A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar Regional 45/80/A, de 26 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Altera os quadros do pessoal das direcções escolares da Região Autónoma dos Açores.

Texto do documento

Decreto Regulamentar Regional 45/80/A

Pelo Decreto Regulamentar Regional 29/79/A, publicado em 26 de Dezembro, definiram-se as direcções escolares como serviços externos da Secretaria Regional da Educação e Cultura e acrescentaram-se aos respectivos quadros de pessoal os lugares indispensáveis à satisfação das expectativas imediatas dos seus funcionários, em face das disposições tomadas a nível nacional pelo Decreto-Lei 370/79, de 6 de Setembro, para correcção de anomalias nas situações do respectivo pessoal.

Embora de momento se não possa proceder ainda a uma reestruturação de fundo destes serviços, necessariamente dependente de uma revisão do conjunto das estruturas de gestão da educação, torna-se indispensável reforçar os seus quadros de pessoal, face às tarefas que lhes estão cometidas, segundo os critérios adoptados no Decreto-Lei 370/79.

Há que corrigir também a situação dos directores escolares e seus adjuntos, que, desde 1 de Janeiro, pela reclassificação operada no pessoal docente, se encontram em posição incompatível com as funções que exercem relativamente ao mesmo pessoal. Adoptou-se uma solução transitória, sem prejuízo dos direitos que, em termos de carreira, já tenham adquirido ou venham a adquirir pela revisão da sua situação a nível nacional.

Por fim, procurou-se valorizar também o exercício das funções de delegado escolar e dos respectivos assistentes.

Assim, o Governo Regional decreta, nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os lugares de director escolar, adjunto do director escolar e delegado de zona escolar das direcções escolares da Região Autónoma dos Açores, a que se refere o artigo 1.º do Decreto Regulamentar Regional 29/79/A, são lugares dirigentes dos quadros externos da Secretaria Regional da Educação e Cultura e serão providos em comissão de serviço por dois anos, renováveis nos termos do artigo 4.º do Decreto Regulamentar Regional 9/80/A, correspondendo-lhes as categorias e vencimentos constantes do mapa anexo ao presente diploma.

Art. 2.º - 1 - Os delegados de zona escolar serão coadjuvados por assistentes nomeados em comissão de serviço por período de dois anos, em número a determinar para cada zona por portaria do Secretário Regional da Educação e Cultura, dentro do número de lugares atribuídos em cada direcção escolar no mapa anexo ao presente diploma, conforme as funções a desempenhar e o número de lugares docentes de cada zona.

2 - O assistente de delegado de zona escolar auferirá o vencimento correspondente à letra imediatamente superior àquela que lhe caiba na carreira docente.

Art. 3.º - 1 - Os quadros de pessoal administrativo e auxiliar das direcções escolares da Região Autónoma dos Açores são os constantes do mapa anexo ao presente diploma.

2 - São aplicáveis ao pessoal administrativo e auxiliar das direcções escolares as normas constantes dos artigos 4.º, 5.º, 10.º e 11.º do Decreto-Lei 370/79, de 6 de Setembro, com as necessárias adaptações.

Art. 4.º - 1 - Os actuais directores escolares e adjuntos são providos nos novos lugares mediante lista nominativa assinada pelo Secretário Regional da Educação e Cultura e publicada no Jornal Oficial, com dispensa de qualquer outra formalidade, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1980.

2 - Os actuais delegados de zona escolar e assistentes são providos nos novos lugares nos termos do número anterior, com efeitos a partir do dia 1 do mês seguinte ao da publicação do presente diploma.

3 - O provimento nos novos lugares não prejudica o direito ao provimento vitalício já adquirido na respectiva carreira.

4 - Para efeito do prazo de dois anos estabelecido nos artigos 1.º e 2.º, n.º 1, será contado o tempo já prestado no respectivo cargo, devendo ser renovada, no prazo de sessenta dias, a comissão de serviço dos que já tenham ultrapassado os dois anos na data de publicação do presente diploma.

Aprovado pelo Governo Regional em 12 de Agosto de 1980.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral.

Assinado em 9 de Setembro de 1980.

Publique-se.

O Ministro da República, Henrique Afonso da Silva Horta.

Mapa a que se referem os artigos 1.º, 2.º e 3.º (ver documento original) O Ministro da República, Henrique Afonso da Silva Horta.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/09/26/plain-3742.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3742.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-09-06 - Decreto-Lei 370/79 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Autoriza que as dotações de pessoal administrativo e auxiliar das direcções de distrito escolar constituam um quadro único.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-26 - Decreto Regulamentar Regional 29/79/A - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional de Educação e Cultura

    Estabelece normas relativas às Direcções Escolares de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

  • Tem documento Em vigor 1980-03-12 - Decreto Regulamentar Regional 9/80/A - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional da Administração Pública

    Dá nova redacção ao artigo 4.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 1/80/A, de 28 de Janeiro.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Diploma não vigente 1983-06-03 - DECRETO REGULAMENTAR REGIONAL 25/83/A - GOVERNO REGIONAL-REGIÃO AUTONÓMA DOS AÇORES

    Integra no quadro único a que se refere o artigo 1.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 17/81/A, de 25 de Fevereiro, os escriturários-dactilógrafos admitidos em regime de contrato de prestação eventual de serviço e os terceiros-oficiais além do quadro, desde que reúnam certos requisitos.

  • Tem documento Em vigor 1983-06-03 - Decreto Regulamentar Regional 25/83 - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional da Educação e Cultura - Direcção Regional de Administração Escolar

    Integra no quadro único a que se refere o artigo 1.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 17/81/A, de 25 de Fevereiro, os escriturários-dactilógrafos admitidos em regime de contrato de prestação eventual de serviço e os terceiros-oficiais além do quadro, desde que reúnam certos requisitos

  • Tem documento Em vigor 1984-09-07 - Decreto Regulamentar Regional 31/84/A - Região Autónoma dos Açores - Governo Regional - Secretaria Regional da Educação e Cultura - Direcção Regional da Administração Escolar

    Reestrutura as direcções e delegações escolares.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda