Aviso 3912/2001 (2.ª série). - Concurso n.º 55/2000 - concurso externo de ingresso para a categoria de enfermeiro da carreira de enfermagem. - 1 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação, pelo que, por despacho de 27 de Novembro de 2000 do coordenador da Sub-Região de Saúde de Santarém, no uso da competência delegada pela presidente do conselho de administração da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, contida nos despachos de 6 de Março de 1997 e de 15 de Dezembro de 2000, da presidente do conselho de administração da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, publicados, respectivamente, no Diário da República, 2.ª série, n.º 74, de 29 de Março de 1997, e n.º 5, de 6 de Janeiro de 2001, torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 15 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, concurso externo de ingresso para provimento de 12 lugares da categoria de enfermeiro, da carreira de enfermagem, do quadro de pessoal da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Sub-Região de Saúde de Santarém, aprovado pela Portaria 772-B/96, de 31 de Dezembro, publicada no 6.º suplemento ao Diário da República, 1.ª série-B, n.º 302, de 31 de Dezembro de 1996, com a seguinte distribuição:
Centro de Saúde de Alcanena - 2;
Centro de Saúde de Ourém - 3;
Centro de Saúde de Rio Maior - 3;
Centro de Saúde de Santarém - 3;
Centro de Saúde de Tomar - 1.
O concurso aberto para o Centro de Saúde de Alcanena é para constituição de reserva de recrutamento.
2 - Os lugares postos a concurso foram objecto de descongelamento, conforme o despacho conjunto 967/2000, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 225, de 28 de Setembro de 2000, e o despacho do Secretário de Estado dos Recursos Humanos e da Modernização da Saúde de 26 de Outubro de 2000, comunicado pelo ofício n.º 12 735, de 29 de Outubro de 1999, do Departamento de Recursos Humanos da Saúde.
3 - Foi consultada a Direcção-Geral da Administração Pública, que informou não existir pessoal na situação de disponibilidade ou inactividade.
4 - Locais de trabalho - os locais de trabalho são nos Centros de Saúde mencionados no n.º 1 do presente aviso.
5 - Prazo de validade - o concurso é válido para o provimento dos lugares nos locais respectivos e para os que venha a ser necessário prover, nestes ou noutros locais de trabalho desta Sub-Região de Saúde, relativamente a quotas que venham a ser atribuídas, no âmbito deste descongelamento, no prazo de um ano a contar da data da publicação da lista de classificação final.
6 - Remuneração e regalias sociais - a remuneração será a correspondente ao índice e escalão fixados para a categoria de enfermeiro, conforme a tabela do anexo I ao Decreto-Lei 411/99, de 15 de Outubro, e as condições e regalias sociais são as genericamente vigentes para os funcionários da Administração Pública.
7 - Legislação aplicável - o presente concurso rege-se pelo disposto no Decreto-Lei 437/91, de 8 de Novembro, alterado pelos Decretos-Leis 412/98, de 30 de Dezembro e 411/99, de 15 de Outubro, e no Decreto-Lei 427/89, de 7 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Leis 407/91, de 17 de Outubro, 175/95, de 21 de Julho e 218/98, de 17 de Julho, e pelo Código do Procedimento Administrativo.
8 - Conteúdo funcional - as funções a desempenhar são as constantes do n.º 1 do artigo 7.º do Decreto-Lei 437/91, de 8 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 412/98, de 30 de Dezembro.
9 - Métodos de selecção - avaliação curricular, nos termos dos artigos 34.º e 35.º, ambos do Decreto-Lei 437/91, de 8 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 412/98, de 30 de Dezembro.
9.1 - Os critérios de apreciação e ponderação utilizados no método de selecção referido no n.º 9 do presente aviso e o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam de actas de reuniões do júri do concurso, sendo as mesmas facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.
9.2 - Em caso de igualdade de classificação serão aplicados os critérios previstos nos n.os 8 e 9 do artigo 37.º do Decreto-Lei 437/91, de 8 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 412/98, de 30 de Dezembro.
10 - Condições de candidatura:
10.1 - Requisitos gerais - os candidatos devem satisfazer os requisitos constantes no n.º 3 do artigo 27.º do Decreto-Lei 437/91, de 8 de Novembro.
10.2 - Requisitos especiais - podem candidatar-se os indivíduos vinculados ou não à função pública, desde que possuam o título profissional de enfermeiro, nos termos da alínea a) do artigo 10.º do Decreto-Lei 437/91, de 8 de Novembro, com a nova redacção introduzida pelo Decreto-Lei 412/98, de 30 de Dezembro.
10.3 - Requisitos preferenciais:
Estar a exercer funções em cuidados de saúde primários;
Maior tempo em exercício de funções em cuidados de saúde primários;
Maior tempo em exercício de funções.
11 - Formalização das candidaturas - as candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento, dirigido ao coordenador da Sub-Região de Saúde de Santarém, podendo ser entregue pessoalmente no Serviço de Expediente Geral e Arquivo, sito na Avenida de José Saramago, 15-17, apartado 221, 2001-903 Santarém, dentro do prazo referido no n.º 1, ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, para os mesmos endereço e serviço, expedido até ao último dia do prazo fixado para a entrega das candidaturas.
11.1 - Do requerimento de admissão ao concurso deverão obrigatoriamente constar os seguintes elementos:
a) Identificação completa (nome, filiação, naturalidade, data de nascimento, número e data do bilhete de identidade e serviço de identificação que o emitiu, situação militar, se for caso disso e número fiscal), residência, código postal e telefone, se o tiver;
b) Habilitações literárias e profissionais;
c) Categoria profissional e estabelecimento ou serviço a que o requerente pertence, se for caso disso;
d) Pedido para ser admitido ao concurso, referindo o número, a data e a página do Diário da República onde se encontra publicado o presente aviso;
e) Identificação dos documentos que instruam o requerimento, bem como a sua sumária caracterização;
f) Quaisquer outros elementos que os candidatos entendam susceptíveis de unfluir na apreciação do seu mérito ou de constituir motivo de preferência legal.
11.2 - O requerimento de admissão ao concurso deverá ser acompanhado, sob pena de exclusão, dos seguintes documentos:
a) Documento comprovativo da posse do curso de Enfermagem Geral ou equivalente legal e respectiva classificação;
b) Documento comprovativo das habilitações literárias;
c) Documento comprovativo do tempo de exercício profissional, se for caso disso;
d) Certidão passada pelo serviço a que pertence o candidato, comprovativa da existência e natureza do vínculo e do tempo de serviço na categoria, na carreira e na função pública, se for caso disso;
e) Documento comprovativo da inscrição na Ordem;
f) Certificado do registo criminal;
g) Atestado médico comprovativo de que possui a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício da função e de que cumpriu as leis da vacinação obrigatória;
h) Documento comprovativo da situação militar;
i) Fotocópia do bilhete de identidade;
j) Três exemplares do curriculum vitae, com o limite máximo de 20 folhas.
11.3 - Poderá ser dispensada nesta fase a apresentação dos documentos comprovativos dos requisitos a que se referem as alíneas f), g) e h) do número anterior, devendo para tal os candidatos declarar no requerimento de candidatura, em alíneas separadas e sob compromisso de honra, da situação precisa em que se encontram relativamente a cada um desses requisitos. No entanto, os referidos documentos serão exigidos caso o candidato venha a ser provido.
12 - A falta da declaração a que se refere o número anterior determina a exclusão do concurso.
13 - O júri poderá exigir a qualquer dos candidatos, no caso de dúvida sobre a situação que descrevem, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
14 - As falsas declarações serão punidas nos termos da lei.
15 - As listas de candidatos e de classificação final serão afixadas no placard da Divisão de Gestão de Recursos Humanos, da Sub-Região de Saúde de Santarém, Praceta de Damião de Góis, 8, Santarém.
16 - Composição do júri - o júri terá a seguinte composição:
Presidente - Maria de Fátima Santos Lopes, enfermeira-chefe do Centro de Saúde de Ourém.
Vogais efectivos:
1.º Isilda Alves Cordeiro, enfermeira-chefe do Centro de Saúde de Coruche.
2.º Catarina Heitor Tavares Rodrigues Oliveira Duarte, enfermeira especialista do Centro de Saúde de Santarém.
Vogais suplentes:
1.º Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila, enfermeira especialista do Centro de Saúde do Entroncamento.
2.º Sandra Eugénia Pereira, enfermeira especialista do Centro de Saúde de Santarém.
17 - A presidente do júri será substituída, nas suas faltas e impedimentos, pela vogal efectiva mencionada em primeiro lugar.
29 de Dezembro de 2000. - O Coordenador Sub-Regional, António Manuel Gomes Branco.