A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 18/2019, de 21 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina os procedimentos para a realização das comunicações a que estão obrigadas as entidades do setor público empresarial e as empresas cotadas em bolsa, os termos da articulação de competências entre a CIG, a CMVM e a CITE, e a produção de um guião para efeito de elaboração dos planos para a igualdade anuais, nos termos previstos nos artigos 10.º e 11.º da Lei n.º 62/2017, de 1 de agosto

Texto do documento

Despacho Normativo 18/2019

O XXI Governo Constitucional assumiu no seu programa o objetivo de promoção da participação das mulheres em lugares de decisão na atividade política e económica, comprometendo-se a promover o equilíbrio de género no patamar dos 33 % nos cargos de direção para as empresas cotadas em bolsa, empresas do setor público e administração direta e indireta do Estado e demais pessoas coletivas públicas.

Neste sentido, a Lei 62/2017, de 1 de agosto, estabeleceu o regime da representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de administração e de fiscalização das entidades do setor público empresarial e das empresas cotadas em bolsa.

Nos termos previstos nos artigos 10.º e 11.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto, o presente despacho normativo determina: i) os procedimentos para a realização das comunicações a que estão obrigadas as entidades do setor público empresarial e as empresas cotadas em bolsa; ii) os termos da articulação de competências entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego; e iii) a produção de um guião para efeito de elaboração dos planos para a igualdade anuais, nos termos do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 7.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto.

Assim:

Ao abrigo do disposto nos artigos 10.º e 11.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto, manda o Governo, pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, no uso de competências delegadas pelo Despacho 4778/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 91, de 13 de maio, pelo Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, no uso de competências delegadas pelo Despacho 3493/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 81, de 26 de abril, pela Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, no uso de competências delegadas pelo Despacho 8138/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 181, de 19 de setembro, pelo Secretário de Estado do Tesouro, no uso de competências delegadas pelo Despacho 3492/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 81, de 26 de abril, pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, no uso de competências delegadas pelo Despacho 9973-A/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 17 de novembro, e pelo Secretário de Estado do Emprego, Miguel Filipe Pardal Cabrita, no uso de competências delegadas pelo Despacho 1300/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 18, de 27 de janeiro, o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

Nos termos previstos nos artigos 10.º e 11.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto, o presente despacho normativo determina:

a) Os procedimentos para a realização das comunicações a que estão obrigadas as entidades do setor público empresarial e as empresas cotadas em bolsa, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 7.º e no n.º 3 do artigo 8.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto;

b) Os termos da articulação de competências entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE);

c) A produção de um Guião para efeito de elaboração dos planos para a igualdade anuais, nos termos do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 7.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto.

Artigo 2.º

Comunicação das alterações à composição dos órgãos de administração e de fiscalização

1 - As alterações à composição dos órgãos de administração e de fiscalização são comunicadas pelas entidades do setor empresarial do Estado no sistema de informação da organização do Estado (SIOE), junto da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), ficando imediatamente acessíveis à CIG, através da Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública (iAP).

2 - As alterações à composição dos órgãos de administração são comunicadas pelas entidades do setor empresarial local no sistema de informação para as entidades do subsetor da administração local, junto da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), ficando imediatamente acessíveis à CIG, através da iAP.

3 - As alterações à composição dos órgãos de administração e de fiscalização são comunicadas pelas empresas cotadas em bolsa no Sistema de Difusão de Informação (SDI), junto da CMVM, sendo automaticamente remetidas à CIG.

4 - O prazo de 10 dias para realizar as comunicações previstas nos números anteriores, conforme disposto no n.º 3 do artigo 8.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto, é contado a partir da data da designação dos respetivos membros.

Artigo 3.º

Comunicação dos planos para a igualdade anuais

1 - Os planos para a igualdade são comunicados anualmente pelas entidades do setor empresarial do Estado no SIOE, ficando imediatamente acessíveis à CIG e à CITE, através da iAP.

2 - Os planos para a igualdade são comunicados anualmente pelas entidades do setor empresarial local no sistema de informação para as entidades do subsetor da administração local, ficando imediatamente acessíveis à CIG e à CITE, através da iAP.

3 - Os planos para a igualdade são comunicados anualmente pelas empresas cotadas em bolsa no SDI, sendo automaticamente remetidos à CIG e à CITE.

4 - Os planos para a igualdade relativos a cada ano devem ser comunicados anualmente até 15 de setembro do ano anterior a que dizem respeito.

Artigo 4.º

Guião para a elaboração dos planos para a igualdade anuais

1 - A CITE, em articulação com a CIG, promove a produção de um Guião para efeito de elaboração dos planos para a igualdade anuais

(Guião), baseado nos materiais identificados no n.º 2 do artigo 7.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto, dando conhecimento do mesmo à CMVM.

2 - O Guião abrange as seguintes áreas:

a) Igualdade no acesso ao emprego;

b) Igualdade nas condições de trabalho;

c) Igualdade remuneratória;

d) Proteção na parentalidade;

e) Conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal.

3 - O Guião integra:

a) Matriz de apoio ao diagnóstico;

b) Matriz de apoio à monitorização da execução do plano para a igualdade;

c) Matriz de verificação da execução do plano para a igualdade e do cumprimento das recomendações da CITE.

4 - A publicitação dos planos para a igualdade pelas entidades do setor público empresarial e empresas cotadas em bolsa, nos termos do disposto na parte final do n.º 1 do artigo 7.º da Lei 62/2017, de 1 de agosto, deve incluir secção relativa à monitorização da respetiva execução.

Artigo 5.º

Recomendações aos planos para a igualdade

1 - A CITE realiza, pelo menos, uma reunião anual para aprovação de recomendações sobre os planos para a igualdade, sem prejuízo das reuniões de preparação que sejam necessárias.

2 - Sempre que sejam aprovadas recomendações, estas devem ser publicadas até 20 de dezembro de cada ano.

Artigo 6.º

Regime transitório

1 - Até à conclusão da adesão à iAP pela CIG e DGAEP, a DGAEP envia à CIG informação sobre a composição dos órgãos de administração e de fiscalização das entidades do setor empresarial do Estado.

2 - Até à conclusão da adesão à iAP pela CIG e DGAL, a DGAL disponibiliza à CIG um relatório online com informação sobre a composição dos órgãos de administração das entidades do setor empresarial local.

3 - Até à conclusão do processo de adequação do SIOE que permita o carregamento dos planos para a igualdade anuais, as entidades do setor empresarial do Estado enviam os planos à CIG e à CITE por correio eletrónico.

4 - Até à conclusão do processo de adequação do sistema de informação para as entidades do subsetor da administração local que permita o carregamento dos planos para a igualdade anuais, as entidades do setor empresarial local enviam os planos à DGAL por correio eletrónico, que os remete imediatamente à CIG e à CITE.

5 - Até à conclusão do processo de automatização da comunicação pelo SDI à CIG, a CMVM envia à CIG as alterações à composição dos órgãos de administração e de fiscalização que lhe sejam comunicadas pelas empresas cotadas em bolsa.

6 - Até à conclusão do processo de automatização da comunicação pelo SDI à CIG e à CITE, a CMVM envia à CIG e à CITE, por correio eletrónico, os planos para a igualdade anuais que lhe sejam comunicados pelas empresas cotadas em bolsa.

7 - O Guião, elaborado nos termos do artigo 4.º, é disponibilizado, até 30 de junho de 2019, nos sítios na Internet da CIG, da CMVM e da CITE.

8 - O Guião deverá ser aplicado na elaboração dos planos para a igualdade que sejam comunicados após a sua publicação, sem prejuízo da obrigação de elaboração, publicitação e comunicação dos planos para a igualdade referentes a 2019.

Artigo 7.º

Entrada em vigor

O presente despacho normativo entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

17 de junho de 2019. - A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro. - 17 de junho de 2019. - O Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Emanuel Martins Mourinho Félix. - 14 de junho de 2019. - A Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Maria de Fátima de Jesus Fonseca. - 17 de junho de 2019. - O Secretário de Estado do Tesouro, Álvaro António da Costa Novo. - 14 de junho de 2019. - O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel. - 14 de junho de 2019. - O Secretário de Estado do Emprego, Miguel Filipe Pardal Cabrita.

312383542

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3747141.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2017-08-01 - Lei 62/2017 - Assembleia da República

    Regime da representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de administração e de fiscalização das entidades do setor público empresarial e das empresas cotadas em bolsa

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda