Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 552/77, de 3 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Sujeita ao regime de preços máximos os preços de venda ao público das espécies e tipos comerciais de pescado congelado.

Texto do documento

Portaria 552/77

de 3 de Setembro

1 - Mostrando-se necessário actualizar os preços de pescado congelado, atendendo não só à elevação das cotações internacionais, como a aumentos de custo da produção nacional, estabelecem-se os preços máximos de venda ao público do pescado congelado inteiro e semitransformado.

2 - No que se refere à pescada congelada e na medida em que essa espécie tipificada faz parte do «cabaz-de-compras», os respectivos preços não sofrem qualquer alteração.

Assim:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Secretários de Estado das Pescas e do Comércio Interno, ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 3 do artigo 1.º do Decreto-Lei 75-Q/77, de 28 de Fevereiro, o seguinte:

1.º Os preços de venda ao público das espécies e tipos comerciais de pescado congelado, constantes do quadro anexo à presente portaria, ficam sujeitos ao regime de preços máximos a que se refere a alínea a) do n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 329-A/74, de 10 de Julho.

2.º Os preços máximos de venda ao público das espécies e tipos comerciais de pescado congelado referidos no número anterior, qualquer que seja a sua origem ou proveniência, são os constantes do quadro anexo à presente portaria.

3.º As margens consideradas nos preços máximos do quadro anexo a esta portaria abrangem todas as despesas de comercialização, incluindo as de transporte e distribuição.

4.º Os preços máximos de venda do todas as espécies de pescado congelado, constantes do quadro anexo, poderão ser agravados, sempre que os produtos sejam embalados inteiros, respectivamente com os valores máximos de 3$00 e 4$50 por quilograma, conforme se trate de embalagens comerciais do tipo A ou do tipo B.

5.º O valor das embalagens comerciais do pescado congelado, quando fraccionado, poderá ser acrescido da importância máxima de 3$00 por quilograma.

6.º Na comercialização do pescado congelado não é permitida a acumulação de margens correspondentes aos tipos de embalagens comerciais previstos nesta portaria.

7.º Para a pescada congelada semitransformada (sem cabeça e sem vísceras), não fraccionada, os tipos comerciais são os seguintes:

0 - Peixe com peso até 0,250 kg.

1 - Peixe com peso de mais de 0,250 kg até 0,500 kg.

2 - Peixe com peso de mais de 0,500 kg até 0,800 kg.

3 - Peixe com peso de mais de 0,800 kg até 1,500 kg.

4 - Peixe com peso de mais de 1,500 kg até 2,400 kg.

5 - Peixe com peso superior a 2,400 kg.

8.º Todo o pescado congelado designado por «marmota», fraccionado ou não, mas embalado sem cabeça, é equiparado à «pescada tipificada (semi-transformada)», e como tal valorizada no respectivo tipo.

9.º As embalagens comerciais dos tipos A e B de pescado congelado fraccionado não podem conter um número de rabos superior ao dos peixes inteiros ou semitransformados de igual tipo comercial que as mesmas embalagens poderiam conter.

10.º Quaisquer complementos alimentares que sejam incorporados nas embalagens comerciais dos dois tipos previstos neste diploma, juntamente com pescado congelado inteiro, semitransformado ou fraccionado, sejam hortícolas ou de qualquer outra natureza, incluindo condimentos, não podem agravar os preços máximos de venda ao público previstos nesta portaria.

11.º Para cumprimento deste diploma, a palavra «público» corresponde aos consumidores singulares e colectivos.

12.º Entende-se por tipo comercial do pescado congelado o escalão de pesos ou de medidas referidas na presente portaria para a espécie considerada.

13.º A apresentação ou venda de pescada congelada com infracção do disposto no n.º 7 desta portaria, quando não constitua prática do crime de especulação, será punível nos termos do artigo 29.º do Decreto-Lei 41204, de 24 de Julho de 1957.

14.º O desrespeito do disposto no n.º 9.º da presente portaria constitui contravenção, punível nos termos do artigo 29.º do Decreto-Lei 41204, de 24 de Julho de 1957.

15.º O disposto na presente portaria aplica-se, apenas, ao território do continente.

16.º As dúvidas e os casos omissos suscitados na aplicação desta portaria serão resolvidos por despacho conjunto do Secretário de Estado das Pescas e do Secretário de Estado do Comércio Interno.

17.º Esta portaria entra imediatamente em vigor.

Secretarias de Estado das Pescas e do Comércio Interno, 29 de Agosto de 1977. - O Secretário de Estado das Pescas, Pedro Amadeu de Albuquerque Santos Coelho. - O Secretário de Estado do Comércio Interno, António Escaja Gonçalves.

QUADRO ANEXO

Tabela de preços do pescado congelado inteiro ou semitransformado não

fraccionado nem embalado comercialmente

(ver documento original) O Secretário de Estado das Pescas, Pedro Amadeu de Albuquerque Santos Coelho. - O Secretário de Estado do Comércio Interno, António Escaja Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/09/03/plain-216124.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/216124.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1957-07-24 - Decreto-Lei 41204 - Ministérios do Interior, da Justiça, da Economia e das Corporações e Previdência Social

    Insere disposições relativas às infracções contra a saúde pública e contra a economia nacional.

  • Tem documento Em vigor 1974-07-10 - Decreto-Lei 329-A/74 - Ministério da Coordenação Económica

    Estabelece os regimes a que podem ser submetidos os preços dos bens ou serviços vendidos no mercado interno, designadamente: preços máximos, preços controlados, preços contratados, margens de comercialização fixadas e preços livres.

  • Tem documento Em vigor 1977-02-28 - Decreto-Lei 75-Q/77 - Ministério do Comércio e Turismo

    Modifica o regime de preços em vigor e assegura o contrôle dos preços dos bens de maior peso nas despesas familiares, mantendo o regime de preços máximos aplicado a significativo número de bens comerciais, entre os quais os produtos incluídos no «cabaz de compras». Revoga o regime de preços controlados e redefine o regime de preços declarados, constante do Dec Lei 329-A/74, de 10 de Julho.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-09-30 - DECLARAÇÃO DD7849 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificada a Portaria n.º 552/77, de 3 de Setembro, que sujeita ao regime de preços máximos os preços de venda ao público das espécies e tipos comerciais de pescado congelado.

  • Tem documento Em vigor 1977-09-30 - Declaração - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificada a Portaria n.º 552/77, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 204, de 3 de Setembro

  • Tem documento Em vigor 1977-12-09 - Portaria 742/77 - Ministérios da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo

    Dá nova redacção ao n.º 2 do n.º 7.º da Portaria n.º 551/77, de 3 de Setembro, e ao n.º 4.º da Portaria n.º 552/77, de 3 de Setembro, ambas sobre comercialização e preços de pescado congelado.

  • Tem documento Em vigor 1978-04-07 - Portaria 192-L/78 - Ministérios da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo - Secretarias de Estado das Pescas e do Comércio Interno

    Estabelece o preço de venda da pescada congelada semitransformada (sem cabeça e sem vísceras).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda