A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 411/87, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Actualiza o salário mínimo nacional.

Texto do documento

Decreto-Lei 411/87
de 31 de Dezembro
O salário mínimo nacional tem sido objecto de revisões anuais, que atendem à inflação esperada para o ano de aplicação e às demais condicionantes a ter em conta nos termos das recomendações do Conselho Permanente de Concertação Social sobre a política de rendimentos e preços.

Porque, para 1988, se aponta uma evolução do índice de preços no consumidor na ordem dos 6%, a actualização consagrada de 8% para a indústria, comércio e serviços garante um acréscimo do poder de compra de cerca de 2% para os beneficiários.

Para 1987, o Decreto-Lei 69-A/87, de 9 de Fevereiro, introduziu algumas especialidades tendentes a utilizar a fixação do salário mínimo nacional como instrumento da política de criação de emprego para os estratos sociais dos jovens e dos trabalhadores com capacidade de trabalho reduzida.

Considera-se útil manter ainda essas especialidades, uniformizando, muito embora, a remuneração mínima garantida aos maiores de 18 anos.

Por outro lado, prossegue-se a política de aproximação dos valores relativos à indústria, comércio e serviços, à agricultura e ao serviço doméstico, adoptando as cautelas necessárias, tendo em conta «o nível de desenvolvimento das forças produtivas e as exigências da estabilidade económica e financeira» a que se refere a alínea a) do n.º 2 do artigo 60.º da Constituição.

Aproveita-se a oportunidade para introduzir no articulado do Decreto-Lei 60-A/87, de 9 de Fevereiro, algumas correcções e esclarecimentos de pormenor que a experiência aconselhou.

Os parceiros sociais foram ouvidos através do Conselho Permanente de Concertação Social.

Nestes termos, o Governo decreta, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição:

Artigo 1.º A partir de 1 de Janeiro de 1988, os valores da remuneração mínima mensal consagrada nos artigos 1.º, n.º 1, e 3.º, n.os 1 e 2, do Decreto-Lei 69-A/87, de 9 de Fevereiro, passam a ser de 27200$00, 24800$00 e 19500$00.

Art. 2.º São alterados nos termos seguintes os artigos 4.º, 6.º, n.º 1, e 11.º do Decreto-Lei 69-A/87, de 9 de Fevereiro.

Art. 4.º - 1 - ...
a) Trabalhador com menos de 18 anos - 25%;
b) Praticantes, aprendizes, estagiários e demais situações que devam ser consideradas de formação prática para profissões qualificadas ou altamente qualificadas não abrangidos pela alínea anterior e de idade inferior a 25 anos - 20%;

c) Trabalhador com capacidade de trabalho reduzida - redução correspondente à diferença entre a capacidade plena para o trabalho e o coeficiente de capacidade efectiva para o desempenho do posto de trabalho ou funções ajustadas, se aquela diferença for superior a 10%, mas não podendo resultar redução de remuneração superior a 50%.

2 - A redução prevista na alínea b) do número anterior não é aplicável por período superior a dois anos, neste período se incluindo o tempo de formação passado noutras entidades patronais, desde que documentado e visando a mesma qualificação profissional.

3 - ...
4 - A certificação do coeficiente de capacidade efectiva é feita, a pedido do trabalhador, do candidato a emprego ou da entidade patronal, pelos serviços a que se refere a alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 299/86, de 19 de Setembro.

5 - As reduções previstas neste artigo não prevalecem sobre o princípio de «a trabalho igual dever corresponder salário igual».

Art. 6.º - 1 - A entidade patronal que empregue 6 a 30 trabalhadores por conta de outrem não pertencente aos sectores a que se refere o artigo 3.º pode ser isenta do cumprimento da remuneração mínima estabelecida no artigo 1.º se, por aplicação desta, sofrer um aumento de encargos mensais com retribuições percentualmente superior a 80% da taxa de actualização do valor da remuneração mínima garantida.

Art. 11.º - 1 - ...
2 - Nos anos seguintes, e até ao encontro de valores, o montante da dedução a praticar não poderá exceder o dobro da dedução praticada no ano anterior, não podendo, simultaneamente, traduzir-se em agravamento de que resulte para o trabalhador um acréscimo da parte pecuniária da remuneração inferior a 50% da diferença entre a nova remuneração mínima garantida e a aplicável no ano anterior.

3 - As entidades patronais com 31 a 50 trabalhadores por conta de outrem que no ano anterior tenham obtido isenção de remuneração mínima mensal garantida podem utilizar o processo de isenção estabelecido no art. 6.º, se reunirem as condições previstas na mesma disposição.

...
Art. 3.º Ao artigo 10.º do Decreto-Lei 69-A/87, de 9 de Fevereiro, são aditados os n.os 8 e 9, com a seguinte redacção:

Art. 10.º ...
8 - A decisão a que se refere o artigo 56.º do Decreto-Lei 491/85, de 26 de Novembro, mencionará, sempre que a aplicação da coima resulte da prática de valores inferiores aos devidos por força deste diploma, a obrigação de pagar a diferença em dívida, de cujo montante a Inspecção-Geral do Trabalho fará o apuramento.

9 - Se, não obstante o disposto no número anterior, a entidade patronal não proceder ao pagamento da coima ou do quantitativo em dívida ao trabalhador dentro do prazo a que se refere o n.º 3, alínea a), da mencionada disposição, a Inspecção-Geral do Trabalho remeterá a juízo, para procedimento executivo, certidão da decisão, assistindo aos valores apurados a exequibilidade àquela conferida pelo artigo 88.º do Decreto-Lei 433/82, de 27 de Outubro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 17 de Dezembro de 1987. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - José Albino da Silva Peneda.

Promulgado em 31 de Dezembro de 1987.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 31 de Dezembro de 1987.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/41027.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-10-27 - Decreto-Lei 433/82 - Ministério da Justiça

    Institui o ilícito de mera ordenação social e respectivo processo.

  • Tem documento Em vigor 1985-11-26 - Decreto-Lei 491/85 - Ministério da Justiça

    Estabelece disposições relativas às contra-ordenações no âmbito do direito laboral e da disciplina jurídica sobre higiene, segurança, medicina do trabalho, acidentes de trabalho e doenças profissionais.

  • Tem documento Em vigor 1986-09-19 - Decreto-Lei 299/86 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Estabelece incentivos às entidades patronais, mediante desagravamento contributivo, para facilitar a integração dos deficientes no mundo do trabalho.

  • Tem documento Em vigor 1987-02-09 - Decreto-Lei 69-A/87 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Actualiza o salário mínimo nacional para o ano de 1987.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-12-21 - Acórdão 268/88 - Tribunal Constitucional

    Declara a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, das normas constantes das Resoluções 42/87, de 15 de Janeiro e 5/88, de 28 de Janeiro, do Governo Regional dos Açores ( fixam os valores do salário mínimo mensal a observar a partir de, respectivamente, 1 de Janeiro de 1987 e 1 de Janeiro de 1988 ). ( Proc. nº 207/88 )

  • Tem documento Em vigor 1988-12-30 - Decreto-Lei 494/88 - Ministério do Emprego e da Segurança Social

    Actualiza o salário mínimo nacional.

  • Tem documento Em vigor 1990-06-27 - Acórdão 170/90 - Tribunal Constitucional

    DECLARA A INCONSTITUCIONALIDADE COM FORÇA OBRIGATÓRIA GERAL DAS NORMAS DAS RESOLUÇÕES NUMEROS 338/87, DE 12 DE MARCO DE 1987, E 28/88 DE 8 DE JANEIRO DE 1988, DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA, QUE FIXAM VALORES ESPECÍFICOS PARA A REGIÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, POR VIOLAÇÃO DO DISPOSTO NO NUMERO 7 DO ARTIGO 115 DA CONSTITUICAO (OBRIGATORIEDADE DE OS REGULAMENTOS INDICAREM ESPECIFICAMENTE A RESPECTIVA HABILITAÇÃO LEGAL) E DO DISPOSTO NA ALÍNEA A) DO ARTIGO 229 E 234 DA CONSTITUICAO, DOS QUAIS RESULTAM QUE SÓ A ASSEM (...)

  • Tem documento Em vigor 1998-08-06 - Lei 45/98 - Assembleia da República

    Estabelece normas tendentes a acabar com a discriminação salarial dos jovens praticantes, aprendizes estagiários na fixação do salário mínimo nacional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda