A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 49389, de 18 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Prorroga até 31 de Dezembro de 1974 o prazo de exclusivo de pesquisas concedido à Companhia Mineira do Lobito e à Sociedade Mineira do Lombige (Somil), estabelecidos nos Decretos n.º 46017 e 46022, cujas áreas de exclusivo ingressaram no objecto da primeira das sociedades referidas após a fusão autorizada pelo Decreto-Lei n.º 48380.

Texto do documento

Decreto 49389

A Companhia Mineira do Lobito tem em curso importantes trabalhos de pesquisa nas áreas definidas no seu contrato com o Governo, celebrado em 1 de Março de 1950, e também nas que foram concedidas à Sociedade Mineira do Lombige por contrato de 23 de Julho de 1953, áreas estas que ingressaram no objecto da primeira das sociedades referidas após a fusão autorizada pelo Decreto-Lei 48380, de 11 de Maio de 1968, e concretizada por escritura de 5 de Setembro de 1968.

Em requerimento, respectivamente, de 16 de Julho de 1969 e de 18 do mesmo mês, a Companhia solicitou a prorrogação do prazo de exclusivo de pesquisas em todas as áreas que passaram a ser objecto da sua actividade e ainda que os seus direitos de pesquisa, em regime de exclusivo, se tornassem extensivos a algumas áreas situadas na região de Moçâmedes e no Sul de Angola.

O período de exclusivo de pesquisas nas áreas actualmente afectas à Companhia terminará, se não houver prorrogação, por força dos Decretos n.os 46017 e 46022, respectivamente de 10 e de 11 de Novembro de 1964, no dia 31 de Dezembro do ano corrente.

Relativamente à prorrogação pedida, são de atender as razões invocadas pela Companhia, uma vez que não convém a esta, nem ao Estado, que as pesquisas sejam interrompidas, porquanto os trabalhos respectivos entraram recentemente em fase de maior intensidade, que no futuro mais se acentuará, e dos quais é lícito esperar resultados de benéfico reflexo para a economia da província.

Ao conceder-se a prorrogação solicitada, não se deverá, porém, esquecer o novo regime respeitante a minérios radioactivos e afins previsto no Decreto-Lei 48970, de 17 de Abril de 1969, que atribui, nas condições constantes do seu articulado, à Junta de Energia Nuclear o direito de executar, em regime de exclusivo, nas províncias ultramarinas a prospecção e o reconhecimento de minérios radioactivos e afins.

Também não se deverá esquecer que as disposições contratuais pelas quais a Companhia Mineira do Lobito se rege se encontram desactualizadas e carecem de uniformização.

Relativamente às novas áreas solicitadas pela Companhia, encontra-se a matéria em estudo e seguindo a tramitação que a lei geral impõe, pelo que não é possível, de momento, pela via deste decreto, prever mais do que a sua futura inclusão no objecto da Companhia, condicionada ao resultado dos estudos e diligências em curso, que se espera concluir em breve, de forma a poder-se então concretizar tal inclusão.

Tendo em vista que o actual período de exclusivo de pesquisas terminará no fim do ano corrente, caso não seja prorrogado, o que causaria interrupção de importantes trabalhos mineiros, que a nenhuma das partes conviria, compreender-se-á a necessidade de não se aguardar o termo de tais estudos e diligências para se autorizar a prorrogação.

Nestas circunstâncias, tendo-se chegado a acordo com a Companhia Mineira do Lobito sobre as condições em que a prorrogação deve ser dada;

Considerando o interesse que terá para a província de Angola o rápido prosseguimento e intensificação das operações de pesquisa a efectivar pela Companhia;

Nos termos do § 1.º do artigo 150.º da Constituição, por motivo de urgência;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º É prorrogado até 31 de Dezembro de 1974 o prazo de exclusivo de pesquisas estabelecido nos Decretos n.os 46017 e 46022, respectivamente de 10 e de 11 de Novembro de 1964.

Art. 2.º A prorrogação referida no artigo anterior conformar-se-á com as disposições do Decreto-Lei 48970, de 17 de Abril de 1969 que define a natureza, competência e poderes da Junta de Energia Nuclear relativamente às províncias ultramarinas.

Art. 3.º Decorridos os três primeiros anos da prorrogação a que se refere o artigo 1.º, serão revistas as cláusulas contratuais ao abrigo das quais a Companhia Mineira do Lobito exerce a sua actividade, com a finalidade da sua uniformização e equiparação às dos demais contratos entre o Estado e sociedades mineiras vigentes no ultramar português e respeitantes a substâncias minerais de natureza comparável.

Art. 4.º - 1. O Ministro do Ultramar poderá, a todo o tempo, acrescentar às áreas que são objecto da prorrogação referida no artigo 1.º, durante a vigência da mesma, por portaria ministerial, outras áreas situadas na província de Angola, ao sul do paralelo 14º 00' 00" do hemisfério sul e a oeste do meridiano 14º 30' 00" este de Greenwich.

2. A portaria a que se refere o número anterior fixará também os prazos em que a pesquisa deve ser feita, os investimentos mínimos a efectivar e o mecanismo de libertação das áreas a pesquisar quanto a prazos, extensão e configuração das parcelas libertadas.

Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Promulgado em 4 de Novembro de 1969.

Publique-se.

Presidência da República, 18 de Novembro de 1969. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado no Boletim Oficial de Angola. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1969/11/18/plain-247130.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/247130.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-05-11 - Decreto-Lei 48380 - Ministérios das Finanças e do Ultramar

    Permite ao Governo, por despacho conjunto dos Ministros das Finanças e do Ultramar, autorizar a fusão da Sociedade Mineira do Lombige, S. A. R. L., e da Companhia Mineira do Lobito, S. A. R. L., por incorporação da primeira na última.

  • Tem documento Em vigor 1969-04-17 - Decreto-Lei 48970 - Presidência do Conselho - Junta de Energia Nuclear

    Considera a Junta de Energia Nuclear como um organismo nacional, exercendo as suas atribuições relativamente a todo o território português, e designa as disposições que, para os efeitos do estabelecido no presente diploma, passam a aplicar-se a todas as províncias ultramarinas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-07-15 - Portaria 389/72 - Ministério do Ultramar - Inspecção-Geral de Minas

    Manda acrescentar à área que é objecto dos contratos celebrados entre o Estado e a Companhia Mineira do Lobito uma determinada área da província de Angola.

  • Tem documento Em vigor 1973-03-05 - Decreto 86/73 - Ministério do Ultramar - Inspecção-Geral de Minas

    Prorroga até 31 de Dezembro de 1974 o prazo para o cumprimento da obrigação a que se refere o artigo 3.º do Decreto n.º 49389, de 18 de Novembro de 1969 (revisão das cláusulas contratuais ao abrigo das quais a Companhia Mineira do Lobito exerce a sua actividade).

  • Tem documento Em vigor 1974-12-31 - Portaria 851/74 - Ministério da Coordenação Interterritorial - Inspecção-Geral de Minas

    Veda a pesquisas mineiras, a partir de 1 de Janeiro de 1975, diversas áreas do território de Angola.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda