A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 3361/2024, de 28 de Março

Partilhar:

Sumário

Determina que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P., assuma o acompanhamento da gestão dos Contratos de Concessão de Serviço Público Aeroportuário.

Texto do documento

Despacho 3361/2024



Considerando que:

a) É essencial continuar a garantir o cumprimento e a fiscalização das obrigações contratuais decorrentes da celebração dos contratos de concessão de serviço público aeroportuários celebrados entre o Estado Português e a ANA Aeroportos de Portugal, S. A. (ANA), em 14 de dezembro de 2012 e 10 de setembro de 2013;

b) A auditoria do Tribunal de Contas ao processo de privatização da ANA, através do seu Relatório 16/2023 - 2.ª Secção, recomenda atribuir a gestão destes contratos "a entidade pública habilitável e habilitada para o efeito";

c) É, assim, necessário, sem prejuízo da coadjuvação ao Governo por parte da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), ao abrigo da alínea aa) do n.º 3 do artigo 4.º dos seus Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei 40/2015, de 16 de março, capacitar outra entidade pública, para, futuramente, assegurar a gestão dos contratos de concessão de serviço público aeroportuário;

d) O disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 236/2012, de 31 de outubro, na sua redação atual, que aprova a orgânica do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.), estabelece que esta entidade tem competência para "Acompanhar a gestão de contratos de concessão nos quais o Estado seja concedente em setores não incluídos na alínea anterior, nomeadamente relativos a transporte aéreo e infraestruturas aeroportuárias, na sequência de determinação específica de poderes por parte da tutela;";

e) Nos termos dos Contratos de Concessão, a ANAC exerce poderes de regulação económica e técnica, que lhe cabem em exclusivo:

Assim, no exercício das competências delegadas, nos termos e para os efeitos da subalínea vii) da alínea b) e da alínea e) ambas do n.º 2 do Despacho 12767/2023, de 22 de novembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 240, de 14 de dezembro de 2023, determina-se o seguinte:

1 - O IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.), assume o acompanhamento da gestão do Contrato de Concessão de Serviço Público Aeroportuário nos aeroportos situados em Portugal continental e na Região Autónoma dos Açores e do Contrato de Concessão de Serviço Público Aeroportuário nos aeroportos situados na Região Autónoma da Madeira, em todas as matérias relacionadas com a intervenção da tutela setorial, sem prejuízo das competências exercidas pela tutela financeira, bem como das competências de regulação económica e técnica atribuídas à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

2 - Para efeitos do número anterior, as referências constantes dos Contratos de Concessão de Serviço Público Aeroportuário nos aeroportos situados em Portugal continental e na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira, relativamente ao domicílio da tutela setorial do Concedente, deverá ser considerado como:

"Av. Elias Garcia, n.º 103, 1050-098 Lisboa".

3 - No prazo de 60 dias a partir da data de publicação do presente despacho, deverá ser transferida para o IMT, I. P., cópia de todo o acervo documental relativo à gestão dos Contratos de Concessão, existente no Ministério das Infraestruturas e na ANAC, incluindo os diversos reportes efetuados pela ANA Aeroportos de Portugal, S. A., decorrentes de obrigações contratuais.

4 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

8 de março de 2024. - O Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico André Branco dos Reis Francisco.

317462445

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5697146.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2012-10-31 - Decreto-Lei 236/2012 - Ministério da Economia e do Emprego

    Aprova a orgânica do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2015-03-16 - Decreto-Lei 40/2015 - Ministério da Economia

    Aprova os estatutos da Autoridade Nacional da Aviação Civil, anteriormente designado Instituto Nacional de Aviação Civil, I. P., em conformidade com o regime estabelecido na Lei n.º 67/2013, de 28 de agosto, que aprova a lei-quadro das entidades administrativas independentes

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda