Designação da Chefe da Divisão de Planeamento de Proteção Civil
1 - Com a publicação da Portaria 224-A/2014, de 4 de novembro, foi fixado em 16 o número de unidade flexíveis da Autoridade Nacional de Proteção Civil, tendo, posteriormente, por Despacho 14688/2014, de 25 de novembro, publicado no Diário da República, n.º 235, 2.ª série, de 4 de dezembro, sido definida a sua Estrutura Flexível e respetivas competências.
2 - Nesta sequência, cumpre, agora, proceder à nomeação dos dirigentes intermédios de 2.º grau, por forma a acautelar o normal funcionamento desta Autoridade Nacional.
3 - Assim, considerando o artigo 6.º do referido Despacho, que criou a Divisão de Planeamento de Proteção Civil (DPPC), designo, em substituição, nos termos da alínea d) do n.º 1 do artigo 7.º e do artigo 27.º, ambos da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela 112/97, de 16 de setembro e 8/2012, de 21 de fevereiro, a Lei Orgânica n.º 1/2007, de 19 de fevereiro, e os Decretos-Leis 229/95, de 11 de setembro, 287/2003, de 12 de novembro, 32/2012, de 13 de fevereiro, 127/2012, de 21 de junho, 298/92, de 31 de dezembro e 164/99, de 13 de maio, de 9 de fevereir (...)">Lei 64/2012, de 22 de dezembro, para exercer a função de chefe da Divisão de Planeamento de Proteção Civil, a licenciada Sandra Maria Sacramento Serrano Teixeira de Carvalho.
4 - A nomeada tem o perfil pretendido para prosseguir as atribuições e objetivos da Divisão em questão, conforme síntese curricular infra, sendo dotada da necessária competência e aptidão para o exercício das funções.
5 - O presente despacho produz efeitos desde 25 de novembro de 2014.
5 de dezembro de 2014. - O Presidente, Francisco Grave Pereira, Major-General.
Nota Curricular
Sandra Maria Sacramento Serrano Teixeira de Carvalho
Habilitações Literárias
Licenciatura em Urbanismo, pela Universidade Lusófona
Pós graduação em Gestão de Emergência, pela Escola Nacional de Bombeiros
Experiência Profissional
Desde 2010 - É chefe do Núcleo de Planeamento de Emergência (NPE) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), sendo responsável pela coordenação da "Revisão do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil", da plataforma do "Sistema de Informação de Planeamento de Emergência" e do "Estudo de Análise e Caracterização de Riscos à Escala do Distrito". É responsável pela coordenação da análise e emissão de parecer aos Planos Municipais de Emergência de âmbito geral ou especial. Acompanha e participa, desde 2012, nas ações em matéria de planeamento civil de emergência, destacando os trabalhos referentes à articulação com as entidades setoriais, com a Comissão Executiva do Plano Regresso e as atividades do Sub-Registo da ANPC. Representante do Grupo de Proteção Civil da NATO, foi membro do grupo de trabalho da Diretiva Operacional Nacional NRBQ e da Diretiva Operacional Nacional para Acidentes com Aeronaves.
Entre 2007 e 2010 - no Núcleo de Planeamento de Emergência da ANPC, desempenhou funções de análise e emissão de pareceres aos planos de emergência de proteção civil, análise e validação de matriz de planos de emergência, na elaboração do "Caderno Técnico PROCIV 3 - Manual de apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil", na elaboração do Plano de Emergência Especial para o Risco Sísmico da Área Metropolitana de Lisboa e concelhos limítrofes e participação em exercícios operacionais sobre risco sísmico.
Entre 2000 e 2007 - na Divisão de Riscos Naturais e Tecnológicos (DRNT) do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil (SNBPC), desempenhou funções na avaliação de riscos e vulnerabilidades, participação em projetos diversos, ações de formação, informação pública, apoio à decisão, para além das tarefas de rotina de funcionamento da DRNT.
Em julho 1999 - no Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC), exerceu funções de assessoria e consultoria, de apoio ao desenvolvimento de ações relacionadas com Planos de Emergência.
Iniciou a sua atividade profissional em 1997, na Direção de Serviços de Planeamento e Operações do Serviço Nacional de Proteção Civil, fazendo a composição de planos, relatórios, quadros e mapas com apoio informático. Transitou para o Ministério da Administração Interna, no gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, onde participou na análise documental dando origem a um relatório publicado intitulado "Intempéries de Outubro-Novembro de 1997, Relatório Final, do MAI".
Outras Referências
Frequência de vários cursos/seminários/colóquios/workshops, nacionais e internacionais na área da Proteção Civil (ex: Gestão Civil de Crises, Planeamento Civil de Emergência, Planeamento de Emergência em Barragens, Exercícios de Centros de Operações, International Environmental Disaster Operations, Advanced Training Course). É autora ou co-autora de diversas publicações e instrumentos de apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil.
208314564