevereiro

Na sequência do Decreto 94/77, de 5 de Julho, que constituiu o Centro Hospitalar de S. João da Madeira/Oliveira de Azeméis, e de estudos levados a efeito pela Administração Distrital dos Serviços de Saúde de Aveiro no que respeita à cobertura hospitalar do respectivo distrito, considera-se conveniente, dadas as características geo-demográficas da região, distinguir as zonas norte e sul, o que aconselha a constituição de dois centros hospitalares, responsáveis cada um pela assistência a cerca de trezentos mil habitantes, e adstritos, respectivamente, aos hospitais centrais do Porto e de Coimbra.

Conforme prevê o Estatuto Hospitalar, os centros hospitalares são dotados de administração central e serviços de apoio comuns, com vista ao melhor aproveitamento e rendimento dos estabelecimentos existentes no distrito de Aveiro, o que mereceu a antecipada anuência dos departamentos técnicos, dos órgãos de tutela e de gestão hospitalar e das autarquias locais.

Nestes termos:

Considerando o disposto no artigo 8.º do Decreto-Lei 48357, de 27 de Abril de 1968;

Ao abrigo do artigo 1.º do Decreto-Lei 59/76, de 23 de Janeiro.

O Governo decreta, nos termos da alínea g) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - São criados os Centros Hospitalares de Aveiro/Norte e Aveiro/Sul - adiante designados apenas por Centros -, que são pessoas colectivas de direito público, dotadas de autonomia administrativa e financeira, nos termos do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 129/77, de 2 de Abril.

2 - Os Centros são complexos funcionais de estabelecimentos e serviços hospitalares, que prestam cuidados diferenciados a nível de hospital distrital, por via dos serviços de internamento, consulta externa e urgência, dentro dos limites de competência territorial referida no artigo 3.º 3 - Terminado o regime de instalação previsto no artigo 6.º, os órgãos de gestão, de direcção e apoio técnico e de expressão da vontade dos trabalhadores são comuns em cada Centro, sendo de atender ao disposto no Decreto-Lei 59/76, de 23 de Janeiro, e no Decreto Regulamentar 30/77, de 20 de Maio, para definição das respectivas competências.

Art. 2.º - 1 - O Centro Hospitalar de Aveiro/Norte é constituído pelos estabelecimentos seguintes:

a) Hospital de Oliveira de Azeméis;

b) Hospital de S. João da Madeira;

c) Hospital de Vila da Feira, criado por este diploma.

2 - O Centro Hospitalar de Aveiro/Sul é constituído pelos estabelecimentos seguintes:

a) Hospital de Aveiro;

b) Hospital de Águeda.

3 - Mediante decreto assinado pelos Ministros das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais e pelo Secretário de Estado da Administração Pública, podem integrar-se nos Centros outros estabelecimentos ou serviços.

4 - O Hospital de Vila da Feira funcionará nas novas instalações do Instituto de Obras Sociais, na Quinta do Castelo, que para esse fim são cedidas ao Centro Hospitalar de Aveiro/Norte, a título precário, gratuito e por tempo indeterminado, ficando a Secretaria de Estado da Saúde autorizada a mandar proceder às obras de remodelação e de conservação que se mostrem necessárias.

5 - Os pormenores relacionados com esta cedência serão ajustados em acordo a celebrar entre o Instituto de Obras Sociais e os serviços competentes da Secretaria de Estado da Saúde.

Art. 3.º - 1 - A competência territorial do Centro Hospitalar de Aveiro/Norte abrange os concelhos de Espinho, Ovar, Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Coimbra.

2 - A competência territorial do Centro Hospitalar de Aveiro/Sul abrange os concelhos de Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Aveiro, Vagos, Ílhavo, Águeda, Oliveira do Bairro, Mealhada e Anadia.

3 - Mediante portaria do Ministro dos Assuntos Sociais, pode ser desafectado das áreas de competência territorial dos Centros qualquer dos concelhos referidos nos números anterior, limítrofes de distritos vizinhos.

Art. 4.º Os Centros regem-se em tudo quanto não estiver previsto neste diploma pela legislação aplicável aos estabelecimentos hospitalares oficiais.

Art. 5.º - 1 - O pessoal dos estabelecimentos integrados constará de um quadro único para cada Centro.

2 - O pessoal que transitar dos estabelecimentos integrados manterá todos os direitos e regalias de que vinha fruindo, designadamente o de continuar a descontar para a instituição de previdência em que se tiver inscrito, contando-se para efeitos de aposentação todo o tempo de serviço prestado, nos termos da legislação aplicável.

3 - Para efeitos de admissão e recrutamento de pessoal aplicam-se, respectivamente, o disposto nos artigos 82.º e seguintes do Decreto-Lei 413/71, de 27 de Setembro, e na lei geral, com respeito pelas regras sobre excedentes de pessoal.

Art. 6.º Os Centros ficam em regime de instalação, nos termos dos artigos 79.º e seguintes do Decreto-Lei 413/71, de 27 de Setembro, nomeadamente para efeitos de constituição das respectivas comissões instaladoras previstas no artigo 85.º do citado diploma.

Art. 7.º É revogado o Decreto 94/77, de 5 de Julho.

Carlos Alberto da Mota Pinto - Manuel Jacinto Nunes - Acácio Manuel Pereira Magro - António Jorge de Figueiredo Lopes.

Promulgado em 12 de Fevereiro de 1979.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/02/24/plain-105034.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/105034.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-04-27 - Decreto-Lei 48357 - Ministério da Saúde e Assistência

    Aprova e publica o Estatuto Hospitalar.

  • Tem documento Em vigor 1971-09-27 - Decreto-Lei 413/71 - Ministério da Saúde e Assistência

    Aprova a orgânica do Ministério da Saúde e Assistência. Cria o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-23 - Decreto-Lei 59/76 - Ministério da Administração Interna - Direcção-Geral da Função Pública

    Atribui ao Ministro interessado e aos Ministros da Administração Interna e das Finanças competência para definir as normas referentes as atribuições, organização e competência, bem como ao regime do pessoal dos ministérios, dos respectivos serviços, estabelecimentos e organismos dependentes. Define a que tipos de diplomas legais deve obedecer a constituição e alteração de quadros, as normas respeitantes ao funcionamento dos serviços, a regulamentação das condições legais da prestação de trabalho na função p (...)

  • Tem documento Em vigor 1977-04-02 - Decreto-Lei 129/77 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Aprova a Lei Orgânica Hospitalar.

  • Tem documento Em vigor 1977-05-20 - Decreto Regulamentar 30/77 - Ministério dos Assuntos Sociais - Gabinete do Ministro

    Aprova o Regulamento dos Órgãos de Gestão e Direcção dos Hospitais.

  • Tem documento Em vigor 1977-07-05 - Decreto 94/77 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Cria o Centro Hospitalar de S. João da Madeira/Oliveira de Azeméis, com personalidade jurídica e autonomia administrativa, constituído pelos Hospitais Distritais de Oliveira de Azeméis e de S. João da Madeira, e determina que o mesmo fica sujeito ao regime de instalação.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-03-24 - Portaria 289/81 - Ministério dos Assuntos Sociais - Departamento de Recursos Humanos da Saúde

    Estabelece normas para a integração do pessoal médico no Centro Hospitalar de Aveiro Sul.

  • Tem documento Em vigor 1981-06-27 - Decreto Regulamentar 31/81 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Revoga os n.os 4 e 5 do artigo 2.º do Decreto Regulamentar n.º 3/79, de 24 de Fevereiro que cria os Centros Hospitalares de Aveiro Norte e Aveiro Sul.

  • Tem documento Em vigor 1987-03-04 - Decreto Regulamentar 18/87 - Ministério da Saúde

    Extingue o Centro Hospitalar de Aveiro Sul e cria os Hospitais Distritais de Aveiro e de Águeda

  • Tem documento Em vigor 1989-05-26 - Decreto Regulamentar 14/89 - Ministério da Saúde

    Extingue o Centro Hospitalar de Aveiro Norte, criado pelo Decreto Regulamentar nº 3/79 de 24 de Fevereiro, e cria os Hospitais Distritais de Oliveira de Azeméis e de São João da Madeira, dispondo sobre a respectiva área de influência e pessoal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda