Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 558/84, de 3 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Aprova os modelos de cartões de responsabilidade civil de seguro automóvel e do automobilista.

Texto do documento

Portaria 558/84

de 3 de Agosto

O Decreto-Lei 408/79, de 25 de Setembro, estabeleceu, no seu artigo 11.º, que a prova da realização do seguro obrigatório de responsabilidade automóvel é constituída pelo cartão de responsabilidade civil ou pelo certificado provisório.

Nesta conformidade, as Portarias n.os 650/79, de 6 de Dezembro, e 656/79, de 7 de Dezembro, vieram regulamentar a emissão dos referidos meios de prova, determinando, de entre outros aspectos, os elementos que devem constar, respectivamente, do cartão de responsabilidade civil e do certificado provisório.

No entanto, têm surgido algumas dúvidas no que concerne aos cartões e certificados referentes aos denominados «Seguro de automobilista», realizados ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 408/79, de 25 de Setembro, e que cobrem os sinistros ocorridos com qualquer veículo do tipo e cilindrada indicados na apólice, desde que o responsável pela condução seja o portador da carta de condução igualmente referida na apólice.

Com efeito, dadas as características especiais deste contrato de seguro, não podem, obviamente, constar dos respectivos cartões ou certificados os elementos referentes ao veículo constantes das citadas Portarias n.os 650/79 e 656/79, pelo que é premente que tal situação seja devidamente regularizada.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros da Administração Interna e das Finanças e do Plano, ao abrigo do artigo 11.º do Decreto-Lei 408/79, de 25 de Setembro, aprovar o seguinte:

1.º Os cartões de responsabilidade civil automóvel e os certificados provisórios de seguro, a emitir pelas seguradoras para os seus segurados do ramo «Automóvel e responsabilidade civil» titulares de contratos de seguro denominados «Seguro de automobilista», encontram-se submetidos ao disposto, respectivamente, na Portaria 650/79, de 6 de Dezembro, com excepção do seu n.º 1.º, e na Portaria 656/79, de 7 de Dezembro, com excepção da 2.ª parte do seu n.º 2.º 2.º Do cartão de responsabilidade civil automóvel e do certificado provisório de seguro referentes a «Seguro de automobilista» deve constar, obrigatoriamente, o número do cartão ou do certificado, o nome do segurado, o número da respectiva carta de condução, o número da apólice, as categorias do veículo para os quais o seguro é eficaz, a data limite da validade, o máximo de garantia para a responsabilidade civil, e, quando for caso disso, a menção de se incluir a cobertura de passageiros transportados.

3.º Este diploma entra em vigor no primeiro dia do segundo mês seguinte ao da sua publicação.

Ministérios da Administração Interna e das Finanças e do Plano.

Assinada em 10 de Abril de 1984.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Ribeiro Pereira. - Pelo Ministro das Finanças e do Plano, António d'Almeida, Secretário de Estado do Tesouro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1984/08/03/plain-72273.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/72273.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-09-25 - Decreto-Lei 408/79 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Tesouro

    Institui o seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-06 - Portaria 650/79 - Ministério da Administração Interna - Secretaria-Geral

    Revoga as Portarias n.os 622/75, de 29 de Outubro, e 221/79, de 8 de Maio, que estabelecem várias normas relativamente ao regime estabelecido quanto à emissão de cartões de identidade de segurados do ramo de responsabilidade civil automóvel.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-07 - Portaria 656/79 - Ministério da Administração Interna - Secretaria-Geral

    Aprova o certificado provisório de seguro, a emitir pelas companhias de seguros para os seus segurados do ramo de responsabilidade civil automóvel.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-10-13 - Portaria 805/84 - Ministérios da Administração Interna e das Finanças e do Plano

    Aprova o cartão aviso-recibo para facilidade de cobrança dos prémios de seguros.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda