A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 472/80, de 14 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Permite que sejam criados ou alterados os quadros do pessoal docente e não docente dos estabelecimentos oficiais de ensino, com excepção dos do ensino superior.

Texto do documento

Decreto-Lei 472/80
de 14 de Outubro
Considerando que a generalidade dos princípios consignados no Decreto-Lei 35/80, de 14 de Março, tem em vista uma racionalização dos meios humanos de que a função pública dispõe e, ao mesmo tempo, proceder à contenção do deficit orçamental;

Considerando que o próprio diploma reconhece, no seu artigo 13.º, que os princípios que estatui necessitam de adaptação no que respeita à sua aplicação a serviços que, pela sua especificidade, relevância e satisfação de necessidades inadiáveis, não se coadunam com as limitações impostas pelo respectivo articulado;

Considerando que nesses serviços se incluem os dependentes do Ministério da Educação e Ciência, mormente os estabelecimentos de ensino:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Sem prejuízo do estabelecido nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 35/80 poderão ser criados ou alterados os quadros do pessoal docente e não docente dos estabelecimentos oficiais de ensino, com excepção dos do ensino superior, sempre que se verifique uma das seguintes condições:

a) Criação de estabelecimentos de ensino oficial;
b) Aumento da frequência escolar em estabelecimentos de ensino oficial já em funcionamento;

c) Alargamento das estruturas físicas de acolhimento, como consequência do aumento de frequência escolar;

d) Modificações curriculares que, justificadamente, determinem a alteração de efectivos de pessoal dos estabelecimentos oficiais de ensino.

2 - A criação de quadros ou as suas alterações constarão de portaria conjunta dos Ministros das Finanças e do Plano e da Educação e Ciência e do membro do Governo que tiver a seu cargo a função pública.

3 - A portaria referida no número anterior será assinada somente pelo Ministro da Educação e Ciência se, no caso exclusivo de alteração dos quadros, esta não originar aumento de encargos e do número global dos lugares de cada categoria dos quadros já existentes.

4 - Sempre que as criações ou as alterações referidas no n.º 1 deste artigo originarem aumento de encargos orçamentais, fica o Ministério das Finanças e do Plano autorizado a proceder ao competente reforço das respectivas dotações orçamentais.

Art. 2.º - 1 - Sempre que se verifiquem as condições referidas em qualquer das alíneas do n.º 1 do artigo anterior e enquanto não forem providos os lugares criados nos termos do n.º 2 do mesmo artigo, poderá o Ministério da Educação e Ciência realizar contratos de prestação eventual de serviços nos termos do artigo 4.º do Decreto-Lei 35/80, com as seguintes adaptações:

a) Os contratos de pessoal docente poderão efectuar-se, no máximo, por um período de um ano escolar;

b) Os contratos de pessoal não docente realizar-se-ão, para o pessoal administrativo, nos termos do artigo 20.º-A do Decreto-Lei 273/79, de 3 de Agosto, consoante a redacção dada pelo Decreto-Lei 250/80, de 24 de Julho, e, para o pessoal auxiliar de apoio, nos termos do artigo 48.º do Decreto-Lei 57/80, de 26 de Março.

2 - Para efeitos de execução do disposto no número anterior, é aplicável o n.º 4 do artigo 1.º do presente diploma.

Art. 3.º As dúvidas resultantes da execução do presente diploma serão resolvidas por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e da Educação e Ciência e do membro do Governo que tiver a seu cargo a função pública.

Art. 4.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 24 de Setembro de 1980. - Francisco Sá Carneiro - Vítor Pereira Crespo.

Promulgado em 6 de Outubro de 1980.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16631.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-08-03 - Decreto-Lei 273/79 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Constitui um quadro único do pessoal administrativo dos estabelecimentos dos ensinos preparatório e secundário e das escolas do magistério primário.

  • Tem documento Em vigor 1980-03-14 - Decreto-Lei 35/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Estabelece medidas quanto à admissão de pessoal na função pública.

  • Tem documento Em vigor 1980-03-26 - Decreto-Lei 57/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Cria um quadro único do pessoal auxiliar de apoio aos estabelecimentos do ensino oficial.

  • Tem documento Em vigor 1980-07-24 - Decreto-Lei 250/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Dá nova redacção a vários artigos do Decreto-Lei n.º 273/79, de 3 de Agosto (quadro único dos ensinos preparatório e secundário e das escolas do magistério primário).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-09-01 - Portaria 746/81 - Ministérios da Administração Interna, das Finanças e do Plano, da Educação e Ciência, dos Assuntos Sociais e da Reforma Administrativa

    Cria e entram em funcionamento no ano escolar de 1981-1982 jardins-de-infância em diversas localidades.

  • Tem documento Em vigor 1981-09-05 - Portaria 762/81 - Ministérios da Administração Interna, das Finanças e do Plano, da Educação e Ciência, dos Assuntos Sociais e da Reforma Administrativa

    Cria, entrando em funcionamento no ano escolar do 1981-1982, jardins-de-infância em várias localidades.

  • Tem documento Em vigor 1981-11-25 - Portaria 1018/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Educação e das Universidades e da Reforma Administrativa

    Altera os quadros de agente técnico agrícola das Escolas Secundárias do Conde de S. Bento, de Alcobaça e de Peso da Régua.

  • Tem documento Em vigor 1982-03-13 - Portaria 271/82 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Educação e das Universidades e da Reforma Administrativa

    Aprova o quadro de pessoal não docente da Escola Secundária do Rodo, que passa a ser o constante do anexo a esta Portaria.

  • Tem documento Em vigor 1982-09-29 - Portaria 914/82 - Ministério da Educação

    Extingue e cria lugares nos quadros de pessoal administrativo de alguns estabelecimentos de ensino preparatório e secundário, escolas do Magistério Primário e normais de educadores de infância.

  • Tem documento Em vigor 1984-01-12 - Portaria 18/84 - Ministério da Educação

    Extingue e cria lugares de primeiro-oficial, segundo oficial e terceiro-oficial nas dotações privativas de alguns estabelecimentos de ensino.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-03 - Decreto-Lei 41/84 - Presidência do Conselho de Ministros

    Simplifica o processo de apresentação e apreciação de diplomas relacionados com estruturas orgânicas e quadros de pessoal e aprova instrumentos de mobilidade nos serviços da Administração Pública.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda