Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 396/89, de 10 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Define o quadro e o regime do pessoal civil da Guarda Nacional Republicana.

Texto do documento

Decreto-Lei 396/89

de 10 de Novembro

A Lei Orgânica da Guarda Nacional Republicana, aprovada pelo Decreto-Lei 333/83, de 14 de Julho, prevê, no n.º 2 do seu artigo 62.º, existência de pessoal civil contratado, cujas categorias e número de efectivos constam do quadro IV anexo ao mesmo diploma, pessoal esse que se destina a exercer funções específicas para as quais se exigem habilitações apropriadas, no âmbito desse corpo especial de tropas.

A experiência tem vindo a demonstrar, todavia, que, se para o exercício de algumas funções, em geral exercidas em regime de tempo parcial, o contrato é a forma de provimento mais adequada, o mesmo se não pode afirmar quanto ao provimento do pessoal que desempenha funções que correspondem a necessidades permanentes e próprias do serviço, ao qual é justo proporcionar expectativas de evolução profissional conferidas pelo regime de carreira.

Em consequência, e de acordo com as normas gerais de enquadramento das carreiras da função pública, procede-se à definição e regulamentação do regime a que deve obedecer o pessoal civil que exerce funções na Guarda Nacional Republicana, bem como à aprovação do respectivo quadro orgânico, dotando-o com o pessoal necessário e adequado ao cumprimento das missões específicas que lhe estão cometidas.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º

Âmbito

O presente diploma é aplicável ao pessoal civil que presta serviço na Guarda Nacional Republicana, sob a sua direcção e disciplina.

Artigo 2.º

Quadro de pessoal

A Guarda Nacional Republicana dispõe do pessoal civil constante do quadro anexo ao presente diploma, do qual faz parte integrante.

Artigo 3.º

Provimento

1 - O provimento do pessoal civil da Guarda Nacional Republicana será feito por nomeação provisória ou em comissão de serviço, pelo período de um ano.

2 - Findo o prazo referido no número anterior, o funcionário:

a) Será provido definitivamente, se tiver revelado aptidão para o lugar;

b) Será exonerado ou regressará ao serviço de origem, conforme se trate de nomeação provisória ou comissão de serviço, se não tiver revelado aptidão para o lugar.

3 - Se o funcionário a nomear já tiver provimento definitivo noutro lugar da função pública, poderá ser, desde logo, provido definitivamente, nos casos em que exerça funções da mesma natureza.

4 - O disposto no número anterior não prejudica a nomeação, em comissão de serviço, por um período a determinar até ao limite fixado no n.º 1, com base na opção do funcionário ou por conveniência da Administração.

5 - O tempo de serviço em regime de comissão conta para todos os efeitos legais:

a) No lugar de origem, quando à comissão não se seguir provimento definitivo;

b) No lugar do quadro do pessoal civil da Guarda Nacional Republicana em que vier a ser provido definitivamente finda a comissão.

6 - O disposto nos números anteriores não prejudica a aplicação do regime previsto no Decreto-Lei 313/87, de 20 de Agosto.

Artigo 4.º

Regime de pessoal

O pessoal civil da Guarda Nacional Republicana rege-se pelo estabelecido na lei geral para os demais funcionários e agentes da Administração Pública central e pelo disposto no presente diploma.

Artigo 5.º

Recrutamento

1 - O recrutamento para as categorias que integram as carreiras inseridas nos grupos de pessoal técnico, técnico-profissional, administrativo, operário e auxiliar, constantes do quadro de pessoal a que se refere o artigo 2.º, rege-se pelas disposições do Decreto-Lei 265/88, de 28 de Julho, e do Decreto-Lei 248/85, de 15 de Julho.

2 - O recrutamento para as categorias que integram as carreiras médica, de enfermagem e dos técnicos de diagnóstico e terapêutica rege-se pela legislação em vigor para aquelas carreiras no âmbito do Ministério da Saúde.

3 - O recrutamento do pessoal docente rege-se pela legislação em vigor para idêntico pessoal no âmbito do Ministério da Educação.

Artigo 6.º

Carreira de fiel de armazém

1 - A carreira de fiel de armazém desenvolve-se pelas categorias de fiel de armazém principal, de 1.ª e de 2.ª classe, a que correspondem, respectivamente, as letras de vencimento L, O e Q.

2 - A progressão na carreira de fiel de armazém faz-se de acordo com as regras definidas na lei geral para as carreiras horizontais.

3 - Os lugares de fiel de armazém de 2.ª classe são providos de entre indivíduos habilitados com a escolaridade obrigatória, de acordo com a lei geral.

Artigo 7.º

Transição do pessoal

Sem prejuízo do disposto na alínea b) do artigo 6.º do Decreto-Lei 41/84, de 3 de Fevereiro, o pessoal civil que, à data da entrada em vigor do presente diploma, presta serviço na Guarda Nacional Republicana transita para os lugares do quadro a que se refere o artigo 2.º, de acordo com as seguintes regras:

a) Para categoria idêntica à que o agente já possui;

b) Sem prejuízo das habilitações legais, para categoria que integre as funções que efectivamente desempenha, remunerada pela mesma letra de vencimento ou, quando não se verifique coincidência de letras, para categoria remunerada por letra de vencimento que seja imediatamente superior na estrutura da carreira para que se processa a transição.

Artigo 8.º

Tempo de serviço a considerar para efeitos de transição

Aos agentes contratados que transitarem para o quadro de pessoal civil da Guarda Nacional Republicana, nos termos do artigo anterior, será contado, para efeitos de acesso na carreira, o tempo de serviço prestado na situação anterior, desde que no exercício de funções correspondentes às da categoria para que se operou a transição.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Setembro de 1989. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - José António da Silveira Godinho.

Promulgado em 26 de Outubro de 1989.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 28 de Outubro de 1989.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Quadro a que se refere o artigo 2.º do Decreto-Lei 396/89

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1989/11/10/plain-21841.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/21841.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1983-07-14 - Decreto-Lei 333/83 - Ministério da Administração Interna

    Aprova a Lei Orgânica da Guarda Nacional Republicana.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-03 - Decreto-Lei 41/84 - Presidência do Conselho de Ministros

    Simplifica o processo de apresentação e apreciação de diplomas relacionados com estruturas orgânicas e quadros de pessoal e aprova instrumentos de mobilidade nos serviços da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 1985-07-15 - Decreto-Lei 248/85 - Presidência do Conselho de Ministros

    Reestrutura as carreiras da função pública.

  • Tem documento Em vigor 1987-08-20 - Decreto-Lei 313/87 - Ministério da Administração Interna

    Actualiza o regime e as remunerações dos médicos civis contratados pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública.

  • Tem documento Em vigor 1988-07-28 - Decreto-Lei 265/88 - Ministério das Finanças

    Reestrutura as carreiras técnica superior e técnica.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-06-12 - Portaria 426/90 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Regula a transição para a nova estrutura salarial dos profissionais de enfermagem integrados no quadro de pessoal civil da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Tem documento Em vigor 1991-08-07 - Decreto-Lei 270/91 - Ministérios das Finanças e da Administração Interna

    Altera o regime remuneratório dos médicos que prestam serviço na Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública.

  • Tem documento Em vigor 1995-02-22 - Decreto-Lei 43/95 - Ministério da Administração Interna

    ALTERA O DECRETO LEI NUMERO 396/89, DE 10 DE NOVEMBRO (DEFINE O QUADRO E O REGIME DO PESSOAL CIVIL DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA), DE MOLDE A PERMITIR QUE O QUADRO DE PESSOAL CIVIL DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA DEIXE DE CONSTAR DE DECRETO LEI, PASSANDO A REVESTIR A FORMA DE PORTARIA CONJUNTA DOS MINISTROS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DAS FINANÇAS.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda