A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Legislativo Regional 15/89/M, de 6 de Junho

Partilhar:

Sumário

Adapta à Região Autónoma da Madeira o Decreto Lei 497/88, de 30 de Dezembro, que estabelece o novo regime de férias, faltas e licenças dos funcionários e agentes da administração pública.

Texto do documento

Decreto Legislativo Regional 15/89/M
Adaptação à Região Autónoma da Madeira do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, que estabeleceu o novo regime de férias, faltas e licenças dos funcionários e agentes da Administração Pública.

O Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, que consagrou um novo regime de férias, faltas e licenças para os funcionários e agentes da Administração Pública, é de aplicação imediata às administrações regionais autónomas.

Urge, no entanto, definir ao nível da administração regional autónoma da Madeira as entidades que exercerão as competências atribuídas aos diversos membros e serviços do Governo.

Assim, a Assembleia Regional da Madeira, nos termos da alínea b) do artigo 229.º da Constituição da República, decreta o seguinte:

Artigo 1.º As atribuições e competências conferidas pelo Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, aos órgãos e serviços do Governo cabem, na Região Autónoma da Madeira, aos correspondentes órgãos e serviços do Governo Regional.

Art. 2.º A indemnização a que se refere o artigo 10.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, a atribuir aos funcionários ou agentes da administração pública regional, será calculada com base nos valores constantes da tabela em vigor para as deslocações na Região.

Art. 3.º - 1 - A verificação domiciliária da doença do funcionário ou agente a que se refere o artigo 32.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, será efectuada no concelho do Funchal por médicos da Direcção Regional de Saúde Pública ou por ela convencionados ou credenciados.

2 - A verificação domiciliária, prevista no n.º 3 do artigo 32.º do diploma referido no número anterior, será requisitada à Direcção Regional de Saúde Pública.

3 - Os exames clínicos a que o funcionário ou agente deva submeter-se, nos termos do artigo 38.º do diploma referido nos números anteriores, serão integralmente suportados pela Direcção Regional de Saúde Pública.

4 - A junta médica a que se referem os artigos 34.º a 47.º do Decreto-Lei 497/88 funcionará na dependência dos serviços competentes da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais.

5 - As autarquias locais poderão criar juntas médicas sediadas junto dos respectivos serviços.

6 - A composição, competência e funcionamento da junta médica referida no número anterior serão definidos por decreto regulamentar regional.

7 - As doenças incapacitantes a que se refere o artigo 48.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, serão definidas por decreto regulamentar regional.

Art. 4.º São consideradas justificadas as faltas determinadas por facto qualificado como calamidade pública pelo Conselho de Ministros, nos termos do Decreto-Lei 477/88, de 23 de Dezembro.

Art. 5.º - 1 - O despacho que concede a licença sem vencimento de longa duração, a que se refere o artigo 78.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, está sujeito a anotação da Secção Regional do Tribunal de Contas.

2 - O despacho que permite o regresso do funcionário da situação de licença referida no número anterior está sujeito a visto pela Secção Regional do Tribunal de Contas e publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira.

Art. 6.º O despacho de concessão de licenças sem vencimento para o exercício de funções em organismos internacionais, previstas nos artigos 89.º a 92.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, é da competência conjunta do Presidente do Governo Regional e do membro do Governo Regional responsável pelo serviço a que pertence o requerente, com conhecimento prévio do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Art. 7.º O aviso da fixação ou publicação das listas de antiguidade a que se refere o artigo 95.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, deve ser publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira até ao dia 31 de Março de cada ano.

Art. 8.º Os prazos estabelecidos no n.º 1 do artigo 96.º e no n.º 1 do artigo 97.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, são fixados em 60 dias para os funcionários que prestam serviço fora da Região Autónoma da Madeira.

Art. 9.º As orientações genéricas necessárias à elaboração, por parte de cada departamento do Governo Regional, das relações para efeitos de apuramentos estatísticos, a que se refere o n.º 1 do artigo 99.º do Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro, serão definidas pelo Secretário Regional da Administração Pública.

Art. 10.º São revogados pelo presente diploma o Decreto Regulamentar Regional 4/82/M, de 23 de Abril, o Despacho Normativo 2/80, de 31 de Janeiro, o Despacho Normativo 5/84, de 7 de Junho, os §§ 1.º, 3.º, 4.º, 6.º, 7.º, 9.º, 10.º e 11.º da Resolução 355/80 de 19 de Junho, e demais legislação complementar que contrarie o disposto no Decreto-Lei 497/88, de 30 de Dezembro.

Art. 11.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Aprovado em sessão plenária em 10 de Maio de 1989.
O Presidente da Assembleia Regional, Jorge Nélio Praxedes Ferraz Mendonça.
Assinado em 17 de Maio de 1989.
O Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, Lino Dias Miguel.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/37897.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-09-27 - Resolução 355/80 - Conselho da Revolução

    Designa vogais da Comissão Constitucional o Prof. Doutor Rui Nogueira Lobo de Alarcão e Silva e o Dr. Armindo António Lopes Ribeiro Mendes.

  • Tem documento Em vigor 1982-04-23 - Decreto Regulamentar Regional 4/82/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional

    Estabelece disposições quanto à competência para a concessão de licenças ilimitada e sem vencimento.

  • Tem documento Em vigor 1988-12-23 - Decreto-Lei 477/88 - Ministério da Administração Interna

    Define o regime legal da declaração de situação de calamidade pública.

  • Tem documento Em vigor 1988-12-30 - Decreto-Lei 497/88 - Ministério das Finanças

    Estabelece o regime jurídico das férias, faltas e licenças dos funcionários e agentes da administração central, regional e local incluindo os institutos públicos que revistam a natureza de serviços personalizados ou de fundos públicos. Prevê a organização, pelos serviços e organismos, em cada ano, de listas de actividade dos funcionários com referência a 31 de Dezembro do ano anterior.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-04-19 - Decreto Regulamentar Regional 6/90/M - Região Autónoma da Madeira - Governo Regional

    Aplica à Região Autónoma da Madeira as disposições do Despacho conjunto A-179/89-XI, dos Ministérios das Finanças e da Saúde, relativo à definição de doenças incapacitantes.

  • Tem documento Em vigor 1996-05-30 - Decreto Legislativo Regional 5/96/M - Região Autónoma da Madeira - Assembleia Legislativa Regional

    Reestrutura as delegações escolares da Região Autónoma da Madeira, definindo as suas atribuições e quadros de pessoal. o disposto no presente diploma é aplicado até à implantação do novo modelo de gestão previsto no Decreto-Llei 172/91, de 10 de Maio.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda