Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4932/2023, de 26 de Abril

Partilhar:

Sumário

Designação de Maria Paula Diogo para o cargo de vogal do conselho diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.

Texto do documento

Despacho 4932/2023

Sumário: Designação de Maria Paula Diogo para o cargo de vogal do conselho diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. (FCT, I. P.), é, nos termos do disposto no artigo 1.º do Decreto-Lei 55/2013, de 17 de abril, um instituto público de regime especial, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, sob superintendência e tutela da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nos termos da alínea a) do n.º 4 do artigo 22.º do Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, na sua redação atual, que aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional.

O conselho diretivo da FCT, I. P., é composto por um presidente, um vice-presidente e dois vogais, designados por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da ciência, tecnologia e ensino superior, ao abrigo das competências delegadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 48/2022, de 26 de maio, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 108, de 1 de junho de 2022, para um mandato de três anos, renovável, no máximo, três vezes consecutivas.

O conselho diretivo em funções foi nomeado pelo Despacho 8022-C/2022, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 125, de 30 de junho de 2022. Considerando a vacatura de um dos cargos de vogal do conselho diretivo da FCT, I. P., cumpre proceder à designação de um novo vogal do conselho diretivo, de forma a garantir o seu normal e eficaz funcionamento.

Foi ouvida, nos termos do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, na sua redação atual, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre a nomeação constante do presente despacho.

Assim, nos termos dos artigos 5.º e 12.º do Decreto-Lei 55/2013, de 17 de abril, dos n.os 2 e 3 do artigo 13.º, da alínea c) do n.º 3 do artigo 20.º e do n.º 8 do artigo 28.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, e ao abrigo das competências delegadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 48/2022, de 26 de maio, determina-se o seguinte:

1 - Designar Maria Paula Diogo para o cargo de vogal do conselho diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., cuja idoneidade, experiência e competência profissionais são patentes na nota curricular que consta do anexo ao presente despacho, da qual faz parte integrante.

2 - Autorizar a designada a exercer a atividade de docência em instituição de ensino superior público ou de interesse público.

3 - Autorizar a designada a optar pelo vencimento do lugar de origem.

4 - O presente despacho produz efeitos no dia 20 de abril de 2023.

14 de abril de 2023. - O Ministro das Finanças, Fernando Medina Maciel Almeida Correia. - 17 de março de 2023. - A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Maria Correia Fortunato.

ANEXO

Nota curricular

Maria Paula Diogo (Lisboa, 1958) é professora catedrática de História da Tecnologia e Engenharia no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA), onde leciona desde 1986. De 2007 a 2019, (co)dirigiu o Centro Interuniversitário de História das Ciência e da Tecnologia (CIUHCT), uma das principais unidades de investigação portuguesas e líder em História das Ciências e Tecnologia, nacional e internacionalmente.

Tendo sido pioneira na área da História da Tecnologia em Portugal, a sua investigação centra-se na História da Tecnologia e da Engenharia em Portugal e nas colónias (século xix e início do século xx) e nos processos de globalização da ciência e da tecnologia, particularmente no que respeita à transferência, circulação e apropriação de conhecimento e de práticas, redes e relações entre centros e periferias. Recentemente interessou-se pela relação entre a engenharia colonial/imperial e o conceito de Antropocénico, liderando o projeto de investigação português «Engineering the Anthropocene: Colonial Science, Technology and Medicine and the change of the African landscape». Neste contexto, participou nos eventos do Anthropocene Campus em Berlim (2014, 1016; coorganizados pelo Max Planck Institute for the History of Science e a Haus der Kulturen der Welt), coorganizou o «Anthropocene Campus Philadelphia» (2017, Drexel University, EUA), liderando um dos seminários, e presidiu à comissão organizadora do «Lisbon Anthropocene Campus 2020», sendo responsável por um dos seminários. Em 2021 organizou o «Anthropocene Forum», um dos eventos integrados na Presidência Portuguesa do Conselho Europeu.

Publica regularmente em revistas internacionais de referência e é autora, coautora e coeditora de inúmeros livros e capítulos de livros. É membro fundador das redes de investigação internacionais STEP (Science and Technology in the European Periphery), INES (International Network of Engineering Studies) e ToE (Tensions of Europe), serviu nos comités científicos das sociedades de referência da sua área (por exemplo, SHOT (Society for the History of Technology) e ICOHTEC (International Committee for the History of Technology), organizou inúmeras conferências e workshops nacionais e internacionais (por exemplo, SHOT, ICOHTEC, STEP, ToE e ESHS), é referee das principais revistas da sua área, é avaliadora de projetos nacionais e internacionais (incluindo ERCs) e lidera e participa em projetos nacionais e internacionais. Nos seus trabalhos mais recentes incluem-se Europeans Globalizing: Mapping, Exploiting, Exchange (coautora, Palgrave Macmillan, 2016), volume que integra a série «Making Europe: Technology and Transformations» (Prémio Freeman da EASST - European Association for the Study of Science and Technology), Gardens and Human Agency in the Anthropocene (coeditora, Routledge, 2020), Inventing a European Nation. Engineers for Portugal from Baroque to Fascism (coautor; Morgan & Claypool, 2021, Springer 2022), Ciência, Tecnologia e Medicina na Construção de Portugal (coeditora, Tinta da China 2021) e Science, Technology and Medicine in the Making of Lisbon (1840-1940) (coeditora, Brill, 2022).

Integrou a lista das «mulheres na ciência» em 2021 e recebeu as duas mais altas distinções internacionais na área da História da Tecnologia: a Medalha Leonardo da Vinci (2020, Society for the History of Technology) e Kranzberg Lecture (2022, International Committe for the History of Technology).

316383882

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5332654.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-03-27 - Decreto-Lei 71/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova o novo estatuto do gestor público.

  • Tem documento Em vigor 2013-04-17 - Decreto-Lei 55/2013 - Ministério da Educação e Ciência

    Procede à integração na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., abreviadamente designada por FCT, I.P., da Fundação para a Computação Científica Nacional - FCCN.

  • Tem documento Em vigor 2022-05-09 - Decreto-Lei 32/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda