A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 47807, de 21 de Julho

Partilhar:

Sumário

Insere disposições legislativas aplicáveis a várias províncias ultramarinas.

Texto do documento

Decreto 47807

Reconhecida a necessidade de satisfazer certas propostas formuladas pelos governos das províncias ultramarinas; Por motivo de urgência, tendo em vista o disposto no § 1.º do artigo 150.º da Constituição;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

I

Disposições especiais

A) Angola

Artigo 1.º Ao artigo 25.º do Decreto 45396, de 30 de Novembro de 1963, é aditado o seguinte parágrafo:

§ único. Ao etnógrafo do Museu de Angola, integrado no Instituto de Investigação Científica de Angola por força do disposto no artigo 23.º do presente decreto, é atribuída a categoria e vencimento da letra E do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

Art. 2.º São aumentadas as seguintes unidades ao quadro do pessoal da Inspecção Provincial de Fazenda e Contabilidade:

1 de inspector-chefe.

2 de inspector.

§ único. A dotação dos lugares criados por este artigo efectuar-se-á à medida que as disponibilidades orçamentais o permitam.

Art. 3.º Fica o Governo-Geral da província autorizado a abrir um crédito especial de 2000000$00, destinado a reforçar a verba de «Despesas eventuais - Não especificadas - A pagar na província», da tabela de despesa ordinária do orçamento geral em vigor, tomando como contrapartida o saldo das contas de exercícios findos.

Art. 4.º São ratificados os Diplomas Legislativos Provinciais n.os 3619, de 5 de Fevereiro de 1966, e 3667, de 13 de Agosto de 1966.

B) Moçambique

Art. 5.º Os escriturários no exercício de funções nos serviços de saúde e assistência, admitidos depois da entrada em vigor do Decreto 45541, de 23 de Janeiro de 1964, transitam para outros tantos lugares de aspirante do quadro administrativo privativo dos mesmos serviços.

§ único. A transição far-se-á pela simples publicação no Boletim Oficial da relação dos funcionários, independentemente de qualquer outra formalidade de visto ou posse, mantendo estes todos os direitos desde a data de investidura nas suas actuais funções.

C) Macau

Art. 6.º Fica o Governo da província autorizado a fixar em portaria os quantitativos das gratificações a atribuir ao pessoal dos serviços públicos da província que seja colocado no Centro de Recuperação Social ou neste exerça funções em regime de acumulação.

§ único. Exceptuam-se do disposto no corpo do artigo os vogais e o secretário do conselho administrativo, os quais terão direito ao abono de senhas de presença por cada sessão a que assistam, no máximo de quatro por mês.

Art. 7.º É tornado extensivo aos encarregados de bairros do pessoal dos serviços dos correios, telégrafos e telefones da província o regime de remunerações estabelecido pelo artigo 12.º e seus §§ 1.º e 2.º do Decreto 44252, de 24 de Março de 1962.

D) Timor

Art. 8.º É autorizado o Governo da província a utilizar parte dos saldos das contas de exercícios findos na abertura de créditos na tabela de despesa ordinária do orçamento geral para o ano de 1967, destinados a ocorrer aos encargos derivados da criação da delegação do Instituto Nacional de Estatística, nos termos do artigo 1.º do Decreto 47168, de 26 de Agosto de 1966.

Art. 9.º É aumentado ao quadro comum dos serviços de Fazenda e contabilidade um director de 3.ª classe.

§ único. O lugar criado por este artigo será desempenhado em comissão de serviço, sob a superintendência do chefe da Repartição Provincial dos Serviços de Fazenda e Contabilidade, competindo-lhe, em especial, idênticas funções às que pelo Decreto 42082, de 31 de Dezembro de 1958, estão cometidas aos inspectores-chefes das inspecções provinciais de Angola e Moçambique, além de outras que forem superiormente determinadas.

II

Disposições comuns

Art. 10.º Ficam os Governos da Guiné, S. Tomé e Príncipe e Angola autorizados a participarem até às importâncias de 375000$00, 500000$00 e 8125000$00, respectivamente, no aumento do capital social dos Transportes Aéreos Portugueses, S. A. R. L., de 120000 para 250000 contos.

§ único. São autorizados os mesmos Governos a abrirem desde já os créditos especiais necessários à execução do disposto no corpo do artigo, utilizando como contrapartida os saldos das contas de exercícios findos ou outros recursos orçamentais.

Art. 11.º O fundo a que se referem os artigos 8.º do Decreto 26288, de 28 de Janeiro de 1936, e 72.º do Decreto 38084, de 7 de Dezembro de 1950, passa a designar-se «Fundo da Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical», mantendo-se em vigor as disposições que regulam a constituição e administração do referido Fundo.

Art. 12.º Os oficiais médicos, reformados, dos extintos quadros militares dos serviços de saúde do ultramar podem também constituir a pensão de sobrevivência, nos termos do Decreto 47109, de 21 de Julho de 1966, e, a partir da sua entrada em vigor, desde que as suas pensões de reforma constituam encargo dos orçamentos gerais das províncias ultramarinas.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 21 de Julho de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1967/07/21/plain-252857.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/252857.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1936-01-28 - Decreto 26288 - Ministério das Colónias - Direcção Geral de Fazenda das Colónias - 1.ª Repartição

    Distribui por todas as colónias os encargos com diversos organismos da administração colonial na metrópole. Cria o Fundo do Instituto de Medicina Tropical.

  • Tem documento Em vigor 1950-12-07 - Decreto 38084 - Ministério das Colónias - Direcção-Geral de Fazenda das Colónias - 1.ª Repartição

    Insere disposições de carácter legislativo aplicáveis às colónias de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Macau e Timor, e a diversos organismos dependentes do Ministério das Colónias.

  • Tem documento Em vigor 1958-12-31 - Decreto 42082 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Cria em cada uma das províncias ultramarinas de Angola e Moçambique uma Inspecção Provincial de Fazenda e Contabilidade, e define as suas competências, quadro de pessoal e respectivo regime de provimento, assim como as suas remunerações. Aprova e publica em anexo o Regulamento das Inspecções Provinciais de Fazenda e Contabilidade das Províncias de Angola e Moçambique.

  • Tem documento Em vigor 1962-03-24 - Decreto 44252 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas destinadas a promover a solução de problemas dependentes da administração pública das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1963-11-30 - Decreto 45396 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas aplicáveis às províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1964-01-23 - Decreto 45541 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Promulga o Regulamento dos Serviços de Saúde e Assistência do Ultramar. Publica em anexo o quadro médico comum do ultramar, o quadro farmacêutico comum do ultramar e o quadro complementar de outros técnicos especializados.

  • Tem documento Em vigor 1966-07-21 - Decreto 47109 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Regula a constituição da pensão de sobrevivência a requerer pelos funcionários e agentes civis dos serviços da administração pública das províncias ultramarinas, do Ministério do Ultramar e organismos dele dependentes, com direito a aposentação.

  • Tem documento Em vigor 1966-08-26 - Decreto 47168 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Economia

    Modifica a orgânica dos serviços de estatística das províncias ultramarinas - Revoga determinadas disposições legislativas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-12-28 - Decreto 652/70 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Administração Civil

    Insere disposições legislativas destinadas a satisfazer propostas dos governos das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1971-02-06 - Decreto 30/71 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Obras Públicas e Comunicações

    Dá à comissão administrativa da Caixa Económica Postal dos Serviços dos Correios, Telégrafos e Telefones de Timor uma composição diferente da estabelecida pelo § 1.º do artigo 118.º do Decreto n.º 34076 - Revoga, para a província de Timor, na parte que lhe é aplicável, o § 1.º do artigo 118.º da Organização dos Correios, Telégrafos e Telefones do Ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1972-12-30 - Decreto 589/72 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Adopta providências de carácter administrativo relativas às províncias ultramarinas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda