Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 139-A/76, de 12 de Março

Partilhar:

Sumário

Regulamenta o plano de estudos criados pelo Decreto-Lei nº 111/76 de 7 de Fevereiro, relativo à criação de um curso especial de formação de docentes do ensino primário.

Texto do documento

Portaria 139-A/76

de 12 de Março

Considerando o disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 111/76, de 7 de Fevereiro:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação e Investigação Científica, o seguinte:

1 - Os cursos especiais criados pelo Decreto-Lei 111/76, de 7 de Fevereiro, terão a duração de três anos.

2 - O plano desses cursos será constituído pelas seguintes disciplinas e actividades:

1.º ano - Português, História e Geografia de Portugal, Matemática, Ciências da Natureza e Prática Pedagógica (Educação Visual, Educação Musical e Exploração do Meio), cabendo a cada uma destas disciplinas três tempos lectivos semanais.

2.º ano - Pedagogia Geral, Introdução à Psicologia, Didáctica Geral e Prática Pedagógica, todas com três tempos lectivos semanais.

3.º ano - Estágio em exercício, supervisado pelos serviços de inspecção da Direcção de Serviços do Ensino Primário.

Para os alunos referidos no n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 111/76, o plano do 3.º ano será constituído por um curso teórico-prático análogo ao previsto na alínea b) do n.º 2 do artigo 8.º do mesmo diploma.

3 - Os programas de cada disciplina, a aprovar por despacho ministerial, terão em vista as exigências de cultura e prática pedagógica necessárias ao exercício da função docente do ensino primário.

4 - As disciplinas dos cursos a que se referem os números anteriores serão regidas por professores das escolas do magistério primário.

5 - Os candidatos habilitados com o curso geral dos liceus ou equivalente poderão ingressar directamente no 2.º ano dos cursos especiais.

6 - Para admissão aos cursos especiais, os candidatos entregarão, de 16 a 31 de Agosto, na escola do magistério primário em que pretendam frequentá-los, um boletim de matrícula, devidamente preenchido, acompanhado de:

a) Documento comprovativo das habilitações possuídas;

b) Certidão do tempo de serviço docente prestado;

c) Certidão de idade ou pública-forma do bilhete de identidade ou da cédula pessoal, nos termos do Decreto-Lei 604/75, de 30 de Outubro.

7 - Os candidatos vindos de alguma das ex-colónias terão ainda de comprovar haverem nela prestado serviço docente no ano escolar de 1973-1974.

8 - Os candidatos que transitem dos cursos intensivos ou que hajam frequentado os cursos especiais no ano anterior terão, para efeitos de matrícula, apenas de apresentar o respectivo boletim.

9 - Será vedada a matrícula aos candidatos que não tenham obtido aproveitamento em dois anos lectivos consecutivos ou em três alternados.

10 - O Ministério da Educação e Investigação Científica fixará, anualmente, mediante despacho, a publicar no Diário do Governo, o número mínimo de alunos necessário para o funcionamento dos cursos especiais em cada escola do magistério primário.

11 - Quando o número de candidatos não atinja o número mínimo estabelecido para o funcionamento dos cursos em certa escola, a Direcção-Geral do Ensino Básico indicará a escola onde aqueles poderão frequentá-los.

12 - A falta de frequência além dos limites fixados para os cursos normais das escolas do magistério primário implica perda de ano.

13 - No final do 2.º ano dos cursos especiais os alunos serão submetidos a um exame, que constará obrigatoriamente de provas escritas e orais, sobre as seguintes disciplinas: Pedagogia Geral, Introdução à Psicologia e Didáctica Geral.

14 - Transitarão de ano os alunos que obtenham aproveitamento em todas as respectivas disciplinas, ou em todas menos uma, salvo se esta for a de Português.

15 - A classificação de diploma será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

CD = (CA + CE)/3 CD - Classificação de diploma;

CA - Classificação académica;

CE - Classificação de estágio.

A classificação académica é a média das médias obtidas no 2.º ano do curso.

16 - A classificação de diploma dos alunos referidos na alínea b) do n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 111/76 será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

CD = (CA + CP)/2 CA - Classificação académica, correspondente à média das médias obtidas na parte teórica do curso;

CP - Classificação da parte prática do curso.

17 - À classificação de diploma dos professores habilitados com os cursos especiais acrescerá a valorização correspondente ao tempo de serviço estabelecido na lei geral.

18 - No presente ano escolar, o prazo de matrícula é de quinze dias, a contar da publicação desta portaria, podendo contudo a documentação referida nas alíneas a) a e) do n.º 5 ser apresentada até à afixação dos resultados finais do ano lectivo, sob cominação de, caso contrário, a matrícula ficar sem efeito.

Ministério da Educação e Investigação Científica, 26 de Fevereiro de 1976. - O Ministro da Educação e Investigação Científica, Vítor Manuel Rodrigues Alves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/03/12/plain-220913.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/220913.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-10-30 - Decreto-Lei 604/75 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Permite a substituição das certidões de narrativa simples de registo de nascimento por pública-forma do bilhete de identidade ou de cédula pessoal.

  • Tem documento Em vigor 1976-02-07 - Decreto-Lei 111/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica - Secretaria de Estado da Administração Escolar

    Cria cursos especiais para regentes escolares, professores eventuais e professores de posto e regula a respectiva frequência.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-06-30 - DECLARAÇÃO DD9026 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a Portaria n.º 139-A/76, de 12 de Março, que regulamenta o plano dos cursos especiais criados pelo Decreto-Lei n.º 111/76, de 7 de Fevereiro.

  • Tem documento Em vigor 1976-06-30 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificada a Portaria n.º 139-A/76, de 12 de Março, que regulamenta o plano dos cursos especiais criados pelo Decreto-Lei n.º 111/76, de 7 de Fevereiro

  • Tem documento Em vigor 1976-07-24 - Portaria 451/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Regulamenta o n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 111/76, de 7 de Fevereiro - Classificação profissional dos indivíduos que obtenham aprovação nos cursos especiais.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-20 - Portaria 697/79 - Ministério da Educação

    Altera a Portaria n.º 139-A/76, de 12 de Março, que regulamenta o plano dos cursos especiais criados pelo Decreto-Lei n.º 111/76, de 7 de Fevereiro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda