A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 195-A/80, de 6 de Junho

Partilhar:

Sumário

Altera o quadro do pessoal a que se refere o artigo 17.º da Lei n.º 32/77, de 25 de Maio (Lei Orgânica da Assembleia da República).

Texto do documento

Resolução 195-A

Não obstante se encontrarem em curso estudos tendentes a uma reestruturação dos serviços da Assembleia da República, impõe-se desde já implementar algumas medidas pontuais que possibilitem os objectivos de reestruturação de forma gradual e equilibrada, de modo a atribuir-lhes uma estrutura renovada e a dotá-los com os meios humanos capazes de responder com eficácia e eficiência às solicitações mais imediatas.

A exiguidade do quadro do pessoal, face ao aumento de serviço verificado após a publicação da Lei 32/77, há mais de dois anos, concebido aliás para uma estrutura diversa da presente, sobrecarregada com o apoio administrativo aos Conselhos de Informação, Conselho de Imprensa, Comissão Nacional de Eleições e Conselho Nacional de Alfabetização e Educação de Base de Adultos, obrigou, para tornear as dificuldades, ao recrutamento de pessoal a título precário e sob formas diversas, que urge agora integrar no quadro.

Por outro lado, atentas as alterações introduzidas no regime de chefias, impõe-se introduzir no quadro as alterações emergentes do disposto nos artigos 12.º e 14.º do Decreto-Lei 191-F/79, de 26 de Junho.

Nestes termos, ao abrigo do disposto no artigo 17.º, n.º 2, da Lei 32/77, de 25 de Maio, com a nova redacção dada pelo artigo 1.º da Lei 27/79, de 5 de Setembro, por força dos artigos 12.º e 14.º do Decreto-Lei 191-F/79, de 26 de Junho, a Assembleia da República, obtido parecer favorável do Conselho Administrativo, resolve o seguinte:

1 - São criados no quadro do pessoal técnico superior da Assembleia da República, a que se refere o artigo 17.º da Lei 32/77, de 25 de Maio, um lugar de assessor administrativo, um lugar de assessor jurídico e sete lugares de técnico superior principal, os quais serão extintos à medida que vagarem.

2 - Na Divisão de Apoio Parlamentar são criados os Serviços de Apoio ao Plenário e de Apoio às Comissões, cujos titulares são equiparados a chefes de repartição.

3 - Na Divisão dos Serviços Financeiros são criadas as Repartições de Economato e Manutenção, de Orçamento e Tesouraria e de Processamento e Conferência.

4 - Na Divisão dos Serviços Administrativos são criadas as Repartições de Pessoal e de Expediente Geral e Arquivo.

5 - É criada a Repartição de Reprografia e Microfilmagem, na dependência directa do secretário-geral.

6 - É ainda criado o Serviço de Apoio aos Conselhos de Informação, cujo titular é equiparado a chefe de repartição.

7 - O primeiro provimento dos lugares de chefe de repartição far-se-á de entre os adjuntos de chefe de divisão, sendo extintos esses lugares.

8 - Os lugares de chefe de repartição serão providos por escolha, nos termos do n.º 7 do artigo 37.º do Despacho Normativo 368-A/79, de 14 de Dezembro, de preferência de entre funcionários já pertencentes ao quadro da Assembleia da República, com experiência profissional adequada ao exercício das respectivas funções, de categoria não inferior à de chefe de secção ou de técnico-profissional principal, com mais de três anos de bom e efectivo serviço na categoria, ou de entre diplomados com curso superior adequado às respectivas funções.

9 - Até 31 de Dezembro de 1980, o provimento dos restantes lugares do quadro do pessoal poder-se-á fazer de entre o pessoal que à data da publicação desta resolução se encontre vinculado a qualquer título aos serviços da Assembleia da República, sem prejuízo das habilitações estabelecidas na lei geral e de acordo com as seguintes regras:

a) Para categoria idêntica à que o funcionário ou agente já possui;

b) Para categoria imediatamente superior, desde que preencha os requisitos de tempo para a promoção prevista para a respectiva carreira;

c) Para categoria de ingresso em outra carreira para a qual possua as habilitações necessárias.

10 - O provimento a que se refere o número anterior efectuar-se-á mediante lista ou listas nominativas, aprovadas pelo Presidente da Assembleia da República, publicadas no Diário da República e no Diário da Assembleia da República e visadas ou anotadas pelo Tribunal de Contas, consoante se verifique ou não mudança de situação funcional.

10.1 - O tempo exigido para o provimento nos termos da alínea b) do n.º 9 poderá ser reduzido de um ano se o funcionário tiver classificação de serviço de Bom.

11 - Excepcionalmente, quando se verifique a inexistência de funcionários que reúnam os requisitos de promoção, poderão ser recrutados para lugares de acesso das carreiras técnicas superiores e técnica, com respeito pelos requisitos habilitacionais, indivíduos de comprovada experiência profissional, mediante proposta fundamentada do responsável pelo serviço.

11.1 - O recrutamento realizado nos termos do número anterior fica condicionado à comprovação de experiência profissional de duração e conhecimento equiparáveis ao exigido no presente diploma para a categoria onde o recrutado for provido.

11.2 - Quando se verifique o recrutamento nos termos dos números anteriores, o despacho de nomeação deverá ser acompanhado do respectivo currículo, para efeitos de publicação.

12 - O corpo permanente de funcionários técnicos e administrativos previsto no artigo 17.º da Lei 32/77, de 25 de Maio, e publicado em anexo ao Despacho Normativo 368-A/79, passa a ser o constante do anexo a esta resolução.

Assembleia da República, 4 de Junho de 1980. - O Vice-Presidente da Assembleia da República em exercício, José Rodrigues Vitoriano.

ANEXO

Quadro do pessoal da Assembleia da República a que se refere o artigo 17.º da

Lei 32/77, de 25 de Maio

(ver documento original) O Vice-Presidente da Assembleia da República em exercício, José Rodrigues Vitoriano.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/06/06/plain-40468.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/40468.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-05-25 - Lei 32/77 - Assembleia da República

    Aprova a Lei Orgânica da Assembleia da República, publicando em anexo o respectivo quadro de pessoal.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-26 - Decreto-Lei 191-F/79 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios das Finanças e do Plano e da Administração Interna

    Estabelece o regime jurídico e condições de exercício das funções de direcção e chefia.

  • Tem documento Em vigor 1979-09-05 - Lei 27/79 - Assembleia da República

    Alteração da Lei Orgânica da Assembleia da República.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-14 - Despacho Normativo 368-A/79 - Assembleia da República - Direcção-Geral dos Serviços Parlamentares

    Aprova o Estatuto Jurídico do Pessoal da Assembleia da República e publica o respectivo quadro de pessoal em anexo.

  • Tem documento Em vigor 1980-06-06 - Resolução 195-A - Assembleia da República

    Altera o quadro do pessoal a que se refere o artigo 17.º da Lei n.º 32/77, de 25 de Maio (Lei Orgânica da Assembleia da República).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-08 - DECLARAÇÃO DD6958 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

    Declara ter sido rectificada a Resolução n.º 195-A/80, de 6 de Junho, que altera o quadro do pessoal a que se refere o artigo 17.º da Lei n.º 32/77, de 25 de Maio (Lei Orgânica da Assembleia da República).

  • Tem documento Em vigor 1980-07-08 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificada a Resolução n.º 195-A/80, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 130, de 6 de Junho de 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda