A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 23606, de 12 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Torna extensivos a todas as províncias ultramarinas os Decretos-Leis n.os 46279, 47190 e 48117, que aprovam várias convenções sobre segurança social, e os artigos 1.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 46813 e 4.º do mesmo diploma, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 48451, que constitui a Caixa Central de Segurança Social dos Trabalhadores Migrantes.

Texto do documento

Portaria 23606

1. A protecção social de trabalhadores portugueses migrantes tem sido assegurada através de convenções de segurança social celebradas com várias nações europeias, e com a Argentina, para garantia de igualdade de tratamento na aplicação das respectivas legislações nacionais, para conservação de direitos de previdência social adquiridos ou em formação e para concessão de certos benefícios sociais à família do trabalhador emigrante.

Com esta finalidade tem o Ministério do Ultramar participado nas negociações, no que respeita aos trabalhadores emigrantes das províncias ultramarinas e, especialmente, do arquipélago de Cabo Verde.

São aplicáveis às províncias ultramarinas o Acordo Luso-Belga e as Convenções de Segurança Social celebradas com a Argentina e o Reino dos Países Baixos (Holanda).

Por outro lado, reconheceu o Governo a conveniência de dar representação formal ao Ministério do Ultramar na Comissão de Estudo de Convenções Internacionais de Segurança Social, o que foi concretizado no Decreto-Lei 48451, de 24 de Junho de 1968.

2. A Caixa Central de Segurança Social dos Trabalhadores Migrantes, criada pelo Decreto-Lei 46813, de 30 de Dezembro de 1965, é, para todo o território nacional, a instituição centralizadora e de ligação em todas as operações que acarretem o cumprimento das formalidades administrativas emergentes das convenções de segurança social.

Nas províncias ultramarinas a execução das cláusulas convencionadas deve ser atribuída às caixas a designar por despacho e, quando não houver instituições de previdência com adequada organização, a competência é conferida aos institutos do trabalho, previdência e acção social ou aos serviços com a sua competência legal, em acção supletiva.

Estas foram, de resto, as orientações estabelecidas no caso do Acordo Luso-Belga, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei 47130, de 2 de Agosto de 1966.

Nestas condições, considerando que é necessário generalizar este regime e providenciar para a aplicação às províncias ultramarinas dos diplomas já em vigor na metrópole:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Ultramar, ao abrigo do n.º III da base LXXXIII da Lei Orgânica do Ultramar Português, o seguinte:

1.º São tornados extensivos a todas as províncias ultramarinas:

a) O Decreto-Lei 46279, de 17 de Abril de 1965, que aprova o Acordo entre Portugal e a Bélgica sobre a Segurança Social dos Empregados do Congo e do Ruanda-Urundi;

b) Os Decretos-Leis n.º 47190, de 9 de Setembro de 1966, e n.º 48117, de 15 de Dezembro de 1967, que aprovam, respectivamente, as Convenções de Segurança Social com a Argentina e com o Reino dos Países Baixos;

c) O artigo 1.º n.º 1, do Decreto-Lei 46813, de 30 de Dezembro de 1965, e o artigo 4.º do mesmo diploma, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 48451, de 24 de Junho de 1968.

2.º Nas províncias ultramarinas o cumprimento das cláusulas administrativas convencionais é atribuído a instituições de previdência designadas pelo Ministro do Ultramar, por despacho, e naquelas em que não houver instituições de previdência com adequada organização a competência é conferida aos institutos do trabalho, previdência e acção social, criados por força do Decreto 44111, de 21 de Dezembro de 1961, ou aos serviços com a sua competência legal.

Ministério do Ultramar, 12 de Setembro de 1968. - O Ministro do Ultramar, Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Para ser publicada no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1968/09/12/plain-250273.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/250273.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1961-12-21 - Decreto 44111 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Institui nas províncias ultramarinas institutos do trabalho, previdência e acção social - Cria os Institutos do Trabalho, Previdência e Acção Social de Angola e Moçambique.

  • Tem documento Em vigor 1965-04-17 - Decreto-Lei 46279 - Ministério dos Negócios Estrangeiros - Direcção-Geral dos Negócios Económicos e Consulares

    Aprova para ratificação o Acordo entre Portugal e a Bélgica sobre a segurança social dos empregados do Congo e do Ruanda-Urundi, assinado em Bruxelas a 13 de Janeiro de 1965.

  • Tem documento Em vigor 1965-12-30 - Decreto-Lei 46813 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Constitui a Caixa Central de Segurança Social dos Trabalhadores Migrantes, dotada de personalidade jurídica e destinada a assegurar a aplicação das convenções e acordos internacionais sobre segurança social de que o Estado Português é signatário.

  • Tem documento Em vigor 1966-08-02 - Decreto-Lei 47130 - Ministérios do Ultramar e das Corporações e Previdência Social

    Regula a execução do artigo 6.º do Acordo luso-belga sobre segurança social, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 46279, que sujeita as empresas que tenham sede em Portugal metropolitano ou nas províncias ultramarinas e ocupem nos territórios do antigo Congo Belga, do Ruanda e do Urundi um ou mais empregados de nacionalidade belga ou portuguesa a pagarem, no que respeita a esses empregados, as quotizações patronais de solidariedade previstas pelas disposições da lei belga de 17 de Julho de 1963.

  • Tem documento Em vigor 1968-06-24 - Decreto-Lei 48451 - Ministérios do Ultramar e das Corporações e Previdência Social

    Dá nova redacção ao artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 46813, que constitui a Caixa Central de Segurança Social dos Trabalhadores Migrantes.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-07-07 - Portaria 341/70 - Ministério do Ultramar - Inspecção Superior de Administração Ultramarina

    Torna extensivo à província de Cabo Verde o Acordo administrativo relativo às modalidades de aplicação da Convenção entre a República Portuguesa e o Reino dos Países Baixos sobre Segurança Social, assinada na Haia a 12 de Outubro de 1966.

  • Tem documento Em vigor 1972-04-03 - Portaria 186/72 - Ministério do Ultramar - Inspecção Superior de Administração Ultramarina

    Manda aplicar às províncias ultramarinas o Acordo Administrativo para a Aplicação da Convenção de Segurança Social Luso-Argentina de 20 de Maio de 1966, inserto no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 52, de 2 de Março de 1972.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda