Abril de 1965:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Finanças, introduzir as seguintes alterações no plano de uniformes do pessoal das alfândegas, aprovado pela Portaria 10560, de 30 de Dezembro de 1943:1.º Os uniformes dos funcionários do quadro auxiliar técnico-aduaneiro serão dos mesmos modelos e tecidos estabelecidos para os funcionários do quadro técnico-aduaneiro.
2.º Os distintivos de categorias do pessoal do referido quadro serão:
a) Para verificadores auxiliares de 3.ª classe. - Uma estrela bordada a fio de prata, conforme a fig. 5 constante daquele plano de uniformes, colocada em cada manga do casaco a partir de 0,06 m do extremo desta. Pala do boné debruada com galão prateado
de 0,005 m de largura.
b) Para verificadores auxiliares de 2.ª classe. - Duas estrelas bordadas a fio de prata, conforme a fig. 6 do referido plano, colocadas em cada manga do casaco a partir de 0,06 m do extremo desta. Pala do boné com debrum igual ao indicado para verificadoresauxiliares de 3.ª classe.
c) Para verificadores auxiliares de 1.ª classe. - Três estrelas bordadas a fio de prata, conforme a fig. 7 do referido plano, colocadas em cada manga do casaco a partir de 0,06 m do extremo desta. Pala do boné com debrum igual ao indicado para verificadoresauxiliares de 2.ª classe.
Com o uniforme branco os distintivos de categoria serão usados em cada ombro, aplicados em platinas rígidas, de pano azul-ferrete, a partir de 0,015 m da base desta.3.º O distintivo dos serviços será conforme a figura junta.
Para os funcionários dos quadros técnico-aduaneiro e auxiliar técnico-aduaneiro, o distintivo terá o escudo nacional esmaltado, a estrela de cinco pontas esmaltada a branco, a roda dentada esmaltada a azul, as letras da palavra «Alfândega» esmaltadas a azul sobre fundo de esmalte branco e o silvado esmaltado a ouro.
Ministério das Finanças, 14 de Junho de 1965. - O Ministro das Finanças, António Manuel
Pinto Barbosa.
(ver documento original)
Ministério das Finanças, 14 de Junho de 1965. - O Ministro das Finanças, António ManuelPinto Barbosa.