A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9933/2022, de 11 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Designa Tiago Fernandes Teotónio Pereira como vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo

Texto do documento

Despacho 9933/2022

Sumário: Designa Tiago Fernandes Teotónio Pereira como vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo.

O Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, na sua redação atual, estabelece o modelo de governação dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI) para o período de 2014-2020, designado por «Portugal 2020», compreendendo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu (FSE), o Fundo de Coesão (FC), o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e respetivos programas operacionais (PO) e programas de desenvolvimento rural (PDR), bem como a estrutura orgânica relativa ao exercício, designadamente, das competências de apoio, monitorização, gestão, acompanhamento e avaliação, certificação, auditoria e controlo.

De acordo com o previsto no artigo 19.º do referido decreto-lei, as autoridades de gestão são responsáveis pela gestão, acompanhamento e execução dos respetivos programas operacionais, têm a natureza de estrutura de missão e são criadas por Resolução do Conselho de Ministros, nos termos do artigo 28.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, na sua atual redação, criou as estruturas de missão para a gestão, acompanhamento e execução dos programas operacionais temáticos «Competitividade e Internacionalização», «Inclusão Social e Emprego», «Capital Humano» e «Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos», dos Programas Operacionais Regionais (POR) no continente - Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve - e ainda do Programa Operacional de Assistência Técnica, tendo procedido à designação dos membros que integram as comissões diretivas das respetivas autoridades de gestão.

Considerando que:

a) A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional (POR) do Alentejo tem por missão a gestão, o acompanhamento e a execução do respetivo programa, de acordo com a legislação europeia e nacional aplicável, e o exercício das competências previstas no Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro;

b) O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo é, por inerência, o Presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do POR do Alentejo;

c) No passado dia 26 de setembro realizaram-se eleições para os titulares dos órgãos das autarquias locais e o vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do POR do Alentejo, Hélder António Guerreiro, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Odemira, tendo, nos termos e para os efeitos do n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, apresentado a sua renúncia ao cargo de vogal executivo com efeitos a 10 de outubro de 2021;

d) A designação de novo titular para o cargo de vogal executivo é indispensável para assegurar o normal funcionamento dos serviços da CCDR do Alentejo, considerando o volume acrescido de trabalho nos últimos anos de execução e encerramento do Portugal 2020, programação e início da execução do Portugal 2030 e execução do Plano de Recuperação e Resiliência, plano em que a CCDR do Alentejo é beneficiária intermediária em investimentos da respetiva Componente 7;

e) Torna-se necessário assegurar que a Autoridade de Gestão do POR Alentejo dispõe dos recursos necessários para garantir o funcionamento dos serviços e, por isso, se encontra justificada a necessidade de proceder à designação de um vogal executivo para a sua Comissão Diretiva;

f) Foi ouvida a Comissão Especializada para a Territorialização das Políticas e solicitado parecer à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), nos termos, respetivamente, do n.º 4 do artigo 24.º do Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro e do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei 71/2007, de 27 de março, na sua redação atual, e que ambas que se pronunciaram favoravelmente sobre a designação do vogal executivo.

Assim, ao abrigo dos n.os 1 e 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 48/2022, de 1 de junho, do n.º 13 do artigo 13.º e n.os 1 e 11 do artigo 28.º e n.º 3 do artigo 73.º, todos do Decreto-Lei 32/2022, de 9 de maio, e dos n.os 4 e 7 do artigo 24.º do Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, na sua redação atual, determina-se:

1 - A designação de Tiago Fernandes Teotónio Pereira como vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo.

2 - A designação para o exercício do referido cargo é efetuada pelo período previsto para a execução do respetivo programa operacional, devendo o designado manter a sua atividade até ao envio à Comissão Europeia da declaração de encerramento do programa, nos termos do n.º 8 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, na sua redação atual.

3 - Alterar o n.º 3 do mapa ix do anexo i à Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, na sua redação atual, que passa a ter a seguinte redação:

«MAPA IX

Programa Operacional Regional do Alentejo

1 - [...]

2 - [...]

3 - São designados como vogais executivos da comissão diretiva do Programa Operacional Regional do Alentejo, Tiago Fernandes Teotónio Pereira e Filipe José Guerreiro Palma, este último proposto pela Associação Nacional de Municípios Portugueses.

4 - [...]

5 - [...]

6 - [...]»

4 - Alterar o anexo ii à Resolução do Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, na sua redação atual, na parte relativa ao Programa Operacional Regional do Alentejo, que passa respetivamente a ter a seguinte redação:

«Programa Operacional Regional do Alentejo

Nota curricular de Tiago Fernandes Teotónio Pereira

1 - Dados pessoais:

Nome: Tiago Fernandes Teotónio Pereira.

Data de nascimento: 27 de julho de 1987.

2 - Habilitações académicas:

Mestrado em Políticas Públicas e Projetos, pela Universidade de Évora, em 2020;

Pós-graduação em Economia e Políticas Públicas, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em 2010;

Licenciatura em Ciência Política (pré-Bolonha), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em 2009.

3 - Experiência profissional:

Setembro de 2021 até ao presente - técnico superior na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito da preparação de documentos para o ciclo de programação de fundos europeus para 2021-2027;

2017 a agosto 2021 - técnico superior na Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., exercendo funções de gestor regional de programas de juventude e desporto;

2014 a 2016 - Gestor comercial, com funções regionais em empresas dos ramos da Segurança no Trabalho e Formação;

2011 até março de 2017 - Formador certificado e gestor de formação em entidades públicas e privadas;

2011 - Docente do ensino secundário nas áreas de Economia e Contabilidade.

4 - Outras atividades:

2019 até ao presente - Membro da Associação Portuguesa de Economia Política;

2013 até ao presente - Membro da Assembleia Municipal de Marvão e da Assembleia Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

5 - Comunicações e trabalhos:

Comunicação no 4.º Encontro Associação Portuguesa de Economia Política, Évora, 2021;

Artigo "Quali(ficar) o caminho", Iberografias - Revista do Centro de Estudos Ibéricos, n.º 33, Âncora Editora, 2018;

Comunicação oral no painel "Cooperação e Desenvolvimento: Novas Fronteiras, outros diálogos", XVII Curso de Verão, Centro de Estudos Ibéricos, Guarda, 2017;

Orador convidado das Conferências de Aljustrel, Município de Aljustrel, 2017;

Orador convidado "A Europa depois de Lisboa - desafios e oportunidades", Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens, Lisboa, 2010.»

5 - A presente designação produz efeitos a 25 de novembro de 2021.

28 de julho de 2022. - A Ministra da Presidência, Mariana Guimarães Vieira da Silva. - 25 de julho de 2022. - O Ministro das Finanças, Fernando Medina Maciel Almeida Correia. - 26 de julho de 2022. - A Ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Pereira Abrunhosa Trigueiros de Aragão.

315584428

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5029135.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 4/2004 - Assembleia da República

    Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2007-03-27 - Decreto-Lei 71/2007 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova o novo estatuto do gestor público.

  • Tem documento Em vigor 2014-09-12 - Decreto-Lei 137/2014 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o modelo de governação dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI) para o período de 2014-2020.

  • Tem documento Em vigor 2022-05-09 - Decreto-Lei 32/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova o regime de organização e funcionamento do XXIII Governo Constitucional

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda