Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 5414/2008, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Define e classifica os serviços de urgência que constituem os pontos da Rede de Referenciação de Urgência / Emergência, constantes do anexo ao presente despacho.

Texto do documento

Despacho 5414/2008

A Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação da Rede de Urgência Geral, criada na minha dependência pelo Despacho 17736/2006 (2.ª série) publicado no Diário da República, n.º 168, de 31 de Agosto, que tem por missão, nomeadamente, apoiar o processo de requalificação das urgências, coordenando a sua actividade com as comissões específicas responsáveis por outras intervenções de urgência, entregou-me, em 27 de Setembro de 2006, um relatório/proposta da nova Rede de Serviços de Urgência que submeti a audição pública, até 30 de Novembro de 2006.

A referida proposta foi também analisada pelas Administrações Regionais de Saúde, Direcção-Geral da Saúde e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P., tendo sido ouvidas a Unidade de Missão de Cuidados de Saúde Primários e a Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares.

A audição pública foi intensamente participada, tendo sido objecto de apreciação por um número elevado de autarquias, instituições, partidos políticos e cidadãos. A proposta final que me foi apresentada, em 17 de Janeiro de 2007, assenta na requalificação e redistribuição geográfica dos pontos de urgência, tipificados em três modalidades: serviço de urgência básica, serviço de urgência médico-cirúrgica e serviço de urgência polivalente.

Foram recolhidas sugestões e observações consideradas pertinentes, nomeadamente na definição das características da rede de serviços de urgência acolhidas no Despacho 727/2007 (2.ª série), publicado no Diário da República, n.º 10, de 15 de Janeiro, que alterou o Despacho 18459/2006 (2.ª série) publicado no Diário da República, n.º 176, de 12 de Setembro.

As sugestões feitas permitiram, ainda, no âmbito da valoração política efectuada sobre o trabalho técnico da Comissão, adaptar a proposta inicial, por forma a que, em articulação directa com algumas das autarquias visadas, fossem reconhecidas determinadas especificidades que justificam a decisão agora tomada.

Pretende-se, pois, definir quais os serviços de urgência que constituem os pontos da Rede de Referenciação de Urgência / Emergência, sem prejuízo de ser necessário, em momento posterior, proceder à revisão da arquitectura da rede, para efeitos de referenciação. Tal revisão só será possível no momento em que todos os pontos ora definidos cumpram os requisitos fixados pelos Despachos a que acima se fez referência.

Contudo, o presente despacho permitirá, desde já, em consonância com o imperativo constitucional que obriga o Estado a garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o País em recursos humanos e unidades de saúde e com o carácter evolutivo da política de saúde que, nos termos da lei de Bases da Saúde, se deve adaptar permanentemente às condições da realidade nacional, às suas necessidades e aos seus recursos, dar continuidade ao processo de requalificação da rede de urgências.

Assim, determino:

1 - São definidos e classificados os serviços de urgência que constituem os pontos da Rede de Referenciação de Urgência / Emergência, constantes do anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante.

2 - Os serviços de urgência agora definidos que ainda não cumprem os requisitos fixados no Despacho 727/2007 (2.ª série), publicado no Diário da República, n.º 10, de 15 de Janeiro, que alterou o Despacho 18459/2006 (2.ª série) publicado no Diário da República, n.º 176, de 12 de Setembro, são alvo de requalificação.

3 - As Administrações Regionais de Saúde elaboram e apresentam os planos de requalificação respectivos, identificando as lacunas existentes, bem como os investimentos necessários para cada serviço, tendo ainda em atenção as recomendações da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., sobre instalações dos serviços de urgência.

4 - Até à requalificação referida nos números anteriores, os serviços de urgência agora definidos continuam a prestar os cuidados de saúde de acordo com os recursos que detêm.

5 - O Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P., procede à planificação do transporte para e entre os pontos da Rede, bem como ao respectivo investimento.

6 - O Ministério da Saúde procede à revisão da arquitectura da rede, para efeitos de referenciação, ouvidos os serviços e organismos competentes, e tendo em atenção as Vias Verdes Coronária e de Acidente Vascular Cerebral.

7 - O presente despacho produz efeitos à data da sua assinatura.

28 de Janeiro de 2008. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia

de Campos.

ANEXO Pontos da Rede

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/02/28/plain-229908.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/229908.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-08-13 - Lei 41/2008 - Assembleia da República

    Aprova as Grandes Opções do Plano para 2009.

  • Tem documento Em vigor 2009-01-30 - Portaria 132/2009 - Ministério da Saúde

    Aprova, e publica em anexo, as tabelas de preços a praticar pelo Serviço Nacional de Saúde, bem como o respectivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2013-04-24 - Portaria 163/2013 - Ministério da Saúde

    Aprova e publica em anexo as tabelas de preços a praticar pelo Serviço Nacional de Saúde, bem como o respetivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2014-01-29 - Portaria 20/2014 - Ministério da Saúde

    Aprova as tabelas de preços a praticar pelo Serviço Nacional de Saúde, bem como o respetivo Regulamento, que publica em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2014-04-10 - Portaria 82/2014 - Ministério da Saúde

    Estabelece os critérios que permitem categorizar os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de acordo com a natureza das suas responsabilidades e quadro de valências exercidas, e o seu posicionamento da rede hospitalar e procede à sua classificação.

  • Tem documento Em vigor 2015-08-07 - Portaria 234/2015 - Ministério da Saúde

    Aprova o Regulamento e as Tabelas de Preços das Instituições e Serviços Integrados no Serviço Nacional de Saúde e revoga a Portaria n.º 20/2014, de 29 de janeiro

  • Tem documento Em vigor 2016-05-18 - Resolução da Assembleia da República 85/2016 - Assembleia da República

    Recomenda ao Governo que revogue a Portaria n.º 82/2014, de 10 de abril, e o Despacho n.º 13427/2015, de 20 de novembro, bem como que defina os princípios para a reorganização hospitalar e proceda ao reforço dos meios humanos e materiais da rede dos serviços de urgência

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda