A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 146/89, de 6 de Maio

Partilhar:

Sumário

Altera o quadro de pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, constante do mapa I a que se refere o artigo 2º do Decreto Lei nº 142/87, de 23 de Março, publicando em anexo o novo quadro de pessoal.

Texto do documento

Decreto-Lei 146/89
de 6 de Maio
O Decreto-Lei 142/87, de 23 de Março, alterou o quadro de pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros no que respeita a lugares de pessoal especificamente vocacionado para os assuntos respeitantes ao ensino de Português no estrangeiro, tomando por referência o quadro do pessoal aprovado pelo Decreto-Lei 133/85, de 2 de Maio.

Considera-se necessário reformular as situações do pessoal que sofreu alterações a partir da data de entrada em vigor do mesmo Decreto-Lei 142/87, de 23 de Março, bem como criar uma norma de transição que salvaguarde a situação funcional dos coordenadores gerais do ensino de Português que exercem funções junto das missões diplomáticas.

Considerando a necessidade de corrigir o quadro de pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, bem como garantir a esse pessoal especializado um permanente e actualizado conhecimento das realidades nacionais e de assegurar um apoio técnico e jurídico mais adequado e eficaz junto dos serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º O quadro do pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, constante do mapa I a que se refere o artigo 2.º do Decreto-Lei 142/87, de 23 de Março, passa a ter a estrutura constante do mapa anexo ao presente diploma, de que faz parte integrante.

Art. 2.º Os artigos 8.º e 17.º do Decreto-Lei 133/85, de 2 de Maio, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 142/87, de 23 de Março, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 8.º ...
a) Conselheiro jurídico - licenciados em Direito com experiência profissional não inferior a nove anos e possuidores de reconhecido mérito para o exercício das funções;

b) ...
c) ...
d) Conselheiro técnico de missão junto de organismos internacionais - licenciados com curso universitário, adequado currículo e experiência profissional não inferior a seis anos;

e) Conselheiro técnico - licenciados com curso universitário, adequado currículo e experiência profissional não inferior a seis anos, mediante proposta do Ministro da Indústria e Energia, ou militares de patente não inferior a capitão, com o curso de oficial superior, mediante proposta dos Ministros da Defesa Nacional e da Indústria e Energia;

f) ...
g) Conselheiro e adido para os assuntos do ensino de Português no estrangeiro - licenciados com curso superior adequado, de reconhecida competência e experiência pedagógica, de duração não inferior a seis anos, com estágio pedagógico, desde que se trate de professor do ensino não superior, e diploma de cursos de língua francesa, inglesa ou alemã, mediante proposta do Ministro da Educação;

h) ...
i) ...
j) ...
l) ...
m) ...
n) ...
o) ...
p) ...
Art. 17.º Os encargos relativos aos lugares de conselheiro técnico referidos na alínea e) do artigo 8.º, de consultor técnico para os assuntos do trabalho e do emprego da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais com sede em Genebra, de conselheiro para os assuntos de agricultura, pescas e alimentação da Embaixada de Portugal em Roma e de conselheiro e adido para os assuntos do ensino de Português no estrangeiro serão suportados, respectivamente, pelos Ministérios da Indústria e Energia ou da Defesa Nacional, do Emprego e da Segurança Social, da Agricultura, Pescas e Alimentação e da Educação.

Art. 3.º Os actuais conselheiro jurídico junto da Embaixada de Portugal em Maputo, conselheiro técnico da Missão Permanente de Portugal junto da ONU, conselheiro técnico da Embaixada de Portugal em Washington e coordenadores gerais do ensino de Português transitam para lugares de conselheiro jurídico, conselheiro técnico de missão junto de organismos internacionais, conselheiro técnico e conselheiro para os assuntos do ensino de Português no estrangeiro, a que se referem, respectivamente, as alíneas a), d), e) e g) do artigo 8.º do Decreto-Lei 133/85, de 2 de Maio, com dispensa de quaisquer formalidades, excepto a publicação no Diário da República, no que respeita à transição do lugar e categoria de coordenador geral do ensino de Português para o lugar e categoria de conselheiro para os assuntos do ensino de Português no estrangeiro.

Art. 4.º Ao pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros é aplicável o artigo 113.º do Decreto-Lei 47478, de 31 de Dezembro de 1966.

Art. 5.º As nomeações respeitantes aos titulares dos cargos de coordenador geral do ensino de Português, de conselheiro social e de conselheiro técnico principal, conselheiro técnico ou adido técnico da Representação Permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias (CEE) produzem efeitos a partir da data da entrada em vigor do Decreto-Lei 142/87, de 23 de Março, correndo os respectivos encargos pelas dotações atribuídas ao pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Art. 6.º São revogados os artigos 3.º do Decreto-Lei 142/87, de 23 de Março, e 8.º-A do Decreto-Lei 133/85, de 2 de Maio.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 9 de Março de 1989. - Aníbal António Cavaco Silva - Eurico Silva Teixeira de Melo - Miguel José Ribeiro Cadilhe - João de Deus Rogado Salvador Pinheiro - Luís Gonzaga de Sousa Morais Cardoso - Luís Fernando Mira Amaral - Alberto José Nunes Correia Ralha - José Albino da Silva Peneda.

Promulgado em 20 de Abril de 1989.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 25 de Abril de 1989.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Mapa a que se refere o artigo 1.º
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/36195.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-05-02 - Decreto-Lei 133/85 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Reúne as normas reguladoras dos requisitos para recrutamento e da forma de provimento do pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 1987-03-23 - Decreto-Lei 142/87 - Ministério da Educação e Cultura

    Introduz alterações ao Decreto Lei nº 133/85, de 2 de Maio, que reúne as normas reguladoras dos requisitos para recrutamento e da forma de provimento do pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1989-12-23 - Portaria 1098/89 - Ministérios da Defesa Nacional, das Finanças e dos Negócios Estrangeiros

    Dá nova composição à Delegação Portuguesa junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (DELNATO).

  • Tem documento Em vigor 1992-01-29 - Portaria 49-A/92 - Ministérios das Finanças e dos Negócios Estrangeiros

    ALTERA O QUADRO PRIVATIVO DA REPRESENTAÇÃO PERMANENTE DE PORTUGAL JUNTO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, APROVADO PELA PORTARIA Nº 277/87 DE 6 DE ABRIL, RELATIVAMENTE AO PESSOAL ESPECIALIZADO.

  • Tem documento Em vigor 1997-05-02 - Portaria 282/97 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças

    Altera o quadro de pessoal da Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia. Este diploma produz efeitos a partir da data da sua publicação.

  • Tem documento Em vigor 1999-01-29 - Decreto-Lei 30/99 - Ministério da Educação

    Define o regime da coordenação do ensino português no estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2001-05-02 - Decreto-Lei 146/2001 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Altera o Decreto-Lei n.º 133/85, de 2 de Maio, bem como o quadro do pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, aditando um lugar na categoria de conselheiro técnico principal e criando a categoria de conselheiro regional da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

  • Tem documento Em vigor 2004-02-06 - Decreto-Lei 29/2004 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Altera o quadro de pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 133/85, de 2 de Maio, criando os lugares de conselheiro técnico principal e de conselheiro técnico para a unidade EUROJUST.

  • Tem documento Em vigor 2010-11-30 - Decreto-Lei 127/2010 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova o regime jurídico de emprego aplicável ao pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 2012-06-15 - Decreto-Lei 118/2012 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Altera (segunda alteração) o Decreto-Lei 127/2010, de 30 de novembro, que aprova o regime jurídico aplicável ao pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, procedendo à sua republicação, e altera (primeira alteração) o Decreto-Lei 165-B/2009, de 28 de julho, que aprova o regime jurídico aplicável ao pessoal dos centros culturais do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda