Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43623, de 27 de Abril

Partilhar:

Sumário

Regula o provimento dos lugares de escriturários das secretarias judiciais e a admissão aos concursos para chefes de secção das mesmas secretarias. Altera o Decreto-Lei n.º 35977, de 23 de Novembro de 1946 (sistema de remunerações do funcionalsimo judicial), e revoga várias disposições do Estatuto Judiciário, assim como dos Decretos-Leis nºs 36549 e 42113, respectivamente de 21 de Outubro de 1947, e de 20 de Janeiro de 1959, referentes às formas de provimento do referido pessoal e seu sistema de remunerações.

Texto do documento

Decreto-Lei 43623
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Os lugares de escriturário de 2.ª classe das secretarias judiciais serão providos, mediante concurso documental, entre indivíduos do sexo masculino, maiores ou emancipados, habilitados com o 1.º ciclo dos liceus ou equivalente, que saibam escrever correctamente à máquina, sendo motivo de preferência a habilitação com ambas ou alguma das secções do 2.º ciclo dos liceus ou sua equivalência, quando acompanhada do conhecimento das noções elementares sobre expediente de processos.

2. O conhecimento das noções elementares sobre expediente de processos e a prática de dactilografia provar-se-ão por declaração do chefe da secção central, depois de o interessado haver praticado na secretaria judicial durante um período mínimo de dois meses.

Art. 2.º Os lugares de escriturário de 1.ª classe serão providos, mediante concurso documental, entre escriturários de 2.ª classe, constituindo motivo de preferência a melhor classificação de serviço.

Art. 3.º - 1. Constituem requisitos de admissão aos concursos para chefe de secção das secretarias judiciais:

a) Ser cidadão português do sexo masculino;
b) O exercício efectivo durante três anos, pelo menos, com classificação de serviço não inferior à de Bom, do cargo de escriturário de 1.ª classe das secretarias judiciais, do Conselho Superior Judiciário ou da Polícia Judiciária;

c) A habilitação mínima do 1.º ciclo liceal ou equivalente;
d) Ter cumprido os preceitos legais sobre recrutamento militar.
2. Os concorrentes devem juntar ainda ao requerimento de admissão quaisquer outros documentos exigidos por lei.

3. O tempo de serviço necessário para a admissão ao concurso prova-se mediante certidão passada pela Direcção-Geral de Justiça, nele se computando o exercício interino das funções de chefe de secção ou escriturário de 1.ª classe; a classificação prova-se mediante certificado passado pelo Conselho Superior Judiciário ou pela Polícia Judiciária, consoante os casos.

Art. 4.º O artigo 2.º do Decreto-Lei 35977, de 23 de Novembro de 1946, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 2.º Do total das receitas arrecadadas pelos cofres das secretarias judiciais serão pagos em primeiro lugar 34 por cento dos vencimentos do respectivo pessoal contratado; do saldo restante reverterão 25 por cento para os funcionários referidos no artigo anterior e 75 por cento para o Cofre dos Conservadores, Notários e Funcionários de Justiça.

A parte destinada aos funcionários será por eles distribuída segundo a proporção estabelecida nos artigos 200.º e seguintes do Código das Custas Judiciais.

§ 1.º A participação nas receitas do cofre da secretaria, nos termos deste artigo, será recebida pelos funcionários em efectivo serviço dos respectivos cargos, em gozo de licença graciosa ou afastados temporàriamente da efectividade do serviço por impedimento legal, mas, neste caso, apenas durante os primeiros 30 dias.

§ 2.º A mesma participação será considerada para efeito dos limites estabelecidos no § 1.º do artigo 308.º do Estatuto Judiciário e nos artigos 4.º e 5.º do Decreto-Lei 40613, de 28 de Maio de 1956.

Art. 5.º - 1. Os escriturários de 2.ª classe e copistas, quer efectivos, quer interinos, das várias secretarias judiciais transitam, independentemente de nomeação, posse ou celebração de novos contratos, para os lugares, respectivamente, de escriturário de 1.ª e de 2.ª classes que nas secretarias em que servem actualmente venham a ser criados.

2. O tempo de serviço que os actuais escriturários de 2.ª classe tenham prestado na categoria de escriturário é contado, nos termos da legislação em vigor, para o efeito da sua admissão aos concursos para chefe de secção.

Art. 6.º O disposto na alínea b) do artigo 3.º não prejudica, quanto aos actuais escriturários, o preceituado no § único do artigo 4.º do Decreto-Lei 36288, de 19 de Maio de 1947, e no artigo 4.º do Decreto-Lei 42756, de 23 de Dezembro de 1959.

Art. 7.º São revogados os artigos 291.º e 353.º do Estatuto Judiciário, 1.º a 5.º do Decreto-Lei 36549, de 21 de Outubro de 1947, e 1.º do Decreto-Lei 42113, de 20 de Janeiro de 1959.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 27 de Abril de 1961. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.


Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/273056.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1946-11-23 - Decreto-Lei 35977 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Reforma o sistema de remunerações do funcionalismo judicial.

  • Tem documento Em vigor 1947-05-19 - Decreto-Lei 36288 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Introduz alterações no Decreto-Lei n.º 35042 de 20 de Outubro de 1945, que organiza os serviços da Polícia Judiciária, nomeadamente no quadro e vencimento do pessoal da citada polícia.

  • Tem documento Em vigor 1947-10-21 - Decreto-Lei 36549 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Regula o provimento dos lugares de escriturários de 2ª classse e chefes de secção das secretarias judiciais.

  • Tem documento Em vigor 1956-05-28 - Decreto-Lei 40613 - Ministério da Justiça - Direcção-Geral da Justiça

    Introduz alterações no quadro do pessoal do Supremo Tribunal de Justiça e extingue, à medida que vagarem, os lugares de adjuntos do contador-tesoureiro das Relações de Lisboa e do Porto, dispondo acerca dos respectivos vencimentos - Modifica a constituição do tribunal da comarca de Almada e do tribunal criminal da comarca de Lisboa e integra no julgado municipal de Nordeste, comarca de Povoação, as freguesias de Achada e Achadinha, do concelho de Nordeste.

  • Tem documento Em vigor 1959-01-20 - Decreto-Lei 42113 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Dá nova redacção aos artigos 2.º e 186.º, respectivamente, do Decreto-Lei n.º 35977, de 23 de Novembro de 1946 (remunerações do funcionalismo judicial) e do Código das Custas Judiciais e altera a tabela a que se refere o § 1.º do artigo 1.º do referido Decreto-Lei. Insere outras disposições relativas aos funcionários dos serviços judiciais e eleva, a partir de 1 de Julho do corrente ano, à 2.ª classe as comarcas de Montalegre e Ponte de Lima.

  • Tem documento Em vigor 1959-12-23 - Decreto-Lei 42756 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Dá nova redacção a várias disposições do Código de Processo Penal, revoga o n.º 3.º do artigo 24.º do Decreto-Lei n.º 37047, de 7 de Setembro de 1948, e o artigo 289.º do Estatuto Judiciário, promulgado pelo Decreto-Lei 33547, de 23 de Fevereiro de 1944, e dá nova redacção aos artigos 53.º, 56.º e 244.º do mesmo estatuto - Extingue um lugar de primeiro-oficial no quadro do pessoal da secretaria do Conselho Superior Judiciário e cria, em sua substituição, um lugar de escriturário de 1.ª e outro de 2.ª classe (...)

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1961-04-28 - Portaria 18440 - Ministério da Justiça - Direcção-Geral da Justiça

    Extingue os lugares de copista e de escriturário de 2.ª classe dos actuais quadros de pessoal de todas as secretarias e repartições judiciais e cria, em sua substituição, lugares de escriturário de 2.ª e 1.ª classes.

  • Tem documento Em vigor 1963-07-13 - Decreto-Lei 45134 - Ministério da Justiça - Direcção-Geral da Justiça

    Cria as comarcas do Barreiro e de Cascais - Determina que o preceituado no n.º 1 do artigo 393.º do Estatuto Judiciário não prejudica a disposição transitória do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 43623, relativamente à admissão aos concursos para escrivão de direito.

  • Tem documento Em vigor 1975-12-09 - Decreto-Lei 680/75 - Ministério do Trabalho

    Elimina a categoria profissional de copista nos tribunais do trabalho e altera o quadro dos funcionários de justiça a que se refere o artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 455/72, de 14 de Novembro (introduziu alterações ao Estatuto dos Tribunais do Trabalho).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda