A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 409/86, de 11 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Cria na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro o Centro Integrado de Formação de Professores e extingue a Escola Superior de Educação de Vila Real.

Texto do documento

Decreto-Lei 409/86

de 11 de Dezembro

O Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, agora Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem vindo a adoptar, desde a sua criação pela Lei 49/79, de 14 de Setembro, diversas medidas e a promover a realização de um vasto conjunto de acções extremamente importantes para o desenvolvimento integrado da região.

Entre essas acções são particularmente relevantes as que respeitam aos problemas educativos, designadamente as que se referem às licenciaturas em Ensino de Biologia e Geologia, Português e Inglês, Português e Francês, Inglês e Alemão, Física e Química, que se encontram já em funcionamento, bem como as propostas para a criação de novos cursos de formação de professores, actualmente em análise no conselho científico da Universidade.

Acresce, por outro lado, a existência de um centro de recursos de ensino e aprendizagem na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o qual virá dotar aquela instituição de um excelente meio de apoio no que respeita à formação contínua de professores dos diversos escalões do sistema escolar.

Dada a experiência acumulada e a melhor percepção das necessidades de natureza educativa para o desenvolvimento da região e perante a maior exigência da qualidade na formação de agentes de educação, de acordo com o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro manifestou o seu interesse na criação de um centro integrado de formação de professores.

A concretização de tal medida está, aliás, de acordo com a orientação que prevê a coordenação global da formação de professores a ministrar pelos diversos estabelecimentos de ensino universitário e superior não universitário e, no que se refere à cidade de Vila Real, com os critérios gerais definidos quer no preâmbulo quer no próprio texto do Decreto do Governo n.º 46/85, de 22 de Novembro.

Assim:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - É criado o Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designado por Centro.

2 - O Centro é um organismo interdisciplinar cujas actividades se estendem à formação de professores para todos os níveis do sistema escolar e de agentes de educação para os sectores pré, extra e pós-escolar, à investigação e ao serviço à comunidade na área científica da educação.

Art. 2.º O Centro goza de autonomia científica e pedagógica, sem prejuízo da orientação global da política de investigação, ensino e serviços à comunidade definida pelos órgãos competentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Art. 3.º O Centro tem por objectivos:

a) Promover a criação e o funcionamento de cursos de formação inicial de professores para todos os graus do sistema escolar, de técnicos de ensino-aprendizagem extra-escolar e de agentes de educação pré e pós-escolar;

b) Organizar a formação em serviço e ou complementar de professores para os ensinos básico e secundário e de outros agentes de educação;

c) Assegurar, em colaboração com os organismos competentes, a formação contínua de agentes de todos os níveis escolares e sectores educativos;

d) Ministrar cursos de licenciatura em ciências da educação, de acordo com o programa geral da UTAD;

e) Promover cursos de pós-graduação e especialização em áreas educacionais específicas;

f) Fomentar e desenvolver a investigação na área científica da educação e domínios afins;

g) Prestar apoio pedagógico, técnico e no âmbito da administração escolar aos docentes e escolas da região;

h) Criar e manter um centro de recursos educacionais;

i) Colaborar directamente no desenvolvimento integrado da região.

Art. 4.º Para a prossecução dos seus objectivos, o Centro funcionará em colaboração com os diversos departamentos científico-pedagógicos e centros de investigação da UTAD, tendo em vista a gestão racional dos recursos disponíveis.

Art. 5.º - 1 - Por despacho do Ministro da Educação e Cultura, será nomeada uma comissão coordenadora para a instalação do Centro, a qual será constituída por:

a) O reitor, ou um dos vice-reitores a designar pelo reitor, que presidirá à comissão;

b) Uma individualidade proposta pela Direcção-Geral do Ensino Superior;

c) Cinco membros do corpo docente da UTAD propostos pelo reitor.

2 - A comissão coordenadora para a instalação do Centro exercerá o seu mandato pelo período de três anos.

3 - São aplicáveis aos membros da comissão coordenadora para a instalação do Centro as disposições do artigo 43.º do Decreto-Lei 402/73, de 11 de Agosto, sem prejuízo do disposto no Decreto-Lei 244/85, de 11 de Julho.

Art. 6.º Compete à comissão coordenadora para a instalação do Centro:

a) Elaborar o regulamento do Centro, que deverá ser aprovado pelos órgãos competentes da UTAD e proposto à homologação do Ministro da Educação e Cultura;

b) Estudar e propor aos órgãos competentes da UTAD o plano geral de desenvolvimento do Centro;

c) Coordenar as acções tendentes à definição e desenvolvimento curricular dos vários cursos de formação de professores e de agentes de educação;

d) Promover outras acções de carácter científico e pedagógico no âmbito dos objectivos do Centro;

e) Coordenar o programa da instalação do Centro, de acordo com o plano geral de desenvolvimento das instalações da UTAD;

f) Propor à UTAD, através dos órgãos competentes, a admissão de pessoal docente, investigador, técnico superior, técnico, técnico-profissional, administrativo e auxiliar, de acordo com o disposto nos artigos 24.º a 27.º, inclusive, do Decreto-Lei 402/73, de 11 de Agosto;

g) Propor à UTAD, através dos órgãos competentes, planos de formação de pessoal docente, técnico e administrativo;

h) Propor a aquisição de equipamento e mobiliário;

i) Promover periodicamente a elaboração de esquemas de avaliação dos programas e das actividades do Centro.

Art. 7.º Passam a competir ao Centro os objectivos e as atribuições cometidos pelo Decreto-Lei 427-B/77, de 14 de Outubro, com a redacção dada pela Lei 61/78, de 28 de Julho, e demais legislação complementar à Escola Superior de Educação de Vila Real, que é extinta pelo presente diploma.

Art. 8.º O pessoal docente em serviço na Escola Superior de Educação de Vila Real à data da publicação do presente diploma transita para a UTAD na mesma situação, salvo tratando-se de assistentes do 1.º triénio, habilitados com o grau de licenciatura, que serão contratados como assistentes estagiários.

Art. 9.º - 1 - O pessoal não docente em serviço na Escola Superior de Educação de Vila Real à data da publicação do presente diploma transitará para a UTAD na mesma categoria, em regime de contrato além do quadro ou de comissão de serviço, por despacho do reitor e com efeitos a partir da data da extinção da Escola, independentemente de quaisquer formalidades, salvo o visto ou a anotação do Tribunal de Contas, nos termos da lei geral em vigor.

2 - O pessoal a que se refere o número anterior poderá ser integrado no quadro da UTAD à data da sua criação, sem prejuízo do disposto no artigo 6.º do Decreto-Lei 41/84, de 3 de Fevereiro.

Art. 10.º - 1 - O património da Escola Superior de Educação, incluindo as instalações e equipamento, é integrado na UTAD e afectado ao funcionamento do Centro, independentemente de quaisquer formalidades, com os direitos e deveres de que a Escola era titular.

2 - São ainda transferidos para a UTAD os saldos das dotações do orçamento da Escola Superior de Educação para o corrente ano económico.

Art. 11.º Durante o período de instalação será inscrita no orçamento da UTAD uma verba global destinada ao desenvolvimento do Centro, a qual será gerida, nos termos da lei, pelos órgãos competentes da Universidade, sob proposta da comissão coordenadora para a instalação do Centro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 30 de Outubro de 1986. - Aníbal António Cavaco Silva - João de Deus Rogado Salvador Pinheiro - José de Oliveira Costa.

Promulgado em 26 de Novembro de 1986.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 2 de Dezembro de 1986.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1986/12/11/plain-8460.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/8460.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-08-11 - Decreto-Lei 402/73 - Ministério da Educação Nacional - Gabinete do Ministro

    Cria novas Universidades, Institutos Politécnicos e Escolas Normais Superiores, define o regime das suas comissões instaladoras e adopta providências destinadas a assegurarem o recrutamento e a formação do pessoal necessário para o início das respectivas actividades.

  • Tem documento Em vigor 1977-10-14 - Decreto-Lei 427-B/77 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Cria o ensino superior de curta duração.

  • Tem documento Em vigor 1978-07-28 - Lei 61/78 - Assembleia da República

    Ratifica, com emendas, o Decreto-Lei n.º 427-B/77, de 14 de Outubro, que cria o ensino superior de curta duração.

  • Tem documento Em vigor 1979-09-14 - Lei 49/79 - Assembleia da República

    Cria, com sede em Vila Real, o Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, e extingue o Instituto Politécnico de Vila Real.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-03 - Decreto-Lei 41/84 - Presidência do Conselho de Ministros

    Simplifica o processo de apresentação e apreciação de diplomas relacionados com estruturas orgânicas e quadros de pessoal e aprova instrumentos de mobilidade nos serviços da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 1985-07-11 - Decreto-Lei 244/85 - Ministério da Educação

    Fixa as remunerações complementares devidas pelo exercício de cargos de gestão nas universidades e instituições universitárias.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-07-07 - Portaria 566/87 - Ministério da Educação e Cultura

    Autoriza a ministração do curso de bacharelato de educadores de infância da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nas cidades de Vila Real e Chaves.

  • Tem documento Em vigor 1991-05-10 - Portaria 395/91 - Ministérios das Finanças e da Educação

    Altera o quadro de pessoal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a que se refere o mapa III anexo ao Decreto-Lei n.º 20/88, de 28 de Janeiro.

  • Tem documento Em vigor 1998-02-21 - Despacho Normativo 11-A/98 - Ministério da Educação

    Homologa a nova versão dos Estatutos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, publicados em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda