A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 119/89, de 14 de Abril

Partilhar:

Sumário

Determina a transmissão para o Município de Sines da propriedade de diversos imóveis e infra-estruturas do Gabinete da Área de Sines (GAS), bem como para o Estado a propriedade dos terrenos destinados à instalação da Zona de Indústria Ligeira de Sines (ZIL-2), cuja gestão e administração é atribuída ao referido município.

Texto do documento

Decreto-Lei 119/89

de 14 de Abril

O Decreto-Lei 270/71, de 19 de Junho, criou o Gabinete da Área de Sines (GAS) e atribuiu-lhe competência para a execução de infra-estruturas e equipamentos na sua zona de actuação directa, em sobreposição com as competências tradicionais dos municípios, incluindo aquelas que já antes da publicação do Decreto-Lei 77/84, de 8 de Março, não ofereciam quaisquer dúvidas.

Na sequência da resolução do Conselho de Ministros publicada no Diário da República, 2.ª série, de 7 de Fevereiro de 1986, que expressa a determinação do Governo em proceder à extinção do GAS, através da reafectação do seu património, funções e pessoal aos serviços e organismos mais vocacionados para o efeito, torna-se imperioso transferir para o Município de Sines o património constituído pelas infra-estruturas e equipamentos construídos pelo GAS e que, de acordo com o estatuído no Decreto-Lei 77/84, de 8 de Março, devem integrar o património autárquico.

Verifica-se também que, ao longo dos anos de existência e actuação do GAS, foram sendo ocupados por este terrenos integrados no património do Município de Sines, o qual, por seu turno, utilizou também terrenos adquiridos pelo GAS e integrados no seu património privativo, gerando situações de difícil solução, decorrentes da não coincidência entre os titulares do solo e do património edificado. Atendendo a que o valor dos terrenos objecto do direito de propriedade de cada uma das entidades e utilizado pela outra é equivalente, optou-se pela solução de os permutar sem quaisquer tornas ou contrapartidas.

Por último, atendendo à referida equivalência de valores e ao disposto no artigo 13.º do Decreto-Lei 77/84, de 8 de Março, não se prevê a atribuição de qualquer verba à Direcção-Geral do Tesouro, em execução do disposto no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 242/87, de 15 de Junho.

Foram ouvidas a Câmara e a Assembleia Municipal de Sines.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - É transmitida para o Município de Sines a propriedade dos seguintes imóveis e infra-estruturas do Gabinete da Área de Sines (GAS), sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo 4.º:

a) Arruamentos, caminhos públicos, rede de distribuição de energia eléctrica em baixa tensão e sistemas de iluminação pública executados pelo GAS na área do Município;

b) Terrenos e edifícios integrados no perímetro urbano da vila de Sines ou com ela confinantes;

c) Terrenos, edifícios e infra-estruturas que constituem o Bairro da Provença.

2 - É transmitida para o GAS a propriedade de terrenos do Município de Sines sobre os quais se encontram implantados edifícios e infra-estruturas construídos por aquele.

Art. 2.º - 1 - Os bens transmitidos nos termos do artigo anterior consideram-se de valor equivalente para todos os efeitos legais, não dando origem à atribuição de receitas à Direcção-Geral do Tesouro, nos termos do n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 242/87, de 15 de Junho, e constarão de protocolos assinados pelos órgãos competentes do Município e pelo conselho de gestão do GAS, a homologar por portaria conjunta dos Ministros das Finanças e do Planeamento e da Administração do Território.

2 - O presente diploma e os protocolos previstos no número anterior constituem, para todos os efeitos legais, incluindo os de registo predial, título bastante das transmissões dominiais referidas no artigo anterior.

Art. 3.º - 1 - O Município de Sines assume, a contar do dia 1 de Janeiro de 1989, a posição jurídica do GAS em todas as relações contratuais referentes aos bens transferidos nos termos do n.º 1 do artigo 1.º 2 - A posição de fundeiro relativamente aos direitos de superfície constituídos sobre os terrenos a que se refere o n.º 1 do artigo 1.º transmite-se igualmente para o Município de Sines.

Art. 4.º - 1 - É transmitida para o Estado a propriedade dos terrenos destinados à instalação da Zona de Indústria Ligeira de Sines (ZIL-2), descritos nos protocolos mencionados nos n.os 1 e 2 do artigo 2.º e com valor patrimonial actual de 1 milhão de contos.

2 - A gestão e administração da ZIL-2 é atribuída ao Município de Sines por um prazo de dez anos, renovável por iguais períodos, salvo declaração em sentido contrário por parte do Estado.

3 - O Município de Sines, com todos os direitos e obrigações inerentes à posição de fundeiro, pode, através dos órgãos para o efeito competentes:

a) Exercer os direitos de receber os cânones superficiários e actualizar periodicamente o seu valor;

b) Exercer o direito de reversão nos termos da lei;

c) Constituir novos direitos de superfície, fixando os respectivos cânones e recebendo o seu valor;

d) Proceder à execução e manutenção das infra-estruturas que se mostrem necessárias ao exercício dos direitos dos superficiários.

Art. 5.º - 1 - O Estado poderá celebrar acordos de colaboração e contratos-programa com o Município de Sines para a execução de infra-estruturas e equipamentos colectivos, cujo programa global constará de protocolo a celebrar entre o Ministério do Planeamento e da Administração do Território e o Município de Sines.

2 - O financiamento dos investimentos previstos no número anterior e que, de acordo com o disposto no artigo 4.º do Decreto-Lei 487/80, de 17 de Outubro, eram da competência do GAS será feito nos termos do n.º 5 do artigo 6.º do Decreto-Lei 384/87, de 24 de Dezembro.

Art. 6.º Os arranjos de exteriores a efectuar no Bairro de Soeiro Pereira Gomes e na Quinta dos Passarinhos e a recuperação do pavimento da Avenida de Vasco da Gama são cometidos ao Município de Sines, sendo, para o efeito, transferida para o respectivo orçamento a verba de 150 milhões de escudos da conta de saldos disponíveis do orçamento privativo do GAS.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 22 de Dezembro de 1988. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - Luís Francisco Valente de Oliveira.

Promulgado em 19 de Janeiro de 1989.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 20 de Janeiro de 1989.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1989/04/14/plain-35828.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/35828.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-06-19 - Decreto-Lei 270/71 - Presidência do Conselho

    Cria o Gabinete do Plano de Desenvolvimento da Área de Sines, destinado a promover o desenvolvimento urbano-industrial da respectiva zona.

  • Tem documento Em vigor 1980-10-17 - Decreto-Lei 487/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Planeamento

    Reestrutura o Gabinete da Área de Sines (GAS).

  • Tem documento Em vigor 1984-03-08 - Decreto-Lei 77/84 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Administração Interna

    Estabelece o regime da delimitação e da coordenação das actuações da administração central e local em matéria de investimentos públicos.

  • Tem documento Em vigor 1987-06-15 - Decreto-Lei 242/87 - Ministério da Indústria e Comércio

    Estabelece normas sobre a transferência do passivo resultante da contracção de empréstimos pelo Gabinete da Área de Sines (GAS), tanto na ordem interna como externa, aquando da extinção deste instituto público.

  • Tem documento Em vigor 1987-12-24 - Decreto-Lei 384/87 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime de celebração de contratos-programa de natureza sectorial ou plurissectorial no âmbito da cooperação técnica e financeira entre a administração central e um ou mais municípios, associações de municípios ou empresas concessionárias destes.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-06-08 - Portaria 419/90 - Ministérios das Finanças e do Planeamento e da Administração do Território

    Homologa e publica em anexo os protocolos celebrados e já assinados entre o Gabinete da Área de Sines (GAS) e o município de Sines, relativos à extinção daquele Gabinete.

  • Tem documento Em vigor 1992-03-02 - Portaria 133/92 - Ministérios das Finanças e do Planeamento e da Administração do Território

    HOMOLOGA OS PROTOCOLOS CELEBRADOS E JÁ ASSINADOS ENTRE O GABINETE DA ÁREA DE SINES E O MUNICÍPIO DE SINES, PUBLICADOS EM ANEXO.

  • Tem documento Em vigor 1994-08-26 - Portaria 772/94 - Ministérios das Finanças e do Planeamento e da Administração do Território

    HOMOLOGA O PROTOCOLO NUMERO 2-A, CELEBRADO E ASSINADO ENTRE O GABINETE DA ÁREA DE SINES (GAS) E O MUNICÍPIO DE SINES, QUE DERROGA, NOS ARTIGOS ORA RECTIFICADOS, O PROTOCOLO NUMERO 2, HOMOLOGADO PELA PORTARIA 133/92, DE 2 DE MARÇO E QUE SE PUBLICA EM ANEXO, CUJO ORIGINAL FICARÁ ARQUIVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SINES.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda