A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 17/2015, de 19 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeia os membros do conselho de administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E.

Texto do documento

Resolução 17/2015

Nos termos do disposto nos artigos 6.º e 13.º dos Estatutos constantes do anexo ii ao Decreto-Lei 233/2005, de 29 de dezembro, aplicável ao Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E., por força da alínea c) do n.º 1 e do n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 180/2008, de 26 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei 69/2013, de 17 de maio, conjugados com o artigo 21.º do Decreto-Lei 133/2013, de 3 de outubro, alterado pela 133/2013, de 3 de outubro, 26-A/2014, de 17 de fevereiro e 165-A/2013, de 23 de dezembro, alterando ainda o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, o Código dos Impostos Especiais de Consumo, o Estatuto (...)">Lei 75-A/2014, de 30 de setembro, e com o n.º 2 do artigo 13.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 8/2012, de 18 de janeiro, resulta que os membros do conselho de administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E., são nomeados por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde, para um mandato de três anos, renovável até ao máximo de três renovações consecutivas.

Atendendo a que os atuais membros do conselho de administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E., cessaram o respetivo mandato em 31 de dezembro de 2014, torna-se necessário proceder à nomeação dos membros do conselho de administração, assegurando-se a continuidade de funções de dois dos membros deste órgão.

A remuneração dos membros do conselho de administração desta entidade pública empresarial obedece ao disposto no n.º 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2012, de 21 de fevereiro, e à classificação atribuída pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 36/2012, de 26 de março, alterada pelas Resoluções do Conselho de Ministros n.os 97/2012, de 21 de novembro, 45/2013, de 19 de julho, e 48/2013, de 29 de julho.

Foi ouvida, nos termos do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 8/2012, de 18 de janeiro, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre as nomeações constantes da presente resolução.

Assim:

Nos termos dos artigos 6.º e 13.º dos Estatutos constantes do anexo ii ao Decreto-Lei 233/2005, de 29 de dezembro, dos n.os 2 e 3 do artigo 13.º e da alínea c) do n.º 3 do artigo 20.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 8/2012, de 18 de janeiro, e da alínea d) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Nomear, sob proposta da Ministra de Estado e das Finanças e do Ministro da Saúde, José Manuel de Araújo Cardoso, Manuel Basto Carvalho, Pedro Miguel Pinto Pinheiro Monteiro, Joaquim Monteiro Silva (diretor clínico) e Maria Isabel Silva Alves Rocha Macedo (enfermeira diretora), respetivamente, para os cargos de presidente e de vogais executivos do conselho de administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E., cuja idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos são evidenciados nas respetivas sinopses curriculares, que constam do anexo à presente resolução e da qual fazem parte integrante.

2 - Autorizar o nomeado Joaquim Monteiro Silva a optar pelo vencimento do lugar de origem, nos termos do n.º 8 do artigo 28.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 8/2012, de 18 de janeiro.

3 - Autorizar o nomeado José Manuel de Araújo Cardoso a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público.

4 - Determinar que a presente resolução produz efeitos no dia seguinte ao da sua aprovação.

5 de março de 2015. - O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Notas curriculares

Nome: José Manuel de Araújo Cardoso

Data de Nascimento: 1 de dezembro de 1971.

Naturalidade: Barcelos.

Formação académica - Licenciatura em Economia, pela Universidade Lusíada - Porto; Pós-Graduação em Finanças Empresariais, pela Universidade Lusíada - Vila Nova de Famalicão.

Formação complementar - Frequentou o Curso de Defesa Nacional - 2012/2013, no Instituto de Defesa Nacional; PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde - 2013, na AESE; CADUS - Curso de Alta Direção em Gestão de Unidades de Saúde para Gestores, no ISCSP; Programa de Formação Pós-Graduada - Unidade curricular: Cuidados de Saúde Primários, na Escola Nacional de Saúde Pública. Participação em diversas ações de formação, nas áreas da Economia da Saúde e Avaliação Económica, Liderança, Logística Hospitalar, Fiscalidade. Possui o Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Experiência Profissional:

Desde 2012, Diretor Executivo no ACES Cávado I - Braga

Desde 2009, como Sócio da empresa Puro & Pragmático - Unipessoal Lda.

De 2002 a 2005, membro do Conselho de Administração do Hospital Santa Maria Maior, E. P. E. - Barcelos (Vogal não executivo);

Desde 2002, como Sócio da empresa, Decorbarcelos II - Imobiliária Lda.

De 2001 a 2012, consultor financeiro da Farmácia de Vila Sêca - Barcelos.

De 1999 a 2012, Gestão Financeira e Contabilidade da empresa Decorbarcelos - Construções Lda.

Desde 1993, como Sócio da empresa João Maria Ferreira Cardoso & C.ª Lda.

Manuel Basto Carvalho, nascido em 2 de junho de 1965, Amarante.

Atividade profissional: De maio de 2012 até à data: Vogal Executivo do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E. (CHPVVC) com as seguintes competências e pelouros: Substituição do Presidente do Conselho de Administração, nas suas ausências e impedimentos; Coordenação e controlo da Área Financeira e Patrimonial; Coordenação e controlo da política de Aquisições, Aprovisionamento e Logística; Programação, acompanhamento e controlo, de acordo com o Contrato-Programa, da Produção Hospitalar, incluindo a gestão e coordenação dos processos de Codificação e Auditoria Clínicas, e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica, na sua vertente orçamental. De setembro de 2008 até maio de 2012: Vogal Executivo do CHPVVC. Em setembro de 2007 foi nomeado Vogal Executivo do CHPVVC (Setor Público Administrativo), ficando com a responsabilidade de coordenação e gestão dos serviços financeiros, tendo assumido a coordenação da elaboração económico-financeira do Plano Estratégico 2008-2011. De janeiro de 2003 a agosto de 2008: Responsável pela prestação de contas de empresas do Grupo Mota-Engil: Mota-Engil SGPS, S. A.; Mota-Engil Concessões de Transportes SGPS, S. A. e Mota-Engil Serviços Partilhados Administrativos e de Gestão, S. A. De abril de 1990 a dezembro de 2012: Área Administrativo-Financeira e Controlo de Gestão da Mota & Companhia, S. A.

Habilitações e Formação: Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (AESE - Escola de Estudos Superiores de Empresa); Frequência da Pós-graduação em Administração e Gestão Hospitalar (Associação Portuguesa de Bioética/Faculdade de Medicina do Porto); Pós-Graduação em Auditoria e Controlo de Gestão (Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Economia e Gestão); Participação em diversas ações de formação, seminários e conferências sobre Gestão em Saúde; Formação Avançada em IFRS - Internacional Financial Reporting Standards (PricewaterhouseCoopers); Licenciatura em Contabilidade (ISMAI); Bacharelato em Contabilidade e Administração (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra).

Outra informação: Fundador em 1995 do Cineclube de Amarante sendo primeiro e atual presidente da Direção. Vice-Presidente da Associação Amigos do Museu Amadeo de Souza-Cardoso/Biblioteca Albano Sardoeira (período 2005-2011).

Pedro Miguel Pinto Pinheiro Monteiro

Data de nascimento - 12 de dezembro de 1977.

Naturalidade - Porto.

Habilitações académicas: Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito do Porto da Universidade Católica do Porto (julho de 2000), na área de jurídico-económicas; mestrando no Curso de Mestrado em Direito das Autarquias Locais na Universidade do Minho na fase de elaboração de tese de dissertação de mestrado sobre o tema «A Aplicação de Sanções Penais pelo Tribunal de Contas».

Atividade profissional: - Vogal de Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa do Varzim Vila do Conde, E. P. E., desde 18 de maio de 2012; - Presidente da Comissão Arbitral de Município de Vila Nova de Gaia desde 2007; - Adjunto do Secretário de Estado do Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança no XVI Governo Constitucional; - Exercício de advocacia desde o ano de 2000, com especial incidência na área de direito administrativo, comercial e tributário;

No desempenho das suas funções de dirigente e de Advogado, destacam-se na sua experiência profissional: - Exercício das funções de vogal do Conselho de Administração, com os pelouros de Serviços de Instalação e Equipamentos, Serviço de Gestão de Utentes, Departamento Jurídico e Contencioso, Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim Vila Conde, E. P. E., tendo implementado nesta Instituição o Serviço de Gestão de Utentes; - Exercício do patrocínio judicial e a representação em processos de contencioso comercial, tributário, e administrativo;

Destacando-se, ainda:

Elaboração de diversos estudos e pareceres nas áreas da saúde; Participação na elaboração de diversos projetos de regulamentos e de diplomas legislativos; Participação em Grupos de Trabalho; Participação na elaboração, discussão e implementação do Regulamento Interno do Centro Hospitalar Póvoa do Varzim/Vila do Conde; Elaboração de Manuais de procedimento e regulamentação;

Possui vários cursos de formação nas áreas jurídica e de gestão, entre outros: 2012-2013 Executive Master em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade Católica Portuguesa; 2013 - Programa Avançado Dirigentes de Instituições de Saúde da AESE.

Joaquim Monteiro da Silva, nascido a 13 de dezembro de 1957, em Leça da Palmeira.

1981 - Licenciatura em Medicina, Faculdade de Medicina do Porto (14,10 valores).

Carreira hospitalar: 1992-2005 - Assistente Hospitalar de Medicina Interna no Hospital Padre Américo - Vale do Sousa (HPAVS); 1993 - Especialista em Medicina Interna pela Ordem dos Médicos; 1996 - Consultor de Medicina Interna da Carreira Médica Hospitalar; 2007-2014 - Chefe de Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Póvoa do Varzim - Vila do Conde (CHPVVC).

Cargos de Direção Hospitalar: 1997-2002 - Diretor Clínico HPAVS; 2006-2007 - Diretor Clínico do Hospital de Santa Maria Maior - Barcelos (HSMM); 2007-2015 - Diretor de Serviço de Medicina Interna CHPVVC.

Outros cargos: 1995-1997 - Presidente da Comissão de Ética HPAVS; 1997-2002 - Presidente da Comissão Médica HPAVS; Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica HPAVS; Vogal Executivo do Conselho de Administração HPAVS; Presidente de Júris de concursos de provimento para AH-HPAVS; 2006 - Vogal Efetivo de Júri de concurso de graduação em Consultor de Medicina Interna, Viana do Castelo; 2006-2007 - Vogal Executivo do Conselho de Administração HSMM; Presidente da Comissão Médica HSMM; Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica HSMM; 2012 - Presidente de Júri de exame final do Internato Complementar Medicina Interna (Zona Norte); 2014 - Presidente de Júri de exame final do Internato Complementar Medicina Interna (Zona Norte); Vogal Efetivo de Júri de Concurso para Assistente Graduado Sénior Medicina Interna - CHTS, E. P. E.; 2015 - Vogal Efetivo de Júri de Concurso para Assistente Graduado Sénior Medicina Interna CHMA, E. P. E.

Atividade Docente: 1994-1995 - Assistente convidado de Patologia Clínica no Curso de Medicina Dentária da Escola Superior de Ciências da Saúde - Gandra;

Cursos Complementares: 1982 - Curso Superior de Medicina Legal no IML, Porto (16 valores); 1996 - Cuidados de Saúde e Bioética, DGS, Lisboa; 1997 - Curso de Gestão de Serviços Hospitalares, DRHS, Lisboa; 1997 - Curso de Gestão Estratégica em Saúde, DRHS, Lisboa; 1998 - Curso de Codificação Clínica em CID-9-MC, IGIF, Lisboa; 2003 - Curso de Revisão de Utilização dos Processos Clínicos, Hospital Geral de Santo António (HGSA), Porto; 2008 - Curso de Triagem de Manchester no SU, HGSA, Porto.

Maria Isabel Silva Alves Rocha Macedo, nascida a 11 de julho de 1962.

Nacionalidade Portuguesa.

Licenciada em Enfermagem. Obteve o curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica em 1994 com a classificação final de 16 valores na ESECP. Frequenta o curso de Especialização pós-graduada em Gestão de Unidades de Saúde no ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (a concluir em junho 2015).

Iniciou a sua atividade profissional no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde em 1985. Em outubro de 1995 tomou aceitação para a categoria de enfermeira especialista na área da enfermagem médico-cirúrgica. Tomou aceitação do lugar de enfermeira chefe em fevereiro do ano 2000.

Integrou a direção de enfermagem como adjunta da enfermeira diretora, desde 2006.

Colaborou na elaboração dos planos estratégicos da direção de enfermagem nos anos 2006-2008, 2009-2011 e 2012-2014 com o propósito de continuidade ou de otimização de diversos projetos e de implementação de outros, visando a melhoria dos processos internos, os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem, a satisfação do utente e a aprendizagem e desenvolvimento dos profissionais.

Em 2007 pelo Despacho 25832/2007 do Ministério da Saúde (DR, n.º 218, 2.ª série, de 17 de novembro) integrou a Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia do Ambulatório (CNADCA), como elemento do seu núcleo executivo, com realização de um relatório final, que foi publicado no Diário da República - 2.ª série, n.º 227, de 21.11.2008, p. 47 550, que passou a ser o guião nacional desta atividade, para a conceção, construção e funcionamento das Unidades de Cirurgia de Ambulatório.

Em 2009, integrou, a comissão de análise das candidaturas da Região Norte no que respeita à implementação do Regulamento de Financiamento dos Investimentos na Qualificação das Unidades de Cirurgia de Ambulatório.

Integra, no CHPVVC: o núcleo executivo da direção de enfermagem; o núcleo executivo da comissão de formação; o conselho coordenador de avaliação do SIADAP, relativo à carreira de enfermagem; a comissão dos blocos operatórios.

208506534

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/542022.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-12-29 - Decreto-Lei 233/2005 - Ministério da Saúde

    Transforma em entidades públicas empresariais os hospitais com a natureza de sociedade anónima, o Hospital de Santa Maria e o Hospital de São João e cria o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E. P. E., o Centro Hospitalar de Setúbal, E. P. E., e o Centro Hospitalar do Nordeste, E. P. E., e aprova os respectivos Estatutos.

  • Tem documento Em vigor 2007-03-27 - Decreto-Lei 71/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova o novo estatuto do gestor público.

  • Tem documento Em vigor 2008-08-26 - Decreto-Lei 180/2008 - Ministério da Saúde

    Cria o Hospital de Faro, E. P. E., os Hospitais da Universidade de Coimbra, E. P. E., e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, E. P. E., e aprova os respectivos estatutos.

  • Tem documento Em vigor 2012-01-18 - Decreto-Lei 8/2012 - Ministério das Finanças

    Modifica as regras de recrutamento e selecção dos gestores públicos, bem como as matérias relativas aos contratos de gestão e à sua remuneração e benefícios, procedendo à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de Março, que aprova o estatuto do gestor público e à respetiva republicação.

  • Tem documento Em vigor 2013-05-17 - Decreto-Lei 69/2013 - Ministério da Saúde

    Procede à criação do Centro Hospitalar do Algarve, E.P.E., por fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, E.P.E., com o Hospital de Faro, E.P.E, determinando que os respetivos Estatutos são os constantes do anexo II do Decreto-Lei nº 233/2005, de 29 de dezembro, republicado em anexo ao Decreto-Lei n.º 244/2012, de 9 de novembro, com as especificidades estatutárias que constam do anexo ao presente diploma.

  • Tem documento Em vigor 2013-10-03 - Decreto-Lei 133/2013 - Ministério das Finanças

    Aprova o novo regime jurídico do sector público empresarial, incluindo as bases gerais do estatuto das empresas públicas.

  • Tem documento Em vigor 2013-12-23 - Decreto-Lei 165-A/2013 - Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

    Cria o Fundo de Reestruturação do Sector Solidário e estabelece o seu regime jurídico.

  • Tem documento Em vigor 2014-02-17 - Decreto-Lei 26-A/2014 - Ministério das Finanças

    Cria o sorteio «Fatura da Sorte».

  • Tem documento Em vigor 2014-09-30 - Lei 75-A/2014 - Assembleia da República

    Procede à segunda alteração à Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro (Orçamento do Estado para 2014), à quinta alteração à Lei n.º 108/91, de 17 de agosto, e ao Decreto-Lei n.º 413/98, de 31 de dezembro, à quarta alteração à Lei n.º 28/2012, de 31 de julho, e à primeira alteração aos Decretos-Leis n.os 133/2013, de 3 de outubro, 26-A/2014, de 17 de fevereiro, e 165-A/2013, de 23 de dezembro, alterando ainda o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, o Código dos Impostos Especiais de Consumo, o Estatuto (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda