A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 306-A/75, de 12 de Maio

Partilhar:

Sumário

Determina que continuem sujeitos ao regime de preços máximos o leite, a manteiga pasteurizada e não pasteurizada e queijo tipos Flamengo e Ilha.

Texto do documento

Portaria 306-A/75

de 12 de Maio

Consideradas que foram as decisões tomadas pelo Conselho de Ministros no sentido de conter o aumento do custo de vida, optou-se pela manutenção dos preços de venda ao público dos vários tipos de leite em natureza, bem como dos produtos derivados, sendo o preço da manteiga reduzido devido a uma menor valorização da gordura. Estas medidas são possíveis pela comparticipação do Fundo de Abastecimento nestes preços, por um período que se considera o suficiente para reestruturar, pelo menos em parte, este sector.

Entretanto, procurar-se-á eliminar, na medida do possível, o leite comum, no continente, substituindo-o por leite pasteurizado, garantindo-se assim ao público consumidor um produto de melhor qualidade.

Nestes termos:

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei 329-A/74:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado do Abastecimento e Preços, o seguinte:

1.º - 1. Continuam sujeitos ao regime de preços máximos os seguintes produtos: leite, manteiga pasteurizada e não pasteurizada e queijo tipos Flamengo e Ilha.

2. O leite esterilizado fica sujeito ao regime de preços máximos a partir da data da publicação desta portaria.

3. Nas zonas de recolha não organizada, o leite não poderá ser vendido a preço superior a 9$50 por litro no consumidor.

2.º - 1. Mantêm-se os preços de venda ao público do leite pasteurizado com 3% de gordura, nos estabelecimentos e ao domicílio, de acordo com a Portaria 577-A/74, de 6 de Setembro.

3.º Mantêm-se os preços de venda ao público do leite pasteurizado e comum no arquipélago da Madeira, de acordo com a Portaria 577-A/74.

4.º Mantêm-se os preços de venda ao público do leite pasteurizado e comum no arquipélago dos Açores, de acordo com a Portaria 577-A/74.

5.º Os consumidores colectivos, indústria e estabelecimentos hoteleiros e similares só poderão ser abastecidos do leite pasteurizado em bilhas, garrafas e embalagens perdidas.

6.º O leite pasteurizado acondicionado em bilhas seladas destinado a consumidores colectivos e à indústria fica sujeito ao regime de preços máximos, não podendo exceder os 6$00 por litro.

7.º - 1. Mantêm-se os preços máximos de venda ao público do leite especial e do ultrapasteurizado, conforme o fixado na Portaria 197-A/74.

2. Estes preços são extensivos aos leites importados do tipo ultrapasteurizado.

8.º - 1. Os preços máximos de venda ao público do leite esterilizado são os seguintes:

(ver documento original) 2. Estes preços são extensivos ao leite importado do tipo esterilizado.

9.º O leite importado será vendido pela Junta Nacional dos Produtos Pecuários a entidades abastecedoras em quantidades mínimas de 20000 l semanais e a revendedores, retalhistas e consumidores colectivos em quantidades mínimas de 1000 l semanais.

10.º Às organizações da produção que colaborem no abastecimento de leite a Lisboa é autorizada a participação na comercialização desse produto, segundo forma a definir pelo Secretário de Estado do Abastecimento e Preços.

11.º - 1. Os preços máximos no armazém do fabricante e na venda ao público, por quilograma, da manteiga pasteurizada e não pasteurizada, no continente e ilhas adjacentes, são os seguintes:

(ver documento original) 2. A estes preços não poderão os fabricantes ou importadores acrescer quaisquer taxas.

3. Quando a manteiga pasteurizada for vendida em embalagens individuais com peso até 25 g, o seu preço será acrescido da importância correspondente a 8$00 por quilograma.

4. A margem mínima para o retalhista é de 14%.

12.º A comercialização da manteiga pasteurizada deve obedecer às seguintes condições:

a) Venda em embalagens originais de 125 g, 250 g e 500 g;

b) Apresentação em embalagens apropriadas, devendo ser convenientemente esterilizado o papel que contacta com a manteiga;

c) Forma de acondicionamento que garanta a inviolabilidade do produto;

d) Indicação bem legível da marca do fabricante;

e) Referência expressa à designação «meio sal» ou «sem sal».

13.º - 1. Mantêm-se, no continente e ilhas adjacentes, os preços máximos na venda ao público dos queijos Flamengo e Ilha, com mais de 45% de gordura, de acordo com a Portaria 577-A/74.

2. A margem mínima para o retalhista é de 14%.

14.º Mantêm-se os preços máximos de venda para o leite em pó e os produtos dietéticos derivados do leite, fixados na Portaria 692/74, de 25 de Outubro.

15.º Ficam revogadas as disposições contidas na Portaria 577-A/74, de 6 de Setembro, que contrariem o disposto na presente portaria.

16.º Esta portaria entra imediatamente em vigor.

Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços, 8 de Maio de 1975. - O Secretário de Estado do Abastecimento e Preços, José António da Conceição Neto.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/05/12/plain-232176.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232176.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

  • Tem documento Em vigor 1974-09-06 - Portaria 577-A/74 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços

    Fixa os preços máximos do leite pasteurizado, do leite comum, do leite ultrapasteurizado, do leite especial pasteurizado, da manteiga pasteurizada e do queijo tipo Flamengo e Ilha e determina que fique sujeito ao regime de preços livres o leite esterilizado.

  • Tem documento Em vigor 1974-10-25 - Portaria 692/74 - Ministério da Economia - Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços

    Fixa os preços máximos de venda ao público do leite em pó e condensado e dos produtos derivados do leite.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-08-01 - Portaria 470/75 - Ministérios para o Planeamento e Coordenação Económica, das Finanças e da Agricultura e Pescas

    Estabelece normas sobre a recolha e comercialização de leite no continente e ilhas adjacentes.

  • Tem documento Em vigor 1975-08-01 - Portaria 469/75 - Ministério para o Planeamento e Coordenação Económica - Secretaria de Estado do Abastecimento e Preços

    Altera a redacção de vários números da Portaria n.º 306-A/75, de 12 de Maio, relativa ao regime de preços máximos do leite e seus derivados.

  • Tem documento Em vigor 1975-09-16 - DESPACHO MINISTERIAL DD64 - MINISTÉRIO DO COMÉRCIO INTERNO

    Fixa os preços máximos de revenda e de venda ao público do leite ultrapasteurizado no arquipélago dos Açores.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda