A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 687/73, de 21 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Adopta medidas destinadas à prevenção e repressão de actos ilícitos relativos ao abastecimento de combustíveis líquidos.

Texto do documento

Decreto-Lei 687/73

de 21 de Dezembro

O condicionalismo imposto ao País pelas perturbações que afectam o mercado internacional de petróleos tem estimulado, por parte de certos consumidores, a constituição de reservas de combustível sem o mínimo de condições de sgurança e em quantidades susceptíveis de prejudicarem o regular abastecimento público.

Por outro lado, começam a registar-se comportamentos anómalos, de índole ostensivamente especulativa, com transacções, a preços superiores aos legalmente fixados, do combustível assim armazenado ou simplesmente detido, alterando desse modo o ciclo normal da sua distribuição.

As circunstâncias exigem, assim, a eficaz prevenção e repressão de actos desta natureza, pelo que se considera conveniente e oportuno proibir, genericamente, a detenção de gasolina ou de gasóleo fora das instalações (de capacidade superior a 300 l e 1200 l, respectivamente) licenciadas e dos motores ou veículos a que se destinem, punindo-se os respectivos infractores, além de outras sanções de carácter essencialmente preventivo, com severas penas de multa. Paralelamente, agrava-se a pena pelo crime de especulação na venda dos referidos combustíveis.

Considerando, ainda, que o artigo 4.º do Decreto-Lei 498/71, de 12 de Novembro, elevou para 10000000$00 o limite máximo de 100000$00 estabelecido na base XXI da Lei 1947, de 12 de Fevereiro de 1937, aproveita-se a oportunidade para ajustar ao disposto naquele artigo os quantitativos das multas que no Decreto 29034, de 1 de Outubro de 1938, se prevêem para a prática de infracções à referida lei, designadamente para a violação da regra sobre constituição de reservas, importação de refinados e fiscalização, por parte dos titulares dos alvarás de importação, refinação e exploração de depósitos de petróleo.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. A detenção de gasolina etilada ou gasóleo em instalações não sujeitas a licenciamento, nos termos do Decreto 29034, de 1 de Outubro de 1938, ou fora dos depósitos dos veículos automóveis, ciclomotores, velocípedes com motor auxiliar e dos motores a que se destinam será punida com:

a) Multa de 100$00 por cada litro ou fracção de combustível, mas nunca inferior a 1000$00;

b) Inibição de conduzir, pelo prazo de trinta dias a um ano, quando o infractor seja titular de carta ou licença de condução;

c) Exclusão de qualquer regime de distribuição de combustível que eventualmente venha a ser estabelecido, pelo dobro do prazo fixado para as sanções aplicadas ao abrigo da alínea anterior;

d) Apreensão e perda a favor do Estado de todo o combustível ilegalmente detido.

2. A multa prevista na alínea a) do número anterior será elevada para o dobro no caso de ser inaplicável a sanção estabelecida na alínea b).

3. As entidades singulares ou colectivas são solidariamente responsáveis pelo pagamento das multas em que incorram os seus representantes e empregados, desde que aqueles tenham agido nessa qualidade ou no interesse das mesmas.

4. O disposto no n.º 1 não se aplica à detenção, nos locais de utilização, de gasolina etilada ou gasóleo em taras necessárias ao abastecimento normal de motores e máquinas industriais e agrícolas ou barcos de pesca.

5. A detenção de gasolina etilada ou gasóleo, para quaisquer outros usos, no caso de a respectiva armazenagem não estar sujeita a licenciamento, deve ser requerida à Direcção-Geral dos Combustíveis.

Art. 2.º A medida de inibição do direito de conduzir prevista na alínea b) do n.º 1 do artigo 1.º será comunicada, para efeito de execução e registo, à Direcção-Geral de Viação.

Art. 3.º É proibida, sob pena de multa de 5000$00 a 50000$00, a montagem de depósitos suplementares de combustível nos veículos ou a alteração da capacidade dos depósitos de origem. Os veículos em que estas operações tenham sido realizadas serão ainda declarados perdidos a favor do Estado.

Art. 4.º Constitui crime de especulação, punido nos termos do artigo 21.º do Decreto-Lei 41204, de 24 de Julho de 1957, a venda de gasolina ou gasóleo por preços superiores aos legalmente fixados, mas a pena complementar de multa não poderá ser inferior a 5000$00, nem a pena de prisão de três dias a dois anos poderá ser substituída por multa.

Art. 5.º As vendas de produtos derivados de petróleo que não sejam efectuadas pelas companhias distribuidoras, seus revendedores e outros comerciantes para tanto autorizados serão punidas com multa de montante igual a dez vezes o valor do produto transaccionado, mas nunca inferior a 5000$00, e com a sua perda a favor do Estado.

Art. 6.º - 1. As infracções ao disposto no n.º 1 do artigo 1.º e nos artigos 3.º e 5.º serão julgadas nos termos dos artigos 51.º e seguintes do Decreto 29034, de 1 de Outubro de 1938, e para levantamento dos respectivos autos de notícia serão competentes todas as autoridades administrativas e policiais.

2. Os autos de notícia levantados nos termos do número anterior fazem fé em juízo até prova em contrário.

Art. 7.º - 1. Os máximos das multas previstas nos artigos 45.º, 46.º, 49.º e 50.º do Decreto 29034, de 1 de Outubro de 1938, são fixados, respectivamente, em 4000000$00, 2000000$00, 5000000$00 e 5000000$00.

2. É elevado para 10000000$00 o montante da multa a que se refere o artigo 46.º do decreto mencionado no número anterior, e é aumentada para 5000000$00 a importância da multa prevista no artigo 48.º do mesmo diploma.

Art. 8.º O presente decreto-lei entra imediatamente em vigor.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - António Maria de Mendonça Lino Neto - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias.

Promulgado em 19 de Dezembro de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/12/21/plain-229030.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/229030.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1937-02-12 - Lei 1947 - Ministério do Comércio e Indústria

    Promulga as bases para a importação, o armazenamento e o tratamento industrial dos petróleos brutos, seus derivados e resíduos.

  • Tem documento Em vigor 1938-10-01 - Decreto 29034 - Ministério do Comércio e Indústria - Instituto Português de Combustíveis

    REGULAMENTA A LEI NUMERO 1947, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1937, RELATIVA A IMPORTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E TRATAMENTO INDUSTRIAL DOS PETRÓLEOS BRUTOS, SEUS DERIVADOS E RESIDUOS.

  • Tem documento Em vigor 1957-07-24 - Decreto-Lei 41204 - Ministérios do Interior, da Justiça, da Economia e das Corporações e Previdência Social

    Insere disposições relativas às infracções contra a saúde pública e contra a economia nacional.

  • Tem documento Em vigor 1971-11-12 - Decreto-Lei 498/71 - Ministério da Economia

    Determina que os titulares da autorização a que se refere a base XII da Lei n.º 1947 (petróleos brutos, seus derivados e resíduos), mediante licença especial do Governo, poderão importar produtos refinados.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-01-31 - RECTIFICAÇÃO DD292 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Rectifica o Decreto-Lei n.º 687/73, de 21 de Dezembro, que adopta medidas destinadas à prevenção e repressão de actos ilícitos relativos ao abastecimento de combustíveis líquidos.

  • Tem documento Em vigor 1974-01-31 - Rectificação - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    Ao Decreto-Lei n.º 687/73, de 21 de Dezembro, que adopta medidas destinadas à prevenção e repressão de actos ilícitos relativos ao abastecimento de combustíveis líquidos

  • Tem documento Em vigor 1974-08-19 - DESPACHO DD4645 - MINISTÉRIO DA ECONOMIA

    Elimina a bonificação do preço do gasóleo para a lavoura.

  • Tem documento Em vigor 1980-10-28 - Decreto-Lei 512/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Indústria e Energia

    Estabelece normas de segurança para redes e ramais de distribuição de combustíveis gasosos.

  • Tem documento Em vigor 1985-10-15 - Decreto-Lei 404/85 - Ministério da Indústria e Energia

    Revoga o artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 687/73, de 21 de Dezembro, que adopta medidas destinadas à prevenção e repressão de actos ilícitos relativos ao abastecimento de combustíveis líquidos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda