A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 339/89, de 6 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Regulariza a situação dos professores efectivos de nomeação provisória.

Texto do documento

Decreto-Lei 339/89
de 6 de Outubro
Considerando que, nos termos do n.º 2 do artigo 27.º do Decreto-Lei 17-C/86, de 6 de Fevereiro, os docentes que fizeram a opção prevista nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 14.º do Decreto-Lei 150-A/85, de 8 de Maio, e não obtiveram colocação, quer no concurso extraordinário nele referido, quer no concurso de efectivos para o ano de 1986-1987, viram a sua situação regularizada pela Portaria 403/87, de 14 de Maio, passando a ser considerados como professores efectivos de nomeação provisória desde 1 de Outubro de 1985;

Considerando que o estabelecido naquele diploma não contempla de igual forma os professores que, tendo feito a mesma opção, obtiveram colocação nos concursos a que foram opositores;

Considerando, finalmente, que urge uniformizar a situação de todos aqueles docentes, em termos de fruição das mesmas regalias e progressão na carreira:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Os docentes colocados em regime de contrato plurianual que fizeram a opção prevista no n.º 1 do artigo 14.º do Decreto-Lei 150-A/85, de 8 de Maio, alterado, por ratificação, pela Lei 8/86, de 15 de Abril, e obtiveram colocação no concurso extraordinário ou, ao abrigo do diploma citado, no concurso para professores efectivos no ano de 1986-1987 e seguintes, são considerados, desde 1 de Outubro de 1985, professores efectivos de nomeação provisória em lugares dos quadros, que se consideram criados, para todos os efeitos legais, desde aquela data e que constam do mapa anexo ao presente diploma, de que faz parte integrante.

2 - A nomeação provisória dos docentes referidos no número anterior converte-se em definitiva logo que concluída a profissionalização.

3 - A conversão da nomeação provisória em definitiva determina a atribuição das fases da respectiva carreira, a que, nos termos legais, os docentes tenham direito.

Art. 2.º Os docentes abrangidos pelo disposto no artigo anterior e que concluíram a profissionalização até ao ano lectivo de 1987-1988 são considerados providos definitivamente em lugares dos quadros das escolas em que se encontrem colocados no ano escolar de 1988-1989, com efeitos reportados à data da conclusão da respectiva profissionalização.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 3 de Agosto de 1989. - Aníbal António Cavaco Silva - Miguel José Ribeiro Cadilhe - Roberto Artur da Luz Carneiro.

Promulgado em 20 de Setembro de 1989.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 22 de Setembro de 1989.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Mapa a que se refere o n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 339/89
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/37938.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-05-08 - Decreto-Lei 150-A/85 - Ministério da Educação

    Altera o processo de profissionalização dos professores.

  • Tem documento Em vigor 1986-02-06 - Decreto-Lei 17-C/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Estabelece normas respeitantes ao concurso para professores dos ensinos preparatório e secundário.

  • Tem documento Em vigor 1986-04-15 - Lei 8/86 - Assembleia da República

    Altera o Decreto-Lei n.º 150-A/85, de de 8 de Maio (processo de profissionalização de professores).Republicado em anexo, com as alterações ora introduzidas.

  • Tem documento Em vigor 1987-05-14 - Portaria 403/87 - Ministérios das Finanças e da Educação e Cultura

    Cria lugares do quadro, a extinguir quando vagarem, nos estabelecimentos de ensino preparatório e secundário constantes de mapa anexo, para regularização da situação dos professores efectivos de nomeação provisória.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda