A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 47576, de 3 de Março

Partilhar:

Sumário

Regula o provimento dos lugares de escriturário de 1.ª e 2.ª classes dos quadros de todos os serviços do Ministério da Saúde e Assistência e esclarece dúvidas relativas ao preenchimento de outros cargos.

Texto do documento

Decreto-Lei 47576

Têm sido já introduzidas na legislação que regula os provimentos nos diferentes serviços do Ministério da Saúde e Assistência algumas disposições destinadas a remover dificuldades encontradas no preenchimento de certos cargos.

Verifica-se, porém, que importa completar as medidas tomadas, neste sector, esclarecendo outras dúvidas de natureza idêntica, ao mesmo tempo que se alteram critérios de provimento no que respeita a escriturários de 1.ª e 2.ª classes.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º O cargo de escriturário de 1.ª classe ou equivalente passa a constituir categoria de ingresso na carreira do pessoal administrativo dos quadros de todos os serviços do Ministério da Saúde e Assistência, sendo o seu provimento feito por concurso de provas públicas, sem prejuízo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 45766, de 18 de Junho de

1964.

Art. 2.º Os lugares da categoria de escriturário de 2.ª classe ou equivalente serão providos precedendo concurso de provas públicas, considerando-se, quanto a habilitações, o estabelecido pelo artigo 21.º do Decreto-Lei 26115, de 23 de Novembro de 1935.

§ único. O Ministro da Saúde e Assistência poderá, no entanto, dispensar o concurso, quando circunstâncias especiais o justifiquem.

Art. 3.º O Ministro da Saúde e Assistência pode mandar aplicar o disposto no § único do artigo 166.º do Decreto-Lei 35108, de 7 de Novembro de 1945, com a extensão que lhe foi dada pelo artigo 5.º do Decreto-Lei 46292, de 24 de Abril de 1965, a funcionários providos definitivamente em cargos não pertencentes aos quadros do Ministério da Saúde e Assistência e que estejam a servir neste Ministério há mais de um

ano.

Art. 4.º Os actuais adjuntos de delegados de saúde, quando hajam sido nomeados nos termos do artigo 65.º, § único, do Decreto-Lei 35108, são considerados, para todos os efeitos, delegados de saúde de 2.ª classe desde o início das referidas funções.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 3 de Março de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1967/03/03/plain-259352.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/259352.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1935-11-23 - Decreto-Lei 26115 - Presidência do Conselho

    Promulga a reforma de vencimentos do funcionalismo civil.

  • Tem documento Em vigor 1945-11-07 - Decreto-Lei 35108 - Ministério do Interior - Sub-Secretariado de Estado da Assistência Social

    Reorganiza os serviços da assistência social.

  • Tem documento Em vigor 1965-04-24 - Decreto-Lei 46292 - Ministério da Saúde e Assistência - Gabinete do Ministro

    Regula o provimento nos quadros do pessoal administrativo dos serviços do Ministério dos funcionários já habilitados em concursos e dos que desempenham funções além dos quadros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-01-15 - Decreto-Lei 48203 - Ministério da Saúde e Assistência

    Altera o Decreto-Lei n.º 47576, que regula o provimento dos lugares de escriturário de 1.ª e 2.ª classe dos quadros de todos os serviços do Ministério da Saúde e Assistência.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda