Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 76/85, de 25 de Março

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Instituto Nacional de Habitação, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Predial Português e a Caixa Económica de Lisboa - Montepio Geral a conceder empréstimos a cooperativas de habitação e construção de qualquer grau para a construção ou aquisição de habitações destinadas ao regime de propriedade colectiva previsto no Decreto-Lei n.º 218/82, de 2 de Junho.

Texto do documento

Decreto-Lei 76/85

de 25 de Março

Os empréstimos às cooperativas de habitação e construção para financiamento da construção ou aquisição de habitações para os seus membros encontram-se regulados no Decreto-Lei 264/82, de 8 de Julho, alterado pelo Decreto-Lei 349/83, de 30 de Julho, e no Decreto-Lei 265/82, de 8 de Julho.

De acordo com os referidos diplomas, as condições dos financiamentos para o período da construção às cooperativas que praticam o regime de propriedade colectiva são idênticas às condições dos financiamentos quando as habitações se destinam à propriedade individual dos seus associados.

Tão-pouco se prevêem condições mais favoráveis nos financiamentos a conceder para aquisição de habitações atribuídas no regime de propriedade colectiva que as que são estabelecidas no regime de propriedade individual, uma vez que em qualquer dos casos os empréstimos estão sujeitos ao sistema de poupança-habitação previsto no Decreto-Lei 340/81, de 11 de Dezembro.

Por outro lado, não se encontrando implementado o referido sistema de poupança-habitação, foi prejudicada a aplicação do Decreto-Lei 265/82 referente ao financiamento a conceder às cooperativas para aquisição de fogos destinados a habitação dos seus associados, em regime de propriedade colectiva, enquanto os empréstimos aos cooperadores para aquisição de habitações em regime de propriedade individual eram remetidos para o regime de crédito à aquisição de habitação própria permanente, regulado pelo Decreto-Lei 459/83, de 30 de Dezembro.

O presente diploma prevê a concessão de empréstimos a longo prazo a cooperativas para construção ou aquisição de fogos destinados a habitação dos seus associados em regime de propriedade colectiva.

O regime de financiamento agora criado, porque vem beneficiar os empréstimos em causa de uma bonificação significativa da taxa de juro contratual durante a vigência do empréstimo, estabelece condições mais favoráveis para o financiamento de habitações destinadas ao regime de propriedade colectiva, viabilizando, efectivamente, a existência de dois regimes de propriedade das habitações a promover pelas cooperativas de habitação e construção.

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º O Instituto Nacional de Habitação, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Predial Português e a Caixa Económica de Lisboa - Montepio Geral ficam autorizados a conceder empréstimos a cooperativas de habitação e construção de qualquer grau para a construção ou aquisição de habitações destinadas ao regime de propriedade colectiva previsto no Decreto-Lei 218/82, de 2 de Junho.

Art. 2.º Para acesso ao financiamento a conceder ao abrigo do presente diploma as cooperativas de habitação e construção devem preencher os seguintes requisitos:

a) Exercer a sua actividade no respeito pelos princípios cooperativos e possuir contabilidade regularmente organizada;

b) Fazer prova de que os reembolsos de eventuais empréstimos anteriormente concedidos estão a ser regularmente amortizados;

c) Apresentar acta da assembleia geral realizada nos termos e para os efeitos do artigo 6.º do Decreto-Lei 218/82, de 2 de Junho.

Art. 3.º Os empréstimos previstos neste diploma destinam-se a programas habitacionais a realizar em terrenos propriedade da cooperativa ou de que esta seja superficiária.

Art. 4.º - 1 - As condições dos empréstimos, designadamente montante máximo, prazo, reembolso e valor de bonificação, serão definidas por portaria conjunta dos Ministros das Finanças e do Plano e do Equipamento Social e do membro do Governo que exerça tutela sobre o INSCOOP.

2 - As importâncias respeitantes às parcelas de juros contados e de exigibilidade diferida serão capitalizadas, repercutindo-se nas prestações seguintes.

Art. 5.º - 1 - A taxa de juro contratual será a taxa máxima legal correspondente ao prazo da operação aplicável no momento da concessão dos empréstimos ou, em caso de alteração, na data do vencimento de cada prestação.

2 - A taxa de juro contratual poderá beneficiar de uma bonificação, que constitui encargo do Estado, nas condições a definir na portaria referida no artigo anterior.

3 - As futuras variações ascendentes ou descendentes da taxa máxima legal repercutir-se-ão no mesmo sentido e segundo o critério da proporcionalidade, nas taxas do juro contratual e de bonificação.

Art. 6.º - 1 - O valor final das habitações financiadas nos termos do presente diploma, mesmo quando localizadas em terrenos infra-estruturados, resultará da adição ao valor inicial do valor de revisão de preços respectivo, dos encargos financeiros vencidos após a conclusão e ainda de outros custos resultantes de alterações, de acordo com a expressão seguinte:

V(índice fn) = (V(índice i) + R(índice p) + V(índice j) + C(índice a) x (1 + (n x j)/200) + R(índice c) em que:

V(índice jn) = valor final;

V(índice i) = valor inicial, compreendendo o valor inicial do custo da construção, o valor inicial da aquisição do terreno ou da cedência do direito de superfície, acrescido do valor inicial do custo das obras de urbanização do empreendimento, e o valor correspondente a outros encargos indirectos;

R(índice p) = valor das revisões de preços;

V(índice j) = variação de custos por eventual alteração da taxa de juro;

C(índice a) = custos de alteração aprovadas pelas entidades competentes, resultantes, designadamente, de erros ou omissões dos projectos, do comportamento dos terrenos, ou impostas pelas referidas entidades;

n = número de ordem do semestre, contado a partir da data da conclusão das habitações até àquele em que se verifique a atribuição da habitação em causa;

j = valor da taxa de financiamento à data da conclusão das habitaçõers;

R(índice c) = reserva para construção até 10% do total dos demais valores da expressão.

2 - O valor inicial bem como o custo médio da construção por metro quadrado da área bruta compreender-se-ão dentro dos valores máximos de custos fixados na Portaria 580/83, de 17 de Maio, com a redacção dada pela Portaria 95/84, de 13 de Fevereiro.

3 - Para efeito de revisão de preços aplicar-se-á o regime vigente para as empreitadas de obras públicas, e, na falta de índices de preços oficiais, estes serão estimados a partir da média dos valores dos acréscimos verificados nos 6 últimos índices publicados.

4 - O valor final será calculado e fixado pelas instituições financiadoras no início do trimestre anterior ao ano da conclusão das habitações previsto no plano de trabalhos.

5 - No caso de financiamento para aquisição, o valor das habitações compreender-se-á dentro dos valores máximos de custos fixados nos termos da Portaria 580/83.

Art. 7.º Os empréstimos concedidos ao abrigo deste diploma serão garantidos preferencialmente por hipoteca constituída sobre os terrenos e as edificações, sem prejuízo de outras garantias que o Instituto Nacional de Habitação e as instituições de crédito, por força das suas regras de gestão e segurança, entendam exigir.

Art. 8.º São isentos de emolumentos todos os actos de registo pedidos no interesse das cooperativa de habitação e construção relativos a prédios rústicos e urbanos e respectivas fracções autónomas construídos ou adquiridos com empréstimos previstos neste diploma.

Art. 9.º Às cooperativas de habitação e construção financiadas ao abrigo deste diploma, bem como às empresas construtoras dos respectivos empreendimentos habitacionais, poderão ser concedidos, na parte aplicável, mediante despacho dos Ministros das Finanças e do Plano e do Equipamento Social, os benefícios a que se refere o artigo 7.º do Decreto-Lei 344/79, de 28 de Agosto.

Art. 10.º O valor dos financiamentos a conceder ao abrigo deste diploma será fixado para cada ano por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Plano e do Equipamento Social não podendo para o ano de 1985 ser excedido o valor de 1 milhão de contos.

Art. 11.º É revogado o Decreto-Lei 265/82, de 8 de Julho.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 7 de Fevereiro de 1985. - Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - António de Almeida Santos - Ernâni Rodrigues Lopes - João Rosado Correia.

Promulgado em 19 de Março de 1985.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 20 de Março de 1985.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1985/03/25/plain-16133.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16133.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-08-28 - Decreto-Lei 344/79 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Substitui o Decreto-Lei n.º 412-A/77, de 29 de Setembro (estabelece o regime jurídico dos contratos de desenvolvimento para habitação).

  • Tem documento Em vigor 1981-12-11 - Decreto-Lei 340/81 - Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Regula o regime dos empréstimos destinados à aquisição ou construção de habitação própria permanente.

  • Tem documento Em vigor 1982-06-02 - Decreto-Lei 218/82 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece a legislação exigida pelo Código Cooperativo para o ramo da habitação.

  • Tem documento Em vigor 1982-07-08 - Decreto-Lei 264/82 - Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Estabelece o regime de financiamento à construção do sector cooperativo.

  • Tem documento Em vigor 1982-07-08 - Decreto-Lei 265/82 - Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Estabelece o regime de financiamento ao sector cooperativo para fomento habitacional no regime de propriedade colectiva.

  • Tem documento Em vigor 1983-05-17 - Portaria 580/83 - Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Define o que se entende por habitação social.

  • Tem documento Em vigor 1983-07-30 - Decreto-Lei 349/83 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Habitação, Obras Públicas e Transportes

    Altera diversas disposições do Decreto-Lei n.º 264/82, de 8 de Julho, que estabelece o regime de financiamento à construção do sector cooperativo.

  • Tem documento Em vigor 1983-12-30 - Decreto-Lei 459/83 - Ministérios das Finanças e do Plano e do Equipamento Social

    Institui o novo sistema de crédito à aquisição e construção de casa própria.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-13 - Portaria 95/84 - Ministério do Equipamento Social

    Altera a Portaria nº 580/83, de 17 de Maio, que define o que se entende por babitação social, actualizando os valores máximos atribuídos, em 1984, às habitações de custos controlados, por tipologia e zonas do país.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-03-25 - Portaria 164/85 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e do Equipamento Social

    Estabelece disposições quanto ao montante e à taxa de juro a aplicar nos empréstimos para financiamento à construção.

  • Tem documento Em vigor 1985-11-12 - Decreto-Lei 477/85 - Ministério do Equipamento Social

    Dá nova redacção ao artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 76/85, de 25 de Março (concessão de empréstimos a cooperativas para a construção ou aquisição de fogos em regime de propriedade colectiva).

  • Tem documento Em vigor 1991-04-22 - Decreto-Lei 150-A/91 - Ministérios das Finanças e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Alarga o conjunto das entidades que podem conceder financiamentos para projectos habitacionais.

  • Tem documento Em vigor 1993-11-23 - Assento 7/93 - Supremo Tribunal de Justiça

    A CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS NAO ESTA ISENTA DE EMOLUMENTOS POR ACTOS DE REGISTO PREDIAL, NEM DOS RESPECTIVOS PREPAROS NO ÂMBITO DO CODIGO DO REGISTO PREDIAL DE 1984, APROVADO PELO ARTIGO 1 DO DECRETO LEI 224/84, DE 6 DE JULHO.

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda